Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 26 de maio de 2012

Marcha das Vadias é realizada simultaneamente em 14 cidades brasileiras hoje




                                               Leandro Moraes /UOL


A 2ª edição brasileira da Marcha das Vadias está acontecendo  neste sábado (26) simultaneamente em 14 cidades do país, entre elas São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Recife (PE), Salvador (BA) e Natal (RN). Porto Alegre transferiu sua marcha para amanhã (domingo 27)
Em algumas outras cidades brasileiras o evento já foi realizado ou só vai ocorrer após a data da mobilização nacional. Como é o caso de Belém (27 de maio), João Pessoa (9 de junho) e Macapá (2 de junho). Neste ano, serão realizadas ao menos 22 manifestações pelo país, 10 a mais do que no ano passado.

Além de chamar a atenção aos diversos tipos de violência sofridos pelas mulheres --verbal, física ou sexual--, a mobilização pretende combater a responsabilização das vítimas pela violência sofrida e ressaltar os direitos do sexo feminino.

A manifestação é inspirada no movimento mundial intitulado "Slut Walk", criado em abril do ano passado, após um oficial da polícia de Toronto, no Canadá, dizer que, para evitar estupros, as mulheres deveriam deixar de se "vestir como vadias".
A declaração gerou protestos em países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França, Holanda, Portugal, Israel, Índia, Argentina, México, Nicarágua e Colômbia.

"Cheias de Charme" é a novela das 7 com maior ibope em 5 anos




                                               

O público parece ter aprovado a história das três "empreguetes" que sonham com uma vida melhor. No ar há pouco mais de um mês, "Cheias de Charme" é a novela das sete da Globo com maior audiência dos últimos cinco anos. Nos seus primeiros 34 capítulos, a trama de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira marcou 29,5 pontos no Ibope da Grande São Paulo. No mesmo período, a antecessora,"Aquele Beijo", registrou 26,6. "Cheias de Charme" supera ainda "Morde & Assopra" (25,7 pontos), "Ti-ti-ti" (28,6), "Tempos Modernos" (22,2) e "Caras & Bocas" (27,1), entre outras. Só perde para"Sete Pecados" (2007), que teve 30,8 pontos nos 34 primeiros capítulos.

"Já estou boa para fazer tudo", diz Claudia Rodrigues sobre doença




                                         http://natelinha.uol.com.br/img/pag/315x265/img20120525184238.jpg


A atriz e humorista Claudia Rodrigues participou do programa "Altas Horas", que vai ao ar neste sábado (26), e falou sobre seus problemas de saúde.
Ela luta contra os efeitos da esclerese múltipla, doença degenerativa de que é portadora há mais de 10 anos. Por conta disso, a Globo teve que cancelar o retorno da série "A Diarista", da qual era a protagonista.

"Eu estava retomando A Diarista, mas tive uma dificuldade de gravação e a gente decidiu retirar do ar. Tive um problema de doença, mas já estou boa para fazer tudo. Até o Vídeo Show fez uma homenagem para mim muito boa com o roteirista Rafael Machado. Achei até que você tinha me chamado para ver isso", disse a atriz ao apresentador Serginho Groisman.

Claudia Rodrigues comentou ainda que não pensa em parar de trabalhar tão cedo e deixou um recado para os autores da Globo: "Estou no Zorra e continuo aberta para convites. Os autores tem que saber que estou aqui, gente, e perfeita".
O programa contará ainda com as participações de Edson Celulari, Felipe Melo, Diogo Nogueira e Roberto Leal. 
O "Altas Horas" vai ao ar logo após o "Supercine".

Noemí volta para o Gran Hermano e é retirada do palco pela mãe




Noemí volta para o Gran Hermano e é retirada do palco pela mãe Conhecida no Brasil por ter vivido um affair com o veterinário Fael durante o BBB 12, a espanhola Noemí causou polêmica na Espanha nesta quinta-feira (24). A jovem, que foi eliminada do programa no final de abril, havia retornado ao Gran Hermano, programa similar ao BBB exibido no país, e seu comportamento já estava chamando atenção da imprensaespecializada no assunto.

Na última semana, durante o confinamento, Noemí teria pedido à produção do programa remédios para controlar a ansiedade e chegou a exibir o bumbum e as partes íntimas aos colegas do reality show e consequentemente, para toda a Espanha, na tentativa de angariar mais votos do público. Na quinta-feira (24), a jovem, que foi duramente criticada por ter se relacionado com um integrante do "Gran Hermano" e com Fael praticamente ao mesmo tempo, mostrou estar abalada ao ser entrevistada por Mercedes Milá, apresentadora do programa. "As pessoas tem feito coisas para me machucar", alegou.





"Quem saiu com Fael no Brasil foi você"

Visivelmete incomodada, Noemí começou a chorar quando a apresentadora disse: "Nós não fizemos nada para magoar você. Não podemos aceitar alegações de abusos, porque quem saiu com Fael no Brasil foi você". Chocada com a atitude de Milá, a mãe de Noemí invadiu o palco e retirou a filha do programa. "Acabou o espetáculo!", gritou ao tirar a filha do local e encerrar a entrevista.


O episódio causou grande repercussão no Twitter, onde alcançou o Trending Topic (lista de assuntos mais comentados) mundial e da imprensa espanhola, tendo sido abordado por jornais como "El Economista" e "El Mundo", que questionaram o real estado psicológico de Noemí ao retornar ao confinamento.


Em entrevista recente a QUEM, Fael já havia dito que a espanhola não devia se deixar abater pelas críticas que recebeu na Espanha. "Eu a aconselho bastante, principalmente a se impor mais com relação às críticas que ela recebeu quando saiu do 'Gran Hermano', não pode ficar só chorando", comentou o ex-BBB.

