Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 28 de janeiro de 2012


Agra: “Estou encantado com a cordialidade do senador!”


                              Agra: “Estou encantado com a cordialidade do senador!”

APROXIMAÇÃO: Agra abre o jogo e revela ao PB Agora detalhes do encontro com Cássio. “Estou encantado com a educação e a cordialidade do senador!”


                        


O prefeito de João Pessoa abriu o coração durante entrevista exclusiva ao PB Agora nesta sexta-feira (27) e contou detalhes do seu encontro com o senador Cássio Cunha (PSDB) ocorrido nesta quinta no Centro Administrativo Municipal. Agra elogiou Cássio e revelou esperar contar com o apoio do tucano para a sua gestão.

Inicialmente Luciano Agra disse ser amigo do tucano e possuir um carinho todo especial por Cássio.  

“Existem laços de parentesco da sua mãe com a nossa família, já há uma aproximação de muitos e muitos anos atrás”, lembrou.  

Luciano Agra faz questão de salientar que caminhou com Cássio em projetos políticos diferentes mais o destino novamente os aproximou.  

“Tive a oportunidade de conhecer o cidadão Cássio na hora em que ele passava por dificuldades, tendo em vista a interrupção do seu mandato e nessa hora que conhecemos a pessoa e estou encantado com a educação e a cordialidade, o desprendimento, sendo um político de grande responsabilidade”, pontuou.

O socialista disse que o encontro com Cássio foi bastante proveitoso e revelou torcer para que o seu mandato seja bem sucedido no Senado Federal.

“Cássio é nosso representante no Congresso e com sua assistência podemos alavancar obras e ações estruturantes para a cidade, analisando e votando projetos de lei”, disse Luciano.  

“Na minha condição de senador, de fiscalizar e zelar pelos direitos constitucionais do povo, disponho-me a somar com as ações que a PMJP vem executando na capital paraibana, favorecendo com o crescimento e o bem estar da população”, frisou Cássio.  

O prefeito destacou a parceria com o senador, porém cutucou alguns adversários que não colaboram com a gestão municipal.  

“Isso abre uma perspectiva para que a capital tenha compromissos com João Pessoa, existem muitas promessas e poucas realizações por parte de alguns parlamentares”, alfinetou.

Agra contou que existe um grande conjunto de obras para serem tocadas na cidade de João Pessoa até o final do ano e que o PSB é um partido político que tem um projeto consolidado na capital paraibana.  

“O PSB tem uma candidatura competitiva, temos revelado quadros de qualidade para dar a sua contribuição no debate eleitoral, com políticas públicas que inovaram em João Pessoa”.  

MISSÃO: O prefeito mostrou-se otimista com a reta final do seu mandato.  

“Tenho certeza que vou chegar em dezembro com o sentimento do dever cumprido e o atravessar duas eleições e o inverno fortíssimo conseguimos muitos êxitos. Agradeço a população de João Pessoa que tem sido muito generosa comigo e estamos atingindo um patamar de aceitação muito relevante. Parafraseando Einstein a eleição é um detalhe!”, filosofou.  

Nos bastidores da política aumentam as especulações sobre a possibilidade do PSDB participar de uma maneira mais efetiva da administração municipal, o prefeito Luciano Agra prometeu para o inicio de fevereiro o anuncio dos novos auxiliares, alguns aliados do senador Cássio poderão figurar na equipe, é aguardar para ver.  
 




FONTE. PB AGORA

Nasce espécie de macaco ameaçado de extinção em zoo de João Pessoa

Estima-se que exista apenas 150 animais da espécie no mundo.
Filhote nasceu na última quarta-feira (27) na capital paraibana.




Macaco-Prego Galego nasce em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1 PB)

Um macaco da espécie Cebus flavius, mais conhecido como Macaco -Prego Galego, nasceu na última quarta-feira (25) no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa. Atualmente, em todo o mundo existem apenas 8 grupos da espécie e cerca de 150 animais espalhados na natureza, zoológicos e centros de triagem.

