Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 14 de dezembro de 2013

Com presença do pastor Silas Malafaia, ‘Marcha Para Jesus’ deve atrair milhares hoje em JP




                               Com presença do pastor Silas Malafaia, ‘Marcha Para Jesus’ deve atrair milhares hoje em JP

A Marcha Para Jesus 2013 acontece neste sábado (14), em João Pessoa. O evento é promovido pela Associação de Pastores Evangélicos da Paraíba e deve reunir mais de 30 mil pessoas pelas ruas da Capital.

A Marcha Para Jesus acontece há 10 anos no Estado e este ano tem a participação do pastor Silas Malafaia. São, pelo menos, 500 igrejas de 30 denominações evangélicas que se unem na Marcha, com o propósito de levar a mensagem cristã às pessoas que participarão do encontro. Mas, o evento não conta só com a passeata no sábado. Ações sociais serão desenvolvidas em oito pontos da Grande João Pessoa durante a manhã.

Atendimentos médicos, psicológicos, odontológicos, nutricionais, consultoria da justiça, Procon; além de serviços de estética acontecem nos bairros do Rangel, Roger, Mangabeira, Bessa, Bancários, Expedicionários e Treze de Maio, em João Pessoa, e na cidade de Bayeux, na região metropolitana.

A Praça das Muriçocas é o ponto de concentração, a qual está marcada para as 16h, no bairro do Miramar. Às 17h a Marcha Para Jesus desce a Avenida Epitácio Pessoa em direção ao Busto de Tamandaré, que divide os bairros de Cabo Branco e Tambaú.

A caminhada conta com trios elétricos que animarão o público com louvores. A festa termina com shows de música gospel, pregações e a presença do pastor Silas Malafaia.


Pastor diz que Malafaia não vem para causar protesto, mas para falar de vida e paz


O pastor Kerly Carneiro minimizou a polêmica em torno da vinda do pastor Silas Malafia para a “Marcha para Jesus” de João Pessoa e afirmou que o pastor não vem para causar protesto, mas para falar de ‘vida e paz’.

Pastor Carneiro destacou que este ano a marcha tem um foco diferenciado com impacto social em oito pontos da cidade. Serão oferecidos serviços gratuitos para a população, como médicos, psicólogos e advogados no Roger, Bairro dos Ipês, Miramar, Bessa, Mangabeira e Bancários das 8h ao meio dia. O pastor também pediu que as pessoas levem 1kg de alimento para a concentração que será distribuído para as igrejas e entidades.

A respeito da participação do polêmico pastor Silas Malafaia na marcha, pastor Kerly explicou que Malafaia fala com veemência do que ele acredita e defendeu o religioso: “Ele tem as verdades dele que defende da forma dele. Parece até agressivo, mas não é. Ele não vem para a marcha para levar nenhum tipo de polêmica, não temos faixa de protesto. Ele vem para pregar o evangelho, está na TV há 30 anos e vem para falar de vida e paz”, explica.

Outro aspecto da marcha é a unificação das igrejas, o pastor ressaltou que não terão placas de igrejas e que diversas denominações já confirmaram presença como a Assembleia, a Batista e a Presbiteriana.

A marcha é organizada pela Associação de Pastores Evangélicos da Paraíba (Aspep) e já faz 10 anos que está nas ruas.  As informações são do Paraiba.com/ Tambau247

Rossi precisa de doações de sangue




                              Rossi precisa de doações de sangue

Por conta da hemodiálise a que está sendo submetido, Reginaldo Rossi, diagnosticado com câncer de pulmão nesta semana, está precisando de doações de sangue. A medida se faz necessária porque o cantor precisou receber plasma, um hemocomponente. “É um procedimento hospitalar solicitar às famílias de pacientes internados na UTI doações de sangue para o caso de alguma urgência. No caso específico de Rossi, além da hemodiálise, ele está passando por quimioterapia, por isso o sangue é necessário. Além do mais, ele pode voltar a precisar de plasma”, explicou o médico Jorge Pinho, que está acompanhando o cantor.

Mediante a orientação, a família do artista se mobilizou e está realizando uma corrente para que este material seja coletado. Os doadores interessados em ajudar o artista devem procurar o banco de sangue Hemato, localizado na Avenida Lins Petit, número 264, na Ilha do Leite, área central do Recife, e informar que desejam fazer a doação ao cantor.


Na manhã desta sexta-feira (13), o senador Jarbas Vasconcelos fez uma visita ao Rei do Brega no hospital. Confiante na recuperação do cantor, na última quinta-feira o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, também foi ao Memorial São José acompanhado do secretário de Saúde do Estado, Antônio Figueira, e se colocou à disposição da família do músico. A cantora e amiga Ivete Sangalo deve vir ao Recife na madrugada deste sábado (14), exclusivamente para visitar o artista.

Recifense de 69 anos, Reginaldo Rodrigues dos Santos é famoso em todo o Brasil por suas músicas românticas e paixão pelo brega. O artista compôs sucessos como A raposa e as uvas, Em plena lua de mel, Recife minha cidade, Garçom, Leviana, Desterro, O Pão e Tô doidão. As últimas apresentações do Rei na capital pernambucana foram nos dias 21 e 22 de novembro, no Manhattan Café Theatro, em Boa Viagem, onde ele apresentou o show de seu último CD/DVD, o Cabaret do Rossi.




 Jornal do Comércio

Jovem é vítima de tentativa de homicídio na Rua da Areia




Jovem é vítima de tentativa de homicídio na Rua da AreiaO jovem Valdemir Tavares Júnior, 20 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na madrugada deste sábado (14), na Rua da Areia, no bairro do Varadouro, em João Pessoa. Segundo informações policiais, a vítima caminhava na rua quando foi interceptada por dois homens que estavam em uma moto e desferiram os disparos.

