Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Prefeitura promove dia de lazer e muita alegria para professores da rede municipal de ensino





Os professores da rede municipal de ensino de Pitimbu receberam uma grande homenagem da Prefeitura Municipal. No último dia 15 (Quarta-feira), reunidos no em uma linda pousada em Jacumã, os educadores tiveram um dia diferente a qual eles estão acostumados, um dia de lazer, tranquilidade e também de muito divertimento em comemoração ao dia do Professor.
Estiveram presentes o Prefeito Leonardo Barbalho, que parabenizou a todos os professores, e o Dep. Estadual Branco Mendes que deixou uma bela mensagem a todos os professores do município.  

O governo municipal, mais uma vez, mostrou seu compromisso com a qualidade da educação e, além dos investimentos em reforma e ampliação das escolas, se preocupa com o bem-estar e autoestima dos seus profissionais, proporcionando momentos de descontração e interação.










Ascom - Pitimbu

Entrevistas e comícios marcam a agenda dos candidatos ao governo da PB nesta sexta




Entrevistas e comícios marcam a agenda dos candidatos ao governo da PB nesta sextaEntrevistas e comícios marcam  a agenda dos candidatos ao governo da Paraíba nesta sexta-feira (16). Confira a agenda dos candidatos:


Agenda do candidato Cássio Cunha Lima 10h40 - Entrevista ao Programa Opinião, da TV Borborema

16h00 - Participa de comício na companhia do presidenciável Aécio Neves, na pirâmide do Parque do Povo, em Campina Grande

18h00 - Participa de comício na companhia do presidenciável Aécio Neves, no Busto de Tamandaré, em João Pessoa

21h30 - Realiza comício em Itabaiana



Agenda de Ricardo Coutinho  


Manhã

10h00 - Entrevista na Rádio CBN - João Pessoa



Noite

19h00 - Comício em Cajazeiras

Local do comício: Rua Francisco Aprígio Nogueira, bairro Capoeira



21h30 - Comício em Sousa

Local do comício: Rua Carlos Pires, conjuntos dos Bancários




Ascom

Sábado: Agroecologia em Sousa




Sábado: Agroecologia em SousaCerca de 100 produtores agroecológicos estarão reunidos neste sábado (18) para discutir a produção de alimentos sem agrotóxicos durante o 2º Seminário Sertanejo de Agroecologia, que será realizado dentro da programação da 2ª Feira de Inovação dos Pequenos Negócios do Sertão Paraibano (Inova Sertão), que começou nesta quinta-feira (17) e segue até o domingo (19), na cidade de Sousa. O evento será no auditório máster da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na BR 230.

O seminário vai discutir diversos assuntos de interesses dos produtores, como “A importância dos alimentos agroecológicos para a saúde humana”, “Uso racional da água para irrigação e seu reuso” e “Perspectivas de Comercialização dos produtos agroecológicos para o mercado interno”. O evento ainda promover quatro clínicas tecnológicas com os temas: “Preparação de compostos orgânicos”, “Manuseio e preparo de bio-caldas, no controle de pragas”, “Uso racional da água para irrigação e seu reuso” e “Horticultura Orgânica Reciclável”.

De acordo com o consultor agroecológico do Sebrae, Levi Silva, Sousa é a cidade do Sertão que mais produz alimentos da agroecologia e conta com mais de 200 agricultores. Desde 2011, o grupo de produtores recebe apoio do Sebrae Paraíba e participa de capacitações sobre agroecológica de plantio e técnicas de manejo, além orientações empresariais.

Para o gestor do projeto de Agricultura Irrigada, Fabrício Vitorino, os produtores do Sertão estão cada vez mais procurando aprender a cultivar a agroecologia. “Um dos produtores agroecológicos que está recebendo o apoio do Sebrae, Egnaldo Oliveira, se sentiu mais estimulado ao plantio sem agrotóxico depois que participou do evento. Ele já evitava usar grandes quantidades nas plantações, com o evento, passou a não usar mais”, falou.

O produtor usa os conceitos de agroecologia em Vieirópolis e já está se adequando às normas para se tornar um produtor orgânico. Ele vende para quatro grandes supermercados de Sousa, produzindo de oito a dez tipos de hortaliças, com faturamento individual de R$ 2 mil/mês. Semanalmente, o agricultor faz 1500 pés de alface e mil molhos de coentro. Ele ainda produz, mensalmente, 500 molhos de couve e 200 quilos de tomate cereja, entre outros. O produtor afirmou que 95% do que ele produz é para vendas.

“Eu vendo tudo o que produzo para Sousa. No inverno, a produção de todos os tipos é dobrada e costumamos ganhar mais dinheiro. Em breve, me tornarei um produtor de orgânicos, com a atuação constante e o apoio do Sebrae”, estimou o Egnaldo.

O Inova Sertão foi planejado com base no compromisso assumido pelo Sebrae com os 8 Objetivos do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU), que buscam tornar o mundo melhor, mais solidário e justo, através de ações de combate à pobreza e à fome, promoção da educação, da igualdade de gênero, de políticas de saúde, saneamento, habitação e meio ambiente. Os interessados em participar do evento podem ser inscrever no site http://inovasertao.sebraepb.com.br/. Na página, é possível conferir a programação detalhada do Inova Sertão.


