Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 15 de setembro de 2012

Senadora defende punição exemplar para acusados de estupro coletivo




Senadora defende punição exemplar para acusados de estupro coletivoA relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito Mista que investiga a violência contra as mulheres, senadora Ana Rita (PT-ES), defendeu punição exemplar para os acusados pelo estupro coletivo ocorrido em fevereiro deste ano no município paraibano de Queimadas, quando cinco mulheres foram estupradas e duas assassinadas. A CPI esteve na cidade nesta quinta-feira (13) para ouvir vítimas e familiares da violência.

Os parlamentares da CPI também se encontraram com autoridades da Policia Civil, Ministério Público e Judiciário que cuidam do caso na cidade. Reuniram-se também com o movimento de mulheres paraibano. Além de Ana Rita, participaram dos encontros o deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) e a deputada Nilda Gondim (PMDB-PB).

Após ouvir os depoimentos, a relatora da CPI disse que a comissão continuará acompanhando o caso de Queimadas.

- Queremos que a justiça seja feita e vamos acompanhar os desdobramentos do caso – afirmou, ressaltando que o caso de Queimadas é emblemático. Dez homens são acusados pelos crimes na cidade; três deles menores.

Logo na chegada da comissão, o movimento de mulheres da Paraíba, juntamente com os familiares das vítimas, realizou manifestação pedindo justiça. O movimento vai entregar um dossiê com denúncias de violações aos direitos das mulheres no estado e critica a demora por parte das autoridades no atendimento para garantir proteção às mulheres em situação de violência.

A CPI é acompanhada na visita à Paraíba pelo procurador regional da República, José de Araujo Sá, o delegado da Polícia Federal, Eriosvaldo Renovato Dias, e a promotora de Justiça, Lindinalva Rodrigues.

João Pessoa

Nesta sexta-feira (14), a CPI estará em João Pessoa para se encontrar com autoridades e realizar audiência pública, a partir das 14h, na Assembleia Legislativa com a participação de gestores públicos, representantes do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, movimentos sociais e sociedade.

Violência na Paraíba

A Paraíba é o sétimo estado em assassinatos de mulheres, segundo dados de 2012 do Mapa da Violência, elaborado pelo Instituto Sangari/Ministério da Justiça. A taxa de homicídios é de 6 assassinatos para grupo de 100 mil mulheres, bem acima da média nacional de 4,4. O primeiro colocado é o Espírito Santo (9,8) e o segundo Alagoas (8,3).

João Pessoa é a segunda cidade onde mais mulheres morrem assassinadas, com taxa de 12,4 homicídios para grupo de 100 mil mulheres. Vitória, no Espírito Santo, é a capital mais violenta com taxa de 13,2. O relatório completo pode ser acessado no site www.mapadaviolencia.org.br.

Plano de Trabalho

A comissão prevê visitas aos dez estados mais violentos do Brasil para as mulheres, além dos quatro mais populosos. Já esteve em nove estados: Pernambuco, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Alagoas, Paraná, São Paulo, Bahia e agora na Paraíba.




Com informações da assessoria de imprensa da senadora Ana Rita (PT-ES).

Nenhum comentário:

Postar um comentário