Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 15 de setembro de 2012

PSDB pedirá apuração sobre participação de Lula no mensalão




PSDB pedirá apuração sobre participação de Lula no mensalãoO PSDB examina pedir investigação ao Ministério Público para apurar suposta participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no esquema de compra  de votos em troca de apoio ao seu governo, depois das últimas revelações atribuídas ao empresário Marcos Valério Fernandes de Souza de que Lula era o chefe do mensalão, conforme reportagempublicada pela revista Veja. Para o PT, as declarações são infundadas.

Lideranças de partidos de oposição trataram as declarações como a confirmação de fatos que eram tratados antes como evidências. Na oposição, há a expectativa de que novas revelações e detalhes do esquema virão à tona por outros réus que esperavam proteção do esquema de corrupção, mas que estão sendo condenados no julgamento do processo em curso no Supremo Tribunal Federal (STF). "A perspectiva de prisão vai soltar a língua de muita gente", afirmou o líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR).

"Isso é explosivo. É a primeira vez que as suspeitas se confirmam pelo depoimento da figura central que é Marcos Valério. Essas revelações publicadas, se confirmadas pelo depoente, amplificam os limites sugeridos por Marcos Valério no processo do mensalão", afirmou o presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN). Na avaliação do líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), ninguém monta um esquema de arrecadação como o do mensalão sem uma forte garantia.

"Em um esquema criado no coração do governo é evidente que o presidente sabia e avalizava. Nós sabíamos que José Dirceu (ministro da Casa Civil) operava e que Delúbio (ex-tesoureiro Delúbio Soares) distribuía o dinheiro, com a orientação do presidente", disse. "A garantia era o presidente. Marcos Valério não ia entrar nessa sem essa garantia", completou.

O presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), ao analisar uma representação no Ministério Público contra Lula, argumentou que todos os fatos devem ser esclarecidos. "Denuncia contra qualquer pessoa, da mais importante à mais humilde, deve ser apurada sem qualquer prejulgamento. É importante que tudo fique claro o mais breve possível, inclusive o que envolva o ex-presidente Lula", afirmou Guerra.

PT reage. O líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP), desqualificou as declarações atribuídas por Marcos Valério na reportagem da revista Veja. Ele disse que o povo conhece Lula. "Vão quebrar a cara aqueles que querem tentar envolver o presidente Lula nesse processo. O presidente Lula teve um procedimento correto. O povo brasileiro sabe quem é Lula e o que ele fez de bom", defendeu o petista, descartando impacto político das declarações atribuídas a Valério na proximidade das eleições.

Tatto afirmou que Marcos Valério teve várias oportunidades - quando a denúncia foi feita ou quando prestou esclarecimentos ao Ministério Público - para contar o que sabia. "Se ele não o fez antes, é porque agora está mentindo", disse Tatto. "É uma fala de um réu, de uma pessoa que está na iminência de ir para a cadeia. A credibilidade não existe. É a fala de quem está desesperado e tenta envolver outras pessoas de bem", completou Tatto.




Agência Estado

Johnny Depp irreconhecível




Johnny Depp irreconhecível O astro Johnny Depp foi fotografado irreconhecível no set de filmagens de O Cavaleiro Solitário, na quinta-feira (13), em Los Angeles, nos Estados Unidos. Caracterizado como o índio Tonto nas gravações, ele estava com maquiagem branca e preta no rosto e tinha um corvo na parte de cima da cabeça.

Produzido pela Walt Disney Pictures, o longa-metragem conta a história de John Reid (interpretado por Armie Hammer), justiceiro que usa a máscara de Cavaleiro Solitário para vingar o assassinato de seus amigos. A direção é assinada por Gore Verbinski, que já trabalhou com Depp nos três primeiros filmes da franquia Piratas do Caribe. A estreia está prevista para março de 2013.




Terra

Sudema classifica 54 praias paraibanas como próprias ao banho




Sudema classifica 54 praias paraibanas como próprias ao banhoA Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) classificou 54 praias do litoral paraibano como próprias para banho, variando entre excelente, muito boa e satisfatória. Segundo o relatório de balneabilidade semanal, os banhistas devem evitar as praias de Manaíra, em João Pessoa e a praia do Jacaré, em Cabedelo.


De acordo com o monitoramento realizado pela Sudema, o trecho impróprio para o banho, na praia de Manaíra, é de 100 metros à esquerda e à direita da desembocadura de águas pluviais em frente ao Hotel Costa do Atlântico. Já na praia do Jacaré, em Cabedelo, deve ser evitada a área da margem direita do estuário do Rio Paraíba. Essa classificação é válida até a emissão do próximo relatório, no dia 21 deste mês.


A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado. Em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano, a análise é realizada mensalmente.




Assessoria

Homens encapuzados invadem casa e espancam idoso na Paraíba




Homens encapuzados invadem casa e espancam idoso na ParaíbaUm idoso de 79 anos de idade foi espancado na madrugada deste sábado (15) depois de ter a casa invadida por assaltantes na cidade de Puxinanã, no Agreste da Paraíba. De acordo com a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), seis homens encapuzados invadiram a casa do aposentado, assaltaram e depois espancaram o idoso, que precisou ser socorrido e está internado.