Programação Seminário


8h15 – abertura e palestras “A importância dos alimentos agroecológicos para a saúde humana Palestrante”, com Renato Albuquerque;

9h35 – “Uso racional da água para irrigação e seu reuso”, com Cláudia Reis (INSA)

10h35 – Lanche

10h50 – “Perspectivas de Comercialização dos produtos agroecológicos para o mercado interno”, com Evaldo Costa (representante da Sempre Verde);

12h – Almoço;

13h30 às 15h – Clínicas Tecnológicas

Sala 01 – “Preparação de compostos orgânicos”, com Renato Albuquerque

Sala 02 – “Manuseio e preparo de bio-caldas, no controle de pragas”, com Lucivaldo Cordeiro

Sala 03 – “Uso racional da água para irrigação e seu reuso”, com Cláudia Reis

Sala 04 – “Horticultura Orgânica Reciclável”, com Ezequiel


Ascom

PSOL diz que manifestação na UFPB não é caso de polícia




PSOL diz que manifestação na UFPB não é caso de políciaO presidente estadual do PSOL, Fabiano Galdino, defendeu que manifestações políticas na UFPB devem ser respeitadas e criticou a ação da polícia, que usou a força para inibir o livre pensar de estudantes e professores.


“A universidade é um ambiente democrático e a convivência com a pluralidade de posições políticas é algo civilizado na instituição. Não me parece necessária a presença da polícia para inibir o livre pensar e a livre manifestação política de ninguém”, comentou Galdino, após ação da polícia para prender um estudante durante manifestação de estudantes e professores no Campus I da UFPB.

Quanto à exibição de bandeiras e faixas da candidata Dilma Rousseff (PT) nas dependências da universidade, durante o ato de estudantes, servidores e professores, o presidente do PSOL disse que, se a legislação eleitoral proíbe tais fatos, cabe à Justiça Eleitoral aplicar a lei, mesmo que pontos da lei mereçam questionamentos. “Se não é permitida pela legislação eleitoral a presença de bandeiras e faixas de quem quer que seja, cabe à Justiça Eleitoral agir para fazer cumprir a lei, mesmo que pontos dela sejam questionáveis”, disse.

Galdino criticou, todavia, a ação da polícia no interior do Campus, por usar spray de pimenta sobre manifestantes. “Aquele público não precisa de polícia, precisa de livre arbítrio para se manifestar”, afirmou.


Assessoria

Mulheres recebem palestra educativa sobre câncer de mama




Mulheres recebem palestra educativa sobre câncer de mamaMulheres dos bairros José Mariz, Morro, Liberdade e Geraldo Carvalho participaram na manhã desta quinta-feira (16) de uma palestra educativa sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A atividade aconteceu na unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) em alusão à campanha Outubro Rosa. A palestra foi organizada pelos profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pedro Firmino e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), em parceira com o Sesc. Ainda participaram da ação, alunos da área de saúde da ECISA.


O médico mastologista, Thiago Pereira, disse que o trabalho de conscientização é muito importante para a prevenção. “Inicialmente temos como preocupação a conscientização do público, neste caso, as mulheres, no tocante a importância do exame preventivo. Fazer o exame não significa ter a doença, pelo contrário, é uma medida de cuidado com a saúde, por isso a necessidade de divulgação da campanha”, disse.


Além da palestra, a Secretaria de Saúde de Patos disponibilizou a realização de consultas médicas, exames clínicos de diagnóstico do câncer de mama, tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial, teste rápido de HIV, entre outros procedimentos para o público que compareceu no local e participou das atividades.


Nas UBS Ernesto Soares e Rita Palmeira, nos bairros Belo Horizonte e Juá Doce, também foram desenvolvidas atividades educativas junto a população, sobre a prevenção do câncer de mama.


Nesta sexta-feira (17), as atividades da Campanha Outubro Rosa acontecerão na Unidade Básica de Saúde Jardim Queiroz e, no Centro da cidade, ao lado da Prefeitura, onde será feita uma ação de panfletagem com o apoio do Tiro de Guerra (TG – 07-002) e outros entidades.



Ascom


I Feira de Marisco no Renascer




I Feira de Marisco no Renascer O Campus Cabedelo do IFPB promove neste sábado (18) a I Feira de Marisco no Renascer III, a ação faz parte das atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pelo Instituto junto à comunidade.Durante toda a manhã serão realizadas várias atividades como degustação de produtos, apresentação musical e oficinas.

A abertura será às 8h00ao lado da Associação de Marisqueiras que fica próximo ao mercado público, com uma apresentação do coral de crianças de Lucena. Em seguida haverá exposição de cartilhas de conscientização e coleta de celulares e baterias descartadas. Dentro da programação consta a abertura do I Festival do Marisco com exposição e degustação de produtos com base nomarisco e exposição de artesanato de biojoias de produtos do mar.


A Feira de Marisco do Renascer também envolve crianças de quatro escolas da comunidade que foram  chamadas a participar de um concurso de histórias. Estarão presentes na solenidade representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca,Associação de Marisqueiras do Renascer III e da Coordenação de Pesquisa e Extensão do IFPB.


Segundo o professor do IFPB Mauricio Camargo, coordenador da Feira, o objetivo é divulgar os produtos que estão sendo gerados pela capacitação de mulheres marisqueiras da comunidade Renascer III. “Uma das metas é oferecer oportunidade de renda para estas mulheres, 45 delas participam de cursos de beneficiamento de pescado e do curtume da pele de peixe para aplicação no artesanato de biojoiasoferecidos pelo Campus Cabedelo”.




Ascom 

Dilma passa mal após debate no SBT




Dilma passa mal após debate no SBTA candidata à reeleição como presidenta da República Dilma Rousseff (PT) passou mal após participar do debate promovido pelo SBT.

Dilma concedia uma entrevista ao vivo no canal, onde iria avaliar sua participação no debate, quando sinalizou que não se sentia bem.

Nas palavras da própria presidenta, houve uma queda de pressão arterial.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

VEJA: clarões no céu assustam nordestinos




VEJA: clarões no céu assustam nordestinosVários moradores do Grande Recife relataram, na noite desta quarta-feira (15), terem testemunhado um grande clarão no céu. O fenômeno teria ocorrido por volta das 22h20 e em poucos minutos rendeu diversas postagens nas redes sociais. O jornalista Carlyle Paes Barreto, por exemplo, viu o clarão quando subia a Estrada de Aldeia e ficou impressionado. "Não chovia nem havia nuvens na hora". Houve relatos em Olinda e até João Pessoa (PB).

A Agência de Águas e Clima, Apac, foi contactada, mas informou que não faz registros de descargas atmosféricas (raios).

Já a Sociedade Astronômica Do Recife colocou um post no Facebook pedindo informações a quem por ventura tivesse testemunhado a passagem de um "bólido" (fireball/bola de fogo) no céu. Pessoas confirmaram em Boa Viagem, Candeias, Cordeiro, Abreu e Lima, Pau Amarelo e no Centro do Recife. Caio Aguiar descreveu: "Uma bola flamejante desfragmentando enquanto descia rapidamente em direção ao solo. Um clarão que durou uns...5 segundos. Luz intensa vinda do objeto não identificado. Foi muuuuuuuuuuuuuuuito bonito."

Em Igarassu, o Sargento André filmou o fenômeno captado pela câmera de segurança da sua residência e postou no Facebook, com a data e o horário de registro. 

Paula Thorpe, do Grupo de Astronomia de Pernambuco, informou que a instituição recebeu relatos plausíveis de que um meteoro foi visto no céu da Região Metropolitana do Recife. O horário médio do avistamento ficou entre às 22h10 e 22h20. "Recebemos relatos também legítimos do avistamento de residentes no estado da Paraíba. Pelas descrições e relatos, segundo o professor James Solon, integrante do Grupo de Astronomia de Pernambuco, o AstroPE, o objeto tem características de se tratar de um meteorito, também conhecido como fireball, devido ao forte clarão que provoca no céu", disse por e-mail.

Todos os anos, entre os dias 15 e 29 de outubro, a Terra passa por um grande fluxo de detritos deixados pelo cometa Halley, que é o responsável por uma chuva de meteoros denominada Orionídeas. A área da terra onde é mais visível o fenômeno é exatamente a próxima ao Equador, onde fica a constelação de Orion (o Cinturão de Orion é popularmete conhecido como "As Três Marias"). Os dados são do site Galeria do Meteorito.

Ainda segundo o site, na noite de 12 de outubro, uma câmera da Nasa detectou um pedaço do cometa Halley se desintegrando na atmosfera sobre o Novo México, nos Estados Unidos. A fireball era tão brilhante que foi possível vê-la mesmo com a grande luminosidade da Lua! Múltiplas câmeras seguiram o meteoróide, o que permitiu o cálculo de sua trajetória. Segundo especialistas, ele atingiu a atmosfera da Terra a 68 quilômetros por segundo e se desintegrou a 67,9 km acima da superfície. Veja abaixo o vídeo que foi feito do espaço.


Uma explicação possível é tratar-se de um meteoro. Todos os anos, entre os dias 15 e 29 de outubro, a Terra passa por um grande fluxo de detritos deixados pelo famoso cometa Halley, que é o responsável por uma chuva de meteoros denominada Orionídeas. A área da terra onde fica mais visível é exatamente próxima ao Equador, onde fica a constelação de Orion (o Cinturão de Orion é popularmete conhecido como “As Três Marias”). Os dados são do site Galeria do Meteorito.





JConline

Polícia apreende arma e drogas durante operação em João Pessoa




Polícia apreende arma e drogas durante operação em João PessoaPoliciais da Ronda Ostensiva Tática com Apoio de Motocicletas (Rotam) do 5º Batalhão apreenderam, na noite dessa quarta-feira (15), uma espingarda calibre 28, várias munições, 46 ‘trouxas’ de maconha, 41 papelotes de cocaína e 20 pedras de crack durante ação realizada no bairro de Mangabeira VII, na Zona Sul de João Pessoa.


O material estava com Igor Alesse Valente Leite, de 22 anos, que foi surpreendido pelas motos policiais que realizavam rondas pelo bairro. Ao perceber a presença da polícia, ele ficou nervoso e, durante a abordagem, foi flagrado com a arma. No decorrer das buscas, os policiais encontraram as drogas em um local próximo de onde ele estava.


O suspeito foi levado para a 9ª Delegacia Distrital, em Mangabeira, e autuado por tráfico de drogas e porte ilegal de arma.