Macaco-Prego Galego nasce em João Pessoa (Foto: Rammom Monte / G1 PB)O parque atualmente conta com quatro indivíduos da espécie, dois machos e duas fêmeas, todos vindos do Cetro de Triagem de Animais Selvagens (CETAS/IBAMA) na Paraíba, além do filhote que nasceu.
Além dos Macacos-Pregos Galegos, o parque conta com aproximadamente 50 animais ameaçados de extinção, dentre aves, felinos e mamíferos. Os destaques são para as aves conhecidas como Pinta-Silgo e para os Macacos-Pregos Galego. Ao todo, o parque conta com aproximadamente 540 animais.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012


PITIMBU ESTA NO ROTEIRO DA COPA DE 2014



Paraíba terá roteiros para a Copa de 2014

Em todo o país, foram selecionados 24 projetos que terão prioridade no recebimento de investimentos federais para a competição.
Luciana Oliveira
Ascom/PB

Bananeiras foi selecionada para o projeto Talentos do Brasil Rural
João Pessoa - Mais de 600 mil turistas estrangeiros e três milhões de brasileiros deverão circular pelo país na Copa do Mundo de 2014. Para aproveitar esse potencial e gerar negócios, os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Turismo (MTur) e o Sebrae selecionaram 24 roteiros turísticos para receberem apoio do projeto Talentos do Brasil Rural. Municípios da Paraíba fazem parte de três destes roteiros.
A partir de fevereiro, o Sebrae na Paraíba, em parceria com o Governo do Estado e as prefeituras, capacitará cooperativas e associações culturais dos municípios para o turismo. “O aumento no fluxo de turistas renderá mais negócios para os  empreendedores de micro e pequeno porte. A ideia é divulgar os roteiros não apenas no período da Copa, mas durante todo o ano”, afirmou a analista do Sebrae, Maísa Duarte.

A Paraíba foi selecionada por estar entre Pernambuco e Rio Grande do Norte, cujas capitais sediarão jogos da competição. O primeiro roteiro a passar pelo estado é o Caminho dos Engenhos, com um trecho no brejo paraibano. São dois dias de viagem, a partir de Natal, com destino às cidades de Bananeiras e Areia. O segundo é Viagem à Nação Potiguara, que passa por Mamanguape e Baía da Traição, onde a cultura e as artes dos índios potiguaras são atração para os viajantes.

O terceiro roteiro viaja pela cultura quilombola paraibana. Os turistas saem de Recife e passam pelas cidades paraibanas de Alhandra, Pitimbu, Jacumã e Conde para conhecer a comunidade Gurugi, que produz artesanato em cerâmica e promove a cultura do maculelê, coco e capoeira.
Além dos roteiros rurais, outros 10 destinos da Paraíba serão indicados pelo MTur para receber turistas durante a Copa do Mundo. O governo federal quer incentivar os visitantes a conhecer os atrativos localizados no entorno das sedes da Copa para aumentar o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego nestas localidades. O projeto tem dois segmentos: Sol, Praia e Esporte, e Cultura. Para o primeiro, o MTur selecionou as cidades de João Pessoa, Cabedelo, Lucena e Conde. No segmento cultural, foram eleitas Campina Grande, Pocinhos, Ingá, Bananeiras e Guarabira. Estes municípios terão preferência na destinação de recursos da pasta.




Seleção Brasileira de Futsal virá a PB para amistoso



Seleção Brasileira de Futsal virá a PB para amistosoA Seleção Brasileira de Futsal confirmou presença para o próximo dia 9 de fevereiro, em João Pessoa, para jogar um amistoso contra a Seleção Paraibana. O jogo, que acontecerá no Ginásio Ronaldão, servirá como preparação para os craques brasileiros, que vão tentar conquistar, no segundo semestre, o sétimo título mundial, na Tailândia. O ingresso para a partida custará R$ 20, sendo R$ 10 para estudante.

Para o presidente da Federação Paraibana de Futsal, Bosco Crispim, a Capital verá o melhor time do mundo enfrentando os grandes atletas que brilham vestindo a camisa de times da Paraíba. “O público pessoense vai ver de perto a Seleção Brasileira, hexa-campeã mundial, e ainda grandes atletas paraibanos. Vale a pena lembrar que Falcão, o melhor do mundo, também estará presente”, ressaltou.

Crispim lembrou que o Estado, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), nunca negou o Ginásio Ronaldão para esse tipo de evento. “Ano passado, o maior ginásio do Estado foi palco da despedida do craque paraibano, Fininho, das quadras brasileiras, e ainda da Copa João Pessoa de Futsal”, lembrou.

De acordo com o secretário titular da Sejel, Fábio Maia, o evento será “imperdível”, já que a equipe do Brasil é conhecida mundialmente como a melhor na modalidade. “Não dá para o torcedor perder uma partida como essa. Será o time que mais venceu na história do futsal se apresentando na Paraíba”, comemorou.

Segundo Maia, o Governo do Estado está fazendo o seu dever, ao apoiar os eventos esportivos. A Seleção Brasileira de Futsal foi campeã mundial em 1982, 1985, 1989, 1992, 1996 e 2008, além de ter vencido 18 Copas América.



fonte.Secom/PB 


Edital para 600 vagas na Polícia Federal sai em fevereiro

São 500 vagas de agente e 100 para papiloscopia.
Haverá ainda neste semestre seleção para delegado, perito e escrivão.



O edital do concurso público para 500 vagas de agente e 100 para papiloscopia na Polícia Federal será divulgado em fevereiro. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da PF. A organizadora do concurso está sendo escolhida.
O Ministério do Planejamento autorizou em dezembro a realização de concurso público para 1,2 mil vagas no órgão. Além de agente e papiloscopista, haverá seleção para 150 vagas de delegado, 100 de perito criminal e 350 de escrivão. De acordo com a PF, possivelmente o edital para delegado, perito e escrivão saia em maio.
Os cargos de papiloscopista, agente de polícia e escrivão exigem nível superior em qualquer área. Já delegado é preciso nível superior em direito. Para perito criminal será exigido nível superior em áreas específicas a serem definidas pela PF.
Os cargos de nível superior exigem ainda carteira de habilitação no mínimo na categoria B.
Os salários são de R$ 7,5 mil para papiloscopista, agente de polícia e escrivão e de R$ 13,3 mil para delegado e perito.
último concurso da Polícia Federal foi realizado em 2009, para agente e escrivão. O concurso recebeu 114.738 inscrições. O cargo de agente recebeu 63.294 inscrições para 200 vagas (316,47 por vaga); e o de escrivão, 51.444 para 400 vagas (128,61 por vaga).

No dia 8 de dezembro, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que a presidente Dilma Rousseff havia autorizado a contratação de 1.500 homens da Polícia Rodoviária Federal e 1.300 da Polícia Federal.
Segundo o ministro, os servidores que ingressarem a partir de agora na PF e na PRF serão lotados nas fronteiras.
O anúncio foi feito durante a assinatura de pacto com 11 estados para fortalecer a proteção das fronteiras brasileiras. O governo pretende investir R$ 37 milhões para reforçar o policiamento dessas regiões.
Segundo Cardozo, o reforço do policiamento nas fronteiras só começará a partir do próximo ano devido ao período de treinamento. “Pretendemos melhorar as condições daqueles que trabalham na fronteira. Isso não é uma promessa, é uma decisão”, disse.
Os estados participantes do Plano Estratégico de Fronteiras são Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Para conseguirem verba do governo, esses estados precisarão apresentar projetos, que serão avaliados pelo Ministério da Justiça segundo “critérios bastante objetivos”, conforme afirmou Cardozo.
“Não será em momento algum a remessa de recursos feita de maneira aleatória. Tudo exigirá um plano com objetivos muito bem postos que serão acompanhados pelo Ministério da Justiça ao longo da execução”.
O pacto faz parte da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron) e envolve os ministérios da Justiça e da Defesa, sob coordenação do vice-presidente da República, Michel Temer.
O Plano Estratégico de Fronteiras tem como objetivo reduzir os índices de criminalidade e enfrentar o crime organizado. Segundo informou o Ministério da Justiça, os crimes mais comuns nas regiões de fronteira são tráfico de drogas, de armas e de pessoas, além de contrabando.
Polícia Rodoviária Federal
A diretora-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Maria Alice Nascimento Souza, havia apresentado à Casa Civil da Presidência projeto para ter mais 4,5 mil policiais até 2014. A proposta é ter acréscimo de 1,5 mil nos próximos 3 anos.
Em junho, a presidente Dilma Rousseff autorizou a nomeação de 200 policiais rodoviários federais como quantitativo extra do concurso de 2008 (número de vagas criadas além do adicional de 50% dos postos oferecidos na seleção).

O cargo de policial rodoviário exige nível superior em qualquer área. O salário é de R$ 6 mil.


Manoel Júnior renuncia de Comissão do PMDB da Capital



Manoel Júnior renuncia de Comissão do PMDB da CapitalA disputa de quem será o nome do PMDB a pré-candidato a prefeito da Capital esquentou dentro do partido. O deputado federal Manoel Júnior, no final desta quinta-feira (27), enviou carta-renúncia da Comissão Provisória Municipal do PMDB da Capital.

Segundo o parlamentar, sua decisão foi baseada por não concordar com "o caráter ilegítimo e antedemocrático da qual foi consituída tal comissão", escreveu.

O relacionamento de Manoel Júnior e o PMDB de João Pessoa sofreu fortes abalos após reunião convocada pelo presidente da comissão, Benjamin Maranhão, na última terça-feira (24), que Manoel Júnior alegou não ter sido comunicado.
Leia a carta.