Quem

a praia de Pitimbu, devem ser evitadas pelos banhistas, de acordo com a sudema




Sudema classifica 53 praias como próprias ao banhoSuperintendência de Administração  do Meio Ambiente (Sudema) classificou, no relatório de balneabilidade semanal, 53 das 56 praias paraibanas como próprias para banho, variando entre excelente, muito boa e satisfatória. As praias do Bessa I e da Penha,em João Pessoa, e a praia do Maceió, em Pitimbu, devem ser evitadas pelos banhistas.

De acordo com o monitoramento realizado pela Sudema, continua impróprio para o banho, na praia do Bessa I, o trecho de 100 metros à esquerda e à direita da desembocadura do maceió do Bessa I. Já na praia da Penha, deve ser evitado o trecho de 100 metros à esquerda e à direita da desembocadura do Rio Cabelo. E, no município de Pitimbu, está imprópria para o banho a praia do Maceió, no trecho de 100 metros à esquerda e à direita da desembocadura do riacho do Engenho Velho. Essa classificação é válida até a emissão do próximo relatório, no dia 1º de junho.

A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado. Em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano, a análise é realizada mensalmente.



Assessoria

Brasil passa pela Dinamarca em dia de Hulk e Oscar




                                Brasil passa pela Dinamarca em dia de Hulk e Oscar

José Mourinho viu de perto neste sábado a força de Hulk e o talento de Oscar: com a presença do técnico do Real Madrid no estádio ImtechArena, o atacante do Porto brilhou com a camisa da Seleção Brasileira, marcou duas vezes e criou a jogada de outro (contra) na vitória do time de Mano Menezes por 3 a 1 sobre a Dinamarca, em Hamburgo. O meia do Internacional também se destacou com a camisa 10 e participou dos principais lances do time canarinho.

Mesmo com vários desfalques, a Seleção teve boa atuação, uma das melhores sob o comando de Mano, principalmente no primeiro tempo, quando marcou os três gols. Na etapa final, o time diminuiu o ritmo e viu Bendtner descontar no placar, em posição irregular e erro do árbitro que não assinalou impedimento. O técnico não pôde contar com Neymar e o goleiro Rafael, que defenderam o Santos na Libertadores quinta-feira e só se apresentarão para os jogos nos Estados Unidos. Daniel Alves e Paulo Henrique Ganso foram cortados por lesões, enquanto Alexandre Pato acabou poupado na Alemanha. zagueiro do Chelsea Luiz não jogará nem na Terra do Tio Sam, mas permanecerá com a delegação.


No domingo, o grupo viaja para os Estados Unidos, onde a equipe enfrentará os americanos (quarta, em Washington), o México (dia 3 de junho, em Dallas) e Argentina (9 de junho, em Nova Jersey) nos últimos testes para as Olimpíadas. Em 8 de junho, Mano vai anunciar os 35 nomes que continuarão na pré-lista dos Jogos (a relação conta com 52 hoje). A convocação final para Londres sairá em 6 de julho.

Cotado para defender o campeão europeu Chelsea na próxima temporada, Hulk brilhou em Hamburgo. O atacante do Porto abriu o placar aos sete do primeiro tempo com um chute de fora da área, criou ao lado de Oscar o lance que originou o gol contra de Zimiling cinco minutos depois e marcou o terceiro do Brasil aos 39 da etapa inicial, em jogada individual após o meia do Internacional roubar a bola perto do meio do campo. Aos 25 do segundo tempo, Zimiling driblou Rômulo com estilo na área e cruzou para Bendtner, em posição de impedimento (não dado), marcar para a Dinamarca.


O Incrível Hulk domina o primeiro tempo: 3 a 0

Sem contar com nomes como Neymar, Daniel Alves e Pato, Mano escalou a Seleção com Jefferson, Danilo, Thiago Silva (capitão), Juan (revelado pelo Internacional e atualmente no Inter de Milão), Marcelo, Sandro, Rômulo, Oscar (herdeiro da camisa 10 sem Ganso), Hulk, Leandro Damião e Lucas.

O pouco tempo de treinamento parecia prejudicar o início da equipe canarinho na partida. Alguns erros de passe marcaram os primeiros minutos. Mas aos sete, Hulk recebeu na entrada da área e soltou a bomba de canhota. O goleiro Sorensen caiu atrasado e não viu a cor da bola: 1 a 0 para o time canarinho.

A partir daí, tudo o que o técnico Mano Menezes gostaria de ver entrou em campo. A Seleção começou a marcar a Dinamarca no campo de defesa. Acuados com o gol marcado logo no início, os europeus erravam muitos passes.


Mas foi em uma roubada de bola de Hulk, aos 12, que o Brasil ampliou o marcador. O atacante recuperou a posse de bola e tocou para Oscar. O meia do Inter passou por um adversário e cruzou para Hulk. Na ânsia de cortar a finalização, Zimling chutou contra a própria mete e fez o segundo da Seleção. A equipe seguiu melhor na partida, principalmente no setor ofensivo. Lucas e Oscar trocavam de posição a todo instante e levavam perigo à meta rival.

Se o ataque tinha excelente participação, a defesa ainda precisava de alguns ajustes. E o capitão Thiago Silva era o responsável por orientar os volantes e os companheiros de zaga. Às vezes com Danilo, outras com Sandro e Rômulo, que ainda buscavam o melhor entrosamento.

E foram justamente por esses erros que a Dinamarca chegou ao gol do Brasil algumas vezes. Aos 36, Khron Dehli perdeu dentro da área a chance de diminuir a diferença. Três minutos depois, mais um prêmio para a marcação pressão da Seleção. Oscar tomou a bola na intermediária e lançou para Hulk. O atacante passou por um adversário, invadiu a área e tocou para marcar mais um para o time canarinho: 3 a 0.

Seleção diminui o ritmo e vê árbitro errar em gol da Dinamarca

Com a vitória na mão, a Seleção diminuiu o ritmo no segundo tempo. Logo no primeiro minuto, viu a Dinamarca chegar bem perto de diminuir o placar: Wass cruzou de dentro da área, a bola passou pelo Jefferson e Agger ficou na cara do gol, mas pegou mal e chutou para fora. No início da jogada, Wass estava impedido, mas o árbitro alemão Felix Brych não marcou a irregularidade.


