Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Sábado: Agroecologia em Sousa




Sábado: Agroecologia em SousaCerca de 100 produtores agroecológicos estarão reunidos neste sábado (18) para discutir a produção de alimentos sem agrotóxicos durante o 2º Seminário Sertanejo de Agroecologia, que será realizado dentro da programação da 2ª Feira de Inovação dos Pequenos Negócios do Sertão Paraibano (Inova Sertão), que começou nesta quinta-feira (17) e segue até o domingo (19), na cidade de Sousa. O evento será no auditório máster da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na BR 230.

O seminário vai discutir diversos assuntos de interesses dos produtores, como “A importância dos alimentos agroecológicos para a saúde humana”, “Uso racional da água para irrigação e seu reuso” e “Perspectivas de Comercialização dos produtos agroecológicos para o mercado interno”. O evento ainda promover quatro clínicas tecnológicas com os temas: “Preparação de compostos orgânicos”, “Manuseio e preparo de bio-caldas, no controle de pragas”, “Uso racional da água para irrigação e seu reuso” e “Horticultura Orgânica Reciclável”.

De acordo com o consultor agroecológico do Sebrae, Levi Silva, Sousa é a cidade do Sertão que mais produz alimentos da agroecologia e conta com mais de 200 agricultores. Desde 2011, o grupo de produtores recebe apoio do Sebrae Paraíba e participa de capacitações sobre agroecológica de plantio e técnicas de manejo, além orientações empresariais.

Para o gestor do projeto de Agricultura Irrigada, Fabrício Vitorino, os produtores do Sertão estão cada vez mais procurando aprender a cultivar a agroecologia. “Um dos produtores agroecológicos que está recebendo o apoio do Sebrae, Egnaldo Oliveira, se sentiu mais estimulado ao plantio sem agrotóxico depois que participou do evento. Ele já evitava usar grandes quantidades nas plantações, com o evento, passou a não usar mais”, falou.

O produtor usa os conceitos de agroecologia em Vieirópolis e já está se adequando às normas para se tornar um produtor orgânico. Ele vende para quatro grandes supermercados de Sousa, produzindo de oito a dez tipos de hortaliças, com faturamento individual de R$ 2 mil/mês. Semanalmente, o agricultor faz 1500 pés de alface e mil molhos de coentro. Ele ainda produz, mensalmente, 500 molhos de couve e 200 quilos de tomate cereja, entre outros. O produtor afirmou que 95% do que ele produz é para vendas.

“Eu vendo tudo o que produzo para Sousa. No inverno, a produção de todos os tipos é dobrada e costumamos ganhar mais dinheiro. Em breve, me tornarei um produtor de orgânicos, com a atuação constante e o apoio do Sebrae”, estimou o Egnaldo.

O Inova Sertão foi planejado com base no compromisso assumido pelo Sebrae com os 8 Objetivos do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU), que buscam tornar o mundo melhor, mais solidário e justo, através de ações de combate à pobreza e à fome, promoção da educação, da igualdade de gênero, de políticas de saúde, saneamento, habitação e meio ambiente. Os interessados em participar do evento podem ser inscrever no site http://inovasertao.sebraepb.com.br/. Na página, é possível conferir a programação detalhada do Inova Sertão.


Programação Seminário


8h15 – abertura e palestras “A importância dos alimentos agroecológicos para a saúde humana Palestrante”, com Renato Albuquerque;

9h35 – “Uso racional da água para irrigação e seu reuso”, com Cláudia Reis (INSA)

10h35 – Lanche

10h50 – “Perspectivas de Comercialização dos produtos agroecológicos para o mercado interno”, com Evaldo Costa (representante da Sempre Verde);

12h – Almoço;

13h30 às 15h – Clínicas Tecnológicas

Sala 01 – “Preparação de compostos orgânicos”, com Renato Albuquerque

Sala 02 – “Manuseio e preparo de bio-caldas, no controle de pragas”, com Lucivaldo Cordeiro

Sala 03 – “Uso racional da água para irrigação e seu reuso”, com Cláudia Reis

Sala 04 – “Horticultura Orgânica Reciclável”, com Ezequiel


Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário