Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 24 de outubro de 2015

Jovem que denunciou padre em Pitimbu por pedofilia em 2014 escreve carta pedindo perdão e dizendo que era tudo mentira


 
 
Há cerca de um ano e meio, uma informação divulgada por um jovem mexeu nas estruturas da Igreja Católica na Paraíba. Na época, o jovem Mike Borges denunciou o padre de Pitimbu Jaildo Souto pelo crime de pedofilia.

O caso ganha um novo capítulo. É que o jovem escreveu uma carta de próprio punho pedindo perdão e negando as acusações contra o religioso. A carta enviada desde o dia 05 de agosto, foi lida no sábado (17), no Salão Paroquial da igreja Nossa Senhora de Fátima, localizada em Acaú, onde Jaildo Souto era pároco e foi afastado devido a denúncia. Membros da comunidade, o Diácono Luis Brasiliano e o Arcebispo Dom Aldo Pagotto estavam presentes.

No texto, Mike pediu perdão por ter acusado o padre injustamente e relatou que nunca houve nada entres eles, afirmando que foi coagido a denunciar o padre, atendendo a interesses de terceiros para prejudicar o religioso, que era muito ligado a população local e tinha forte influência nas comunidades, realizando um grande trabalho em parceria com a Prefeitura local.

A carta foi colocada sob a responsabilidade de Flávio Feitoza, amigo de infância de Mike e lida na presença de dezenas de pessoas que ficaram comovidas com o relato. A comunidade católica do município pretende acolher o jovem e o padre de volta, pois sempre acreditaram que tudo não passou de um mal-entendido e que havia algo estranho no caso.

Mike encaminhou a carta e autorizou a divulgação – A carta escrita por Mike inocentando o padre de todas as acusações foi encaminhada ao delegado que apurou o caso, ao Ministério Público e, anexada ao inquérito eclesiástico. Mike está se programando para voltar à Paraíba e tentar ajudar no que for necessário, prestando novos depoimentos e relatando o verdadeiro motivo que o levou a tal ato impensado de fazer a denúncia.

Mike, que fazia parte do Ministério da Música da Paróquia, hoje tem 22 anos, reside na Europa e foi o pivô da denúncia contra o padre que alcançou grande repercussão em todo o Estado. Mesmo com todo efeito, a comunidade religiosa nunca acreditou nas denúncias, por conhecer a conduta ilibada do padre e, até hoje, pedem a volta do religioso.

A acusação denunciada e registrada em 2014 foi referente ao ano de 2008, porém as autoridades policiais afirmaram mesmo seis anos depois, o registro da ocorrência era válido. Pois neste ano o rapaz ainda era adolescente. Por isso foi dado andamento ao processo que hoje está sendo analisado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) em segredo de justiça – Bayeux Jovem.