O jovem foi atingido com dois tiros na boca, mas conseguiu escapar e ser socorrido para o Trauma da Capital. Os autores do disparo fugiram tomando destino ignorado.

Durante as investigações, a polícia tomou conhecimento de que Valdemir Tavares mora na comunidade Cinco Bocas, no Bairro de Mandacaru e sempre vinha a Rua da Areia para comprar e consumir drogas.

A polícia suspeita que o crime seja mais um acerto de contas.





PB Agora

Fortaleza anuncia a contratação de Marcelinho Paraíba




                              Fortaleza anuncia a contratação de Marcelinho Paraíba

 Agora é oficial. Após uma semana de negociações, o Fortaleza anunciou em seu oficial na noite desta sexta-feira (13) a contratação do meia-atacante Marcelinho Paraíba.

O jogador de 38 anos já havia selado um pré-contrato no meio-de-semana e agora assinou o contrato definitivo até o final de 2014.

Principal contratação do clube para 2014, Marcelinho Paraíba será apresentado na próxima quarta feira (18), quando iniciará os trabalhos no Pici e será apresentado oficialmente à imprensa.



 O Povo

Casal é preso com drogas em dinheiro




Casal é preso com drogas em dinheiro  RP do 2ºBPM prende dupla de traficantes no Beco do Vulcão, no Bairro do José Pinheiro em CG com 2 mil reais em espécie, 28 pedras de Crack e 22 tronchas de maconha.

Os acusados Jonathan Vieira Santos, 18 anos e Valeska Gomes da Silva, 18 anos, foram autuados em flagrante na Central de Policia.

Inocente é preso, violentado na cadeia e contrai Aids




Inocente é preso, violentado na cadeia e contrai AidsNo dia 18 de maio de 2006, ao sair de sua cela e cruzar os muros da Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, Heberson Oliveira, 30, achou tudo estranho. O sol estava alto, mas não era o calor que lhe incomodava. Aquele era seu primeiro dia de liberdade após dois anos e sete meses na prisão. Nem ele acreditava mais que isso um dia pudesse acontecer.

- Eu já tinha perdido as esperanças de sair da cadeia vivo. A minha cela já estava virando a minha casa - conta Heberson, quase cinco anos depois, sentado na cama tubular cor de vinho de seu irmão mais novo. Heberson Oliveira é o rosto de um silencioso drama brasileiro: o das vidas roubadas pela lentidão da Justiça. Foi preso em novembro de 2003, suspeito de ter estuprado uma menina de nove anos de idade. Ele negou ter cometido o crime e disse que sequer estava em Manaus na época em que tudo ocorreu.

Mesmo sem nenhuma prova material ou testemunhal que o incriminasse, foi indiciado, denunciado e transferido para a Unidade Prisional do Puraquequara (UPP). Só dois anos e sete meses depois de ter sido preso é que Heberson foi julgado e, finalmente, considerado inocente.

Mas a sentença que o pôs em liberdade não foi suficiente para lhe fazer um homem completamente livre. Heberson foi estuprado pelos “xerifes” da cadeia e contraiu o vírus da AIDS.

- Eu fui violentado lá dentro. Na hora do desespero, não vi quantos eram. Só queria que aquele sofrimento acabasse. Agora, essa doença vai me acompanhar pelo resto da vida. Eu estou condenado à morte. A Justiça roubou minha vida - desabafa tentando disfarçar o constrangimento evidente no queixo tremido.


Paradeiro

Para encontrar Heberson é preciso paciência. Depois que saiu da cadeia, ele morou durante algum tempo na casa de sua mãe, mas depois de três crises de depressão, se entregou às drogas e saiu de casa.Tentou alguns empregos, mas não se firmou em nenhum lugar.

- É difícil alguém oferecer emprego para um ex-presidiário e um aidético. Algumas pessoas me ajudaram, mas aí vieram as depressões. Eu vivo cuspido pela sociedade - diz chorando.

Heberson, que tinha o corpo firme e o rosto limpo antes da prisão, agora parece uma sombra. Emagreceu pela doença e pelo vício. A barba cresce e o cabelo encaracolado escapa pelas laterais de um boné esfarrapado. Dorme sob marquises, em terrenos baldios ou construções abandonadas na periferia de Manaus.

Quase todos os dias, ele vai à casa de sua mãe, Maria do Perpétuo Socorro, 51, em uma rua estreita e esburacada do bairro Compensa II, na Zona Oeste de Manaus. Caminha lentamente pelas ladeiras do bairro e, aos poucos, a gritaria na mercearia ao lado da casa de sua mãe vira cochicho. Atento, ele percebe que os olhos se voltam em sua direção; abaixa a cabeça e continua a andar.

Ao fim da tarde, Heberson deixa a casa da mãe. Carrega um saco plástico com roupas sujas e objetos catados na rua. Maria, pela janela, olha o filho indo embora mais uma vez, sem muito o que fazer. E Heberson, sem paradeiro definido, desaparece na rua sem saber quando ou se vai voltar.




A Crítica de Manaus

Corpo de mulher é encontrado na BR 101, em Stª Rita




                                Corpo de mulher é encontrado na BR 101, em Stª Rita

A noite desta sexta-feira (13) foi marcada pelo encontro do cadáver de uma mulher, no município de Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa. Conforme informações policiais, a vítima, cujo nome não foi divulgado, tinha 42 anos, era natural do Rio Grande do Norte, mas residia em Campina Grande.