A casa da vítima fica na zona rural da cidade de Puxinanã. Ainda segundo a Polícia Militar, os assaltantes levaram um relógio, um celular e uma espingarda. O aposentado foi socorrido por uma ambulância da cidade e levado para o Hospital de Trauma de Campina Grande com cortes profundos no rosto. Ele está internado, mas o hospital não soube informar o estado de saúde da vítima.




G1

Mari Paraíba tem aulas de teatro com atriz Edna Velho




Mari Paraíba tem aulas de teatro com atriz Edna VelhoDois dias após anunciar sua aposentadoria, Mari Paraíba já está focada em sua nova carreira, a como artista. Nesta sexta-feira, a musa do vôlei postou uma foto durante uma aula de teatro.

A responsável por dar algumas dicas de televisão para Mari Paraíba é a atriz Edna Velho, famosa pelo personagem “Dona Dadá” no programa humorístico “A Praça é Nossa”.

“Na aula de preparação para televisão com a coach (professora) Edna Velho”, escreveu Mari em seu perfil ao postar uma foto com a atriz.

Em seu perfil no Facebook, Edna Velho já havia demonstrado carinho ao postar uma imagem com a ex-jogadora de vôlei.




Uol

Fotos não abalaram Kate em viagem




Fotos não abalaram Kate em viagemO príncipe William e sua mulher, Kate Middleton, a duquesa de Cambridge, visitaram neste sábado (15) uma reserva natural de Bornéu, ilha asiática pertencente à Malásia e que é conhecida pela grande preservação ambiental. O casal real segue em viagem de nove dias pelo sudeste asiático em representação da monarca britânica, por ocasião do Jubileu de Diamante de Elizabeth II.

Apesar da aparente tranquilidade e simpatia, o casal real enfrenta uma "tempestade" após a publicação de fotos de Kate seminua em uma revista francesa. As imagens, feitas durante as férias que o casal passou recentemente no sul da França, foram divulgadas pela revista "Closer" nesta sexta-feira (14). Neste sábado, a revista italiana "Chi" divulgou que planeja publicar na próxima semana novas fotos da duquesa de Cambridge fazendo topless. "Closer" e "Chi" fazem parte do grupo de meios de comunicação Mondadori, do ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi.

Segundo a rede de televisão britânica BBC, a revista italiana espera publicar uma edição especial do príncipe William e Kate de 26 páginas. No mesmo dia em que as fotos foram publicadas, o casal real deu início a um processo judicial contra a revista. Uma audiência para examinar o pedido deve ocorrer na próxima segunda-feira (17) no tribunal da cidade francesa de Nanterre, próximo a Paris. Os editores da revista devem ser ouvidos.




Globo.com

Depois de energia, governo pretende diminuir preço do gás




Depois de energia, governo pretende diminuir preço do gásApós diminuir o preço da energia elétrica, o governo pretende agora reduzir o preço do gás, disse nesta sexta-feira (14/9) o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

“O preço da energia é objeto de um tratamento especial e diferenciado do governo. Trata-se, em um primeiro momento, dos preços de energia elétrica. Mas não é segredo que o governo pretende, e é uma determinação da presidenta Dilma, ato contínuo, também trabalhar nos preços do gás”, declarou o ministro para uma plateia de empresários em um fórum realizado na capital paulista.

Ao falar sobre o novo programa, anunciado pelo governo dos Estados Unidos, de compras de títulos pelo Federal Reserve (Fed - Banco Central norte-americano) – o que pode elevar a entrada de dólares no Brasil e valorizar o real - Pimentel disse que o governo brasileiro não vai abrir mão de manter o câmbio em um nível que possibilite competitividade a indústria nacional.

“O governo tem um compromisso de atuar, e o Banco Central [BC] tem feito isso com muita competência para manter o dólar em um patamar ajustado. Hoje mesmo já houve intervenções do BC neste sentido. O governo não vai abrir mão da meta de manter a moeda nacional em um patamar competitivo. Nós vamos reagir a isto”, destacou.

Pimentel disse ainda que o Brasil respeita rigorosamente as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), e não pode ser acusado de país protecionista. “Nós estamos rigorosamente dentro das normas da OMC. O Brasil é campeão em cumprir normas da OMC. Vamos continuar assim. Quem cumpre normas da OMC não está fazendo protecionismo”, disse.



Correio Braziliense

Begônia livra Nina da cadeia com mentira




Begônia livra Nina da cadeia com mentiraTufão (Murilo Benício) chama um advogado para cuidar do caso de Nina (Débora Falabella). O delegado está prestes a tomar o depoimento da cozinheira, quando Begônia (Carol Abras) decide limpar a barra da irmã. “A culpa é minha. Fui eu que botei a droga na bolsa da minha irmã”, mente. Nina tenta interferir, mas Begônia segue com a falsa confissão.

