Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Iranianos pedem desculpas a F. Lima




Iranianos pedem desculpas a F. Lima O sorteio dos grupos da Copa do Mundo-2014 colocou na mesma chave o Irã e a favorita Argentina, o que provocou milhares de iranianos a postaram comentários negativos sobre Lionel Messi e a modelo Fernanda Lima, apresentadora da cerimônia, em suas respectivas páginas no Facebook, de acordo com a agência AFP e a rede britânica BBC.

Além de Argentina e Irã, o Grupo F tem Nigéria e Bósnia. Apesar do bloqueio sistemático e da filtragem de conteúdo imposta pelo governo, iranianos usaram o Facebook para publicar xingando Messi e Fernanda Lima - muitas em persa. Porém, outros utilizaram as redes sociais para pedir desculpas ao argentino e à brasileiro pelas ofensas.


O decotado vestido dourado usado pela apresentadora na cerimônia foi considerado inapropriado pelos costumes da república islâmica, onde as mulheres são obrigadas por lei a cobrir os cabelos e o corpo em público. A intenção da emissora estatal do Irã era transmitir o sorteio ao vivo para todo o país, mas a cada vez que Fernanda Lima aparecia na tela, a emissora precisou cortar as imagens, provocando piadas dos apresentadores iranianos que cobriam o sorteio.


Logo depois do sorteio, uma chuva de críticas e xingamentos em persa se amontoavam na página do Facebook da modelo brasileira. A agência de notícia iraniana ISNA afirmou que os insultos denegriram a imagem do país antes da Copa do Mundo, enquanto Hassan Beheshtipour, um analista iraniano, atribuiu o conflito a um profundo dilema social.

- Isto é causa de frustrações sociais e um tipo de desprezo interno, que alimentam um desejo de se opor a tudo. Mas, invés de se manifestar contra a censura da televisão do Estado, eles protestam contra a roupa da apresentadora, que condiz perfeitamente com o clima de verão no Brasil - argumentou Beheshtipour em seu weblog.

Sobre Messi, alguns se aproveitaram do fato do nome do argentino significar "de cobre" em Persa para tentar atingir o jogador.

- Messi, você é feito de cobre. Mesmo se você fosse feito de ouro, você não poderia fazer nada contra o Irã - escreveu uma pessoa.

Alguns iranianos, tentando mitigar os danos, criaram uma página no Facebook chamada "Iranianos se desculpam a Fernanda Lima e Leo Messi", que já atraiu cerca de 20.000 fãs. A Federação Iraniana de Futebol e vários jogadores também lamentaram o ocorrido.

Insultos pela internet parecem estar virando moda no Irã, um país que conta com uma população jovem e com bom grau de instrução. No início de novembro, iranianos atacaram a página no Facebook do ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, culpado pelo fracasso nas últimas negociações nucleares entre o Irã e as potências mundiais.




GE

Nenhum comentário:

Postar um comentário