Ela apresentava sinais de enforcamento e, ao que tudo indica, foi morta em outro local e desovada às margens do Km 79, na BR 101.

A perícia vai confirmar se a mulher teve o pescoço quebrado. A Polícia Rodoviária Federal foi contactada e informou que não houve nenhum registro de acidente nas redondezas.

A mulher estava com a bolsa, portando todos os documentos.



PB Agora

Preso, Henry fica inelegível até 2029




Preso, Henry fica inelegível até 2029O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, determinou nesta sexta-feira a prisão do deputado federal Pedro Henry (PP-MT), condenado no processo do mensalão a sete anos e dois meses de reclusão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em regime semiaberto, no qual é possível trabalhar durante o dia e voltar para a prisão à noite. Ele se apresentou na Superintendência da Polícia Federal às 12h30m e foi transferido para o Complexo Penitenciário da Papuda. Conforme esperado, Pedro Henry também enviou à Câmara carta de renúncia ao mandato. Até agora, só quatro réus condenados não tiveram pelo menos parte de suas penas executadas. Do total de 25 condenados, 15 estão na cadeia. Henry fica inelegível até 2029 considerando a pena de 7 anos de 2 meses e mais 8 anos previstos na lei da Ficha Limpa, que são contados a partir do final do cumprimento da pena.

“Não seria este o desfecho da vida pública que eu havia planejado, mas não vou expor a instituição mais do que já se encontra exposta por esse episódio”, diz Henry na carta.


O documento foi entregue na Secretaria-Geral da Mesa da Câmara às 12h35m. Por não haver mais sessão da Câmara hoje, só será lido em plenário na sessão de segunda-feira, com publicação no “Diário Oficial” de terça.

Pedro Henry destaca que tentou argumentar sua inocência, mas “o entendimento equivocado dos ministros” extraíram trechos incompletos de depoimentos que levariam a conclusões diferentes.

O ex-parlamentar disse também que o sentimento é de “dever cumprido” para com os matogrossenses, estado pelo qual se elegeu. “A sociedade daquele estado sabe dos benefícios que consegui arrastar para alavancar o seu desenvolvimento”, afirmou . Ele também lembrou que o DIAP inúmeras vezes o listou como um dos parlamentares mais influentes do Congresso.

“Não fugi, não me escondi e nem renunciei, pelo contrário colaborei e esclareci todas e quaisquer duvidas, abri meus sigilos fiscais e bancários, expus todas as minhas particularidades”.

Segundo a assessoria técnica da Câmara, a renúncia já está valendo. Além disso, a Casa foi informada por volta das 9h50m da decisão do presidente do STF, Joaquim Barbosa, de expedir o mandado de prisão do parlamentar.

O advogado de Henry, José Antonio Duarte Alvares, disse que pedirá a transferência do ex-deputado para Cuiabá, em Mato Grosso, e solicitará também autorização para que Henry trabalhe. O deputado, que renunciou ao mandato na Câmara nesta sexta-feira, antes de se entregar na Superintendência da Polícia Federal em Brasília, é médico anestesiologista e perito legal.

- Ele é médico, tem três especialidades, acho que não vai ser difícil ele conseguir uma proposta - disse o advogado. - A intenção é ser transferido para Cuiabá e, depois, ele começar a trabalhar.

Duarte Alvares contou que Henry chegou à superintendência da PF num carro Toyota Corolla, com motorista, por volta do meio-dia. Segundo o advogado, Henry já fez o exame de corpo de delito na própria superintendência, no meio da tarde de hoje foi transferido para o Centro de Internato e Reeducação (CIR), na Papuda. A expectativa do advogado é que seu cliente fique detido na mesma cela onde já estão outros condenados do processo do mensalão, como o ex-ministro José Dirceu e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.

O advogado disse que Henry já aguarda a ordem de prisão e que ficou sabendo pela imprensa da determinação de Barbosa, nesta sexta-feira. Segundo ele, quando Henry chegou à PF o mandado de prisão ainda não estava com o delegado responsável pelo caso. Em seguida, o delegado recebeu uma cópia do mandado por e-mail. Mas, segundo o advogado, a cópia tinha trechos ilegíveis.

- As coisas estão se adequando. Existe um sentimento, neste processo em particular, que é a falta de conhecimento dos processos de execução por parte do STF. Então, o STF está agora aprendendo a fazer as execuções. Então, agora as coisas estão bem adequadas, a questão do regime de visitas, do regime semiaberto, as coisas vão se adequando devagarinho.

Indagado sobre o estado de espírito de seu cliente, o advogado respondeu:

- Ele está sereno.

Duarte Alvares disse ainda que aguarda a formalização do processo de execução penal para pedir a remoção para Cuiabá, onde vive a família de Henry. Depois disso, ele fará a solicitação de trabalho, provavelmente na área da saúde, uma vez que Henry é médico e tem três especialidades.

O advogado afirmou também que o estado de saúde de seu cliente é bom, já que as doenças de que sofre - hipertensão e diabete - estão controladas e não impedem o cumprimento da pena no regime semiaberto.

- Nada que impeça o cumprimento normal (da pena). A hepatite dele é controlada, a hipertensão é controlada, o diabetes é controlado. É só questão medicamentosa mesmo. Ele está muito bem de saúde.

O advogado falou aos jornalistas na saída da Superintendência da PF em Brasília, por volta das 14h30. Segundo ele, seu cliente estava na sala do delegado encarregado do caso, aguardando a transferência para o CIR da Papuda.

