Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 5 de julho de 2014

Samu socorre 668 mil pessoas em 10 anos




Samu socorre 668 mil pessoas em 10 anos Em dez anos de funcionamento, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu -192) Regional de João Pessoa já ajudou a salvar a vida de 668.052 pessoas. Mensalmente, o serviço recebe aproximadamente 42 mil ligações por meio do número 192, incluindo os pedidos de atendimentos, orientações e também trotes.

Com uma equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêuticos e condutores socorristas, o Samu Regional de João Pessoa atende a uma população de 1.825.531 habitantes dos 62 municípios da 1ª macrorregião do Estado.

O serviço funciona 24 horas por dia prestando socorro pré-hospitalar de urgência e emergência a domicílio, em vias públicas ou qualquer local que o paciente necessite. A base central do serviço está localizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

Para a região metropolitana de João Pessoa, o serviço conta atualmente com um total de 338 profissionais de saúde e administrativos. Além disso, são 23 ambulâncias para prestar socorro à população, sendo 11 Unidades de Suporte Básico de Vida (USB), sete motolâncias e cinco Unidades de Suporte Avançado de Vida (USA).

De acordo com o coordenador geral do Samu, Márcio Gomes Ferreira, o serviço tem sido fundamental para diminuir o número de óbitos. “Nesses dez anos, o Samu já salvou muitas vidas e também diminuiu o tempo de internação nos hospitais, tirando o paciente do risco de morte no primeiro momento do atendimento”, afirmou.

Além do socorro no local, a equipe também orienta o atendimento por telefone para casos menos graves. “Muitos casos solicitados não precisam que uma ambulância vá até o local, então um médico de plantão orienta pelo telefone como a pessoa deve proceder”, explicou.

Trotes podem prejudicar - Segundo dados do serviço, a equipe recebe uma média de 42 mil ligações mensalmente. Dessas, 50% são referentes a atendimentos, 45% são trotes e 5% correspondem a pedidos de orientações.

O coordenador geral destacou que o número de trotes ainda é muito alto e pode prejudicar no socorro de um caso de emergência. “Ainda recebemos muitos trotes e isso atrapalha no atendimento, pois no momento em que está sendo atendida uma ligação de trote, uma chamada de caso urgente pode estar sendo perdida”, alertou.

Histórico – O Samu Regional de João Pessoa foi inaugurado no dia 02 de julho de 2004, em parceria com o Corpo de Bombeiros da Paraíba, ainda com sede provisória em anexo no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Inicialmente, o serviço atendia com cinco ambulâncias. Em março de 2006, a sede passou a funcionar no Centro Administrativo Municipal (CAM), já com oito veículos para socorrer a população.

O Samu faz parte da política nacional de urgências e emergências e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência. Com o serviço, o Governo Federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.



Secom-JP

Funjope prorroga prazo de inscrição para grupos de capoeira




Funjope prorroga prazo de inscrição para grupos de capoeiraA Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) prorrogou até o dia 18 de julho o prazo em seu edital para seleção dos grupos de capoeira candidatos a participar das festividades e eventos culturais em que a cidade estiver envolvida até julho de 2015. As inscrições poderão ser feitas na sede da fundação (Rua Duque de Caxias, 352, Centro), durante horário comercial. A retificação do edital pode ser consultada pelo link http://goo.gl/vkZBZY e o edital, pelo endereço http://goo.gl/KEqCNG.

Para cada apresentação o grupo receberá um cachê no valor bruto de R$ 2.750, deduzidos os impostos. “A seleção tem o objetivo de promover a diversidade cultural e fortalecer as tradições regionais paraibanas”, ressalta o diretor-executivo da Funjope, Maurício Burity.

Poderão se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, com, no mínimo, 25 integrantes e cujo mestre, contramestre ou professor encarregado acumule dois anos de formação reconhecida, com destaque para o desenvolvimento de trabalhos socioculturais que utilizem a capoeira como ferramenta inclusiva. A participação de menores de idade só será permitida mediante autorização expressa dos pais e órgãos de proteção dos direitos da criança e do adolescente. A inscrição de servidores municipais é proibida.