Os dinamarqueses só conseguiram descontar aos 25. E de novo com ajuda do trio de arbitragem. Zimling, que havia feito contra, entrou driblando pela direita, passou pelo volante Rômulo com estilo e cruzou rasteiro para Bendtner, que estava em impedimento claro, marcar dentro da pequena área.

O gol fez Mano Menezes mexer no time. O lateral-direito Danilo deu lugar a Rafael, que foi chamado para a vaga deixada por Daniel Alves. Logo em seguida, Leandro Damião, que esteve apagado, saiu para a estreia de Wellington Nem. O meia Giuliano também ganhou chance e substituiu o são-paulino Lucas. Depois, Sandro saiu para a entrada de Casemiro, e o zagueiro Bruno Uvini deu descanso ao artilheiro Hulk.

A única chance com a garotada em campo foi aos 44, quando Nem entrou em velocidade pela direita e bateu cruzado, mas o goleiro Andersen defendeu. A decisão das vagas nas Olimpíadas ficou para os Estados Unidos, onde o Brasil terá até Lionel Messi pela frente no último teste antes da convocação dos Jogos.


GloboEsporte.com

POLÊMICA: Marcha da Maconha será realizada hoje em João pessoa




                                POLÊMICA: Marcha da Maconha será realizada hoje em João pessoa

A polêmica Marcha da Maconha acontecerá hoje em João pessoa a partir das 14:00h com concentração na Praça João pessoa. De lá sairá um passeata que percorrerá ruas do centro da cidade chegando à Maciel Pinheiro e terminará com uma manifestação político/cultural pela descriminalização da maconha na praça Anthenor Navarro.

Esta é a primeira edição que realmente acontecerá em João Pessoa, nos anos anteriores semre houve algum tipo de impedimento. Segundo os líderes do movimento, a Marcha de hoje está garantida por decisão do Supremo Tribunal Federal na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental n. 187 e pela Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 4274. A Suprema Corte decidiu, por unanimidade, nas duas ações, que a Marcha está amparada pelo inciso XVI do artigo 5º da Constituição Federal, que exige o prévio aviso. Os organizadores alertam a todos os participantes que a decisão da Corte não permite porém o consumo, porte, compra e venda de maconha, nem de qualquer outra substância proibida, nem mesmo durante a passeata.

Segundo os organizadores os objetivos da marcha são criar espaços onde indivíduos e instituições interessadas em debater a questão possam se articular e dialogar, estimular reformas nas Leis e Políticas Públicas sobre a maconha e seus diversos usos, ajudar a criar contextos sociais, políticos e culturais onde todos os cidadãos brasileiros possam se manifestar de forma livre e democrática a respeito das políticas e leis sobre drogas, exigir formas de elaboração e aplicação dessas políticas e leis que sejam mais transparente, justas, eficazes e pragmáticas, respeitando a cidadania e os Direitos Humanos.

A marcha é apoiada pelo Coletivo mundo, por professores e estudantes universitários além do vice-presidente do Movimento do Espírito Lilás (MEL) e candidato a prefeito de João Pessoa, Rennan Palmeira.

Os organizadores do movimento divulgaram carta aberta à sociedade paraibana:

”Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem.” (Rosa Luxemburgo)

Droga não é um caso de polícia, mas sim um caso de saúde. A Lei nº 11.343/06 que trata do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad) é considerada um avanço por suavizar a pena para quem usa drogas. Mas, o usuário ainda é sujeito a agressões físicas e morais quando são encontrados consumindo ou portando drogas ilícitas, podendo inclusive ser detidos. O caso é mais agravante quando se trata de jovens da periferia que mesmo portando pouca quantidade de drogas são enquadrados como traficantes. O Poder Público e a sociedade ainda não se deram conta que criminalizando os usuários perde-se a oportunidade de recuperá-los.

Financeiramente o Estado gasta MUITO mais na guerra às drogas do que gastaria com a saúde na rede CAPS, os Consultórios de Rua e Casas de Acolhimento, que apresentam resultados mais eficazes na recuperação dos dependentes químicos por utilizarem a Política de Redução de Danos.

Todos nós sabemos que os verdadeiros beneficiários do crime organizado não são os famosos ‘aviões’, esses morrem pelo crime. Os que detem o lucro arrecadado através do tráfico de drogas moram em mansões e passam despercebidos pela sociedade. São verdadeiros covardes, pois colocam armas nas mãos de adolescentes, levando o mal para a favela, vinculando a pobreza à violência. Ser pobre não é sinônimo de ser bandido!

A maconha é uma planta que desde 2.700 a.C. é utilizada para fins medicinais e recreativos. Seus benefícios medicinais são reconhecidos e usufruídos em diversos países no combate ao glaucoma, depressão, ansiedade, náuseas, etc. Ela não causa dependência química, pode apenas causar dependência psicológica. Ela não é a porta de entrada para drogas pesadas, mas sua ilegalidade facilita o acesso a outras drogas.

A descriminalização do plantio e da venda reduziria consideravelmente a população carcerária nacional, reduzindo custos para o Estado. Além disso, a concorrência da produção e distribuição legalizada traria prejuízos irreversíveis à estrutura do crime e dos corruptos, que hoje monopolizam o mercado da maconha.

A produção para uso recreacional geraria alguns milhares de empregos formais, especialmente no Semiárido Brasileiro, terreno fértil para a cultura da Cannabis. Produtos à base da fibra da planta poderiam ser utilizados na produção de tecido e papel. A Marcha da Maconha NÃO é um movimento de apologia ou incentivo ao uso de qualquer droga, inclusive da Cannabis. Apenas acreditamos que essa simples mudança de Lei é a alternativa mais plausível em busca da diminuição da violência nas periferias. Queremos criar contextos sociais, políticos e culturais onde todos os cidadãos brasileiros possam se manifestar de forma livre e democrática a respeito das políticas e leis sobre drogas, respeitando a cidadania e os Direitos Humanos. 