A ordem de prisão saiu um dia depois de o STF ter decretado o trânsito em julgado das condenações de Henry e de Rogério Tolentino, ex-advogado de Marcos Valério, o que significa que eles não podem mais recorrer da decisão. Condenado a seis anos e dois meses de prisão por corrupção ativa e lavagem de dinheiro, também em regime semiaberto, Tolentino foi preso ontem mesmo, e se entregou à Superintendência da Polícia Federal em Belo Horizonte. A multa dele ficou em R$ 494 mil, valor que também será corrigido.

A Polícia Federal informou nesta sexta-feira que o advogado Rogério Tolentino não será transferido para Brasília. "Houve autorização do STF para que ele fosse apresentado ao juiz da Vara de Execuções Penais de BH", comunicou a PF no Twitter.

Henry entrara com embargos infringentes para contestar as condenações e as penas impostas pelo tribunal. Mas o procurador-geral, Rodrigo Janot, afirmou que o réu não tem direito ao recurso. Isso porque, segundo o Regimento Interno do STF, para propor infringentes, o condenado precisa ter obtido ao menos quatro votos favoráveis no julgamento. Henry contabilizou apenas três. Como não há outro recurso possível à condenação, Janot recomendou a prisão do parlamentar.

Até agora, 15 na cadeia

O julgamento do mensalão resultou na condenação de 25 pessoas. Até agora, já foram para a cadeia 15. Estão presos em regime semiaberto, além de Tolentino: o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu; o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares; ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas; e os ex-deputados Valdemar Costa Neto (PR-SP), Pedro Corrêa (PP-PE), Romeu Queiroz (PTB-MG) e Bispo Rodrigues (PL-RJ). No regime fechado estão: o operador do mensalão Marcos Valério, seus ex-sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbach e sua antiga funcionária Simone Vasconcelos; e os ex-executivos do Banco Rural Kátia Rabello, José Roberto Salgado e Vinicius Samarane.

O ex-presidente do PT José Genoino chegou a ir para a cadeia, mas atualmente está em prisão domiciliar. O ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato teve a prisão decretada, mas está foragido. Já foi ordenada também a execução das penas alternativas do ex-deputado José Borba (PMDB-PR), do ex-tesoureiro do PTB Emerson Palmieri e do doleiro Enivaldo Quadrado. O ex-deputado Roberto Jefferson passou por exame médico e caberá ao presidente do STF e relator do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, decidir se ele vai para a cadeia ou se cumprirá a pena em prisão domiciliar.


Outros três réus — o deputado e ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP), o ex-assessor parlamentar do PP João Cláudio Genu e o doleiro Breno Fischberg — ainda não tiveram o trânsito em julgado.


O Globo

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Damião Feliciano recebe condecoração da Marinha do Brasil.




 Damião Feliciano recebe condecoração da Marinha do Brasil.O Dep. Federal Damião Feliciano- PDT/PB recebeu hoje em Brasília, em cerimônia prestigiada pela presidente Dilma Roussef e pelo Vice-Presidente Michel Temer, a Medlha de Mérito Tamandaré, alta condecoração da Marinha do Brasil, criada em 1957, destinando-se a autoridades, instituições e personalidades civis e militares  que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil.

Cesta de Natal varia até 110% em JP




Cesta de Natal varia até 110% em JPO PROCON/PATOS elaborou uma pesquisa de preços em 5 supermercados da cidade, dos principais produtos utilizados na ceia natalina, proporcionando ao Consumidor facilidade na escolha. A pesquisa realizada entre os dias 03 e 04 de dezembro, traz preços carnes, queijos, bebidas, panetones, entre outros. De acordo com a pesquisa, a diferença de preços pode chegar até 110% de um produto para o outro.


Segundo a secretária de Defesa do Consumidor, Ana Lígia Peixoto, a pesquisa da Cesta de Natal tem como principal objetivo fornecer ao consumidor uma amostra das diferenças de preços que ele pode encontrar no mercado, chamando a atenção para a necessidade da comparação antes da compra.


Na busca pelo menor preço é importante que o consumidor não se esqueça de verificar a qualidade dos produtos que esta adquirindo. Vale ressaltar que as variações de preços constatadas referem-se aos dias em que a coleta foi realizada.


O trabalho de pesquisa do PROCON/PATOS é realizado por ficais do órgão, através da coleta de preços nos estabelecimentos que oferecem estes produtos, com acompanhamento do responsável pelo estabelecimento, atestando por meio de carimbo e assinatura, a veracidade dos dados coletados pelos pesquisadores.


A pesquisa está sendo divulgada nos órgãos de imprensa, e também está disponível na sede PROCON/PATOS, localizado à Rua Felizardo Leite, n° 52, Centro da cidade. Telefone: 3423-3629. E-mail procon@patos.pb.gov.br





Assessoria

BC divulga moedas da Copa do Mundo




BC divulga moedas da Copa do MundoO Banco Central (BC) vai lançar no dia 24 de janeiro de 2014 uma série de moedas comemorativas oficiais da Copa do Mundo. Ao todo, serão nove moedas especiais, destinadas a colecionadores: uma de ouro, duas de prata e seis de cuproníquel – liga metálica de cobre e níquel.

A moeda de ouro faz alusão à taça da Copa do Mundo e ao momento do gol. Uma das moedas de prata apresenta o mascote oficial do campeonato, o tatu Fuleco, e a outra homenageia as 12 cidades-sede da competição. Já as moedas de cuproníquel compõem a série “Jogadas do Futebol”, retratando lances típicos do esporte: a defesa do goleiro, a cabeçada, a matada no peito, o passe, o drible e o gol. Também deverá ser comercializada, a partir de março, uma cartela com o conjunto das seis moedas de cuproníquel.