Secom-PB

Chuva de granizo em Porto Alegre




Chuva de granizo em Porto AlegreUma forte chuva de granizo atingiu Porto Alegre e praticamente toda a Região Metropolitana na madrugada desta quinta-feira (16), provocando estragos em algumas regiões. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foram menos de cinco minutos de temporal, mas o suficiente para causar danos e cobrir ruas de gelo.

Na capital, o Centro foi a região mais afetada. A estrutura da Feira do Livro desabou com a força do vento e das pedras. A água acumulada invadiu o prédio histórico do Memorial do Rio Grande do Sul.

Houve queda de granizo em praticamente todas as regiões da cidade. Ruas ficaram alagadas na Zona Norte e alguns semáforos pararam de funcionar, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).


Também há relatos de granizo na Ilha das Flores e em alguns pontos das cidades da Região Metropolitana e Vale do Sinos. O temporal atingiu os municípios de Guaíba, Gravataí, Canoas, Eldorado do Sul, Viamão, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Pedras de gelo caíram ainda no Litoral Norte do estado.


A previsão segue indicando chuva intensa para toda esta quinta-feira (16) no Rio Grande do Sul, inclusive com alerta para temporais e nova ocorrência de granizo ao longo do dia ou ainda na madrugada de sexta-feira (17), especialmente nas regiões mais altas do estado. As temperaturas oscilam entre 22°C e 30°C.




G1

Cássio diz que não há ilegalidade na acumulação de salários de senador e pensão




Cássio diz que não há ilegalidade na acumulação de salários de senador e pensão O candidato Cássio Cunha Lima (PSDB) concedeu entrevista à imprensa e considerou legal receber cumulativamente o salário de senador e a pensão de ex-governador. Segundo o tucano, conforme decisão recente do STF (Supremo Tribunal Federal, o acúmulo dos valores não é irregular.


"Não há vedação legal, o recebimento da pensão é legal, inclusive, em recente decisão o Supremo Tribunal Federal decidiu que pode haver, inclusive a acumulação, e se ilegalidade existisse, a ilegalidade partia do próprio governo que paga a pensão", argumentou.


Cunha Lima aproveitou a oportunidade para alfinetar o seu algoz o governador Ricardo Coutinho (PSB).


“É importante dizer isso: se faz todo esse embate político, mas é o Governo do Estado que paga a pensão, então o Governo é conivente com o pagamento e não há ilegalidade na cumulação pela decisão do Supremo Tribunal Federal, enquanto havia dúvidas sobre a ilegalidade eu não recebi a pensão, eu passei onze meses sem receber a pensão até que a Justiça Federal decidiu sobre a legalidade do recebimento da pensão”, contou.


Ao ser interpelado se suspenderia o funcionamento do Jornal A União, veiculo de comunicação responsável pela abertura de um processo que culminou com a sua cassação, Cássio agiu com diplomacia:


“Quero deixar claro mais uma vez que eu não fui cassado por corrupção, por improbidade, por má utilização do dinheiro público, por roubo, ou superfaturamento, eu fui cassado por dois motivos: primeiro, os artigos publicados na União. Eu vou morrer sem acreditar que um artigo publicado na União tenha interferido no resultado da eleição. Essa é a quinta eleição que eu venço para o Governo do Estado, pela quinta vez que o povo me dá vitória, ganhamos no primeiro turno a eleição. A outra razão foi a inexistência de uma lei específica, para um programa social extremamente importante que fizemos e vamos fazer uma reforma ampla no Estado e analisar a questão da União e da estrutura do Governo para atender a nossa população”, rebateu.




PB Agora

GO: polícia prende suspeito de ser serial killer de mulheres




GO: polícia prende suspeito de ser serial killer de mulheresO secretário de Segurança Pública de Goiás, Joaquim Mesquita, confirmou, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (15), que a polícia goiana prendeu um homem que seria o serial killer responsável pela morte de diversas mulheres em Goiânia. Ao lado do delegado-geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski, Mesquita disse que há provas de que o vigilante Tiago Henrique Gomes da Rocha, de 26 anos, seja o autor das mortes das moças e também suspeito de assassinatos de moradores de rua, dentre outras vítimas.


“Não há dúvidas da sua participação, do seu envolvimento e da sua autoria em alguns destes crimes”, confirmou o Secretário Joaquim Mesquita. Segundo Gorski o suspeito é investigado há um mês. Ele foi preso na terça-feira, quando chegava em sua casa, no Conjunto Vera Cruz.


 Tiago teria confessado o assassinato de 16 mulheres e 8 moradores de rua, que aconteceram de janeiro a agosto deste ano. As vítimas foram moças com idade de 14 a 29 anos, mortas em lugares públicos, por suspeito que agia com arma de fogo e em moto. Os crimes estavam sendo investigados por uma força-tarefa da polícia desde agosto. Por serem todas mulheres jovens e pela presença sempre de um motoqueiro, a hipótese de que as mortes pudessem ser trabalho de um serial killer agindo na cidade era uma das linhas de investigação.


A polícia ainda está finalizando detalhes das investigações, e, por isso não sabe confirmar o total das mortes cometidas por Tiago, mas o Delegado-geral Gorski admite que ele tem características de um assassino em série. “Eu acredito que ele é um serial. No começo passou a matar aleatoriamente. Por fim ele estabeleceu um padrão”, disse, citando as mortes das mulheres.