Senhor Presidente:
 
Ao cumprimentá-lo, solicito a Vossa Senhoria, a renúncia de Membro da Comissão Provisória do PMDB Municipal para o qual fui proposto sem a prévia aquiescência. 
 
 Sempre atuando de maneira integra, inequívoca e cristalina, me sinto na obrigação, face ao meu indiscutível comprometimento como o Partido, de não ser omisso por não concordar com o caráter ilegítimo e antidemocrático da qual foi constituída a citada comissão.
 
 Sendo assim, peço que proceda meu desligamento, ao tempo em que reitero o meu empenho junto ao PMDB, cujo compromisso vem de conformidade as suas diretrizes e normas.
 
 
 
   Atenciosamente,
 
    Manoel Alves da Silva Junior 
        Deputado Federal

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012


Bombeiros resgatam corpos em local de desabamento no Rio

Três vítimas de desabamento seguem internadas em hospital.
Prédios caíram na noite de quarta (25), perto do Theatro Municipal.


Bombeiros buscam desaparecidos em desabamento de três prédios no Rio (Foto: AP)


Bombeiros localizaram três corpos de vítimas do desabamento de três prédios, no Centro do Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira (26).

Pouco antes das 13h, a Defesa Civil do Rio corrigiu a informação de que cinco corpos haviam sido achados e apenas três retirados dos escombros. Segundo o órgão, as equipes confirmaram três mortes até o começo da tarde. Os trabalhos de busca continuam.

O acidente ocorreu por volta das 20h30 de quarta-feira (25). Um prédio de 20 andares, outro de 10 e um imóvel de cinco pavimentos ficaram em ruínas. O trânsito nas ruas situadas nas imediações do Theatro Municipal foi interditado nesta quinta.

Seis pessoas ficaram feridas no desabamento. Nesta manhã, três continuavam internadas no Hospital Souza Aguiar. Antes da localização do primeiro corpo, o prefeito Eduardo Paes disse que as equipes buscavam 19 pessoas desaparecidas. Segundo o prefeito, o número, no entanto, poderia ser alterado, já que ainda não havia uma lista oficial.
Segundo Paes, a principal hipótese é que o desabamento tenha sido causado por um dano estrutural, já que não há informações sobre explosão ou vazamento de gás. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) informou que obras "ilegais", sem registro no conselho ou na prefeitura, eram realizadas no 16º andar.
Na hora da tragédia, testemunhas disseramter ouvido a estrutura do edifício estalar antes de ir ao chão. Sobreviventes relataram momentos de desespero e quem estava no quarteirão diz ter visto muita poeira tomar conta de carros e imóveis após a queda das estruturas.
Buscas e corpos resgatados
Segundo os bombeiros, entre os corpos resgatados há um homem e uma mulher, ainda não identificados. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML). 
De acordo com o Corpo de Bombeiros, 60 homens dos quartéis da Barra da Tijuca, Alto da Boa Vista, São Cristóvão e Central trabalham nas buscas por desaparecidos no local do desabamento, na Avenida Treze de Maio. As equipes contam, ainda, com o apoio de quatro cães farejadores, retroescavadeiras e pás mecânicas.

Para facilitar o trabalho das equipes da Prefeitura do Rio e dos bombeiros em busca dos desaparecidos, trechos de ruas da região permanecerão fechados nesta quinta. Já as estações do metrô no Centro, que haviam sido fechadas na quarta-feira, funcionam normalmente desde as 5h. A Prefeitura pede que a população evite o local para facilitar a atuação das equipes.
g1

Coca-Cola vai ampliar quatro vezes a produção na Paraíba


Coca-Cola vai ampliar quatro vezes a produção na ParaíbaEste ano, a fábrica da Coca-Cola em João Pessoa vai ampliar a produção na Paraíba, com o lançamento de uma nova linha de produtos. Com a inclusão da nova linha de Garrafas PET, a empresa vai investir R$ 23 milhões em 2012 – e R$ 90 milhões até 2014. O anúncio foi feito ao governador Ricardo Coutinho pelo presidente da Coca-Cola Guararapes, Luis Delfim, em audiência na manhã desta quarta-feira (2**5**), no Palácio da Redenção.


A Coca-Cola Guararapes, que opera na Paraíba e em Pernambuco, está ampliando a capacidade instalada de 50 milhões para 200 milhões de litros por ano. Segundo Delfim, com o aumento da produção da linha mais moderna das garrafas PET, haverá qualificação para os funcionários da fábrica e geração de centenas de empregos indiretos na área de distribuição e nos novos pontos de vendas externos.