A moeda de ouro, com valor de face de R$ 10, vai custar R$ 1.180. A tiragem inicial será de 2.720 e pode chegar ao máximo de 5 mil moedas. Cada moeda de prata, com valor de face de R$ 5, será vendida a R$ 190, com tiragem inicial de 12 mil e máxima de 20 mil moedas. As moedas de cuproníquel vão custar, cada uma, R$ 30, com valor de face de R$ 2. A tiragem inicial será 7,4 mil, mas pode chegar ao máximo de 20 mil moedas.

Após o lançamento, as moedas poderão ser compradas no site do Banco do Brasil ou nas representações regionais do BC. Nas regionais do BC, o pagamento deverá ser feito em dinheiro. Nas compras pela internet, o pagamento poderá ser feito através de boleto bancário ou, se o comprador for correntista do Banco do Brasil, por débito em conta.



Terra

Catarata e glaucoma causam cegueira




Catarata e glaucoma causam cegueira Para celebrar o Dia Nacional do Deficiente Visual, comemorado nesta sexta-feira (13), a oftalmologista Kátia Mello alerta a importância de prevenir e tratar a catarata e o glaucoma, principais causas de cegueira no País. De acordo com o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileira de Geografia e Estatística), a deficiência visual atinge cerca de 20% da população.

Estima-se que o glaucoma afete cerca de 900 mil pessoas no Brasil. Segundo a médica, “essa doença, quando não tratada e diagnosticada a tempo, leva à cegueira irreversível”. Por não apresentar sintomas, a especialista orienta procurar o oftalmologista em caso de dores de cabeças fortes, sensibilidade à luz, enjoo e dor ocular. Ela acrescenta que histórico da doença na família também é fator de risco.

A catarata, lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino, é outra doença que se não for tratada poderá levar à perda da visão.

— A catarata é a maior causa de cegueira evitável. Os portadores da doença não devem temer a cirurgia, pois o procedimento é simples e a recuperação costuma ser muito rápida.

Entre os sintomas da catarata estão sensação de visão embaçada ou com névoa, sensibilidade à luz e alteração da visão de cores. Com a progressão da doença, as pessoas poderão enxergar apenas vultos.

De acordo com a oftalmologista, ficar longas horas exposto ao sol pode possibilitar a progressão da catarata, além de outros problemas oculares. Por isso, ela recomenda o uso de óculos com proteção solar ultravioleta A e B, mesmo por crianças.

— Usar modelos falsificados ou com lentes de baixa qualidade podem ter efeito contrário, aumentando a agressão solar.

A médica também chama a atenção para a importância da prevenção da cegueira na infância.

— O glaucoma congênito e a catarata congênita são as principais causas da perda de visão em crianças. Um pré-natal adequado e o teste do olhinho são imprescindíveis.

Pessoas com mais de 50 anos devem redobrar a atenção à saúde dos olhos, já que estão mais suscetíveis a doenças na visão. Os diabéticos também devem incluir as visitas ao oftalmologista em suas rotinas, pois são mais vulneráveis a complicações oculares como a retinopatia diabética, que é umas das principais causas de cegueira evitável na população economicamente ativa de países desenvolvidos. Visão embaçada, cegueira noturna, visão dupla e sensação de pressão nos olhos são alguns dos sintomas.


R7

PB registra a segunda maior alta em volume de vendas no país




PB registra a segunda maior alta em volume de vendas no paísO varejo paraibano voltou a ser destaque nacional na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgado nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O volume de vendas do comércio paraibano de outubro na comparação com o mês de setembro deste ano apresentou elevação de 3,6% com ajuste sazonal.

Segundo dados da pesquisa, a Paraíba registrou a segunda melhor taxa entre as 27 unidades da Federação e o Distrito Federal. No país, o índice de crescimento do varejo foi de apenas 0,2% em outubro ante setembro. O Acre, com base de comparação mais fraca, liderou a pesquisa com alta de 7%.

O comércio paraibano também se destacou na mesma pesquisa no cenário nacional com a taxa de crescimento do volume de vendas de outubro quando comparada ao mesmo mês do ano passado. Com expansão de 9%, a Paraíba registrou o quarto maior índice do país, com os estados da Região Nordeste lideraram o índice da Pesquisa.

Dos maiores taxas de crescimento do país em outubro, quatro foram de estados nordestinos, mostrando a força da Região no setor. Além da Paraíba, os estados de Alagoas (12%), do Rio Grande do Norte (10,1%) e do Maranhão (10,1%) apresentaram as maiores taxas de crescimento do varejo entres as unidades de federação. Já a média do país apresentou crescimento médio bem abaixo dos estados nordestinos (5,3%).

De acordo com os dados da pesquisa do IBGE, a Paraíba acumula alta de 9,7% de janeiro a outubro nas vendas do comércio varejista deste ano sobre igual período do ano passado. No ano, o índice paraibano continua sendo mais que o dobro da média nacional alcançada até outubro (4%), além de manter a terceira taxa do país. Ao lado da Paraíba, os estados do Mato Grosso do Sul (10,6%) e do Rio Grande do Norte (9,9%) lideram as maiores taxas de crescimento.

Para o secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, o setor do varejo nos últimos anos tem atraído grandes redes de varejo com o seu desempenho nas vendas, além de registrar expansão das empresas locais. “Observando esse crescimento do comércio varejista, sobretudo das micro e pequenas empresas, o governador Ricardo Coutinho ampliou o limite do faturamento para as empresas optantes do Simples Nacional de R$ 2,520 milhões para R$ 3,6 milhões ao ano, a partir de janeiro de 2014”, lembrou Marialvo.

