Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quarta-feira, 11 de março de 2015

Câmara de Alhandra denuncia Prefeitura por contratações irregulares


             
                                             

A Câmara Municipal de Alhandra denunciou ao Ministério Público da Paraíba (MPPB) e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) a administração do prefeito Marcelo Rodrigues da Costa pela nomeação de agentes públicos para ocuparem cargos comissionados inexistentes no quadro de servidores do Município. De acordo com a denúncia, o prefeito sancionou um projeto de lei, de 2013, que não chegou a ser apreciado pelo plenário do Poder Legislativo.

Segundo o presidente da Câmara, Daniel Miguel da Silva, o projeto encaminhado a Casa pelo prefeito teve como justificativa a reorganização e adequação da estrutura administrativa com base nas necessidades do município de Alhandra. Na justificativa, o gestor disse ainda que as mudanças atenderiam ao princípio da economicidade, propiciando a prática de atos administrativos de forma ágil, otimizando os recursos públicos.

Na lei sancionada sem aprovação dos vereadores, o prefeito alterou 38 cargos e valores remuneratórios e instituiu gratificação de função de até 100% do vencimento base aos comissionados. Conforme o projeto, as alterações orçamentárias necessárias para aplicação da lei que não recebeu aprovação da Câmara Municipal seriam previstas em uma outra lei. 

Daniel Miguel da Silva explicou que o projeto do Executivo chegou a tramitar na Casa, passando pelas comissões de Justiça e Redação e Finanças e Orçamento, mas não chegou a ser apreciada em plenário pelos vereadores por um pedido do prefeito para que a matéria retornasse ao Executivo. 

“Antes de apreciarmos em plenário, o Executivo enviou um ofício de número 95/2013 solicitando a devolução do projeto mesmo sem a votação. Ao encaminharmos, o prefeito sancionou alegando decurso de prazo, portanto, de forma inconstitucional. A matéria já estava tramitando, chegando a constar na ordem de expediente e ordem do dia, sendo encaminhada posteriormente para plenário”, destacou o presidente da Câmara.

Apesar de ter sido sancionado, o projeto foi publicado apenas no Diário Oficial do Município quando, segundo o presidente da Câmara, deveria ter sido também publicado no Diário Oficial Eletrônico da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) conforme lei aprovada pelo Legislativo. “Este seria o meio oficial de comunicação, publicidade e divulgação dos atos normativos e administrativos do Município de Alhandra”, disse.

Na denúncia feita ao procurador-geral de Justiça, Bertrand Asfora, e ao Tribunal de Contas o presidente da Câmara pediu providências para que se fosse apurado os fatos apresentados pelo Poder Legislativo contra o “ato inconstitucional e de afronta do prefeito Marcelo Rodrigues da Costa”. “Os artigos 45 e 46 da Lei Orgânica do Município expressam nitidamente que qualquer projeto de lei tem que ser aprovado pelo plenário, fato não ocorrido com o projeto n 10”, disse.

Estrutura 
A estrutura administrativa e funcional da Prefeitura de Alhandra, após sansão da lei nº 10, ficou dividida entre a Chefia de Gabinete (Departamento de Protocolos e Divisão de Correspondências); Procuradoria Jurídica (Departamento Jurídico e Divisão de Processos); Secretaria de Comunicação Social (Departamento de Divulgação e Imprensa e Divisão de Comunicação); Secretaria de Articulação Política (Departamento de Relações Públicas e Divisão de Articulação) e Secretaria de Administração (Departamentos de Planejamento e Recursos Humanos, Divisão de Registros e Atos de Pessoal e Divisão de Arquivos).

A nova estrutura também é formada pela Secretaria de Finanças (Departamentos financeiros e de Contabilidade, Divisão de Tributos e Divisão de Controle Interno); Secretaria de Educação (Departamentos de Inspetoria de Ensino e Pedagógico, Divisão de Educação e de Controle da merenda Escolar); Secretaria de Cultura (Departamento de Cultura e Divisão de Eventos); Secretaria de Esportes (Departamento de Esportes e Divisão de Eventos Esportivos); Secretaria de Saúde (Departamentos Médico Odontológico e de Controle e Avaliação e Divisões de Imunização e Farmacêutica).

Também constam na reestruturação a Secretaria do Bem Estar Social (Departamentos de Desenvolvimento Social e Assistência Social e as Divisões de Assistência a Criança e Adolescente e ao Idoso); Secretaria de Obras (departamento de Obras e Divisão de Obras); Secretaria de Serviços Urbanos (Departamento de Limpeza Urbana e Divisão de Serviços Urbanos); Secretaria de Transportes (Departamento de Transportes e Divisão de Abastecimento); Secretaria de Agricultura (Departamento de Extensão Agrícola e Rural e Divisão de reservatórios); e a Secretaria do Núcleo Mata Redonda (Departamentos Administrativo, Educacional e de Saúde, além das Divisões de Serviços Sociais, Urbanos e de Obras).

WSCOM Online

terça-feira, 10 de março de 2015

Prefeitura de Pitimbu realiza melhorias em toda iluminação da cidade





Na ultima semana o projeto Pitimbu iluminada, chegou a taquara, Pitimbu e Acaú, é que a secretaria de infraestrutura do município, está fazendo um trabalho de reposição de lâmpadas, reatores, luminárias e fotocélulas por todo município de Pitimbu.

As reposições no Distrito de Taquara foram realizadas desde a bueira, passando por todas as ruas do distrito, o Projeto também esteve em Pitimbu (Sede), fazendo reposições de Lâmpadas, reatores e outros equipamentos dos postes de iluminação da orla central de Pitimbu. O projeto agora vai seguir para zona rural do município para assim atender todos os assentamentos.

“A Prefeitura vem trabalhando para manter a cidade iluminada a Prefeitura vem trabalhando para manter a cidade iluminada e assim melhorar a vida das pessoas. Com a cidade iluminada diminuímos muitos índices e o principal deles é o da violência “. Disse Leonardo Barbalho, prefeito de Pitimbu.



Assessoria

FESTA DE NOSSA SENHORA DA PENHA EM TAQUARA






 No último final de semana, nos dia 07 e 08 março, a Prefeitura de Pitimbu realizou a tradicional festa de Nossa Senhora da Penha de França, na comunidade de Taquara. As bandas Censura, Wanessa e Forró da fugidinha e Dudu e Forró Sacaninha, fizeram a festa dos presentes no primeiro dia de festa. Já no segundo dia de festividades dedicado a nossa Senhora com a procissão passando pelas ruas de taquara e com um grande show católico com abanda Trindade, logo após a missa de encerramento das festividades do Distrito.

A festa foi marcada pela tranquilidade e a forma receptiva da comunidade nas festividades de sua Padroeira.  O prefeito Leonardo Barbalho, falou que fica muito feliz em poder resgatar essas festividades e já perceber o progresso dessas festividades, pois o público da festa deste ano foi muito superior ao do ano passado, dizendo que festas como estas são de suma importância para a comunidade, todo mundo quer um momento de distração e divertimento






 Assessoria