Ele disse ainda que, com a ampliação da operação e o lançamento do novo produto, ainda este ano, parte da produção das garrafas PET migrará da fábrica de Pernambuco para a fábrica de João Pessoa. "A mudança na operação aumentará em 30% o recolhimento do ICMS no Estado da Paraíba”, acrescentou.


Ricardo Coutinho ressaltou que o Estado desenvolve uma política ousada de atração de investimentos e recebe a notícia da ampliação da fábrica da Coca-Cola com satisfação, tanto pela geração de empregos quanto pelo aumento no recolhimento do ICMS. "Uma marca de referência mundial ampliando sua operação no Estado é uma prova da viabilidade e do potencial de crescimento do nosso setor industrial”, ressaltou.


Delfim ressaltou que acredita muito no potencial do mercado da Paraíba e elencou fatores como logística, desenvolvimento do turismo na região, chegada de novas empresas na Zona Norte de Pernambuco e a política de desenvolvimento do Estado. "Queremos continuar essa parceria com o Estado da Paraíba e com os nossos clientes e consumidores”, afirmou.


O encontro contou com a presença de diretores da empresa, do empresário e prefeito da cidade de Sousa, Fábio Tyrone, do secretário de Governo Lindolfo Pires, do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, e da presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Margarete Bezerra.


fonte.Secom-PB

Após desfalque, Luciano Agra revela motivos de ausência na reunião de Ricardo Coutinho com auxiliares


Após desfalque, Luciano Agra revela motivos de ausência na reunião de Ricardo Coutinho com auxiliaresO prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB) revelou nesta quinta-feira (26) o motivo de sua ausência na reunião promovida pelo governador Ricardo Coutinho com seus auxiliares na noite desta quarta-feira em um hotel da Capital.

“Tive um motivo pessoal. No dia anterior comi algo indigesto e ficou difícil. Infelizmente trabalhei pouco e fiquei em repouso. Minhas condições não possibilitaram minha saída, não dava para ir de jeito nenhum”.

Agra deixou claro que entrou em contato com o governador e externou o motivo de sua ausência e afirmou que Ricardo compreendeu a situação. Luciano Agra também adiantou que sua reforma administrativa será realizada no início de fevereiro onde se dará o anúncio dos nomes e a primeira reunião de trabalho.

“Será uma reforma significativa onde sairão no mínimo sete e no máximo 10 auxiliares. Será uma mudança quantitativa e qualitativa”, explicou.




fonte.PB Agora  

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


Bebê nasce com sexo indefinido na PB e não pode ser registrado, diz pai

Pai não pode registrar a criança por não haver sexo definido.
Casal é primo de 2º grau, o que pode ter causado problemas de formação.




Um casal do município de Sousa, localizado a 434km de João Pessoa, está vivendo um drama depois do nascimento do segundo filho. O bebê nasceu no domingo (22) com diversos problemas de saúde e sem sexo definido.
“Me disseram que eu não posso nem definir o sexo e nem registrar o bebê”, disse o pai. A criança deve ser submetida ao estudo do cariótipo, para que o sexo seja descoberto e ela possa ser submetida à cirurgia de correção da genitália.

Ainda na cidade do Sertão paraibano, a família foi avisada pelo médico de Sousa, no sexto mês de gestação, durante o pré-natal, que havia complicações na gestação e que havia sido identificado que o feto tinha mais líquido na cabeça do que o normal. Por isso, a mãe passou a ser acompanhada por médicos da Maternidade Cândida Vargas, em João Pessoa.
Elenildo e sua esposa, Luciana Oliveira, são primos de 2º grau, o que a diretora Ana de Lourdes considera que pode ter motivado os problemas na formação da criança. Eles já têm um filho de 5 anos, porém, Luciana já perdeu dois bebês antes do caso atual.

Segundo a obstetra e diretora geral da maternidade onde o bebê nasceu, Ana de Lourdes Vieira Fernandes, o caso é raro. “Ao nascer, a criança apresentou múltiplos problemas na formação. Está sendo avaliado, estudado a que síndrome essa criança pode pertencer”, explicou. Além da indefinição no sexo na região externa dos órgãos genitais, o bebê também tem problemas graves no coração.
Em entrevista ao G1 na manhã desta quarta-feira (25), o pai da criança Elenildo dos Santos explicou que foi feita uma cirurgia na para que o bebê pudesse evacuar. Segundo ele, os próprios médicos que realizaram o procedimento acharam que a criança parecia ser uma menina, mas a confirmação só deve ser dada após alguns exames. Ele também informou que médicos de Recife, capital pernambucana, serão chamados para avaliar o coração do paciente.

fonte.g1