Enquanto Nina é liberada, Tufão a tranquiliza e garante que seu advogado vai cuidar do caso de Begônia. Fique ligado! Esta cena vai ao ar no sábado, dia 15 de setembro.




Globo.com

Polícia marca encontro com suspeito de pedofilia e prende homem na PB




Polícia marca encontro com suspeito de pedofilia e prende homem na PBAgentes de investigação da Polícia Civil prenderam na noite da sexta-feira (14) um homem suspeito de pedofilia na cidade de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. De acordo com a polícia, os agentes marcaram um encontro pela internet com o suspeito depois que a mãe de um menor de idade procurou a polícia dizendo que o filho estava sendo aliciado por alguém.

Segundo a Polícia Civil, a mãe de um garoto de 12 anos de idade foi até a delegacia relatando que o filho estaria sendo seduzido por um maior de idade. Os agentes foram até a casa da família e passaram mais de três horas acompanhando a conversa entre o adolescente e o suposto pedófilo através de uma rede social na internet.


Segundo o agente de investigação Eduardo de Lima, o suspeito utilizava um perfil se passando por uma menina na mesma faixa etária do garoto e tentava marcar um encontro com ele. Em seguida, a falsa garota teria dito que também levaria um primo ao encontro e que os três namorariam.

"Após colher as informações e provas que precisávamos, marcamos um encontro com ele como se fosse o garoto. As conversas continham pornografia explícita, o que nos deu a certeza de que o homem seria um pedófilo", disse o agente. Ele disse ainda que o suspeito foi até a casa da vítima, quando foi abordado pelos policiais.

A Polícia Civil informou que o rapaz seria um estudante de Direito e que mantinha um blog de jornalismo com informações na região do Sertão. Ele já era investigado há algum tempo e as conversas na rede social foram impressas para serem anexadas ao inquérito policial. O suspeito está preso na delegacia da cidade de Cajazeiras.



G1  

Após discussão, mulher tem faca encravada no pescoço no Sertão




Após discussão, mulher tem faca encravada no pescoço no SertãoA doméstica Maria das Graças Soares de Araújo, 28 anos, teve uma faca de cozinha encravada no pescoço após uma bebedeira em um bar localizado às margens da BR-230, no município de Sousa, no Sertão da Paraíba.

De acordo com informações da polícia militar, a mulher teria discutido com um homem, até o momento identificado como Acácio. Durante a briga, o acusado teria puxado uma faca de cozinha da mesa e desferido um golpe em seu pescoço.

A vítima foi socorrida pelas pessoas que também estavam no bar para o Hospital Regional de Sousa, onde recebeu os atendimentos médicos e foi liberada. O acusado foragiu do local e ainda não foi localizado pela polícia.

O Corpo de Bombeiros e a PM conduziram a jovem até a delegacia da cidade, onde prestou depoimento contra Acácio.

Senadora defende punição exemplar para acusados de estupro coletivo




Senadora defende punição exemplar para acusados de estupro coletivoA relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito Mista que investiga a violência contra as mulheres, senadora Ana Rita (PT-ES), defendeu punição exemplar para os acusados pelo estupro coletivo ocorrido em fevereiro deste ano no município paraibano de Queimadas, quando cinco mulheres foram estupradas e duas assassinadas. A CPI esteve na cidade nesta quinta-feira (13) para ouvir vítimas e familiares da violência.

Os parlamentares da CPI também se encontraram com autoridades da Policia Civil, Ministério Público e Judiciário que cuidam do caso na cidade. Reuniram-se também com o movimento de mulheres paraibano. Além de Ana Rita, participaram dos encontros o deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) e a deputada Nilda Gondim (PMDB-PB).

Após ouvir os depoimentos, a relatora da CPI disse que a comissão continuará acompanhando o caso de Queimadas.

- Queremos que a justiça seja feita e vamos acompanhar os desdobramentos do caso – afirmou, ressaltando que o caso de Queimadas é emblemático. Dez homens são acusados pelos crimes na cidade; três deles menores.

Logo na chegada da comissão, o movimento de mulheres da Paraíba, juntamente com os familiares das vítimas, realizou manifestação pedindo justiça. O movimento vai entregar um dossiê com denúncias de violações aos direitos das mulheres no estado e critica a demora por parte das autoridades no atendimento para garantir proteção às mulheres em situação de violência.

A CPI é acompanhada na visita à Paraíba pelo procurador regional da República, José de Araujo Sá, o delegado da Polícia Federal, Eriosvaldo Renovato Dias, e a promotora de Justiça, Lindinalva Rodrigues.

João Pessoa

Nesta sexta-feira (14), a CPI estará em João Pessoa para se encontrar com autoridades e realizar audiência pública, a partir das 14h, na Assembleia Legislativa com a participação de gestores públicos, representantes do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, movimentos sociais e sociedade.

Violência na Paraíba

A Paraíba é o sétimo estado em assassinatos de mulheres, segundo dados de 2012 do Mapa da Violência, elaborado pelo Instituto Sangari/Ministério da Justiça. A taxa de homicídios é de 6 assassinatos para grupo de 100 mil mulheres, bem acima da média nacional de 4,4. O primeiro colocado é o Espírito Santo (9,8) e o segundo Alagoas (8,3).

João Pessoa é a segunda cidade onde mais mulheres morrem assassinadas, com taxa de 12,4 homicídios para grupo de 100 mil mulheres. Vitória, no Espírito Santo, é a capital mais violenta com taxa de 13,2. O relatório completo pode ser acessado no site www.mapadaviolencia.org.br.

Plano de Trabalho

A comissão prevê visitas aos dez estados mais violentos do Brasil para as mulheres, além dos quatro mais populosos. Já esteve em nove estados: Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Alagoas, Paraná, São Paulo, Bahia e agora na Paraíba.




Com informações da assessoria de imprensa da senadora Ana Rita (PT-ES).

Polícia Civil prende empresário acusado de pedofilia




                                Polícia Civil prende empresário acusado de pedofilia

Uma operação da Polícia Civil prendeu na tarde desta sexta-feira (14) um empresário acusado de pedofilia em João Pessoa. José Célio da Silva, 58, teve mais de 200 filmes pornográficos apreendidos e a suspeita é que o material contenha várias gravações de crianças e adolescentes.

O empresário é dono da locadora Space Vídeo localizada no Mercado Central de Mangabeira. Ele é acusado de pagar a crianças e adolescentes a quantia de R$ 5 a R$ 10 por gravação e ainda as ameaçavam, caso elas o denunciassem.

De acordo com o delegado da Delegacia de Roubos e Furtos, Leonardo Souto Maior, o acusado já agia desde 2005 e já havia sido preso outras vezes pelo mesmo crime.

José Célio foi detido em sua residência e será encaminhado para realização de exame de corpo de delito. Depois será conduzido para algum presídio de João Pessoa.




Portal Correio

SPFC toma a frente e anunciará Ganso na 2ª




SPFC toma a frente e anunciará Ganso na 2ªO caso Ganso chega mais perto de seu final. De acordo com a rádio Jovem Pan de São Paulo, as últimas informações dão conta de que o meia manifestou diretamente ao presidente são-paulino Juvenal Juvêncio que não desejava jogar pelo Grêmio, outro interessado na negociação. Assim, o São Paulo tomou a frente e já acertou a forma de pagamento do camisa 10 do Santos.

Ainda segundo a rádio, o valor de R$ 23,8 milhões, referente à 45% dos direitos econômicos de Ganso, seria dividido entre o clube do Morumbi e o Grupo DIS, dono do restante dos direitos do jogador. Com a negociação encerrada, o São Paulo deve anunciar oficialmente o novo reforço na próxima segunda-feira.

De camisa 10 ideal a meia contestado

Ganso, revelado nas categorias de base do Santos, começou no clube em 2008, junto a Neymar, a maior estrela do time na atualidade. Desde que chegou ao time profissional, a carreira de Ganso se revezou em sobes e desces. Nos primeiros anos, o jogador conquistou críticos e torcedores não apenas por ser uma das maiores promessas do futebol do Brasil, mas por ter surgido como protótipo do camisa 10 criativo e pensador, em falta nos últimos anos.

A trajetória de Ganso - que parecia traçar uma ascensão meteórica rumo ao estrelato nos principais gramados do mundo - teve, porém, um baque grande em 2010. No meio daquela temporada, o jogador sofreu grave lesão no ligamento cruzado de seu joelho.

A lesão deixou Ganso fora dos gramados por seis meses e comprometeu a sequência da carreira no Santos do jogador, que não conseguiu manter o nível de seu futebol e perdeu prestígio com a torcida.

A volta ao clube veio durante a Copa Libertadores de 2011, mas nem a conquista do título continental fez com que o meia retornasse a seus melhores dias no Santos. À sombra de Neymar, que se consolidava como grande ídolo e craque do Brasil, Ganso perdeu espaço na mídia e também na Seleção Brasileira. De camisa 10 incontestável, o jogador passou a opção para o meio-campo.

No time olímpico de Mano Menezes, que ficou com a prata na Olimpíada de Londres, o meia Oscar, do Internacional, vestiu a camisa 10 da equipe, a qual, há poucos anos, era reservada para o jogador santista.

Logo após a Olimpíada, intensificaram-se os boatos sobre uma possível saída do Santos. E o destino mais provável para Ganso se tornou o São Paulo, que quis buscar na Vila Belmiro um substituto à altura para Lucas, negociado com o Paris Saint-Germain, e fez duas propostas (ambas recusadas pelo rival). O meia tem contrato com a equipe praiana até fevereiro de 2015.




Terra

SurfNU esquenta o fim de semana na PB




SurfNU esquenta o fim de semana na PB Para fugir do friozinho que se aproxima da cidade de São Paulo, uma alternativa inusitada pode estar numa região que promete esquentar bastante neste final de semana. Para comemorar os cinco anos do ProjetoSurfNU, idealizado pela entidade Naturistas Unidos (NU), praticantes de surf e bodyboard de todo o país disputam neste sábado e domingo, 15 e 16, o 5º Tambaba Open de Surf Naturista na praia de Tambaba, em Conde, na Paraíba. Quem quiser assistir é grátis, mas precisa estar nu para entrar na praia de Tambaba.

