Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 23 de agosto de 2014

Estrada mais perigosa do mundo




Estrada mais perigosa do mundoEstreita, serpenteando uma montanha a 4.700 m de altitude e com precipícios de centenas de metros desprotegidos, a estrada Camino a los Yungas, na Bolívia, é tão perigosa que é conhecida como “caminho da morte” ou "estrada da morte". Curiosamente, após ser considerada na década de 1990 a “estrada mais perigosa do mundo” pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, a via se transformou em atração turística. Todo ano, milhares de pessoas percorrem o caminho de bicicleta.

Até algum tempo atrás, de 200 a 300 pessoas morriam todos os anos em acidentes com carros e ônibus na estrada, que tem apenas 64 km de extensão. Depois que foi construída uma via alternativa para os veículos, em 2007, esse número diminuiu.  

A rota, entretanto, continua perigosa. Quem se atreve a percorrê-la tem que manter o foco no caminho de apenas 3 metros de largura. De um lado, o ciclista encontra o paredão da montanha. Do outro, precipícios de até 600 m de altura. Em alguns lugares o solo é barrento, as nuvens tampam a visão e há deslizamentos de rochas.

Mas, quando a pessoa desce com calma e com a ajuda de um guia profissional, o passeio é “fácil e seguro”, afirma Derren Patterson, gerente da Gravity Bolivia. A empresa guia cerca de 6 mil turistas por ano no passeio de mountain bike pela estrada. Há turistas de todas as nacionalidades, inclusive do Brasil. “Tem que descer com cuidado, não como um louco. Se for rápido demais ou com muito medo o ciclista pode sofrer uma queda grave. Mas quando a pessoa vai com calma e foca a atenção o tempo todo, a descida é fácil”, afirma Patterson. Beleza natural

O passeio começa em 4.700 metros de altitude em La Cumbre, a uma hora de carro de La Paz, e desce 3.500 m, ao longo de 64 km. Segundo Patterson, há registros de que 20 ciclistas morreram até hoje na Estrada da Morte. Um deles estava com um grupo da Gravity: um senhor morreu de ataque cardíaco durante o trajeto.

Patterson garante que a beleza natural da região faz a aventura valer a pena. “É um dos lugares mais bonitos que já conheci. Dá para ver montanhas com mais de 6 mil metros de altura, glaciares e paisagens impressionantes. Passamos pela selva, por cachoeiras, rios e por um bosque que fica no meio das nuvens”, descreve. Os turistas também podem ver planícies nevadas, lhamas pastando e pequenas vilas. A maior parte do caminho (cerca de 90%) é na descida.




G1

Dois morrem e menor é apreendido em noite violenta em JP




Dois morrem e menor é apreendido em noite violenta em JPUm homem morreu e um menor foi apreendido após uma possível perseguição seguida de uma tentativa de assalto a um supermercado de Mangabeira, Zona Sul de João Pessoa. A ocorrência foi registrada na tarde desta sexta-feira (22).

Segundo informações do 5º Batalhão da Polícia Militar, testemunhas relataram que dois homens em uma moto chegaram a um dos supermercados de Mangabeira e estariam prestes a anunciar um assalto, quando foram interrompidos por disparos de arma de fogo, de alguém que estaria perseguindo a dupla de suspeitos.

Ainda segundo informações da polícia, pessoas que passavam pela área viram o momento em que o menor, que estava na garupa da moto, fugiu do local do crime após os disparos. O maior de idade foi atingido e morreu na hora.

A polícia ainda informou que outra versão também foi levantada por testemunhas; a de que o menor ao fugir teria efetuado os disparos para tentar defender o comparsa, mas acabou o atingindo e provocando a morte dele.

Momentos depois do homicídio, a polícia encontrou o adolescente, realizou a apreensão e o levou para a Delegacia do Menor, no Centro da Capital.

Assassinato no Valentina

Por volta das 20h, mais um assassinato foi registrado na Capital, dessa vez no bairro do Valentina, zona Sul de João Pessoa. Um jovem de 23 anos foi assassinado a tiros. Ele vinha do trabalho, montado na bicicleta, quando foi surpreendido por homens que efetuaram disparos de arma de fogo. De acordo com testemunhas, a vítima ainda tentou fugir, saltando da bicicleta, mas foi alcançado pelos criminosos que voltaram a atirar no rapaz. Ele morreu no local.

Segundo familiares do jovem assassinado, ele não tem passagens pela policia e não era usuário de drogas. A perícia esta no local para realizar os trabalhados de rotina.



portalcorreio

Treze consegue efeito suspensivo e vai contar com Rafael Oliveira




Treze consegue efeito suspensivo e vai contar com Rafael Oliveira Após a decisão do STJD nesta quinta-feira(21) em punir o atleta Rafael Oliveira com suspensão de dois jogos, um já cumprido contra o ASA de Arapiraca, a diretoria alvinegra na manhã de hoje (22) entrou com pedido de efeito suspensivo no referido tribunal para que o atleta pudesse jogar no próximo domingo contra o Cuiabá-MT e cumprir a suspensão apenas no jogo contra o Águia de Marabá.

Na noite de hoje o pedido foi deferido e o atleta, que treinou durante toda a semana, estará à disposição do treinador Givanildo Oliveira no difícil compromisso do próximo domingo (24).

Os atletas, comissão técnica e a diretoria galista esperam o forte apoio da massa alvinegra para conquistar uma grande vitória diante do Cuiabá-MT e se reabilitar na competição.

Dentinho posta foto das filhas gêmeas




Dentinho posta foto das filhas gêmeas Dentinho não se cansa de exibir a fofura das filhas em suas redes sociais. Nesta sexta-feira, 22, o jogador publicou em seu Instagram uma foto  das gêmeas, Rafaella e Sophia, de quatro meses, de seu casamento com Dani Souza, dormindo tranquilamente. Na legenda, ele colocou um monte de corações apenas.

No dia 12 de agosto, quando as meninas completaram quatro meses de vida, Dentinho fez questão de declarar seu amor por elas. "Hoje minhas princesas completam quatro meses de vida, parabéns, meus amores! Obrigado Papai do céu por me abençoar com essa Família maravilhosa", escreveu ele em uma foto compartilhada com as filhas no colo.

Dentinho e Dani Souza ainda são pais de Bruno Lucas, de 1 ano.

Homem acusado de roubar construtoras é preso em JP




Homem acusado de roubar construtoras é preso em JPUm homem acusado de ser especialista em roubar construtoras foi preso na tarde de ontem, quinta-feira (21) em João Pessoa. A prisão de “ Jorge”, foi realizada por agentes civis da 3ª Delegacia Distrital, na Avenida Epitácio Pessoa.

De acordo com a polícia, somente na Delegacia da Epitácio Pessoa existem cerca de dez queixas de roubos a construtoras e pela maneira de com o caso aconteceu a suspeita é que foi mesmo ladrão.

“Jorge” segundo a polícia, usava um pequeno ‘reboque’ agregado a moto onde eram colocados os objetos roubados das construtoras.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Xuxa se irrita com desafio de gelo




Xuxa se irrita com desafio de geloXuxa usou o seu Facebook para responder aos seguidores que cobraram a participação dela no desafio do balde de gelo, movimento criado nos Estados Unidos para arrecadar fundos para instituições que tratam de portadores do ELA (esclerose lateral amiotrófica). A loira diz que “não aguenta mais ser indagada” sobre sua ausência na brincadeira. Xuxa teria quebrado a corrente ao não aceitar desafio de amigos famosos, como Angélica.

“Oi gente, olha só... não aguento mais ser indagada sobre o desafio do gelo. Então lá vai minha resposta que também é um desafio: eu desafio a todos a desafiarem todas as pessoas que jogaram um balde de água fria, gelada ou morna a doarem qualquer valor. Qualquer coisa pra instituição que lançou esse ‘desafio’ porque eles precisam de grana pra pesquisa e combate a essa doença chamada ELA (esclerose lateral amiotrófica)”, escreveu.

A apresentadora ainda propõe que os seguidores cobrem os famosos que participaram da brincadeira a mostrarem os comprovantes dos depósitos à causa. “Eu desafio a cada um de vocês que me perguntam toda hora se eu já ‘aderi’ a cobrarem a todos os artistas e pessoas que participaram a pagar nem que seja uma merrequinha (eu já doei minha ‘merrequinha’ ) para a instituição”, continua.

A loira ainda lembrou a ex-cunhada, Alexandra Szafir — irmã de Luciano Szafir, pai de sua filha, Sasha — para se justificar: “E mais: continuo meu desafio para que todos se informem sobre esta doença. Eu já conheço um pouco, pois tenho o prazer de conhecer uma guerreira, que se chama Alexandra Szafir, que tem essa porcaria de doença... portanto desafio a todos a desafiarem-se. Pronto, desabafei”, encerrou.

Famosos também discordam de brincadeira

Xuxa não foi a única a não aceitar a brincadeira do balde de gelo. Na quarta, a filha de Renato Aragão, Lívian Aragão, causou polêmica ao argumentar que não participaria do desafio alegando a falta de água no mundo.

Na manhã desta quinta-feira, Danielle Suzuki também afirmou que não participaria pelo mesmo motivo. "Esclerose lateral amiotrófica, doença séria que como todas as outras devem ter sim investimentos em pesquisa da cura. Mas amigos, agradeço a oferta de participação mas vejo outros problemas mais urgentes em nosso país no qual destino meu dinheiro", escreveu ela, no Instagram. A atriz polemizou: "E vejo muita gente desejando desesperamente esses litros de água do baldinho de vocês. Com todo amor e respeito a ALS Association nao vou aderir ao virus da mídia... e nao me considero parte desse um desafio".


Extra

Em jogo de 7 gols, Timão vence o Goiás




Em jogo de 7 gols, Timão vence o Goiás Foi suado, brigado, sofrido: mas só até os 30 do segundo tempo. O Corinthians encontrou dificuldades na noite desta quinta-feira. Ficou atrás do placar duas vezes, mas não desistiu. À base de insistência, transformou angústia em goleada. Fez 5 a 2 sobre o Goiás na Arena em Itaquera, com três de Luciano, e encostou novamente na ponta do Campeonato Brasileiro. Com os outros gols marcados por Elias e Guerrero, o Timão superou os próprios erros, evitou o segundo tropeço consecutivo em casa (no último sábado, 1 a 1 com o Bahia) e correspondeu às expectativas da Fiel. Os esmeraldinos, por sua vez, acumularam a quarta derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro.


Com um estilo de jogo baseado em contra-ataques e bolas paradas, Ricardo Drubscky confiou que levaria ao menos um ponto para Goiânia. Com o suporte das ótimas defesas de Renan, segurou o empate até os 32 minutos do segundo tempo, quando brilhou a estrela de Luciano: após perder dois gols “feitos”, o vice-artilheiro do Corinthians na temporada, agora com 11 gols, fez o terceiro, o quarto e o quinto do Alvinegro.

O público pagante foi de 26.486 pessoas, com renda de R$ 1.465.164,00.

Com 31 pontos, o Corinthians foi para a terceira colocação do Brasileirão – mesma pontuação do Internacional, que tem uma vitória a mais (oito contra sete). O Goiás, em queda livre, agora é o 11°, com 21.

Na próxima rodada, os dois times jogam no domingo. Em Porto Alegre, o Corinthians encara o Grêmio, às 16h. Já o Goiás recebe o líder Cruzeiro, às 18h30, no Serra Dourada.

O jogo

O Corinthians tem a melhor defesa do Campeonato Brasileiro, mas saiu perdendo justamente por um erro coletivo do setor. O volante David encontrou Thiago Mendes completamente livre, às costas dos zagueiros alvinegros, para abrir o placar com apenas 10 minutos de jogo. A reação da torcida foi imediata: mesmo longe de lotar o estádio, a Fiel não sentiu o gol sofrido e empurrou a equipe.


Jadson tinha nova atuação apática. Sem se entender com Renato Augusto, que era mais criativo, o camisa 10 precisou da bola parada para se redimir: em cobrança de escanteio, cruzou para Paolo Guerrero subir mais do que a zaga do Goiás e fazer o terceiro gol de cabeça consecutivo do Corinthians – Gil marcou os outros dois, na vitória por 1 a 0 sobre o Santos e no empate por 1 a 1 com o Bahia.


O time esmeraldino não sentiu o gol de empate e continuou apostando nos contra-ataques. A brecha encontrada no meio-campo corintiano, onde Elias avançava muito e deixava Ralf sozinho, era suficiente para ensaiar o segundo gol e deixar os torcedores da casa apreensivos.

O roteiro da etapa complementar só não seguiu à risca o da primeira metade do jogo por um milagre de Cássio, que defendeu chute muito forte de Bruno Mineiro logo no início. O Corinthians continuava abusando dos gols perdidos: presente na área adversária, criava muito e não dava paz ao goleiro Renan. Foi aí que o velho ditado do “quem não faz, leva” se fez presente: Jackson, em novo vacilo da defesa corintiana, desviou de cabeça para a rede de Cássio.

Apesar da revolta de Mano Menezes, que acabou expulso ao reclamar impedimento inexistente no lance do segundo gol esmeraldino, o Corinthians encontrou forças para reagir mais uma vez: Elias desviou chute de Renato Augusto, igualando o placar. Com postura ofensiva, o Timão apostou suas fichas na entrada de Lodeiro. Recuado, o Goiás garantia sua sobrevivência na partida graças a Renan, que vivia noite inspirada.

Foi aí que brilhou a estrela de Luciano. Depois de desperdiçar duas chances, o atacante, que entrou no lugar de Ángel Romero, infernizou a defesa do Goiás e desandou a balançar a rede. No primeiro, aos 32, estabeleceu a virada. No segundo, aos 39, transformou o sofrimento em alívio. No terceiro, aos 43, decretou a goleada, igualando-se a Romarinho na artilharia do Corinthians na temporada, com 11 gols.

Em êxtase, a Fiel festejou a vitória tirando sarro do maior rival:

- Você vai cair, Porco! - ironizando o Palmeiras, lanterna da competição.



Globo Esporte

Valdivia xinga Tiago Leifert no Twitter




Valdivia xinga Tiago Leifert no TwitterValdivia está fora de combate por conta de uma lesão na coxa direita e não deve jogar nos próximos 30 dias. No último domingo, logo no início do clássico com o São Paulo, ele precisou deixar o gramado reclamando de tontura. Examinado, foi detectada uma fratura no nariz.


Ao tomar conhecimento das ofensas de Valdivia, Leifert respondeu:


- Sou fã do Valdivia, desejo que ele volte logo e que tenha muita saúde.


Nos últimos dias, Leifert foi chamado de “Valdivia” por alguns seguidores no Twitter, que faziam referência aos dias em que o apresentador se ausentou do programa  por problemas de saúde. Nesta quinta, Leifert começou o Globo Esporte brincando que já era o seu segundo dia consecutivo no estúdio “Boooooa tarde…Dois programas seguidos, Valdivia. Estou aqui firme e forte, com a minha sinusite, e eu vim trabalhar. Um beijo pra você”. No fim, ao se despedir dos telespectadores, Tiago ainda fez mais uma brincadeira, ao simular uma lesão na coxa e mexer as mãos num sinal como se pedisse substituição: “Ai ai ai, senti o posterior, Voz da Consciência, amanhã eu não venho”.




Globo Esporte

“Ela que vá mandar na Rede dela”, diz dirigente do PSB sobre Marina




“Ela que vá mandar na Rede dela”, diz dirigente do PSB sobre MarinaUm dia após o PSB oficializar a candidatura de Marina Silva para a Presidência, o coordenador-geral da campanha de Eduardo Campos , Carlos Siqueira, anunciou nesta quinta-feira (21) seu desligamento do posto alegando divergências com a ex-senadora. Ao sair de reunião do PSB, Siqueira – que é secretário-geral do partido –, mandou um recado para Marina:“ela que vá mandar na Rede dela”, disse o dirigente, referindo-se ao grupo político da presidenciável, a Rede Sustentabilidade. Tentando evitar polêmicas com a cúpula do PSB, Marina disse que a divergência era motivada por um "mal entendido".

Quadro histórico do PSB, Siqueira confirmou sua saída da coordenação da campanha na manhã desta quinta, pouco antes de os dirigentes socialistas se reunirem, em Brasília, com os demais partidos da coligação. Indagado por repórteres se estava magoado com a candidata ao Planalto, o secretário-geral criticou o fato de Marina ter feito indicações para cargos-chave da campanha sem consultar o PSB.

“Magoado, eu não estou, não. Não tenho mágoa nenhuma dela. Apenas acho que quando se está numa instituição como hospedeira, como ela [Marina] é, tem que se respeitar a instituição, não se pode querer mandar na instituição. Ela que vá mandar na Rede dela porque no PSB mandamos nós”, disse Siqueira.

O ex-coordenador da campanha disse ainda que Marina não representa o legado de Eduardo Campos e que, por isso, não vai fazer campanha para ela. “Acho que ela não representa o legado dele [Eduardo Campos] e está muito longe de representar o legado dele. Eu não vou fazer campanha para ela porque eles eram muito diferentes, politicamente, ideologicamente, em todos os sentidos”, afirmou Siqueira.

O ex-coordenador também criticou o fato de, na opinião dele, Marina ter feito alterações na equipe da campanha sem consultar o PSB.

“Ora, ela nomeou o presidente do comitê financeiro da campanha, cuja responsabilidade da prestação de contas é do partido. Ela não perguntou nada ao PSB, ao invés de discutir o assunto com o partido […] Nós não podemos oferecer o partido a uma candidatura que procede dessas maneiras”, disse.

Segundo o Blog do Camarotti, o mal-estar público entre Siqueira e Marina preocupou dirigentes do PSB. A cúpula do partido teme que as críticas do ex-coordenador possam gerar novas baixas na campanha presidencial.

Equívoco

Pouco depois das declarações de Siqueira, Marina deixou a reunião que estava fazendo com os demais partidos da coligação e foi questionada por jornalistas sobre a reação do secretário. Ela classificou a fala como “equívoco” e “incompreensão” e a atribuiu à “gravidade do momento, ao tensionamento”.

“Há que ter compreensão com as sensibilidades das pessoas e essa compreensão, essa capacidade eu tenho. Sempre digo que prefiro sofrer uma injustiça a praticar uma injustiça”, disse. Ela ainda acrescentou que tem “profundo respeito” pelas pessoas. “Ainda mais nesse momento de dor”, disse em referência à morte de Eduardo Campos.  

Trocas na campanha

Durante longa reunião dos dirigentes do PSB e da Rede nesta quarta-feira (20), Marina acertou algumas trocas entre os integrantes da coordenação da campanha. Ela deu mais poderes a dois integrantes da Rede que são de sua confiança.

O deputado federal Walter Feldman, que era o porta-voz da Rede, foi colocado como coordenador-geral adjunto para atuar ao lado de Siqueira. Bazileu Margarido, um dos militantes que trabalharam pela fundação da Rede, foi nomeado titular do comitê financeiro da campanha. Ele ocupava o lugar que foi designado a Feldman.

O gesto de Marina foi interpretado por Siqueira como uma demissão, segundo avaliaram pessoas ligadas a candidata. O secretário gostaria de ter sido indicado pessoalmente pela ex-senadora e não gostou do fato de ela ter designado ao PSB a tarefa de escolher seus integrantes na coordenação.

“Ele me disse que foi uma maneira elegante de a Marina o destituir do cargo”, relatou Bazileu Margarido. Durante a reunião, a senadora chegou a pedir desculpas a Siqueira, mas ele não voltou atrás e decidiu romper com a candidata.

Novo coordenador-geral

O presidente do PSB, Roberto Amaral, concedeu entrevista ao lado candidata e reiterou que “não há nenhum ruído entre o PSB e a Rede”. A declaração de Siqueira, segundo Amaral, é um “mal entendido”. “Uma reação puramente pessoal que eu respeito sem nenhum conteúdo político”, concluiu.

Ele também disse que o partido indicará um novo coordenador-geral para a campanha ainda nesta tarde. Ele disse ainda que Siqueira – que é primeiro-secretário da legenda - trabalhará ao seu lado no comando do partido.

Coligação

Após parte dos seis partidos que integram a coligação do PSB reclamar de não ter sido consultado sobre a escolha de Marina e Beto Albuquerque para a disputa presidencial, os dirigentes socialistas se reuniram nesta quinta com as siglas aliadas. Ao final do encontro, as legendas aprovaram a nova chapa. Além do PSB, integram a aliança PPS, PPL, PHS, PRP e PSL.

O PSL foi o único que não deu o aval. O presidente da sigla, Luciano Bivar, não compareceu à reunião na sede nacional do PSB. Nesta quarta, o PSL já havia anunciado que não ficou satisfeito em ter Marina como candidata e advertiu que poderia deixar a coligação.

Bivar disse que se reunirá nesta sexta-feira (22) com Marina Silva, em Recife, para definir o futuro do partido dentro da coligação.