Outro ponto importante destacado pelo secretário da Receita Estadual é que a manutenção do crescimento do volume de vendas do varejo tem sido uma fonte importante de arrecadação para prover o Estado de recursos para a realização de obras e pagamento dos serviços. “O comércio varejista participa com 18,95% do recolhimento do ICMS no Estado”, reforçou.




Assessoria

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Prefeitura soluciona a falta d’água em Pitimbu





A população de Pitimbu não irá mais sofrer com a falta de água em suas casas. É que a Prefeitura Municipal, através do Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE), cumpriu mais uma promessa de campanha e está modernizando o abastecimento e oferta de água.
Na última quinta-feira (5), os técnicos do SAAE trocaram a antiga bomba d’água do distrito de Taquara por uma nova, melhorando signicativamente a distribuição e diminuindo o tempo de abastecimento da caixa de reserva, que é de 65 mil litros.
Os moradores de Praia Azul também têm motivos para comemorar. Efetivando a política da melhoria da qualidade de vida da comunidade, a Prefeitura de Pitimbu instalou uma bomba na localidade. A caixa d’água de 750 mil litros levará agora nove horas para encher.
Segundo o Prefeito Leonardo Barbalho, essa questão da falta de água na cidade o preocupava bastante e todos os esforços foram feitos para solucionar. “Sabemos que um problema desses não se resolve do dia pra noite, mas junto com o SAAE, conseguimos realizar mais um compromisso assumido com o povo de Pitimbu”, disse ele.
No início dessa semana, foi realizada a manutenção de uma bomba instalada em um poço artesiano, na Praia de Acaú. A medida vai disponibilizar maior oferta de água encanada aos moradores e veranistas.
Na Agrovila Camucin, a falta d’água, que aflige a comunidade há anos, está com os dias contados. A Prefeitura de Pitimbu está perfurando um poço artesiano, com profundidade de 150 metros, que irá resolver o problema dos moradores.
Atualmente é preciso andar quilômetros até o rio mais próximo para lavar roupas e utensílios domésticos.  A previsão é que em 30 dias, a perfuração do poço esteja concluída, sanando essa necessidade e trazendo mais conforto e bem-estar para a população local.
Para Jorge Luiz, diretor do SAAE, essa realização é a soma de esforços de todos. “Estamos muito feliz com a melhoria da oferta de água, assim estaremos melhorando o dia-a-dia de todas estas comunidades, que somam cerca de 60% da população pitimbuense.  Agradecemos aos funcionários do SAAE pelo trabalho realizado na instalação destas bombas, que irão ajudar a melhorar a qualidade de vidas dos usuários do SAAE-Pitimbu-PB. 




Assessoria

Belo inicia pré-temporada priorizando condicionamento físico




Belo inicia pré-temporada priorizando condicionamento físicoO Botafogo da Paraíba deu início aos trabalhos da pré-temporada, nesta quarta-feira (11). A equipe treinou em dois períodos, já visando as disputas da Copa do Nordeste 2014, que começam em janeiro.

Sob comando do preparador físico Alexandre Duarte, foram realizadas avaliações físicas com o grupo. Todos os atletas fizeram testes de impulso, velocidade, condicionamento, entre outros.

Pela manhã, o treino aconteceu na Academia ProLife, no bairro do Cristo Redentor, enquanto que, no turno da tarde, o time foi para o campo da Associação dos Cronistas Esportivos da Paraíba (Acep).

“A ênfase, nesta primeira semana, vai ser na parte física, mas não só de avaliações, vamos aproveitar para desenvolver um trabalho também”, informou Alexandre.

Nesta quinta-feira (12), o treinamento será novamente em dois turnos, ambos no campo da Acep. Este trabalho físico intensivo deve acontecer até a próxima sexta-feira (13), começando a utilizar a bola na próxima semana.

A Copa do Nordeste começa dia 19 de janeiro, quando o Botafogo recebe o Sport, no Estádio José Américo de Almeida, O Almeidão.



 Assessoria 

Municípios paraibanos terão que instalar aterros sanitários




Municípios paraibanos terão que instalar aterros sanitáriosOs municípios de São Sebastião do Umbuzeiro (PB), Ouro Velho (PB) e São João do Tigre (PB) terão que instalar os respectivos aterros sanitários em até 90 dias. É o que determinou o Tribunal Regional Federal na 5ª Região (TRF5) em decisões liminares referentes a três recursos (agravos) do Ministério Público Federal na Paraíba (MPF). Os agravos foram interpostos em ações inicialmente propostas pelo Ibama, na Justiça Federal da Paraíba, contra quatro municípios – os três já citados e o Congo (PB), sendo que o MPF ainda aguarda a decisão do TRF5 quanto ao recurso referente a este último município.

Conforme as liminares em grau de recurso, deferidas pelo TRF5, as prefeituras de São Sebastião do Umbuzeiro e Ouro Velho terão que apresentar, em 90 dias, cronograma indicando qual o destino que será dado ao lixo não aproveitável de sua população, seja através de construção de aterro sanitário próprio ou mediante consórcio com outros municípios. Também, em igual prazo, terão que apresentar projeto de recuperação da área degradada, onde existe o atual “lixão”. Ainda devem implantar, até o dia 3 de agosto de 2014, medidas de “disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos”, bem como recuperar a área degradada, sob pena de multa diária de R$ 1 mil. As decisões são da desembargadora relatora convocada Joana Carolina Lins Pereira.