Nesta tarde, o governador Marconi Perillo recebe os delegados da força tarefa designada para esclarecer assassinatos de mulheres em Goiânia no Palácio das Esmeraldas. As famílias das vítimas também foram convidadas para a reunião.


Mais casos Em uma segunda entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta-feira, logo após de reunião com familiares de vítimas, o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, informou que o trabalho da equipe da força-tarefa esclareceu que o suspeito preso foi o responsável – e já confessou – por 16 mortes de mulheres, mas ainda seria suspeito de mais crimes. “Nós temos que entender que ele não começou matando mulheres. Começou matando homens, utilizou faca, depois passou para arma de fogo. De um certo tempo para cá, ele começou a matar mulheres”, disse, por sua vez, o Delegado-geral João Carlos Gorski.


Questionado sobre o número total de vítimas do vigilante, o delegado disse os detalhes da ação do suspeito serão fornecidos a imprensa nesta quinta-feira, durante apresentação dele pela polícia. “Se aproxima de 40 crimes”, disse, sobre a confissão de outros crimes pelo rapaz já preso. Dentre as outras mortes confessadas, a de oito moradores de rua. O homem não teria informado a motivação exata para os crimes. “Ele tinha raiva”, afirmou o delegado sobre o pouco que o suspeito teria dito, acrescentando, ainda, que só exames psiquiátricos podem esclarecer o perfil exato do suspeito.




Especial para Terra

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Salário de professores de JP chega a R$ 5.240, o maior entre cidades do Norte e NE



Os quatro mil professores da rede de ensino da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) recebem os maiores salários da categoria entre as cidades da região Norte e Nordeste do País, que chegam a R$ 5.240, para quem tem doutorado. Para trazer comodidade aos professores e aos estudantes, a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) reformou e ampliou escolas, e começou a climatizar as salas de aula de 15 escolas.

Com o reajuste salarial concebido pelo prefeito Luciano Cartaxo ao magistério, em fevereiro deste ano, os salários dos professores que têm apenas o nível superior passaram de R$ 2.246 para R$ 2.433 para uma jornada de 30 horas semanais. Já os professores com doutorado tiveram os salários reajustados de R$ 4.838 para R$ 5.240.

“Temos trabalhado a valorização do professor por entendermos que o futuro das nossas crianças começa com um bom trabalho na educação. Aproveito esta data do Dia dos Professores para agradecer o empenho dos docentes da rede municipal”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Os professores da rede municipal passam por formação continuada, como a Diálogos Educacionais, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), projeto Robótica Educacional, Cordel, Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre outros.

“Queremos cada vez mais valorizar nosso professor dando as condições tanto salarial, quanto de infraestrutura das escolas, com condições de trabalho compatíveis com a responsabilidade que eles têm. Quero parabenizar os professores pelo seu dia, comemorado nesta quarta-feira (15), e dizer que estamos trabalhando por dias melhores na educação de João Pessoa”, disse o secretário de Educação e Cultura de João Pessoa, Luiz de Sousa Junior.

Jacenilda Medeiros Nascimento Freire é professora polivalente da Escola Municipal Radegundis Feitosa há quatro anos. Ela sabe da importância das formações continuadas para o trabalho em sala de aula. “Agora estou fazendo Pnaic e participo de todas as formações que a prefeitura tem oferecido, o que tem me ajudado no aprendizado”, disse ela.

Jacenilda também falou da satisfação em ser professora. “Saber que eu pego uma criança que não tem ainda o processo de leitura e escrita lapidado, e vê-la no final do ano lendo ou escrevendo, para mim, vale todo o processo como professor. Eu faço porque eu gosto”.

A professora Maria Norma Sedrim Parente, também da escola Radegundis Feitosa, já tem 41 anos de profissão no magistério. Ela se diz recompensada ao ver um aluno preparado para enfrentar o próximo ano letivo. “Para mim, é muito importante ser professora. É uma profissão que escolhi porque gosto. Tenho um compromisso com cada criança que assumo. Eu me sinto recompensada ao ver o aluno lendo e escrevendo”.



Secom-JP

Michel Teló e Thaís Fersoza se casam




Michel Teló e Thaís Fersoza se casam Michel Teló e Thaís Fersoza se casaram nesta terça-feira (14). Sem alarde, o casal fez a união no civil no Cartório Santo Amaro, em São Paulo. Thaís adotou o sobrenome do cantor e retirou um de seus sobrenomes, o Soares, sendo agora , oficialmente, Thais Cristina dos Santos Teló.

Procurada, a assessoria do cantor disse não saber de nada, mas o registro do cartório oficial confirma a união do casal.

Sem usar nenhuma palavra, Thaís mostrou sua paixão pelo cantor também nesta terça-feira. A atriz usou dois corações em uma legenda de uma foto. Um dia antes, mostrou que a data especial estava bem próxima. “Feliz! Muito feliz!!! Obrigada por tudo, meu Deus! E por cada segundo me fazer sentir seu amor! Hoje já foi especial e, amanhã, será ainda mais! Que alegria! Amor que não cabe dentro de mim! Coração batendo acelerado e em paz. E que venha 14/10/14 Boa noite... Sweet dreams”, escreveu a atriz.