O Projeto, que tem como proposta difundir o naturismo através do surfe pretende estimular o desenvolvimento de práticas esportivas naturistas, incentivando a frequência de jovens. Durante o campeonato serão disputadas três categorias: Local, sem limite de idade, destinada ao residente ou frequentador da Praia e que esteja devidamente habilitado pela Comissão de Credenciamento Local; Open, categoria aberta e sem limite de idade; E o Expression Session – categoria aberta e sem limite de idade.

Interessados poderão se inscrever nos prórprios dias 15 e 16 de setembro, das 9h às 12h, junto à secretaria do campeonato, na Praia de Tambaba. Será cobrada taxa de inscrição de R$ 30 por cada categoria, exceto a Expression Session, cuja gratuidade está associada à inscrição em uma das competições do campeonato.

De acordo com a organização da 5ª Edição do Tambaba Open de Surf Naturista, serão premiados os quatro melhores das categorias Local e Open. A primeira colocação receberá uma prancha, troféu e brinde. As demais serão premiadas com troféus e brindes. Já na categoria Expression Session, apenas a manobra de maior grau de dificuldade será premiada com prancha, troféu e brinde.




Folha.com

Campinense e Baraúnas iniciam briga por vaga na Série C de 2013




Campinense e Baraúnas iniciam briga por vaga na Série C de 2013Campinense e Baraúnas iniciam a partir das 20h de hoje a luta por umavaga na Série C de 2013. O jogo está marcado para o Estádio Amigão, em Campina Grande, e o de volta contece no dia 23, em Mossoró. A Raposa assim tem a chance de retornar à terceira divisão um ano depois de ser rebaxado. Já o Baraúnas tenta pela primeira vez em sua história chegar a uma Série C.

Como o primeiro jogo é em casa, o Campinense entra em campo disposto a fazer a lição de casa, tendo cuidados redobrados para não tomar gol, já que o marcado fora de casa vale como critério de desempate.

O técnico Freitas Nascimento diz que, apesar de conhecer o adversário, o time vai precisar ter outra postura em campo e partir para o tudo ou nada se quiser passar de fase e consequentemente garantir o acesso.

Assim como aconteceu na semana do jogo com o CSA, Freitas mantém o mistério e só anuncia a escalação oficial do time momentos antes da partida diante do Tricolor.

De toda forma, o meia Adriano Felício, que era dúvida, se recuperou de um problema na coxa que o tirou do jogo da volta contra o CSA e deve retornar ao time da Raposa.

Mas ainda assim o treinador segue com um problema para resolver, já que o lateral-esquerdo Renatinho vem se queixando de dores no joelho esquerdo.

O jogador vai fazer um teste no vestiário do Estádio Amigão. Se for reprovado, Mádson será o substituto. Quanto ao restante da equipe que deve ir a campo, o treinador raposeiro deve manter os mesmos jogadores do encontro anterior.



GloboEsporte.com

Salvador tenta fazer lobby contra Recife




Salvador tenta fazer lobby contra RecifeSalvador está entre as cidades pré-aprovadas para hospedar a Copa das Confederações de 2013, mas quer evitar riscos para receber a confirmação da Fifa em novembro. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo deste sábado, a capital baiana tenta fazer lobby com a entidade máxima dofutebol  mundial para excluir Recife do torneio, facilitando a própria presença no evento-teste para a Copa do Mundo de 2014.

Caso tenha sucesso  na empreitada, Salvador deverá receber um jogo a mais da Copa das Confederações na Arena Fonte Nova. Curiosamente, a capital baiana tinha situação considerada de risco pela Fifa, dado o atraso das obras meses atrás. Por enquanto, a Fifa trabalha com seis sedes para a competição (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador), mas a tabela pode contar com apenas quatro cidades.



Terra

Licença maternidade vale para contrato de trabalho temporário




Licença maternidade vale para contrato de trabalho temporárioO TST (Tribunal Superior do Trabalho) definiu nesta sexta-feira (14) que mulheres que ficarem grávidas têm garantida estabilidade mesmo em regime de contrato temporário. Para estas mulheres, o empregador terá de não só de garantir a vaga de emprego até o fim da gestação, como assegurar cinco meses de licença maternidade.

Anteriormente, essa regra só valia para mulheres contratadas pelas empresas por tempo indeterminado, contratos fixos.

A mesma situação beneficiará os trabalhadores que sofrerem acidente de trabalho. Homens e mulheres que se acidentarem terão direito a permanecer no emprego por pelo menos um ano após a sua recuperação. A regra vale sempre que houver um contrato formal, ainda que de poucos meses.

A punição para o empregador que descumprir as determinações da Justiça do Trabalho será condenação ao pagamento dos valores devidos, conforme previsto em lei.

OUTRAS MUDANÇAS

O TST passou a semana revendo súmulas e orientações para jurisprudência, que são entendimentos que norteiam as decisões de futuros conflitos. Ao todo, foram 43 temas foram discutidos. Em 38 houve algum tipo de alteração ou necessidade de criação de nova linha de debate.

Além do entendimento sobre gravidez e acidente para empregados com contrato temporário, foram definidas outras questões trabalhistas que são motivos de ações judiciais, como o direito a adicional de sobreaviso quando um funcionário precisa ficar à disposição de sua empresa após o expediente e um novo entendimento sobre a interpretação da nova lei do aviso prévio.

Na visão dos juízes do tribunal, a lei só se aplica às rescisões que foram feitas a partir da entrada em vigor da nova lei, em outubro do ano passado. Ela ampliou de 30 dias para até 90 dias o prazo desse aviso ao trabalhador, proporcional ao tempo de trabalho do funcionário. A cada ano trabalhado, são três dias a mais no aviso.

Nota técnica emitida em maio pelo Ministério do Trabalho e Emprego já destacava que a lei não deveria retroagir e que a legislação servia apenas para beneficiar os empregados.

Foi decidido também que há presunção de discriminação quando um funcionário portador de doença grave, como HIV, for demitido e alegar preconceito ou estigma. Assim, caberá ao patrão provar que não dispensou o funcionário em razão de seu estado de saúde.

SOBREAVISO

Segundo o tribunal, para casos em que um funcionário fica em escala de plantão, longe da empresa mas com o celular ligado e disponível para convocação a qualquer momento pelo empregador, ele está em "sobreaviso" e deve ser remunerado em um terço de sua remuneração convencional.

Um funcionário que receba R$ 60 reais por hora de trabalho, por exemplo, terá direito a R$ 20 por cada hora que estiver aguardando o chamado da empresa. Se o trabalhador for convocado a trabalhar no período em que estiver de sobreaviso, deverá ser remunerado pela hora extra --hora normal de trabalho acrescida de 50%.

CONFLITOS TRABALHISTAS

Segundo o presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, os novos entendimentos já estão valendo e podem onerar empregadores. "O tribunal se orienta pela aplicação de princípios constitucionais. Claro que não deixamos de levar em conta o impacto econômico, mas trata-se de justiça social."

"Certamente haverá um ônus para as empresas, mas, por outro lado, já estamos resolvendo questões que geram milhares de problemas trabalhistas e que são discutidas em juízo", disse Dalazen.



Bol

N. Stelmann esbanja boa forma aos 38




N. Stelmann esbanja boa forma aos 38Nívea Stelmann festejou o aniversário de 8 anos do filho  Miguel, fruto de seu casamento com Mário Frias, na noite desta sexta-feira, 14, na casa de festas Galáxia Kids, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

"Miguel escolhe o tema das festas dele desde que tinha 3 anos. Hoje o tema é Piratas do Caribe. Adoro festas e preparei algumas surpresinhas como profissionais com animais e lutas de piratas. Estou muito feliz e me sentindo superprestigiada, muitas pessoas queridas vieram na festinha", disse Nívea.


No evento, a atriz também falou sobre sua boa forma. "Estou com 53kg muito bem distribuídos. Faço musculação três vezes por semana, pilates e drenagem linfática. Chegar aos 38 anos desse jeitinho é difícil. Podem olhar para as minhas pernas, não têm uma celulite", divertiu-se.




Ego

Tite nega objetivo de afundar rival




Tite nega objetivo de afundar rivalO Corinthians pode complicar ainda mais a situação do Palmeiras nesteCampeonato Brasileiro, no clássico de domingo, no estádio do Pacaembu. No entanto, o técnico Tite nega que tenha uma motivação a mais para agravar a crise do rival, que demitiu Luiz Felipe Scolari nesta semana.

"Seria de um espírito muito pequeno e pobre se de alguma forma ficasse contente com o mal dos outros. Queremos entrar na zona de segurança, fortalecer nossa equipe e crescer na competição. Podemos encontrar sete ou dez motivos maiores que este (complicar o oponente). Pode existir por parte do torcedor, mas não da nossa", argumentou.

O Palmeiras ocupa o penúltimo lugar no Brasileiro, com 20 pontos, e está em crise por conta da dificuldade de escapar da zona de rebaixamento. Tite explicou que conhece bem a dificuldade do adversário de fugir da degola, pois já salvou o próprio clube (em 2006) e o Corinthians (em 2004).

"Vivi uma situação assim no Palmeiras e tenho orgulho por ter recuperado. Passei por isso também em Corinthians, Grêmio, Inter... Eu sei o peso que é um grande clube estar em uma situação difícil assim", ponderou.

Tite explica que seu time não tem qualquer responsabilidade no destino do rival na luta contra o rebaixamento. "Ninguém afunda ninguém. São 38 jogos e cada um vai construir sua campanha, vamos fazer a nossa, e o Palmeiras tem a dele, assim como Figueirense, Atlético-MG, Grêmio...", concluiu.



Terra

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Vencedora do Miss Bumbum fará ensaio para Playboy




Vencedora do Miss Bumbum fará ensaio para PlayboyA "Playboy" americana vai publicar um ensaio da vencedora do Miss Bumbum 2012 em seu site. A final do concurso é no dia 30 de novembro.