COLETIVO MARCHA DA MACONHA JOÃO PESSOA

Email: joaopessoa@marchadamaconha.org

Thatiane Sonally

PB Agora

Roberto Carlos pode ter passaporte apreendido por não pagar dívida




Roberto Carlos pode ter passaporte apreendido por não pagar dívidaO advogado de uma ex-funcionária do lateral Roberto Carlos vai protocolar um pedido na Justiça na próxima segunda-feira para que seja apreendido o passaporte do jogador, que atualmente defende o Anzhi, clube de futebol da Rússia. Roberto Carlos está atualmente no Brasil, onde passa fériascom a família.


O pedido será feito para que o atleta seja impedido de deixar o país e possa, assim, ser encontrado e citado pela Justiça brasileira para pagar uma dívida trabalhista de R$ 360,3 mil à ex-funcionária da empresa RCS Empreendimentos, de propriedade de Roberto Carlos e de seu pai, Oscar Pereira da Silva.

Em 2007, a Justiça do Trabalho proferiu decisão definitiva a favor da ex-funcionária, que pleiteava nos tribunais o reconhecimento de vínculo empregatício com a empresa do jogador. A Justiça determinou que a empresa devia R$ 183 mil à funcionária. De lá para cá, a dívida cresceu para R$ 360,3 mil.

A partir da sentença definitiva, deu-se início ao processo de execução processual. Desde então, a Justiça vem tentando encontrar bens da RCS Empreendimentos para ordenar o pagamento da dívida. Os técnicos do Judiciário detectaram que não havia nenhum bem para penhorar da RCS, impossibilitando que se executasse a sentença. Assim, no último dia 17, atendendo a pedido do advogado Ricardo Amin Abrahão Nacle, o juiz Renato Sabino Carvalho Filho, de São Paulo, determinou que fossem bloqueados os R$ 360,3 mil das contasbancárias de Roberto Carlos.

Acontece, porém, que o Banco Central, cumprindo a determinação judicial, fez uma busca pelos valores nas contas bancárias de Roberto Carlos, e acabou por encontrar apenas R$ 7,02, em uma conta do banco Itaú. O valor foi bloqueado e seguirá para uma conta da Justiça. Em outra conta do atleta, no banco Santander, o saldo encontrado pela Justiça foi de R$ 0.

Dessa forma, para prosseguir com a execução, a Justiça determinou que seja bloqueada a propriedade de veículos e imóveis jogador, além de ordenar a quebra de sigilo fiscal de Roberto Carlos e a inclusão de seu nome no Cadastro Nacional dos Devedores Trabalhistas.

Mesmo se os bens forem bloqueados, porém, para que os valores sejam pagos à ex-funcionária, é preciso que Roberto Carlos seja citado. E, se ele deixar o país, isso só poderá ser feito através de um instrumento jurídico chamado carta rogatória. "Este é um procedimento via Ministério das Relações Exteriores, extremamente demorado, complexo e dispendioso. Por isso, solicitarei na segunda-feira a apreensão do passaporte do devedor, uma vez que minha cliente já aguarda há cinco anos que uma decisão da Justiça seja cumprida", explica Nacle.

A apreensão do passaporte de um devedor por parte da Justiça do Trabalho é possível, embora rara. O advogado da ex-funcionária, porém, está otimista porque já teve seu pedido de bloqueio dos bens do jogador atendido. "O processo se arrasta por anos e a minha cliente não recebeu absolutamente nada. Lembro que os créditos trabalhistas possuem natureza alimentar, daí porque se afiguram essenciais à sobrevivência do credor".

Roberto Carlos anunciou, na semana passada, que voltará a ser sócio de uma equipe de Stock Car, a Bassani Racing, embora não tenha revelado quanto está investindo no negócio. Para o advogado da ex-funcionária, este é mais um motivo para exigir o pagamento da dívida. "No meu entendimento, deixar míseros R$ 7 na conta corrente e, ao mesmo tempo, alardear aos quatro cantos que está patrocinando Stock Car é um deboche à autoridade da Justiça do Trabalho. Em outros países, esse desrespeito poderia levar à sua prisão", afirma.

Desde que este assunto foi publicado na imprensa, o jogador não se pronunciou. Seu único comentário sobre o tema foi feito através de sua conta no Twitter, onde o lateral lamentou, no último dia 23, que a questão esteja sendo tratada na mídia. "Vou resolver com calma, tá? Deus vê tudo! Vou resolver da melhor maneira possível! É uma pena sair na imprensa sobre dinheiro! Que pena!", disse, para um amigo no microblog.

O UOL Esporte tenta falar com o jogador desde o último dia 22. Roberto Carlos chegou a informar à reportagem que sua assessoria de imprensa entraria em contato, o que não aconteceu. Já a advogada do atleta, Lola Vainstok França, disse que não se pronunciaria sobre o assunto.

Uol

SBT exibe compacto da primeira semana de Carrossel neste sábado




SBT exibe compacto da primeira semana de Carrossel neste sábadoAproveitando a boa audiência que "Carrossel" atingiu nesta primeira semana, o SBT decidiu exibir um compacto com os melhores momentosda novela.

O resumo irá ao ar neste sábado (26), às 21h15, no lugar do "CineFamília". Com isso, o então programado "Scooby-Doo - O Mistério Começa" foi adiado para a semana que vem, na mesma sessão. Através de um comunicado enviado à imprensa, o SBT diz que a decisão de reapresentar cenas da primeira semana de "Carrossel" foi tomada após o pedido de vários telespectadores. Confira como ficará a grade de hoje à noite: 19h45 SBT Brasil 20h15 Esquadrão da Moda 21h15 Novela Carrossel - Resumo dos primeiros capítulos 22h45 Cine Belas Artes - filme : "Super-Homem" 



Uol

Australiana é a mulher mais rica do mundo




Australiana é a mulher mais rica do mundoA australiana Gina Rinehart, herdeira da empresa de mineração Hancock, é atualmente a mulher mais rica do mundo, superando a americana Christy Walton, dos supermercados Wal-Mart, segundo a revista Business Review Weekly (BRW).

