Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Justiça proíbe nova reprise de Mulheres de Areia




Justiça proíbe nova reprise de Mulheres de AreiaExibida originalmente há 19 anos na faixa das 18h da Globo, a novelaMulheres de Areia não poderá mais ser reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, sessão em que já esteve em cartaz duas vezes: entre 1996 e 1997 e de setembro do ano passado a março último.

O Ministério da Justiça reclassificou ontem a novela como imprópria para menores de 12 anos. A não ser que a medida seja revista (a Globo pode recurrer), Mulheres de Areia não poderá mais ser exibida antes das 20h, o que inviabiliza nova reprise.

A novela foi vetada para menores de 12 anos por conter "violência, linguagem inadequada e consumo de droga lícita". Em 1993, foi considerada "livre" para todas as idades".

Prevendo problemas com a classificação indicativa, a Globo alterou a abertura original, minimizando a nudez de Monica Carvalho.

Mas a novela foi reclassificada para imprópria para menores de 10 anos em outubro de 2011, logo no início de sua segunda reprise.

Segundo o Ministério da Justiça, a novela foi reclassificada novamente agora, para 12 anos, porque continuou apresentando conteúdo inadequado para a faixa vespertina depois de ter recebido o selo de 10 anos.

O órgão justifica a reclassificação após o término da exibição (a reprise terminou em 9 de março) para "previnir danos a crianças e adolescentes em possíveis exibições futuras".

Ainda de acordo com o Ministério da Justiça, "desde a primeira exibição da obra (...), a política pública de classificação indicativa se constituiu com intensa participação da sociedade e hoje tem critérios e métodos claros e definidos".

Em outras palavras, se fosse hoje, a Globo não conseguiria produzir Mulheres de Areia como uma novela das seis _nem das sete.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário