A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (SSPDS) da Paraíba registrou 73 crimes contra instituições financeiras de 1º de janeiro a 3 de junho deste ano. O número quase dobrou em relação ao computado em 2012: de acordo com o órgão, durante todo o ano passado foram registrados 45 crimes, sendo que em 30 deles foram usados explosivos.
Segundo o Sindicato dos Bancários da Paraíba, que registrou dois crimes a menos que a SSPDS neste ano, em 22 foram utilizados explosivos, além de 23 arrombamentos, 11 assaltos, 11 tentativas de assalto, arrombamento e explosão, e quatro saidinhas de banco.
Também com o objetivo de fortalecer a segurança nas divisas com outros estados, o Estado da Paraíba faz parte da ‘Operação Divisa Segura’, que discute ações integradas para prevenir e combater crimes contra a vida na região e também crimes patrimoniais, especialmente as ocorrências envolvendo instituições bancárias.
Além disso, o órgão aproveitou para fazer um pedido às instituições bancárias. “A SSPDS continua na expectativa de que as próprias instituições bancárias invistam em segurança, como instalação de câmeras, a fim de inibir ações criminosas, já que existem legislações em âmbito federal e estadual que tratam desse assunto”.
PB Agora