De acordo com a lista de 200 pessoas mais ricas do mundo elaborado pela BRW, Rinehart, de 58 anos, possui uma fortuna calcula em US$ 28,4 bilhões. Em março, a revista Forbes havia informado que Walton - viúva de um dos filhos do fundador do Wal-Mart - era dona de uma fortuna de US$ 25,3 bilhões e que Rinehart tinha US$ 18 bilhões.

De acordo com Andrew Heathcote, que elaborou a lista da BRW, Gina Rinehart praticamente dobrou a fortuna em apenas um ano graças ao aumento dos preços das matérias-primas e a dois contratos assinados nas áreas de carvão e minério de ferro.

"O aumento (da fortuna) não tem precedentes. É resultado de investimentos no exterior em novos projetos, de um aumento da produção e de uma valorização do minério de ferro nos últimos seis meses", explicou Heathcote.

"Se a valorização das matérias-primas continuar, uma fortuna de US$ 100 bilhões não é impossível", completou. Rinehart é uma figura polêmica na Austrália, onde lidera uma vigorosa campanha, muito criticada pelo governo trabalhista, contra a introdução de taxas sobre a atividade de mineração. Três dos quatro filhos da bilionária processam a empresária por disputas relacionadas ao controle das empresas da família.




Terra

ONU pede que obras da Copa e Olimpíadas beneficiem os pobres




ONU pede que obras da Copa e Olimpíadas beneficiem os pobres A ONU recomendou ao Brasil que as obras da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 não gerem despejos forçados de moradores e tragam benefícios "duradouros" para a população urbana marginalizada.

Essa foi uma das 17 principais recomendações feitas ao governo brasileiro em uma sabatina sobre a situação dos direitos humanos no país, realizada nesta sexta-feira na ONU em Genebra.

O pedido sobre as obras poder afetar, por exemplo, uma comunidade indígena que vive em uma aldeia vizinha ao estádio do Maracanã, no Ro de Janeiro. Lá, cerca de 30 índios que ocuparam o terreno do antigo Museu do Índio convivem com o temor diário do despejo.

Representantes de 70 países também pediram que o Brasil acabe com seu sistema de polícia militar - com a eventual substituição por uma instituição única e de caráter civil.

O objetivo da medida seria reduzir o número de execuções extrajudiciais de suspeitos praticadas por policiais militares.

Os países também solicitaram que o país reduza a superlotação de suas cadeias, combata o tráfico de pessoas e crie programas de proteção a juízes, ativistas de direitos humanos e jornalistas.

Também foram abordados a proteção aos idosos, aos indígenas, aos deficientes e às crianças, entre outros pontos.

A ONU recomendou ainda que o Brasil se esforce para implementar efetivamente a Lei Maria da Penha - que protege mulheres contra a violência doméstica.

Pontos positivos

A ONU elogiou a criação da Comissão da Verdade, para esclarecer abusos ocorridos durante o período de ditadura militar.

Também reconheceu os esforços do governo no combate à pobreza, por meio dos programas de distribuição de renda.

O programa de combate à Aids e medidas para a proteção dos direitos das mulheres também foram enaltecidos.

Foi a segunda vez que o Brasil se submeteu à Revisão Periódica Universal, na qual o país expõe ao Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU a situação de suas ações de proteção aos direitos humanos e recebe recomendações.

Trata-se de mecanismo do órgão para regular o cumprimento de compromissos de direitos humanos aplicado em cada país membro a cada quatro anos e meio.

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, chefiou a delegação brasileira.

O Ministério das Relações Exteriores afirmou que a reunião foi "um exercício positivo" para o Brasil.

Na quinta-feira, os Estados Unidos também divulgaram seu relatório anual sobre a situação de direitos humanos no mundo. Prisões superlotadas e abusos policiais foram os pontos mais criticados no caso do Brasil. 

Uol

Deborah Secco confirma que será Joelma nos cinemas




Deborah Secco confirma que será Joelma nos cinemasApós meses de negociações, Deborah Secco (32) confirmou nesta sexta-feira, 25, que irá interpretar a cantora Joelma (37) no filme que irá contar a história da Banda Calypso nos cinemas. A atriz esteve em um evento organizado pela Febreze, no Shopping Center Norte, em São Paulo, e disse que vai precisar usar aplique para as filmagens.

Antes dela, Mariana Ximenes (30) havia sido cotada para o papel, que não chegou a um acordo com os produtores. Já Deborah ficou super interessada pelo projeto. "É um personagem que começa de um jeito e termina de outro. Então, precisaria de uma transformação no decorrer da história. Isso é uma das coisas que eu mais gosto de fazer: personagens que vão se transformando. Acho que conseguiria me divertir bastante", contou em recente entrevista.

Além de Deborah, a apresentadora Ana Maria Braga (63) também participou do evento e saiu distribuindo autógrafos e posando para fotos com seus fãs na saída do Shopping.


Caras Online

Evans: Reality não faz bem para a carreira




Evans: Reality não faz bem para a carreiraQuase um ano após ter ficado em segundo lugar em "A Fazenda 4", a apresentadora Monique Evans, que foi vencida por Joana Machado na final do reality show, em 2011, afirma que participar do programa não trouxebenefícios  à sua vida profissional.

Em entrevista ao UOL, Monique, que também esteve em "A Fazenda 3", conta não ter conseguido sequer um trabalho em decorrência da exposição que teve no reality show. “Não é bom para a carreira de ninguém”, afirma ela. “Analisando todo mundo que entrou, você vê que não tem ninguém na mídia agora”, continua. “Eu tinha um contrato de 8 meses na Rede TV” [antes de participar de 'A Fazenda 3'] e tive que rescindir. Eles ficaram chateados, tanto que eu só estou voltando para a TV agora”, completa.