G1

PSOL não quer antecipar discussão sobre 2º turno na PB




PSOL não quer antecipar discussão sobre 2º turno na PBApesar das consultas populares adiantarem uma indefinição do eleitorado que pode proporcionar um segundo turno para as eleições de governador da Paraíba, o candidato a vice-governador pelo PSOL, professor Marcos Dias explicou as razões de seu partido não ter firmado alianças políticas para o pleito deste ano.

Para ele, devido as divergências partidárias, aliança com as legendas tradicionais não convém ao PSOL.

“A aliança com partidos tradicionais não convém ao PSOL, porque temos importantes divergências sobre a forma de governar”, disse.

Segundo Marcos Dias, o PMDB, o PSDB e o PSB já governaram o Estado e ainda governam o Estado, nas últimas décadas. “São governos que tem a marca das promessas, mas, efetivamente, não programaram governos para o povo”, disse.

Questionado sobre qual o rumo do PSOL no eventual segundo turno, Dias afirmou que o segundo turno que interessa é aquele em que o PSOL está presente. “Não podemos achar que já perdemos a eleição, queremos sonhar com essa possibilidade de chegar ao segundo turno, em que pese as dificuldades concretas”, comentou.

Marcos Dias respondeu ainda sobre a situação econômica da campanha do PSOL e ressaltou que a legenda não tem grandes recursos, por isso seus candidatos tem dificuldades.

“O poder econômico funciona para mandar nos governantes, mas no governo do PSOL a força será do povo, já que não somos reféns dos empresários”, disse.


Assessoria

Zilu deu estúdio milionário ao ex




Zilu deu estúdio milionário ao exO namoro de Zilu Camargo com o cantor Zé Henrique durou pouco. Foram apenas três meses, mas pode-se dizer que a relação deixou bons frutos para o sertanejo. Isso porque a coluna descobriu que a ex-mulher de Zezé Di Camargo caprichou em um dos presentes que deu para o então namorado: um estúdio avaliado em cerca de R$ 1 milhão.

Segundo uma fonte da coluna, que é próxima do ex-casal, tudo que há de mais moderno em termos de recursos tecnológicos foi colocado no estúdio de gravação musical.

Zilu assumiu a relação em maio, quando já tinha dois anos de separada de Zezé, em uma entrevista dada à revista  ‘Caras’. Recentemente, notícias deram conta de que Zilu estaria reclamando do valor da pensão que recebe de Zezé: R$ 100 mil mensais. A coluna já disse que não é boa em matemática, mas será que se a ilustre senhora não saísse por aí esbanjando nos presentes a pensão não seria boa? Tem brasileiro vivendo com muito, mas muito, menos.



ODiaonline

Governo estende isenção tributária para computador até 2018




Governo estende isenção tributária para computador até 2018O governo federal anunciou nesta quinta-feira a prorrogação até 31 de dezembro de 2018 da alíquota zero do PIS/Cofins na venda no varejo de computadores e notebooks pelo Programa  de Inclusão Digital, com renúncia fiscal estimada em 7,9 bilhões de reais em 2015, informou o Ministério da Fazenda em comunicado.

O benefício fiscal do programa, que hoje também inclui modems, smartphones e roteadores digitais, terminaria em 31 de dezembro deste ano.

Desde sua criação, em 2005, o benefício aumentou a produção anual desses equipamentos de 4 milhões para 22 milhões de unidades, disse o ministério. O programa foi criado para aumentar a competitividade do setor e facilitar o acesso  da população ao meio digital.

A pasta acrescentou que de 2008 até este ano, a quantidade de computadores em uso no país chegou a 140 milhões de unidades e até 2017 deve atingir a proporção de um computador para cada habitante.


Reuters 

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Vídeo do jato de Campos sugere falha humana, dizem especialistas


Vídeo do jato de Campos sugere falha humana, dizem especialistas

Imagens registradas por câmeras de um prédio em construção apontam para falha humana como fator que contribuiu para a queda do avião em Santos (SP) no dia 13 de agosto, segundo dois especialistas ouvidos pelo G1. O vídeo mostra o momento exato da queda que matou o candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, e mais seis pessoas. Outro analista acredita em uma conjunção de fatores.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), responsável pela apuração do acidente, diz que “desorientação espacial” dos pilotos e o uso de equipamentos nas asas que reduzem a velocidade após a arremetida estão entre as possibilidades investigadas.

As imagens obtidas com exclusividade pela TV Tribuna, afiliada da Rede Globo, mostram o jato com o nariz para baixo. Depois disso, atrás de outro prédio, é possível ver a fumaça por causa do incêndio. As câmeras estão instaladas a cerca de 500 metros do local do acidente.

O presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Marcelo Cerriotti, acredita que o mau tempo na manhã do acidente tenha desorientado a tripulação do jato Citation 560 XL.

“A hipótese de "desorientação espacial" se torna cada vez mais real. É uma imagem de uma aeronave fora de controle. No avião é tudo muito rápido e pelas condições meteorológicas, ele estaria só com a visualização dos equipamentos, sem a linha de horizonte, a cerca de 200 nós [370 km/h]", disse.

O presidente da Associação dos Pilotos e Proprietários de Aeronaves (APPA), George William Sucupira concorda que uma dificuldade de manobra da aeronave possa ter contribuído para a queda, mas não vê a desorientação espacial como um fator.