Já o município de São João do Tigre, que teve como relator do recurso do MPF o desembargador federal Gustavo de Paiva Gadelha, tem prazo de 60 dias para apresentar à Superintendência de Administração doMeio Ambiente (Sudema), o projeto de aterro sanitário e o projeto de recuperação da área degradada, devidamente acompanhados do cronograma de execução, contemplando todas as exigências da Resolução do Conama nº 308/2002. Também terá que instalar e operar o aterro sanitário e executar o projeto de recuperação da área degradada imediatamente após a obtenção das licenças ambientais na Sudema.

Em todos os casos, os pleitos liminares formulados pelo Ibama haviam sido indeferidos pelo Juiz da 11ª Vara Federal de Monteiro/PB, sob argumentos que o MPF considerou absolutamente inadequados.

Dano ambiental - Nos recursos interpostos, o Ministério Público Federal destacou a urgência de afastar completamente os riscos imediatos decorrentes da colocação inadequada de resíduos, impondo-se a cessação de remessa de novos dejetos para os locais de “lixão”. No município de São Sebastião do Umbuzeiro, por exemplo, constatou-se o total descontrole dos resíduos remetidos para o “lixão”, verificando-se, até mesmo, a disposição de dejetos hospitalares sem nenhum cuidado especial no acondicionamento e manipulação.

Para o procurador Regional dos Direitos do Cidadão, José Guilherme Ferraz da Costa, que interpôs os agravos, os prejuízos advindos à qualidade ambiental são permanentes e cumulativos no tempo, de modo que “se mostra imperioso interrompê-los o quanto antes, para que não se multipliquem mais ainda seus efeitos danosos e se permita uma recomposição mais rápida do equilíbrio ambiental.”

Falta de prioridade – Apesar de todos os quatro municípios terem admitido a necessidade de instalação do aterro sanitário em seu território, alegaram a impossibilidade de realizar tal obra em curto prazo. No entanto, não apresentaram nenhuma justificativa concreta e objetiva, com amparo documental, que demonstrasse tal impossibilidade. O município de São João do Tigre, por exemplo, havia pago, em 2008, nota de empenho a uma empresa para assessorá-lo na elaboração do plano de gestão integrada de resíduos sólidos e até hoje o plano ainda não foi elaborado.

Para demonstrar a falta de prioridade conferida pelos municípios réus ao cumprimento da determinação do artigo 54 da Lei nº 12.305/2010 (que ordena a instalação do aterro sanitário desde 2010, data em que a lei entrou em vigor), o MPF destacou os consideráveis gastos com publicidade e divulgações em geral que os municípios tiveram nos anos de 2012 e 2013. Conforme consta no Sistema Sagres, do Tribunal de Contas Estadual, em 2012, a prefeitura de São Sebastião do Umbuzeiro gastou R$ 186.931,50 com publicidade; São João do Tigre, R$ 194.223,51; Ouro Velho, R$ 143.845,56 e o Congo, R$ 205.850,75.

Em 2013, ainda conforme o Sagres, os gastos que esses municípios já tiveram com publicidade e divulgações em geral foram: São Sebastião do Umbuzeiro, R$ 226.188,40; São João do Tigre, R$ 166.254,97; Ouro Velho, R$ 198.790,27 e o Congo, R$ R$ 207.389,00. Para o MPF, qualquer pessoa de bom senso jamais consideraria gastos publicitários prioritários em relação a medidas de saneamento ambiental com repercussões em saúde pública.

Nas quatro ações propostas pelo Ibama, em abril de 2013, pediu-se a condenação dos municípios referidos ao pagamento de indenização por dano ambiental extrapatrimonial, em razão de danos já causados pela inadequada destinação de resíduos no seu território.

Em despachos proferidos no dia 6 de dezembro de 2013, o juiz da 11ª Vara Federal determinou a intimação dos municípios de São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Tigre e Ouro Velho para que cumpram as medidas determinadas pelo TRF5. Confira o trâmite das ações e respectivos recursos nos sites da Justiça Federal na Paraíba (http://www.jfpb.gov.br/) e do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (http://www.trf5.jus.br/):

Pedreiro é preso suspeito de estupro




Pedreiro é preso suspeito de estuproUm pedreiro de 28 anos foi preso na noite desta quarta-feira (11) suspeito de estuprar uma adolescente de 12 anos no município de Maturéia, no Sertão paraibano. Segundo a Polícia Militar, a prisão aconteceu após uma denúncia.

Os policiais chegaram até o local após o Conselho Tutelar denunciar à polícia que o pedreiro estaria abusando sexualmente da adolescente. Ao chegar na residência, a PM encontrou o suspeito, que estava acompanhado da vítima. A polícia diz que o homem confessou o crime e que a vítima estava dormindo com ele há 15 dias.

O suspeito foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para prestar depoimentos e a adolescente foi levada para o Conselho Tutelar.




 G1PB

TRE-PB entrega presentes doados ao Papai Noel dos Correios




TRE-PB entrega presentes doados ao Papai Noel dos Correios Na tarde desta quarta-feira (11), dois representantes dos Correios vieram ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) para recolher os presentes doados pelos servidores à Campanha 'Papai Noel dos Correios', que consiste na adoção de cartinhas para o Papai Noel, que foram escritas por crianças carentes, que estudam em Escolas da Rede Pública de Ensino no bairro do Alto do Mateus.