Ja Teló, no dia da união, postou a imagem do Espírito Santo e pediu sua benção. "Que o Espírito Santo de Deus esteja sempre presente em nossa vida! Muito amor"

Este é o segundo casamento de Thaís Fersoza. Em 2009, a atriz subiu ao altar com o ator Joaquim Lopes. Assim que voltou da lua de mel, o casamento chegou ao fim. Comentários na época davam conta de que Joaquim já teria um romance com Paolla Oliveira, namorada atual do ator. Paolla sempre negou seu envolvimento com ele antes da união com Thaís.

Teló também passa por sua segunda união. O cantor já foi casado com Ana Carolina Lago e se divorciou em 2012, após muitos comentários de crise no relacionamento.

Se haverá uma grande festa para comemorar a união, ela ainda está mantida em segredo. Mas é fato que Thaís publicou recentemente uma imagem ao lado da estilista Lethicia Bronstein, responsável por fazer boa parte dos vestidos das famosas. “O talento em pessoa. A musa das rendas! Rsrs @lebronstein sempre uma delícia estar com você e brincar de Barbie um pouquinho.. Kkk Amoooo!!!", escreveu a atriz na legenda de foto publicada em seu Instagram na última semana.




IG

Emater PB comemora Dia Mundial da Alimentação nesta quinta




Emater PB comemora Dia Mundial da Alimentação nesta quintaExposições fotográficas de ações trabalhadas no âmbito de segurança alimentar e de pirâmide alimentar saudável, exibição do vídeo “Muito além do peso” e degustação de sucos saudáveis. Estas ações marcam, nesta quinta- feira (16), na sede central do escritório estadual da Emater Paraiba, localizada na estrada de Cabedelo, as comemorações do Dia Mundial da Alimentação.


Por todo o dia, quem visitar o espaço terá a oportunidade de tirar dúvidas sobre alimentação saudável e cultivo isentos de agrotóxicos, atividade executada pela Extensão Rural em todo o Estado, cujo objetivo é melhorar os níveis de nutrição da população. Os trabalhos, sob coordenação da assessora estadual em Segurança Alimentar e Nutricional Jacileide Andrade Vieira, têm apoio do Núcleo de Extensão Social da Emater (Nueso), chefiado pela extensionista social Eliezia Paulino da Silva.


O Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) executa ações de segurança alimentar e nutricional, transição agroecológica e geração de renda junto ao agricultor familiar, fomentando a sustentabilidade e a construção de sistemas alimentares saudáveis. Dentre algumas atividades destacam-se os Quintais Produtivos com o cultivo agroecológicos de hortas diversas, frutíferas, plantas medicinais, criação de pequenos animais e diversificação da produção, além de boas práticas em transformação de alimentos, acesso a água de qualidade e políticas públicas como o Pnae e PAA e feiras de agricultura familiar.


Para o presidente da Emater Paraíba, Geovanni Medeiros Costa, o sistema alimentar sustentável vai desde o plantio até a mesa, buscando produzir alimentos saudáveis de forma a garantir as necessidades nutricionais da população enquanto protege e garante as necessidades das gerações futuras.


Secom-PB

Fundação Casa de José Américo realiza Encontro Turístico-Cultural





 Fundação Casa de José Américo realiza Encontro Turístico-CulturalA Fundação Casa de José Américo (FCJA) realiza o Encontro sobre Pontos Turísticos do Litoral Paraibano. O evento acontece na próxima quinta-feira (16), às 17h, na sede da Fundação, na praia do Cabo Branco, em João Pessoa.

O encontro será destinado aos representantes das principais entidades que integram o trade turístico paraibano. O presidente da FCJA, Damião Ramos Cavalcanti, justificou a importância do evento, no sentido de ressaltar as potencialidades turísticas do espaço abrangido entre o Busto de Tamandaré à Praia de Penha, na Capital paraibana.


O espaço turístico-cultural do Litoral Sul é integrado pelos seguintes destaques: Busto de Tamandaré, Fundação Casa de José Américo (Museu e Mausoléu), Estação Ciência, Farol, Ponta do Seixas, Praia e Santuário da Penha. Neste contexto, os participantes terão a oportunidade de conferir, in loco, o atual potencial turístico da Fundação Casa de José Américo, após sua reinauguração.


Equipamentos culturais renovados


Auditório Juarez da Gama Batista – Com capacidade para acolher cerca de 100 pessoas, o arquiteto Gilberto de Almeida Ferreira Guedes projetou um novo layout com adaptações para pessoas com necessidades especiais. Ficou resolvida a questão da acessibilidade, contemplando espaços para cadeirantes na platéia e acesso à tribuna, além de cadeiras espaçosas para pessoas obesas.


Foram substituídos todo mobiliário, piso, instalações elétricas, sistema de sonorização, iluminação, ar condicionado. Com isso, o Auditório, com suas instalações mais confortáveis, poderá cumprir bem sua função, de acolher muito mais eventos culturais, inclusive com o funcionamento do Cine José Américo. Ao seu lado, o amplo salão e o espaço de exposições.