Após três anos sem atuar como apresentadora, Monique terá um quadro sobre sexo no novo programa de Dr. Hollywood na Rede TV!, ainda sem data para estreiar.

Monique também diz ter sido prejudicada na final de "A Fazenda 4". "Eu estava ganhando em todas as pesquisas. Se a Joana ganhou, algo deve ter acontecido", diz ela, sugerindo que a família da personal trainer tenha contratado pessoas para votarem na internet. "Para mim, eu ganhei. Acho que ela [Joana] deveria estar na imprensa geral se ela ganhou", afirma.



Uol

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Filho de tiririca quer se eleger; veja outros famosos nas eleições de 2012




                                             

Entra eleição, sai eleição, jogadores de futebol, pagodeiros, funkeiras e músicos de todas as vertentes, dançarinas, atores, comediantes, apresentadores de TV, ex-BBBs (participantes do programa de TV Big Brother Brasil) e qualquer um que se enquadre na definição moderna de “celebridade” ou “famoso” engordam a lista dos candidatos que tentam a sorte nas urnas.  Muitas vezes conseguem se eleger, mesmo sem plataformas claras para seus mandatos. Os próprios partidos se encarregam de ir atrás destes rostos famosos, na esperança de encontrar um candidato puxador de votos. 



Em 2012, este fenômeno deve se repetir com força total. Inspiradas pelo sucesso do deputado federal mais votado do país em 2010, Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), mais conhecido como o palhaço Tiririca, várias celebridades, veteranas e novatas em eleições, já confirmaram que serão candidatas neste ano.
O filho de Tiririca, Everson de Brito Silva, mais conhecido com o palhaço Tirulipa, é um deles. Filiado ao PSB desde 2011, tentará agora em 2012 uma cadeira na Câmara Municipal de Fortaleza. “Cada um tem sua opinião. Meu pai foi alvo de críticas durante toda sua campanha, e hoje ele mostra seriedade. Não faltou em nenhuma sessão da comissão dele”, diz. “Vou realizar trabalhos na área de cultura. Tenho um circo itinerante, já fazemos um trabalho social nos bairros que visitamos”, afirma o palhaço.
Vera Chaia, professora da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e pesquisadora do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico),  enxerga o fenômeno com ressalvas. “É um jeito de obter votos, um chamariz para o partido, já que estes candidatos geralmente não tem nada a dizer, não tem proposta politica”, diz. “Existem, no entanto, exceções. O Tiririca, por exemplo, surpreendeu. Esta na comissão de educação, nunca perdeu uma sessão. O Romário é outro, tem sido bem crítico com os desmandos da Fifa em relação à Copa do Mundo no Brasil; e o Jean Willis [ex-BBB], que sempre teve um envolvimento político e continua com esta militância”, afirma a professora.
“O problema não é o candidato celebridade em si, mas a legislação, que permite que eles puxem outros candidatos que não obtiveram votos suficientes, o que gera uma certa distorção”, diz Vera.
Para o professor Octaciano Nogueira, da UnB (Universidade de Brasília), a falta de cultura cívica do brasileiro explica a eleição destes candidatos, que considera um fenômeno de despolitização. “O eleitor brasileiro não sabe discernir as qualidades necessárias para que um candidato seja um bom político. O eleitor não tem critério”, diz.
Segundo o professor, a falta de interesse e participação dos cidadãos na política e na vida pública explica o fenômeno, que não é recente. “Nos anos 1950, São Paulo elegeu um rinoceronte como vereador, o Cacareco”, afirma Nogueira. “Acredito que o maior desafio cívico do Brasil hoje é justamente criar esta consciência de participação na vida política. O eleitor, quando quer desmoraliza as eleições com este tipo de voto inusitado, consegue. Só que isto não é bom para o país”, afirma Nogueira.
“Não podemos ter preconceito. Às vezes dá certo, como no caso do Tiririca”, diz. “Mas geralmente dá errado e o resultado é isso [esta câmara] que temos aí.”
Puxadores de voto
O lançamento dessas candidaturas para cargos legislativos é uma estratégia dos partidos para conseguir eleger políticos profissionais através do coeficiente eleitoral. As eleições para vereador, deputado federal e deputado estadual são proporcionais. Isso significa que para eleger um candidato, o partido deve atingir um número específico de votos, que varia de acordo com a cidade ou estado.
 Assim, os candidatos que recebem mais votos que o necessário para se eleger transferem para os outros candidatos do partido os votos excedentes. Logo, celebridades conhecidas são potenciais puxadores de voto.
Foi o que aconteceu, por exemplo, com o PR de São Paulo nas eleições de 2010. Tiririca se elegeu deputado federal pela legenda com 1.353.367 votos.
Como o coeficiente eleitoral no Estado era de 304.533 votos, ele transferiu 1.048.834 de votos para o partido e ajudou a eleger outros três candidatos da coligação. Entre eles, o deputado federal Valdemar Costa Neto (PR), que em 2005 renunciou ao mandato em meio a acusações de envolvimento no escândalo do mensalão.

Suspeito de vazar documentos do Vaticano, mordomo do papa é preso




                                           
                                                       

Cidade do Vaticano, 25 mai (EFE).- Um homem, identificado por fontes da Igreja Católica como o mordomo do papa, foi detido no Vaticano depois que a polícia o encontrou "em posse ilegal de documentos reservados" da Santa Sé.

A prisão foi confirmada nesta sexta-feira pelo vice-diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Ciro Benedittini, pouco depois de o porta-voz, Federico Lombardi, ter informado que agentes tinham localizado "uma pessoa em posse ilegal de documentos reservados" e que ela havia sido colocada à disposição da magistratura vaticana "para maiores investigações".

Embora oficialmente o Vaticano não tenha revelado o nome do detido, fontes citadas pela imprensa italiana disseram que se trata de Paolo Gabriele, de 42 anos e considerado um dos membros da chamada "família do papa".

Este seleto grupo de pessoas é composto também por seus dois secretários, os sacerdotes Georg Gänswein e Alfred Xuereb, e quatro laicas italianas consagradas da comunidade "Memores Domini" que cuidam do apartamento papal (residência oficial do papa).

Gabriele é um romano que trabalha no apartamento papal desde 2006, após ter estado a serviço do prefeito da Casa Pontifícia, o arcebispo James Harvey.

Segundo as fontes vaticanas, os agentes encontraram "uma grande quantidade de documentos reservados" na casa na qual Gabriele vive com sua esposa e três filhos na Via de Porta Angelica, anexa ao Vaticano. Ele foi detido na quinta-feira, de acordo com as fontes, e posto à disposição do Promotor de Justiça do Vaticano, Nicola Picardi, que lhe interrogou hoje durante várias horas.

A prisão de Gabriele, já conhecido como "Il curvo" (o corvo), surpreendeu em ambientes vaticanos, e algumas fontes duvidam que ele seja o autor dos vazamentos, e sim "um bode expiatório".

Bento XVI, segundo fontes vaticanas, foi informado da detenção de seu mordomo e se mostrou "muito entristecido".

Gabriele foi preso após as investigações realizadas nos últimos dias pela Gendarmaria Vaticana para esclarecer os casos de vazamentos à imprensa de documentos reservados enviados ao papa Bento XVI e seu secretário Gänswein. As investigações foram feitas segundo as instruções recebidas por uma comissão criada em abril por Bento XVI para esclarecer esses casos.

O escândalo começou quando uma rede de televisão italiana divulgou cartas enviadas pelo atual núncio nos Estados Unidos e ex-secretário-geral do Governo da Cidade do Vaticano, Carlo Maria Vigano, a Bento XVI, nas quais denunciava a "corrupção, prevaricação e má gestão" na administração vaticana.

Em uma dessas mensagens, Vigano denunciou também que os banqueiros que integram o chamado "Comitê de finanças e gestão" do Governo e da Secretaria de Estado "se preocupam mais com seus interesses do que com os nossos", e que em dezembro de 2009, em uma operação financeira, "queimaram (perderam) US$ 2,5 milhões".

Após a divulgação desses documentos, Lombardi denunciou a existência de uma espécie de Wikileaks para desacreditar a Igreja. Mas o vazamento não ficou por aí. Em 19 de maio saiu às livrarias o livro "Sua Santita", do jornalista Gian Luigi Nuzzi, com uma centena de novos documentos revelam tramas e intrigas no pequeno Estado.

Entre as informações confidenciais que foram reveladas está a de que a organização terrorista ETA pediu ao Vaticano no início de 2011 enviar à Nunciatura de Madri vários de seus membros para acertar com a Igreja o anúncio do fim de sua atividade armada, mas o cardeal Tarcisio Bertone o rejeitou, após falar com o bispo de San Sebastián, José Ignacio Munilla.

Lombardi anunciou que a Santa Sé levará à Justiça os autores do vazamento de todos esses documentos reservados e cartas confidenciais ao papa Bento XVI, cuja publicação qualificou como "ato criminoso".

A detenção de "Il Curvo" foi anunciada um dia depois de o Banco do Vaticano (IOR) ter demitido seu presidente, Ettore Gotti Tedeschi, "por não ter desenvolvido funções de primeira importância para seu cargo". 

Procon-JP autua empresas de telefonia por má prestação de serviço





                                Procon-JP autua empresas de telefonia por má prestação de serviço

O Procon de João Pessoa autuou a empresa de telefonia móvel Oi Paraíba pela má prestação de serviço aos consumidores. O órgão não acatou a defesa da operadora para as falhas e congestionamentos nas ligações ocorridos com a campanha promocional “Fale ilimitado”. Além disso, Procon-JP autuou a Claro, Tim e Vivo por propaganda enganosa na venda de planos que prometiam ligações “ilimitadas”. As empresas têm dez dias para apresentar defesa e, após este prazo, o órgão vai definir o valor da multa, que pode chegar a R$ 6 milhões.

“Não há como excluirmos a responsabilidade da Oi dos problemas que os consumidores enfrentaram com constantes congestionamentos nas ligações. A empresa justificou o problema informando que houve uma sobrecarga antes do Dia das Mães pelo alto número de ligações e recargas nos telefones pré-pagos. Mas isso faz parte de sua atividade, não foram falhas causadas por causas externas. A empresa tem que se responsabilizar e tomar as devidas precauções pelos riscos que são inerentes ao seu empreendimento”, alegou o coordenador geral do Procon-JP, Emerson de Almeida Fernandes.

Segundo ele, os problemas foram provocados justamente porque a empresa não teve condições de suportar a demanda criada por ela com a promoção. “Atuamos para manter as boas relações de consumo tanto para consumidores como fornecedores. A multa é a última alternativa para garantir o cumprimento dos direitos”, esclareceu. O coordenador geral também destacou que a empresa foi notificada logo após a pane ocorrida a partir do dia 4 de maio e que foi dado um prazo de dez dias para que justificasse o problema, garantindo à empresa o direito ao contraditório e ampla defesa.

Propaganda enganosa

O Procon-JP também autuou as empresas de telefonia móvel Claro, Tim e Vivo por propaganda enganosa na venda de planos promocionais que prometiam ligações “ilimitadas”. O órgão constatou cláusulas consideradas abusivas no regulamento da prestação do serviço das empresas, verificando que há limite previsto para o tempo de ligações. Existe, inclusive, regra que estabelece que o consumidor não pode realizar mais de 60% das chamadas sem se movimentar, sob pena de ter o plano cancelado.

Após o período de defesa, o órgão vai definir os valores das multas que serão aplicadas, entre R$ 400 e R$ 6 milhões, como prevê o CDC. Já a Oi foi notificada para que apresente o contrato do plano “Fale Ilimitado” com regras específicas que abranjam João Pessoa para que o órgão também verifique se houve propaganda enganosa. Isso foi feito após o o contrato obtido pelo órgão não constar que as regras eram válidas para a Paraíba.