A campanha é realizada há 24 anos e, pelo terceiro ano, o TRE-PB resolveu abraçar a causa e contribuir com ela. Desde o dia 02 de dezembro, várias cartinhas estavam disponíveis para adoção na Biblioteca do Tribunal e, como revelou Gylmara Pereira, servidora responsável pela campanha na instituição, os servidores aderiram bastante. “As pessoas vinham e diziam 'ah, não tem mais não?' 'Ah, eu queria!' Eu vi que as pessoas estavam interessadas. Ou seja, basta que se promova a campanha que as pessoas vêm e abraçam. É como se elas esperassem só o incentivo”, concluiu.

O Tribunal recebeu dos Correios, das mãos da jornalista Milena Pereira Dantas, um certificado de 'Papai Noel dos Correios', que consiste em uma cartinha azul com “dois braços” que servem para abraçar simbolicamente aqueles que realmente “abraçam” a causa e contém dizeres de agradecimento aos colaboradores.

A palavra que define a sensação de todos que contribuíram com o 'Papai Noel dos Correio' é “gratificante”. Questionado sobre o sentimento em adotar uma cartinha, o sonho de uma criança, o servidor da Seção de Jurisprudência, André Vieira Queiroz, respondeu: “é muito gratificante a gente poder participar. A pessoa tendo condição de proporcionar alegria para uma criança no final do ano e que muitas vezes aguardam uma oportunidade como essa é uma satisfação muito grande”.

José Gil de Carvalho, assessor de comunicação dos Correios, também exaltou o quão gratificante é participar deste projeto. “É gratificante a gente sentir que está sendo útil à sociedade, fazendo alguma coisa para alegrar o coração de uma criança. Nós temos exemplos de cartas que comovem como uma criança pedir a saúde da mãe, um emprego para o pai”. As entregas estão sendo feitas gradativamente e, segundo informou o assessor, a remessa do TRE-PB já deve ser entregue nesta quinta-feira (12) na escola.


Ascom

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Rossi é diagnosticado com câncer




                              Rossi é diagnosticado com câncer

Reginaldo Rossi foi diagnosticado  com câncer no pulmão, confirmou o empresário do artista Sandro Nóbrega, na manhã desta quarta-feira (11). O Rei do Brega, fumante há mais de 50 anos, vinha sofrendo com dor torácica, quando foi internado no Hospital Memorial São José. Após a retirada de um nódulo para determinar a existência (ou não) do tumor, o resultado da biópsia comprovou a doença.

Por determinação médica, Rossi iniciou as sessões de quimioterapia nesta terça-feira (10). Ainda segundo o empresário do artista, o Rei recebeu a notícia com otimismo. "Vamos brigar que eu vou ganhar", teria dito ao empresário. Rossi está acompanhado da esposa e do filho no hospital.

O autor de A raposa e as uvas está internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Memorial São José desde o dia 27 de novembro. O compositor deu entrada na unidade queixando-se de dores no peito e chegou a sair da UTI, mas teve que voltar por complicações no quadro.

Na noite de segunda-feira (9), ele foi submetido a um procedimento cirúrgico para drenagem do pulmão direito. "Ele estava com dificuldade de respirar. Identificamos o problema e retiramos dois litros de líquido do pulmão dele", explicou o médico Jorge Pinho Filho. Ainda segundo o especialista, Rossi mandou uma mensagem ao público. "Eu canto para o povão. Não há torcida contra. Com as orações dos fãs e o cuidado da equipe médica, só posso pensar na vitória", disse o compositor.




Diário de Pernambuco

Campos recebe título de cidadão pessoense nesta quinta




Campos recebe título de cidadão pessoense nesta quintaO governador de Pernambuco e presidenciável, Eduardo Campos(PSB), estará na Paraíba nesta quinta-feira(12). Ele receberá o título de cidadão pessoense. A proposição é de autoria do vereador Renato Martins (PSB) e foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores de João Pessoa.

O evento acontecerá às 10h, na Faculdade Maurício de Nassau, na avenida Epitácio Pessoa, na Capital. 

De acordo com o vereador, justificou a propositura por Eduardo Campos ter liberado recursos quando o governador de Pernambuco ainda era ministro da Ciência e Tecnologia. A verba foi usada para construção da Estação de Ciência, Cultura e Artes na Capital.



PB Agora

Jovens abandonam redes sociais




Jovens abandonam redes sociaisTudo tem um fim: inclusive as redes sociais. E aparentemente para a maioria delas, ele está se aproximando. De acordo com uma pesquisa feita pelo banco  de investimentos PiperJaffray entre março/abril de 2012 e o mesmo período de 2013, os jovens estão cada vez menos interessados em sites como Facebook, Twitter, Google + e Flickr.

Em 2012, 32,5% dos 5 mil adolescentes entrevistados consideravam o Facebook a principal rede social disponível. Em 2013, esse número caiu para cerca de 22.5%. O mesmo fenômeno negativo afetou também – embora em menor escala – páginas como YouTube, Twitter, Google + e Flickr (só o Pinterest escapou). Confira os dados no quadro abaixo*:

Tá, mas para onde estão indo esses adolescentes insatisfeitos? Desligando o computador e indo ler um livro? Aparentemente não: eles estão migrando. Redes sociais menos centradas em perfis, mas com um forte fluxo de mensagens e atualizações – como Snapchat (com cerca de 100 milhões de mensagens compartilhadas por dia) e Kik (que agora tem 30 milhões de usuários) – cresceram de importância no mesmo período.

Embora a pesquisa seja centrada apenas em opiniões, é bem possível que os dados de uso dos sites passem a refletir esse sentimento de insatisfação. Ou como observou John Herrman, do BuzzFeed: talvez já estejam refletindo. “Considerando o quanto algumas dessas companhias evitam falar sobre seus usuários mais novos, talvez o êxodo já esteja a caminho”.

 

 


Super Interessante