Mausoléu – O monumento, onde guarda os restos mortais de José Américo de Almeida e sua esposa, dona Alice, é um dos cartões de visita e ponto alto que vem atraindo a atenção dos visitantes. Foi revitalizado respeitando a configuração original do projeto de autoria do arquiteto indiano Bahram Khorramchachi. Instalado no pomar, segundo a ex-secretária particular, Maria de Lourdes Lemos, José Américo sempre manifestava o desejo de ser sepultado no local onde, segundo ele, teria vivido bons momentos de sua vida.


Museu Casa de José Américo – Foi nesta casa onde José Américo viveu os últimos anos de sua vida e foi transformada em museu, preservando sua originalidade, guardando as mesmas características de quando ele nela residia. Abriga mobiliário original da época, obras de arte, objetos de uso pessoal, comendas, assim como a biblioteca e o arquivo fotográfico. Dentre os atrativos, uma estátua de corpo inteiro de José Américo, vestindo o fardão e empunhando a espada, símbolo da Academia Brasileira de Letras – ABL, além de fotos e discursos do também imortal na Academia Paraibana de Letras - APL.



A Casa de José Américo recebeu ampla recuperação de paredes, piso, madeiramento e telhado, comprometido pela ação dos cupins, além da troca de calhas e telhas. Foram colocadas cadeiras no terraço, onde José Américo recebia amigos, intelectuais, jornalistas, populares e autoridades.


Ascom

Mutirão DPVAT fecha mais de 500 acordos em atendimento no Forrock




Mutirão DPVAT fecha mais de 500 acordos em atendimento no ForrockO Mutirão DPVAT da área metropolitana de João Pessoa, registrou 544 acordos nos dois primeiros dias de realização. O esforço concentrado, que começou na última segunda-feira (13), vai até sexta (17) e acontece das 8h às 18h, no Forrock, em Cabedelo. Das 3.336 audiências agendadas, envolvendo processos das comarcas da região polarizada pela Capital, 641 já ocorreram. Os dados foram computados com base nos feitos até as 17h desta terça-feira (14).


Durante o primeiro dia do evento foram pautadas 376 audiências, das quais 326 tiveram acordo, outras 50 não. O número representa um índice positivo de 86,70% e cerca de R$ 1,4 mi de indenizações a serem pagas pela Seguradora Líder.


A assessoria do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos Rosali do TJPB informou que nesta terça-feira (14) outras 218 audiências também já resultaram em acordo, o que corresponde ao pagamento total de R$ 950 mil. De 265 audiências realizadas, apenas 47 não obtiveram acordo.


Pelo segundo dia consecutivo, os dados atendem a expectativa inicial da coordenação do mutirão de alcançar mais de 80% de acordos. Para o diretor adjunto do Núcleo, o juiz Fábio Leandro, “os números indicam que a prática da conciliação vem sendo absolvida pela sociedade e comprovam o êxito e credibilidade do mutirão”.


Devido a um acordo firmado entre o Núcleo do TJPB e a seguradora Líder, o pagamento das indenizações homologadas será efetuado até o dia 1º de dezembro de 2014. O teto do valor da indenização é de R$ 13.500, em caso de morte. Já o reembolso de despesas médicas e hospitalares pode chegar até R$ 2.700, conforme informou o diretor.


Estrutura


O esforço concentrado conta com 35 bancas de conciliação, 80 conciliadores voluntários, 35 servidores do TJPB, pessoal de apoio, advogados da seguradora e representantes do Ministério Público e da Defensoria, além do apoio da Secretaria de Mobilidade (Semob) de Cabedelo.


O regime especial é promovido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) em parceria com a Seguradora Líder, responsável pela administração do Seguro no país. A iniciativa busca solucionar, através da conciliação entre as partes, ações que tenham por objeto a cobrança de indenização a título de seguro obrigatório, que indeniza vítimas de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT).


DPVAT – O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, mais conhecido como Seguro DPVAT, existe desde 1974. É um seguro de caráter social que indeniza vítimas de acidentes de trânsito, sem apuração de culpa, seja motorista, passageiro ou pedestre. O DPVAT oferece coberturas para três naturezas de danos: morte, invalidez permanente e reembolso de despesas médicas e hospitalares (DAMS).


Ascom

Padre deixa batina para viver relacionamento amoroso




Padre deixa batina para viver relacionamento amorosoA população do município de São João do Rio do Peixe, ficou surpresa na última terça-feira (14) com a informação que o Padre Francisco Batista de Sousa Neto, decidiu abandonar o ministério presbiteral e a administração da Paróquia Nossa Senhora do Rosário em São João do Rio do Peixe-PB, para viver um relacionamento amoroso.


O anuncio foi feito através de uma carta aberta que o próprio reverendo publicou. Na publicação, ele diz que tomou esta decisão para viver um grande amor. “Um amor criado por Deus vivenciado entre um homem e uma mulher”, declarou.


Em um dos trechos do anúncio, o padre diz que foi um chamado do coração e que não suportava mais: “O amor é amor quando existe reciprocidade e isso eu senti. Nada pode contra e ninguém pode resistir ao amor. É o último grau de evolução”, afirmou ele.


Confira abaixo a carta na íntegra


Venho, através desta carta, expressar os meus sentimentos diante da minha escolha. De início, oportuno anotar, que não interpretem estas palavras como justificativa, pois não preciso apresentá-la, até porque a escolha é individual, pessoal e assim como fiz livremente para ser padre posso também livremente deixar. Deve-se entender que cada um tem um limite de ação, que existe o livre arbítrio. Neste sentido, desarmem-se de suas concepções religiosas preconceituosas, pois a vida é feita de escolhas.


