Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

                     CHARGE DE POLÍTICA  MAIS UM ESCÂNDALO


                 

PITIMBU ESTA INCLUIDA NAS CIDADES QUE VÃO GANHA EMISSORAS DE RÁDIO






O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), como titular da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCT), anuncia nesta sexta-feira (23) a relação dos mais de 50 munícipios paraibanos que graças a sua articulação tiveram aprovadas dentro do Plano Nacional de Outorgas (PNO) suas outorgas autorização para a implementação de suas emissoras de radiofusão comunitária.

Vital do Rêgo informou que teve a confirmação por parte da coordenação do PNO, e que está muito satisfeito com a conquista para esses municípios. “É uma satisfação conseguir para estas cidades a autorização para que se realize esse serviço de comunicação. Os serviços de radiodifusão são uma ferramenta de informação para o nosso povo. É o mecanismo pelo qual se propagam itens de interesse dos municípios, como anúncios de serviços de utilidade pública, temas importantes de debate, informação em geral e entretenimento”, afirmou.

O senador ressaltou, ainda, que a radiodifusão é a modalidade de comunicação com maior alcance populacional, dada a facilidade de acesso do interlocutor às transmissões, tanto em zonas urbanas quanto em comunidades rurais. A nova relação das 56 cidades paraibanas beneficiadas no ano de 2012 corresponde respectivamente: Cajazeiras, Piancó, Belém do Brejo do Cruz, Caiçara, Marcação, Nova Olinda, Queimadas, Cajazeirinhas, Ingá, Jacaraú, Caldas Brandão, Casserengue, Cuité de Mamanguape, Cuitegi, Iguaracy, Pedro Régis, Pilões, Santa Cruz, São José dos Ramos, Conde, Patos, Borborema, Caturité, Lagoa, Logradouro, Mãe D’água, Matinhas, Montadas, Poço José de Moura, Riachão do Bacamarte, Riachão do Poço, São Bentinho, São José de Princesa, São José do Sabugi, Sape, Sousa, Pitimbu, Bernardino Batista, Bom Jesus, Carrapateira, Coxixola, Curral Velho, Frei Martinho, Mato Grosso, Riachão, Santa Inês, São Domingos, São José do Bonfim, Serra da Raiz, Serra Grande, Zabelê, Campina Grande, Catolé do Rocha, Sossego, Mataraca e Bom Sucesso.



Em todo o País, 551 entidades atenderam aos nove primeiros avisos do Plano Nacional de Outorgas (PNO-2011), e ainda há dois deles abertos. Haverá mais 26 avisos até o final de 2013, como parte do PNO 2012-2013. A partir da publicação do aviso de habilitação, as entidades interessadas podem começar o processo para operar uma rádio comunitária


O que é uma rádio comunitária?


O senador Vital do Rêgo explica que o Serviço de Radiodifusão Comunitária foi criado pela Lei 9.612, de 1998, regulamentada pelo Decreto 2.615 do mesmo ano. Ou seja, trata-se de radiodifusão sonora, em frequência modulada (FM), de baixa potência (25 Watts) e cobertura restrita a um raio de 1km a partir da antena transmissora.

“Só podem explorar esse serviço associações e fundações comunitárias sem fins lucrativos, com sede na localizada da prestação do serviço. As estações de rádio comunitárias devem ter uma programação pluralista, sem qualquer tipo de censura, e devem ser abertas à expressão de todos os habitantes da região atendida”, finaliza Vital.


fonte. paraiba já
PADRE JAILDO SOUTO INICIA  OS PREPARATIVOS  PARA A VISITA DO PAPA


                                        

O Padre Jaildo da Nóbrega Souto da Paróquia Nossa Senhora da Penha de França do município de Pitimbu informou que, após a confirmação pelo Vaticano da visita do Papa Bento XVI ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, ele (Padre Jaildo) irá a partir de agora, iniciar uma campanha para levar o maior número de jovens possível, da Paróquia Nossa Senhora da Penha de França, localizada no Distrito de Taquara (Pitimbu), para a Jornada Mundial da Juventude que será realizada no Rio de Janeiro. 