“Eu não acredito que pela experiência dos pilotos tenha sido uma desorientação espacial. Eles estavam enxergando pela camada de nuvens. A imagem demonstra que o avião caiu com o nariz para baixo, na vertical. Fez um buraco e depois quebrou para frente. As peças ficaram totalmente destruídas, o que indica que houve acúmulo de velocidade, aliado ao acionamento dos flaps [instrumentos na asa que reduzem a velocidade de aviões] e queda de nariz”. O mergulho abrupto durante o recolhimento de flaps é arriscado, segundo o fabricante do jato envolvido no acidente.


A "desorientação espacial" ocorre em condições com visibilidade ruim, em que o piloto é levado a crer que a aeronave está em uma direção pelos instrumentos, mas está em outra. Na possibilidade de isso ter acontecido, o comandante do jato em que estava Campos, dentro da nuvem, não percebeu que o avião estava indo para a esquerda, e forçou ainda mais a curva. A aeronave ficou, então, em posição de "faca" com as asas na vertical, provocando uma queda brusca.

O especialista em segurança de voo Ricardo Chilelli defende a conjunção de fatores para um acidente como o de Santos. “Se ele tivesse com condições meteorológicas boas e pudesse fazer o pouso no visual, possivelmente o avião teria aterrissado. Mas ele decide arremeter e faz o que prevê a carta de voo, mas não consegue retornar à posição para tentar um novo pouso. O mau tempo é o primeiro quesito que contribuiu”, afirmou.

“Quando está em baixa altitude, o poder de manobra e de reação diminui. Têm aeronaves que são mais fáceis, outras mais complicadas de manobras em situações adversas”, afirma Chilelli. Somente a investigação do Cenipa vai apontar o ângulo exato da queda e colisão com o solo.

O professor da escola politécnica da USP Julio Meneghini disse ao Jornal Nacional que a velocidade da queda foi de 170 nós aeronáuticos, ou seja, 314 km/h e que a imagem não é capaz de explicar é porque o avião aparece com o nariz apontado para baixo. Além da hipótese de erro humano e a influência do mau tempo, falha mecânica também é investigada como fator para a queda.

Sem instrumentos

O especialista Ricardo Chieli também aponta como outro fator de dificuldade a falta do sistema por instrumentos, conhecido pela sigla ILS (sigla Instrument Landing System, em inglês), que dá uma orientação precisa ao avião que esteja na fase de aproximação da pista. Sinais de rádio são transmitidos à aeronave, processados e apresentados nos instrumentos de bordo do avião, fornecendo dados para alinhamento com o eixo da pista e com a trajetória correta de planeio para o pouso. A base aérea de Santos não possui esses sistema e os equipamentos usados pelos pilotos são apenas os da própria aeronave.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos informou em nota que já realizou a leitura do gravador de voz da aeronave, análise inicial dos motores e coleta de informações e documentos junto às empresas que fizeram a manutenção do avião. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), as duas horas de áudio da caixa-preta do jato não são do voo de Eduardo Campos e sim de um outro voo realizado dias antes.

A Aeronáutica informou na terça-feira ter constatado que o jato particular em que viajava o ex-governador de Pernambuco estava com o trem de pouso e os flaps recolhidos. O trem de pouso é composto por equipamentos e pneus para permitir a aterrisagem de aeronaves e os flaps são instrumentos na asa que reduzem a velocidade de aviões.

Reportagem publicada na terça no jornal "Folha de S.Paulo" revela que a Cessna, fabricante do jato Citation 560 XL, o mesmo modelo em que Campos viajava, alertou para o risco de a aeronave mergulhar abruptamente durante o recolhimento dos flaps em subidas e arremetidas.

Condições do voo

A visibilidade era de 3 mil metros, considerada dentro dos padrões na carta prevista para o pouso. Próximo à base aérea, as camadas de nuvens mais baixas estavam a 240 metros de altitude, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A fadiga dos pilotos também é uma das hipóteses levantadas como fator para falha humana no acidente. O Sindicato Nacional dos Aeronautas quer que os peritos do Cenipa apurem se o cansaço relatado pelo piloto Marcos Martins em uma rede social na internet pode ter contribuído para o acidente.

Martins postou no Facebook se dizendo “cansadaço”, cinco dias antes da queda. “Ainda não sabemos se os pilotos que morreram estavam trabalhando acima dos limites”, afirmou ao G1 Rodrigo Spader, diretor da Secretaria de Regulamentação e Convenção Coletiva do SNA.

O piloto lamentou em inglês, em várias publicações, a jornada de trabalho. “Working hard [trabalhando duro, em inglês]”, escreveu nos dias 1º e 5 de agosto.

Cerriotti, também do Sindicato Nacional dos Aeronautas, afirmou que o acidente trouxe à tona a preocupação em relação à jornada excessiva dos pilotos. “Até a década de 1970, as falhas humanas eram o fator principal dos acidentes. Depois disso, um estudo americano apontou que a aviação geral, o índice subiu para 90% na aviação geral e 70% na aviação comercial. O piloto tem que estar em plenas condições cognitivas para fazer uma manobra com as condições meteorológicas no momento do acidente”, disse.