A ideia é disponibilizar cerca de três imagens sensuais na parte aberta do site e outras dela nua na seção restrita a assinantes. O ensaio também deverá ser filmado e exibido na TV Playboy.

Depois de dar o devido destaque à vencedora, a revista pensa em fazer um ensaio com todas as candidatas.

Segundo a organização do Miss Bumbum, as 27 candidatas toparam fazer os cliques para a "Playboy".







Folha

Cássio participa de comício em Alhandra




Cássio participa de comício em AlhandraO senador Cássio Cunha Lima (PSDB) confirmou presença, na noite de hoje (14), no comício da candidata Gorete Mendes (PSDB), da coligação “Alhandra Seguindo em Frente”, à Prefeitura do município.

        Além de Cássio, o evento político também será prestigiado pelo prefeito Renato Mendes Leite e o deputado estadual Branco Mendes. O comício será realizado, a partir das 20h00, no Centro da cidade, e também terá a presença de todos os candidatos à Câmara Municipal e da candidata a vice, Candice Braga.  



Assessoria

PMJP executa obra no Parque Cuiá




PMJP executa obra no Parque CuiáPMJP executa obra no Parque Cuiá, que será área de lazer e preservação ambiental A obra de cercamento do Parque Cuiá, no Valentina Figueiredo, já começou a ser executada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Em todo o local, a PMJP trabalha para implantar a infraestrutura que servirá de base para a construção da cerca. Em alguns locais, no entanto, já é possível observar o andamento da obra, com o muro totalmente construído. A obra de cercamento custou pouco mais de R$ 700 mil. No total, serão quase dois mil metros de muro.

O cercamento do Parque Cuiá compreende um muro em torno do parque e a colocação de uma tela, que deixará a área visível para a população. De acordo com Joaquim Almeida, secretário adjunto de Infraestrutura (Seinfra), a obra segue em ritmo normal – a atividade dos trabalhos só é comprometida, segundo ele, porque a equipe trabalha em área de preservação ambiental. “A todo momento, precisamos do aval da Secretaria de Meio Ambiente, para saber se alguma árvore pode ou não ser derrubada”, explicou.

Mesmo com as dificuldades burocráticas e ambientais que cercam a obra, Joaquim Almeida destaca que mais de 200 metros de muro já foram concluídos. “É um projeto que exige cautela. Mesmo assim, conseguimos trabalhar em ritmo satisfatório e dar prosseguimento ao projeto”, afirmou.

A secretaria adjunta de Meio Ambiente, Welitania Freitas, endossa que a construção segue normal e garante que o pagamento à empresa responsável é feito na medida em que a obra avança. “Boa parte da infraestrutura já está concluída. O valor acordado é pago normalmente à empresa, em etapas”, destacou.

Dados da obra – Já foram concluídos 528 metros da mureta de cercamento, faltando apenas a tela. Em outros 400 metros, os pilares que servirão para a construção do muro já estão com concluídos. E há 200 metros de insfraestrura completos para prosseguir com a colocação de muros e telas.

Parque – Formado por áreas de uso intensivo e restritivo, o trecho remanescente de Mata Atlântica, de aproximadamente 20,8 hectares, terá trilhas educativas guiadas e espécies nativas identificadas, valorizando o ambiente natural e propiciando o contato com a natureza preservada desta área.

O Parque disporá de áreas para piquenique, pedalinho, tirolesa, ponte pênsil, arvorismo, observatório de pássaros, anfiteatro externo, casa de plantas (bromeliário), exposição permanente de imagens da história da Fazenda Cuiá e do parque, quiosques de serviços, postos de segurança, lojas de artesanato e souvenires e estacionamento com 250 vagas (sendo oito para portadores de necessidades especiais) e ainda 100 vagas para motos e 10 para ônibus de turismo.

A área remanescente da Mata Atlântica deverá beneficiar, de forma direta, aproximadamente 65 mil pessoas de bairros e comunidades da Capital, como: Grotão, Conjunto dos Radialistas, Ernesto Geisel, José Américo, Valentina de Figueiredo I e II, Colinas do Sul, Planalto Boa Esperança, Água Fria, Loteamento Nova Mangabeira, Condomínio Amizade, Mangabeira, comunidades de Santa Bárbara, Nossa Senhora das Neves e Frei Damião.




Secom

Prefeitura de Campina convoca mais aprovados em concurso público




Prefeitura de Campina convoca mais aprovados em concurso públicoA Secretaria Municipal de Administração de Campina Grande, cumprindo o que determina o Art. 37, inciso II da Constituição Federal, bem como, a legislação específica, está convocando mais concursados aprovados eclassificados em concurso público para o provimento de cargos efetivos no Município.

De acordo com o secretário Constantino Soares, os convocados deverão comparecer à Secretaria de Administração, localizada na Avenida Floriano Peixoto, 692, Centro, no horário de 9h às 17h, munidos seguintes documentos (original e cópia): Diploma/Certificado comprobatório da escolaridade e da habilitação exigida para o cargo;Documentos Pessoais: Identidade, CPF, Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral, PIS/PASEP, Carteira de Trabalho, Reservista, Certidão de Nascimento ouCasamento; Comprovante de residência atualizado e uma foto 3x4.