Muito feliz com a confirmação do Vaticano da visita do Papa ao Brasil, o Padre Jaildo informou ainda que no dia 05 de janeiro de 2012, a Cruz que percorre o mundo inteiro em preparação à Jornada Mundial da Juventude, estará chegando a Arquidiocese da Paraíba e, nessa oportunidade os jovens da Paróquia Nossa Senhora Penha de França estarão presentes para acolher a cruz.


A data foi definida em reunião entre o Pontifício Conselho para os Leigos, responsável, no Vaticano, pela organização do evento, e o COL (Comitê Organizador Local) do Rio.


O COL é composto pelo arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta, por dois bispos auxiliares - dom Antônio Augusto Dias Duarte e dom Paulo Cezar Costa -, pelo monsenhor Joel Portella Amado, da coordenação geral, e pelos padres Márcio Queiroz e Renato Martins.


O comitê também levou para o Vaticano sugestões para a logomarca da Jornada, selecionadas em concurso, para que seja feita a escolha. Ainda não há data para a divulgação do símbolo escolhido.


A Jornada Mundial da Juventude é um encontro internacional de jovens idealizado pelo Papa João Paulo II. A última edição aconteceu em agosto, em Madri, e reuniu cerca de dois milhões de participantes.









"POR UM BRASIL MELHOR": Lei da Ficha Limpa valerá no pleito de 2012, diz TSE


                                            Administrador


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, em entrevista concedida a jornalistas em Natal-RN, disse acreditar que a Lei da Ficha Limpa valerá para as eleições de 2012. O tema está sendo debatido no Supremo Tribunal Federal. “Pelo placar que nós temos hoje no Supremo Tribunal Federal, eu estou convencido de que já temos uma maioria de ministros que votarão pela constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa”, disse. No entanto, ele frisou que é possível que um ou outro dispositivo da norma seja questionado. “Mas a lei, como um todo, certamente será considerada constitucional e valerá para as próximas eleições”, opinou.


Na entrevista, ele falou sobre o uso das redes sociais nas eleições. “A internet é um espaço livre, deve ser livre, inclusive em função da liberdade de expressão que é garantida na Constituição a todos os cidadãos”. O presidente do TSE disse aos jornalistas que, a respeito do uso da internet nas eleições, tem se manifestado “de forma reiterada no sentido de que a internet é um espaço livre”. Segundo ele, as restrições estão na própria Constituição Federal, como, por exemplo, a vedação de se usar a web para acirrar ódios raciais, étnicos e culturais. Além disso, de acordo com o ministro, as legislações civil e penal proíbem o ataque à honra e a invasão da privacidade das pessoas.


O ministro também falou sobre as resoluções que regerão o pleito municipal de 2012. A maioria delas já foi aprovada pelo Plenário da Corte. “É uma satisfação para nós dizer que as resoluções relativas ao pleito de 2012 já estão aprovadas. Num recorde histórico para a Justiça Eleitoral conseguimos já aprovar, em dezembro de um ano ímpar, as resoluções eleitorais. As regras são públicas e objetivas para todos os candidatos e para todos aqueles que de alguma forma vão participar das eleições”, destacou.


Outro assunto abordado pelo ministro foi a validade da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010) e sua aplicação nas Eleições 2012. “Pelo placar que nós temos hoje no Supremo Tribunal Federal, eu estou convencido de que já temos uma maioria de ministros que votarão pela constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa”, disse. No entanto, ele frisou que é possível que um ou outro dispositivo da norma seja questionado.


“Mas a lei, como um todo, certamente será considerada constitucional e valerá para as próximas eleições”, opinou.