Investigação

Familiares e testemunhas do acidente estão sendo entrevistados. O resultado da investigação compõe um relatório final, que é elaborado com base em informações factuais e nas análises de todos os fatores que contribuíram para o acidente de maneira integrada. O documento busca reproduzir a dinâmica da ocorrência e emite as recomendações de segurança de voo para evitar que acidentes semelhantes se repitam.

Não há prazo determinado para sua conclusão. A Polícia Federal (PF) também enviou seis peritos para Santos a fim de trabalhar na apuração da causa do acidente. Aeronáutica e Polícia Civil também vão investigar.



G1

Julio César: "Dá para matar a saudade do Flamengo jogando no Benfica"




Julio Cesar Benfica de Portugal (Foto: Isabel Cutileiro / SL Benfica)Em seu primeiro dia no Benfica, o goleiro Julio César comparou o clube português que vai defender a partir desta temporada com o Flamengo, onde foi revelado. Questionado sobre a semelhanças entre as duas equipes em entrevista ao canal de televisão do novo time, o jogador, que esteve com a seleção brasileira na última Copa do Mundo, disse que ambas as torcidas são semelhantes e garantiu que, no Benfica, poderá matar um pouco da saudade do Flamengo. 
- Como comecei no Flamengo, fiz toda a categoria de base e depois me profissionalizei, eu estudei um pouco a história do Benfica e vi que tem muita coisa em comum. Acho que dá para matar um pouquinho a saudade do Flamengo jogando no Benfica. É tudo muito parecido - disse o goleiro, na entrevista.
O jogador explicou as semelhanças entre as duas equipes, sobretudo por parte da torcida.
- Olha, porque o Flamengo é um clube muito forte no Brasil, e o Benfica também é muito forte em Portugal. Em relação a torcedores, adeptos como vocês falam aqui, são iguais. Aquela paixão, aquela coisa... Já tive a oportunidade de passar aqui pelo aeroporto em Lisboa, e os torcedores vinham conversar comigo para pedir para eu vir ao Benfica. Então, eu me identifiquei muito com o Benfica por isso.
Julio César disse que conversou com David Luiz, com quem trabalhou lado a lado na seleção brasileira durante a Copa do Mundo, antes de fechar com o Benfica.

Sport afunda o Palmeiras na Arena PE






Sport afunda o Palmeiras na Arena PEO Sport quebrou jejum de três jogos sem vitórias no Campeonato Brasileiro  ao bater o Palmeiras, por 2 a 1, de virada, nesta quarta-feira à noite, na Arena Pernambuco, pela 16ª rodada da competição. Com o resultado, o Leão vai a 26 pontos e se reaproxima do G-4. Já o Verdão se afunda ainda mais na crise. Com dez jogos consecutivos sem vitórias, o time iguala sua pior sequência nos pontos corridos. Em 2011, a equipe paulista também ficou dez rodadas sem triunfar. Naquela ocasião, porém, o time somou cinco pontos em empates. Agora, são apenas dois. Com apenas 14 pontos em 16 rodadas, o time paulista pode terminar a rodada na lanterna.

O Leão volta a campo no próximo domingo, para enfrentar o Fluminense, às 16h, no Maracanã, pela 17ª rodada. O Verdão, no sábado, às 21h, recebe o Coritiba no Pacaembu.


O jogo

O Palmeiras começou melhor. Parecia mais confiante, tocando a bola com correção, cercando o Sport, que estava acuado. O gol, aos 13 minutos, deu ao Verdão a impressão de que começava uma vida nova. Persistente, Henrique aproveitou cruzamento de Mouche e cabeceou firme. A bola bateu na trave e voltou para o centroavante, que acertou o alvo. Estava aberto o caminho para a primeira vitória da equipe sob o comando de Ricardo Gareca? Não foi bem assim.


Aos poucos, o Leão foi se soltando, principalmente com Patric, responsável por todas as jogadas perigosas da equipe pernambucana. Foi dele a cobrança de falta que culminou no gol de empate. A batida foi cruzada, Fábio saiu para cortar, errou o golpe e marcou contra. A falha do goleiro fez o Palmeiras entrar em parafuso. Logo, viria a virada, novamente com Patric, que aproveitou rebote da defesa, acertou chute cruzado e colocou o Sport na frente.

O segundo tempo mostrou a clara diferença entre uma equipe bem organizada e outra perdida. O Sport tinha estratégia: marcação forte no meio de campo, posse de bola e chegadas ao ataque em jogadas trabalhadas. O Palmeiras era uma bagunça. Mal posicionado, principalmente na defesa, o Verdão sofria com as chegadas perigosas do Leão. Quando tentava atacar, faltava qualidade - o time não conseguia acertar uma sequência de passes. A bola queimava. Perdidos, os jogadores passaram a discutir entre eles - Henrique e Marcelo Olilveira se estranharam por causa de uma falha de posicionamento.

O Sport, tranquilo, ia criando chances, mas errava nas conclusões. Diego Souza e Ibson estrearam, mas quase não tiveram chances. Nem precisaram. Com o Palmeiras sob controle, o Leão nem precisou forçar muito. O placar construído no primeiro tempo foi suficiente. Com mais uma derrota, o Verdão desce a ladeira em velocidade vertiginosa.




Globo Esporte

Preço do quilo do pão francês varia 90,7% em João Pessoa, diz Procon




Preço do quilo do pão francês varia 90,7% em João Pessoa, diz ProconO preço do quilo do pão francês varia cerca de 90,7% em João Pessoa neste mês de agosto. A oscilação foi apontada por uma pesquisa realizada pelo Procon-JP entre os dias 18 e 20 de agosto de 2014. No levantamento anterior, que aconteceu no mês de abril, a variação era de 91,1%.

A pesquisa foi realizada em 27 estabelecimentos, com o menor valor praticado, de R$ 5,50, na Padaria Doce Pão, no bairro Valentina Figueiredo. O maior preço é o cobrado na Padaria Bonfim, bairro de Tambaú, de R$ 10,49.

Na Zona Oeste, o menor preço, de R$ 5,90, é comercializado na Padaria Pontes, no bairro de Cruz das Armas. Já na Zona Norte, o menor valor do quilo de pão é cobrado na Panificadora Ipanema, na Torre, que é de R$ 7,49.



Quem mora na Zona Sul pode economizar comprando na Padaria Doce Pão, no Valentina de Figueiredo, que comercializa o alimento por R$ 5,50. Nas Padarias Catolé (Bessa) e Miramar (Miramar), localizadas na Zona Leste, o menor preço do pão é vendido por R$ 7,99.

Nas últimas cinco pesquisas realizadas pelo Procon-JP, a variação de preço do quilo do pão passou de 97,8% para 90,7%. Em outubro de 2013, o preço do quilo do pão era comercializado na Capital entre R$ 5,00 e 9,89, variação de 97,8%. Em novembro, a pesquisa apontou variação de 81,5%, sendo o menor valor de R$ 5,45 e o maior R$ 9,89.


Este ano já foram realizados três levantamentos de preço. Em janeiro, o pão era vendido por R$ 5,00 e 9,89, com variação de 97,8%. Em abril, a variação diminuiu para 91,1%, com valores entre R$ 5,49 e 10,49. E agora em agosto, o preço varia entre R$ 5,50 e R$ 10,49, com variação de 90,7%.



 G1

Dupla tentativa de assassinato é registrada nesta quarta, no Centro




Dupla tentativa de assassinato é registrada nesta quarta, no CentroNo início da noite desta quarta-feira (20), uma dupla tentativa de homicícdio foi registrada na Rua Maciel Pinheiro, no Centro da Capital paraibana.

Segundo informações de testemunhas, dois homens estavam em uma moto e quando pararam em um sinal foram alvejados.

Mesmo baleada, uma das vítimas conseguiu fugir do local e chegar a uma central de polícia, onde foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital de Emergência e Trauma. O outro homem morreu no local do crime.

Ainda não há pistas dos assassinos que fugiram logo após a ação criminosa.



Preso o suspeito de ter matado mais de 30 pessoas na PB




Preso o suspeito de ter matado mais de 30 pessoas na PBOs investigadores da Delegacia de Polícia Civil da cidade de São Bento, coordenados pela Delegada Silvia Alencar prenderam nesta terça-feira (19), o nacional Ivandro Maia Dantas mais conhecido como Palito de 39 anos de idade, natural de São Bento, o qual havia chegado recentemente na terra das redes, onde vivia tranquilamente.



Palito estava foragido da Comarca de Valparaíso/GO, onde havia cometido crime de Homicídio Qualificado e Tentativa de Homicídio. Ivandro ao ser questionado pelos policiais negou que tivesse alguma pendência com a justiça, mas sua conduta despertou a atenção dos Investigadores.



Após realização de minuciosa investigação os policiais descobriram o passado perverso do suspeito. Quando IVANDRO percebeu que não tinha mais como enganar a polícia resolveu confessar o crime cometido naquele estado, oportunidade em que afirmou ter matado um jovem e baleado outros dois por motivos de rixa.



Após ser cientificado do mandado de prisão, o mesmo foi encaminhado para o presídio de Catolé do Rocha, onde já se encontra a disposição da Justiça.




 Correio

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Epidemia de ebola já causou 1.229 mortes




Epidemia de ebola já causou 1.229 mortesA epidemia de ebola já causou 1.229 mortes, 84 das quais entre 14 e 16 de agosto, informou hoje (19) a Organização Mundial de Saúde (OMS). Apesar da mobilização internacional, os números apontam para uma forte progressão da doença. No mesmo período em que aconteceram as 84 mortes, 113 novos casos foram registrados, incluindo confirmados, prováveis e suspeitos. O último balanço foi divulgado hoje em Genebra.

Desde o início da epidemia, em março, a OMS contabilizou 2.240 casos, dos quais 1.229 resultaram em morte. A Libéria é o país mais afetado nos últimos dias, com 53 das mortes ocorridas entre 14 e 16 de agosto. Ao todo, o país já teve 466 mortes e 834 casos registrados.

A epidemia teve origem na Guiné-Conacri, onde já foram contabilizados 543 casos e 394 mortes, sendo 14 delas no último período de três dias pesquisado. Em Serra Leoa, já são 848 casos com 365 mortes, sendo 17 entre 14 e 16 de agosto.

Na Nigéria, país mais populoso da África, onde a doença chegou por último, nenhuma morte foi registrada nos últimos dias. Apesar disso, três novos casos estão sendo investigados. No total, 15 casos e quatro mortes foram contabilizados.

A OMS decretou, em 8 de agosto, estado de emergência de saúde pública mundial contra a epidemia de febre hemorrágica e recomendou medidas de exceção nos países afetados.

*Com informações da Agência Lusa




Fonte: Agência Brasil