Eis a relação de convocados:

CARGO: AUXILIAR OPERACIONAL

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

N O M E CLASSIFICAÇÃO

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

MIKAEL MARTINS GOMES DE ARAUJO 23

CARGO: PORTEIRO

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

PAULO SERGIO COSTA 41

SANDRO TAVARES 42

ADERBA DE LIMA SILVA SOBRINHO 43

ADJERSON TAVEIRA DOS SANTOS LIRA 44

WILLAMS VASCONCELOS DA SILVA 45

JOAO SIZENANDO DE MELO JUNIOR 46

RODRIGO MARCELINO FELIX DE ANDRADE 47

GUTEMBERGUE CAMPOS DE ALMEIDA 48


APOIO ADMINISTRATIVO

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

CAIO NUNES DE LIRA BRAGA 26

MAELSON MARQUES DE LIMA 27

RAQUEL SONALY SANTOS 28

MACLAUDIO BATISTA DE MORAIS 29

JOSE RICARDO VIEIRA GOMES CARRASCO 30

ISABELE LUCIO SOARES DOS SANTOS 31

ABDORAL NOGUEIRA FERNANDES 32

PABLO HENRIQUE DOS SANTOS SILVA 33

ELENILDA SANTOS NASCIMENTO 34

DEBORA LIRA REIS DE OLIVEIRA 35

LYSANDRO COELHO SALES 36

LUAN FERREIRA DA SILVA 37




Ascom

PMJP capacita 980 pessoas para o mercado de trabalho




PMJP capacita 980 pessoas para o mercado de trabalhoA Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) investe na formação de mão de obra em setores estratégicos da economia da cidade, como turismo, informática e beleza, ao entregar 980 certificados de 19 cursos do programa Qualifica-JP, na manhã desta sexta-feira (14). Além da oportunidade de capacitação, o programa intermedia a contratação. Supermercados, hotéis, padarias e restaurantes já estão em processo de firmar parcerias para absorver os novos trabalhadores do mercado.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, participou da solenidade de entrega dos certificados e falou do pioneirismo do programa, que já capacitou 1.800 jovens. “A experiência de João Pessoa tem contribuído para definir uma política nacional, já que o Governo Federal criou um programa nos nossos moldes. Precisávamos dar um passo além das políticas de transferência de renda. Estamos fazendo nossa parte ao providenciar a capacitação. Agora é com vocês!”, disse o prefeito a um auditório lotado pelos qualificados do programa.

A coordenadora do Qualifica-JP, Cira Maia, falou da necessidade de profissionais com qualificação em áreas como turismo, que inclui ramos como hotelaria e gastronomia. “Estamos próximos da Copa do Mundo e temos demanda por mão de obra qualificada”, disse. Ela também destacou o alto índice de formação nos cursos, que foi de 89%, considerando as 1,1 mil inscrições.

Elane Cristina, moradora do Bairro dos Novais, agora está capacitada na área de arte culinária e pretende seguir na profissão. Ela recebeu o certificado das mãos do prefeito Luciano Agra e agradeceu pela oportunidade. “Agora eu posso dizer que estou qualificada para o mercado de trabalho e correr atrás do meu emprego”, frisou.

Investimento – De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Antônio Jácome, a PMJP já investiu R$ 860 mil no programa, sendo R$ 360 mil, em 2010, e R$ 500 mil neste ano, com a formação dos 980 novos alunos. A turma de 2010 capacitou 800 pessoas.

Jácome afirmou que a meta de empregabilidade por meio do Qualifica-JP é de 60%. “Esta foi uma grande oportunidade para as famílias que são beneficiárias do Programa Bolsa Família e estão inscritas no CadÚnico”, avaliou.

O prefeito Luciano Agra frisou que uma das características do Qualifica-JP é levar os cursos para onde as pessoas estão, mobilizando toda a rede de assistência social municipal, com logística e organização. As 50 turmas formadas ocorreram nos equipamentos da PMJP por toda João Pessoa, que são os Centros de Referência da Juventude (CRJ), Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centros de Referência da Cidadania (CRC) e em associações comunitárias.

Cursos oferecidos – O Qualifica-JP oferece 19 cursos profissionalizantes, são eles: arte culinária, corte e escova, corte e costura, manicure, eletricista predial, garçom, recepcionista, informática básica, montagem e manutenção de micro, mecânica de motos, embelezamento, atendente de hotel, guia de turismo, cuidador de idoso, office boy, pintor, camareira, artesanato e bijuteria.

O programa é realizado em parceria com a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB), que é integrada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na Paraíba (IFPB).

O gerente de Projetos e Negócios da Funetec, Epitácio Brito, destacou o empenho dos professores que ministraram os cursos, no período de maio a agosto deste ano, como Marco Antônio, instrutor na área de informática. “É muito gratificante ver tantos jovens se profissionalizando e que agora podem dizer que têm uma profissão”, disse.




Secom