A questão da fidelidade partidária também foi tratada na entrevista. Sobre esse aspecto o ministro lembrou a validade da decisão do STF – que confirmou decisão da Justiça Eleitoral – no sentido de que o mandato pertence ao partido. “Existem algumas situações excepcionalíssimas em que o político pode sair do seu partido sem perder o mandato, como, por exemplo, para fundar um novo partido, como aconteceu recentemente com o PSD [Partido da Social Democracia], quando estiver sendo perseguido injustamente, ou quando o partido original mudar a ideologia ou o programa drasticamente. São hipóteses muito restritas e que estão previstas em resolução do TSE”, explicou.

Corpos de finlandeses mortos na PB são liberados para país de origem

Embaixada determinou representante legal na Paraíba para procedimentos.
Estrangeiros foram encontrados mortos no Litoral Sul no começo do mês.


Os corpos dos três finlandeses assassinados na Paraíba no começo de dezembro foram liberados pelo Departamento de Medicina Legal (DML) de João Pessoa na quinta-feira (22). De acordo com Flávio Fabres, gerente operacional do órgão, a Embaixada da Finlândia determinou um representante legal na Paraíba para proceder com o embalsamento e a transferência dos corpos. Uma funenária fez a transferência para Recife, de onde os caixões serão embarcados para o país de origem das vítimas.
O estrangeiro Pasi Kalervo Kaartinen, de 71 anos, a esposa dele, Riitta Marjatta Kaartinen, de 68, e a amiga Sirpa Helena Tiihonen, de 60, foram encontrados mortos no dia 2 de dezembro em um canavial no município de Pitimbu, no Litoral Sul da Paraíba. Dois suspeitos de envolvimento no caso foram presos: um mecânico de 58 anos que teria planejado o triplo homicídio e estava foragido em São Paulo e um outro homem que os teria executado, por ordem do mecânico.
De acordo com o delegado Rodolfo Santa Cruz, do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil paraibana, o crime teria motivação 'patrimonial'. Os investigados diziam ter comprado dos finlandeses uma casa no valor de R$ 290 mil no município de Pitimbu, porém o imóvel continuava registrado no nome de Pasi Kalervo e estaria avaliado em mais de R$ 600 mil.

Para a Polícia Civil, o mecânico pode ter encomendado a morte do grupo por não ter recebido o dinheiro completo referente às negociações. Conforme o delegado, o casal e a amiga chegaram ao Brasil no dia 20 de novembro para resolver o impasse, mas acabaram sendo assassinados.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Pitimbu dos olhares não te escondas,
Estás limpo de manchas ou label,
És o berço de deus sobre as ondas,
Para orgulho do mar e do céu!

Oh, Pitimbu és a cidade,
Pequenina que vale por mil,
Sempre firme nunca te acovardas,
Quer na paz quer na guerra és brasil!

Em ti a alegria nos exalta,
Na pureza das águas e do clima,
Teu ar sadio da terra nos conforta,
E a bondade dos homens no anima!










 
                                         CHARGE DE POLÍTICA


                                           
                                        

Vital anuncia nova lista de municípios beneficiados

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) confirmou nesta quarta-feira (21) a destinação de mais 9 ônibus escolares que vão beneficiar nove cidades paraibanas, dentro do Programa Caminhos da Escola. A confirmação foi dada em contato do senador com a coordenação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Graças ao empenho do senador a Paraíba volta a ser comtemplada, tendo em vista que recentemente o parlamentar peemedebista anunciou a aquisição de 46 ônibus escolares que vão beneficiar 23 cidades paraibanas, dentro do Programa Caminhos da Escola, totalizando um investimento de R$ 10.140.200,00.

O programa que tem por objetivo renovar a frota do transporte escolar nessas localidades, como forma de garantir o acesso e a permanência dos alunos nas escolas da rede pública de educação básica, vai beneficiar desta vez as cidades de: Malta, Matinhas, Pedras de Fogo, São João do Rio do Tigre, São José de Espinharas, Serra Branca, Caaporã, Cuité de Mamanguape e Livramento. “Fui na condição de senador e de presidente da Comissão Mista de Orçamento para reivindicar pela Paraíba e, graças a Deus, conseguimos a confirmação, pois esse é um apoio considerável para os prefeitos, no que diz respeito ao transporte escolar de qualidade, para acabarmos com o transporte via caminhões do tipo pau-de-arara”.

Na remessa anterior o senador confirmou que serão destinados à Paraíba quatro tipos de Ônibus Rural Escolar (ORE): ORE 1 (pequeno), com capacidade para 23 estudantes sentados, com custo unitário de R$ 132 mil; o ORE 2 (médio), com capacidade para 44 estudantes sentados, no valor unitário de R$ 224.880,00; o ORE 3 (grande), com capacidade para 59 alunos sentados, com valor unitário de R$ 236.840,00; e o ORE 4 – 4X4 (pequeno 4X4), com capacidade para 29 estudantes sentados e valor unitário R$ 186 mil.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

                                            Reforma Política


                   



Uma REFORMA POLÍTICA precisa ser realizada no Brasil, mas como a votação para uma reforma rígida depende dos políticos, a situação fica complicada, pois novamente entrariam o interesse deles apenas. Vejam o que aconteceu com o projeto FICHA LIMPA: foi deturpado e agora, vai pro "brejo"! Mais uma vergonha política no Brasil!!!




"UM POVO CORRUMPIDO NÃO PODE TOLERAR UM GOVERNO QUE NÃO SEJA CORRUPTO!"

Resultados dos novos exames de Ronaldo saem nesta terça

O ex-governador Ronaldo Cunha Lima, 75 anos, que está se submetendo a uma nova rodada de exames no pulmão esquerdo, no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, poderá passar o Natal em casa com a família.

Hoje (20), pela manhã, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) informou que, caso não haja infecção bacteriana no pulmão, a possibilidade do Poeta passar o Natal em casa é grande. Mas só amanhã terá a confirmação.

No momento, a expectativa é para o resultado dos primeiros exames cujos resultados do exame feito no líquido pulsionado do pulmão saem nesta terça-feira. 



fonte. paraiba já
Wilson Filho promove café para imprensa da PB nesta terça-feira

O deputado federal Wilson Filho (PMDB) recebe profissionais da imprensa numa confraternização de Natal na manhã desta terça-feira, 20, em café, a partir das 08h, no restaurante do Posto de Afrânio, na esquina da Beira Rio com a Rui Barbosa, no bairro da Torre. Todos estão convidados.


O parlamentar paraibano aproveita a ocasião para responder eventuais questionamentos sobre sua atividade parlamentar que inclui a representação do Congresso Nacional no Conselho Nacional da Juventude, a presidência da Frente Parlamentar Mista (deputados e senadores) em Defesa dos Profissionais do Magistério, a vice-presidência da Comissão Especial de Políticas Públicas para o Combate às Drogas, e, mais recentemente (nesta segunda-feira, 19), a vice-presidência do PMDB Jovem da Paraíba.


Wilson Filho é autor de diversos Projetos de Lei e Propostas de Emenda à Constituição que tramitam na Câmara dos Deputados, entre as quais a PEC que cria a Zona Franca do Semiárido, na Paraíba, já admitida pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, e que já conta com uma Comissão Especial autorizada para sua apreciação, conforme determina o Regimento Geral da Casa.


fonte. paraiba já

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011


Na última semana de trabalho, Senado deve concluir votação da DRU

Na quarta, deputados e senadores se reúnem para votar Orçamento de 2012.
Na Câmara, pauta deve permanecer trancada.




Na última semana antes do recesso, o Senado se prepara para encerrar a votação de uma das propostas consideradas mais importantes pelo governo em 2011: a proposta de emenda à Constituição (PEC) que prorroga até 2015 a vigência Desvinculação de Receitas da União (DRU). A votação em segundo turno no plenário está prevista para ser realizada na terça-feira (20).
Considerada prioridade pelo Planalto, a DRU dá liberdade ao Executivo para gastar como quiser 20% das receitas orçamentárias - em 2012, esse percentual corresponderá a R$ 62,4 bilhões, segundo o Ministério do Planejamento.
No Senado, a oposição não conseguiu juntar apoio para apresentar emendas (mudanças), o que poderia atrasar a tramitação. A DRU está em vigor desde 1994 e perde sua validade no dia 31 dezembro. Por isso, o Planalto se apressa para aprovar no Congresso sua manutenção por mais quatro anos.

