Com o slogan “Pai, obrigado! Alguém Precisou de Você” , o Hemocentro de João Pessoa inicia, nesta sexta-feira (9), mais uma campanha de incentivo à doação de sangue em alusão ao mês dos pais.
O evento vai se estender até o dia 31 de agosto e, segundo a diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, os principais objetivos dessa campanha são parabenizar e agradecer os pais doadores por seu gesto solidário, como também incentivar a doação de sangue e, assim, aumentar e garantir o estoque. A expectativa é que os pais doadores compareçam ao Hemocentro durante todo esse mês de agosto e levem mais um doador “O ato de doar sangue é um gesto simples, mas de grande valor humano e solidário e a gente só sabe da importância do sangue quando nós ou algum parente está precisando dele”, comentou a Sandra Sobreira. A chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, explicou que em datas comemorativas o Hemocentro de João Pessoa sempre realiza campanhas de incentivo à doação de sangue, buscando mostrar para a sociedade a importância desse ato solidário e que ajuda a salvar vidas.
“Nesse mês de agosto, você doador, nesse Dia dos Pais, dê um presente a tantos pais que precisam de transfusão de sangue”, conclamou. Ela disse que, além das campanhas, outra ação do Hemocentro para garantir o estoque de sangue e atender a demanda dos hospitais são as coletas externas realizadas mensalmente em órgãos públicos e privados. Este mês essas coletas já foram realizadas no Quartel do Corpo de Bombeiros, na Unidade de Saúde da Família da
Comunidade Alto do Céu, em Mandacaru, no município de Mamanguape, no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena e na Faculdade Famene, no conjunto Valentina de Figueiredo. De acordo com o cronograma, nos dias 14 e 15, a coleta acontece no Hospital Universitário; dia 21, no município de Mari; dia 27, na Imobiliária Zona Sul, no conjunto Ernesto Geisel.
Dia 28, a coleta externa volta a ser realizada no Parque Solon de Lucena e, fechando a programação, a última coleta acontece no dia 31, no McDonald’s, durante a campanha do Hospital Laureano. O sangue coletado neste dia vai ser destinado exclusivamente aos pacientes com câncer atendidos na unidade saúde.
A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto, é composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.
Condições para ser doador de sangue - Ter idade entre 16 e 67 anos, 11meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal) - Pesar acima de 50 quilos. - Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas - Estar alimentado, dando intervalo de 2 horas após o almoço. - Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação. - Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade. - Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia. - Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. - Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis. - Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação. - Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres. As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida como também marcar uma coleta externa podem ligar para o telefone (083)3218-7698.
Secom/PB