De acordo com o coordenador geral do Procon-JP, Emerson Fernandes, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina o equilíbrio nas relações de consumo e as empresas não podem rescindir o contrato de maneira unilateral ou colocar o consumidor em situação de desvantagem exagerada ou incompatível com o princípio da boa fé.

Emerson Fernandes esclarece que o CDC considera propaganda enganosa “qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços”. O Código prevê ainda que a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço.

Ele também esclareceu que o problema das panes foi o que motivou a investigar a possível propaganda enganosa, pois alguns consumidores procuraram o órgão afirmando que tiveram seus planos cancelados após receberem mensagens informando que fizeram mau uso. A partir daí, foram investigadas todas as operadoras de telefonia móvel que atuam na cidade e que prometiam planos com ligações “ilimitadas”.

Cláusulas abusivas

O Procon-JP verificou que no contrato da Tim está previsto que, caso a operadora identifique irregularidades na utilização do serviço, ela se reserva no direito de excluir definitivamente o cliente do benefício promocional e ainda migrá-lo automaticamente para outro plano. Outra cláusula do regulamento do plano “Infinity” define que é considerado uso indevido, passível de bloqueio ou suspensão, a utilização sem mobilidade do aparelho em cerca de 60% das chamadas feitas pelo cliente e recebimento de ligações em proporção inferior a 33% do volume originado por mês.

O órgão considerou que as cláusulas devem ser rechaçadas, pois no próprio material de campanha publicitária da Tim consta que a promoção é o “único pré ilimitado de verdade sem pegadinhas”, mesmo estabelecendo limites contratuais.

A Claro também incluiu no seu contrato da promoção “Fale mais Brasil por Chamada 2012” que a empresa se reserva o direito de suspender a tarifação promocional e excluir o cliente em caso de identificação de fraude ou mau uso. Em um anúncio publicitário, a Claro informou que na promoção o cliente pagará uma tarifa de R$ 0,21 por chamada, mas em pequenas letras informa que haverá tarifação a cada 30 minutos de ligação.

Já no regulamento da Vivo, na promoção “Vivo sempre ilimitado”, o Procon-JP também verificou cláusulas determinando que pode haver suspensão do serviço em caso de uso estático do aparelho em cerca de 50% das chamadas e recebimento de ligações em proporção inferior a 25% do volume originado por mês. Além disso, a empresa também estabelece um limite de 30 números diferentes de destino de ligações por dia e que também será considerado uso indevido a utilização contínua por mais de três horas ininterruptas.



Secom-JP

Foto ruim é o principal motivo para começar dieta, diz estudo




Foto ruim é o principal motivo para começar dieta, diz estudoNão é a calça apertada demais ou aquela olhada no espelho que são as principais motivações para alguém começar uma dieta.

Segundo um estudo feito por uma empresa de alimentos dietéticos britânica, a principal motivação para as mulheres começarem um regime são suas fotografias.

Cerca de 42% das mil mulheres questionadas na pesquisa admitiu que ver uma imagem que a desagradava as levou a uma mudança de hábitos.

Segundo as entrevistadas, o resultado foi uma perda de peso de em média seis quilos.

"Uma fotografia pode ser como um raio que cai do céu - muitas vezes as pessoas ficam surpresas de como elas poderiam ter deixado as coisas ficarem tão ruins", afirmou um porta voz da empresa ao "Daily Mail".



Folha Online

Vila Olímpica no Valentina está em fase final de conclusão




Vila Olímpica no Valentina está em fase final de conclusãoA construção do Centro de Treinamento Esportivo (Vila Olímpica), no bairro Valentina de Figueiredo está em fase final de conclusão e deve ser entregue a população ainda neste segundo semestre. O equipamento terá como foco os esportes olímpicos e espaço para a prática de todas as modalidades de atletismo, oferecendo estrutura de ponta para a realização de competições nacionais e internacionais.

Segundo Thiago Pacheco, secretário de juventude, esporte e recreação (Sejer), a obra está orçada em R$ 5,2 milhões e os recursos são da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério dos Esportes, em convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF).

“A maior parte da obra já foi concluída. As arquibancadas estão prontas, a entrada principal está sendo finalizada, assim como as salas para atendimento médico, musculação e atendimento técnico. A rampa de acesso às arquibancadas está sendo construída e nos próximos dias deve chegar à cobertura.”, detalhou.

Estrutura - A Vila Olímpica tem uma área de 12 mil metros quadrados e conta com pista de atletismo com padrão internacional e piso sintético, campo de futebol, vestiários, sala de fisioterapia, musculação, sala de imprensa e arquibancada para 1.200 pessoas. Além disso, a construção segue os conceitos de acessibilidade para os portadores de deficiência.

“O centro vai agregar infraestrutura esportiva para a região sul e será um equipamento importante para o crescimento e desenvolvimento da cidade de João Pessoa, já que tem a capacidade de sediar competições nacionais e internacionais”, afirmou.

Thiago Pacheco destacou que a Vila Olímpica também vai possibilitar a revelação de novos talentos esportivos. “O centro vai funcionar continuamente com o treinamento de crianças e adolescentes. Vamos desenvolver as modalidades olímpicas em horário contrário ao escolar e queremos que estes jovens nos representem em eventos esportivos”, frisou ele.

Olimpíadas 2016 – Antes mesmo do fim da obra, a Vila Olímpica já tem data marcada para integrar um grande evento. O Centro de Treinamento foi confirmado, em janeiro passado, pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como um dos polos de treinamento para equipes e atletas estrangeiros que estarão no Brasil para as Olimpíadas de 2016.

Para Thiago, o anúncio foi importante não só para o esporte, mas para o turismo e a economia da capital. “A cidade ganha visibilidade para o mundo. Isso atesta também que temos um equipamento de ponta para a preparação de atletas de todos os níveis e que a prefeitura está empenhada e no caminho certo para melhorar cada vez mais as políticas públicas do esporte”, disse.




Secom-JP