"O clima é de aprovação da DRU", disse o senador Eunício de Oliveira (PMDB-CE), presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
Nesta sexta (16), a proposta voltou a ser discutida no plenário do Senado. Faltam ainda duas sessões de discussão antes da votação em plenário, prevista para terça. A proposta não deve receber emendas em plenário, uma vez que para tanto são necessárias 27 assinaturas.

Em primeiro turno, a oposição tentou apresentar emendas, o que retardaria a votação da proposta, mas não conseguiram o número mínimo de assinaturas.
Orçamento
Ainda antes do recesso, que começa no dia 23, o Congresso deve se reunir (com deputados e senadores) para finalizar a votação do Orçamento de 2012, que prevê as receitas e despesas da União do ano que vem.
Nesta segunda-feira (16), a Comissão Mista do Orçamento (CMO) se reúne para analisar o relatório do Orçamento de 2012, que será apresentado pelo deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). Segundo o presidente da CMO, Vital do Rêgo (PMDB-PB), alguns ajustes ainda precisam ser feitos no texto antes de ser encaminhado para votação.
A proposta orçamentária deve ser votada em sessão plenária do Congresso na próxima quinta-feira (22). Deve ser a última proposta votada antes do recesso parlamentar que inicia no dia 23.
Câmara
Na Câmara, a semana de entrada do recesso deve parmanecer com a pauta trancada. Projetos considerados importantes, como a votação do novo Código Florestal e da Lei Geral da Copa devem voltar à pauta somente depois do recesso, em 2012. O projeto de lei para criar fundo de previdência complementar também deve ser votado apenas em 2012.

fonte. g1 pb

Hospital da UFPB abre inscrições para 67 vagas nesta segunda-feira

Oportunidades são para médicos, enfermeiros e técnicos.
Salários variam de R$ 1.821,94 a R$ 2.989,33.



O Hospital Universitário Lauro Wanderley, pertencente à Universidade Federal da Paraíba no campus de João Pessoa, abre inscrições nesta segunda-feira (19) para seu concurso público com 67 vagas para médicos, enfermeiros e técnicos, nos níveis intermediário e superior. O salário varia de R$ 1.821,94 para os cargos de nível intermediário a R$ 2.989,33 para as funções que exigem nível superior de escolaridade.
As inscrições deveram ser feitas exclusivamente pela internet até o dia 5 de janeiro de 2012, no site www.ufpb.br/concursos. As taxas de participação custam de R$ 100 para as funções de nível superior e de R$ 60 para os cargos de nível médio. Os candidatos de nível intermediário podem concorrer às vagas de técnico de enfermagem (16) e técnico em radiologia (1).
Para cargos de nível superior estão previstas vagas de: enfermeiro (5), farmacêutico bioquímico (1); médicos nas áreas de anestesia (1), cardiologia (3), cirurgia cardíaca (1), cirurgia geral (1), clínica médica (4), dermatologia (1), endoscopia digestiva (1), ginecologia geral (2), hematologia (1), infectologia (2), medicina intensiva geral adulto (11), medicina intensiva neonatal (2), medicina intensiva pediátrica (1), neonatologia (2), neurologia (1), obstetrícia (4), oftalmologia (1), pediatria (2), radiologia (2) e reumatologia (1).
O concurso será composto de duas fases. A primeira é uma prova escrita objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, cuja aplicação está prevista para o dia 5 de fevereiro de 2012. A segunda é uma prova teórico-prática também eliminatória e classificatória que acontecerá no período entre 12 a 16 de março.
O processo seletivo será válido por dois anos, a partir da publicação do edital de homologação do resultado final no Diário Oficial da União, e poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da UFPB.

fonte. g1 pb