Após um longo processo solitário de discernimento, decidi abandonar o ministério presbiteral e a condição de administrador da Paróquia Nossa Senhora do Rosário em São João do Rio do Peixe-PB. Decidi viver um grande amor. Um amor criado por Deus vivenciado entre um homem e uma mulher. Um amor divinamente humano. Espero que compreendam que não estou fazendo uma troca, pois o amor a Deus e ao seu Reino sempre estará em primeiro lugar na minha vida e até porque o amor é onde Deus está, é o que Deus é e não é possível ir contra isto. Apenas quero ser coerente e verdadeiro. Não vai de encontro aos meus princípios viver de forma forjada a disciplina do celibato a qual prometi no dia da minha ordenação viver. Não posso enganar a mim mesmo e ao Povo de Deus.


É inconteste que não foi fácil o caminho de discernimento e tenho consciência que nem será o de recomeçar, mas a vida é feita de escolhas e as escolhas fazem parte da vida daqueles que são livres, como Deus nos criou. Para ser fiel a Deus e a si mesmo é preciso mudar.


As decisões, são sempre difíceis de serem tomadas, corremos o risco de sermos crucificados, apedrejados, mas no fim, a misericórdia divina supera toda atitude de preconceito e de não amor. O certo é que não podemos viver sempre em indecisões atrasando o futuro que nos espera e, mais tarde, arrependidos de não termos feito o que deveríamos. Viver requer coragem. E tem coisas que pulsam no coração em que nem mesmo a razão é capaz de explicar.


O maior dom do ser humano é a liberdade para fazer escolhas. Viver é uma sequência de escolhas certas ou erradas com consequências positivas ou negativas para o envolvido e os demais. Não há dúvida de que as escolhas são o principal fator determinante da vida.


Confesso que não estava prevista no meu projeto de vida esta mudança. Desde da tenra idade cultivei o sonho de ser padre, em poder servir ao Povo de Deus, e assim me dediquei a este legado com um longo tempo de preparação. Não me arrependo se quer uma fração de segundo, porque vivi intensamente a minha escolha. Nos quase seis anos de ordenação presbiteral, sempre fui feliz, cada momento foi vivido com amor exerci a minha missão com muita verdade e comprometimento.


Porém, nos últimos anos despertou em meu ser a necessidade de concretizar algo de muito valor que já tinha admiração na fase infanto-juvenil: a vida conjugal. Isso foi despertado em mim e confesso que não foram as poucas vezes que tentei focar minha vida naquilo que eu havia escolhido primeiro, mas chegou um tempo em que a minha humanidade não suportava mais.


Alguns podem até pensar que foi uma crise vocacional, sou sincero e convicto ao dizer que não, porque se fosse para continuar sendo padre e ao mesmo tempo constituir uma família pra mim nada mudaria. Compreendo que o celibato é uma disciplina da Igreja e que deve ser observado por aqueles que livremente escolhe esta vocação. No início do meu ministério até pensei que seria possível viver por toda a vida, mas chegou o momento em que a minha humanidade falou mais forte.


Realmente o celibato é um dom e nem todos são capazes de viver e entender. Admiro muito aqueles que são capazes de viver. Acredito que a não vivência do celibato não impede de exercer e nem mácula este ministério. Contudo, é uma disciplina da Igreja e que deve ser cumprida por aqueles que escolhem livremente vivê-la. Não sou eu quem vai mudar a disciplina, eu quem devo mudar. Então, me debrucei nesta reflexão, concluindo que não poderia ser incoerente com a minha escolha. Decidi então recomeçar a minha vida, rompendo com meus sonhos e esperanças e de tantos outros que depositaram em mim.


Que fique claro, que em momento algum nesta nova escolha desejei ou articulei magoar alguém. Quantas vezes quis dominar o meu coração, mas isso é impossível quando sentimos um amor verdadeiro sem malícias e pretensões. Peço perdão se alguém sentiu ferido e atingido por mim. O amor é amor quando existe reciprocidade e isso eu senti. Nada pode contra e ninguém pode resistir ao amor. É o último grau de evolução, é onde Deus está, é o que Deus é e não é possível ir contra isto.


Com imensa satisfação, continuarei servindo a Igreja, assumindo o meu batismo como discípulo e missionário de Jesus Cristo, e, exercendo o meu sacerdócio batismal, celebrando, agora, uma liturgia doméstica, culto a Deus prestado ao Senhor em casa, oferenda religiosa da vida conjugal, pondo em prática o plano de amor que Deus confiou ao homem e mulher.


Peço oração e compreensão de todos que ao longo da caminhada cruzaram o meu caminho. Preservarei os mesmos sentimentos e carinho por todos. Agradeço àqueles e àquelas que foram ombro amigo aonde eu descansei, desabafei e por muitas vezes chorei neste meu itinerário de discernimento. Tomo esta decisão na firme esperança e na sinceridade de coração.


Saibam que não desisti da caminhada, apenas mudei a rota, na certeza de que todas tem o mesmo destino. Sejamos felizes e que Deus nos abençoe!



Diário do Sertão