No ato da inscrição, o grupo ou proponente deve preencher presencialmente o formulário e anexar memorial descritivo do grupo (constando roteiro da apresentação, proposta cultural, necessidades técnicas etc), o histórico, currículo do mestre, a relação dos componentes com cópia dos documentos e, opcionalmente, material impresso, em vídeo ou fotográfico, atestando a atividade. A comprovação da situação contábil,financeira e tributária adimplente com os entes da federação também é requerida mediante a apresentação de certidões negativas.

Uma comissão especial designada pela Funjope fará a avaliação de mérito de cada projeto apresentado, que consiste no atendimento aos critérios do edital e na inserção da proposta nas políticas de cultura de João Pessoa. Serão desclassificados os grupos que não atingirem um mínimo de seis pontos na avaliação.


Novo cronograma:

Publicação do edital

5 de maio

Inscrições

19 de junho a 18 de julho

Análise documental

21 e 22 de julho

Publicação do resultado da análise documental

23 de julho

Recursos da análise documental

24 a 25 de julho

Publicação da lista dos candidatos aptos a análise de mérito

28 de julho

Avaliação de mérito

29 e 30 de julho

Publicação do resultado final

31 de julho


Secom-JP

Homem é assassinado e acusado é preso minutos após o crime




Homem é assassinado e acusado é preso minutos após o crimeA noite de sexta-feira(4) foi marcada pelo sangue derramado na cidade de Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa.

Um homem foi brutalmente assassinado dentro de sua residência no bairro Alto das Populares. Enéas Cardoso de Oliveira tinha 38 anos e, no momento do crime, sua esposa tinha ido a igreja. Segundo informações, um homem identificado como “Pezão” se aproximou de Enéas e efetuou vários disparos. A vítima não teve chance de ser socorrida e morreu no local.

Policiais realizaram rondas e através de denúncias anônimas feitas ao 190, “Pezão” foi localizado, detido e levado a 6ª Delegacia Distrital em Santa Rita. Segundo a polícia, o acusado confessou o crime e disse que matou Enéas porque a vítima teria agredido o seu filho de 1 ano.

Questionado sobre a arma, o acusado disse que alugou o revólver por R$ 700.




PB Agora

Mulher simula conversa com Hulk no Instagran e é notificada por assessoria




Mulher simula conversa com Hulk no Instagran e é notificada por assessoriaUma mulher de 31 anos foi notificada extrajudicialmente pela assessoria jurídica do jogador Hulk, da seleção brasileira, por ter postado em sua conta no Instagram uma montagem que sugere um envolvimento amoroso com o atleta. A imagem mostra a tela de uma suposta conversa pelo aplicativo WhatsApp em que Hulk teria mandado à notificada as mensagens “Amor, tá acordada ainda? Saudade de vc!!!”. A notificação data de 30 de junho, mas foi recebida na quinta-feira (3).

“Através da montagem postada por V. Sa., claramente se evidência (sic) a intenção de dar a entender um envolvimento amoroso de V. Sa. com o jogador Hulk: que é inexistente”, diz a notificação do escritório de advocacia Alija Ramos, obtida pelo G1. "Aliás, seu comentário ao descrever tal montagem, também é nesse sentido: “Eu não me aguentoooo!!! Kkkkkk”. Tal montagem (e comentário) já se alastra pelas redes sociais, e rapidamente se tornando de conhecimento de grande número de pessoas, o que já causa desconforto e problemas para nosso cliente: um homem casado, que tem 02 (dois) filhos pequenos, que é provedor de seus familiares e que preza pela moral e bons costumes".

A postagem foi feita pela relações públicas Larissa Alves no último sábado (28), mesmo dia em que o Brasil jogou contra o Chile em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Segundo Alves, ela não é a responsável pela produção da brincadeira e apenas a replicou de outro usuário do Instagram, popular app de fotografias. A foto, de acordo com ela, teve 7 curtidas em seu perfil.

"Eu tirei um "regram" de uma pessoa que eu nem conheço. Amigas minhas fizeram a mesma coisa. (...) Esse escritório deve ter um trabalhinho mandando notificações para toda mulher que posta coisas sobre o Hulk. Só eu recebi, me sinto lisonjeada", conta Alves, que considera exagerada a reação por parte da assessoria do jogador.

Ao G1, Marisa Alija, advogada de Hulk, afirma que mais de uma pessoa foi notificada pela postagem da montagem e que a ação é comum em casos como esse. "Depende de como é postado, se não está mostrando que a intenção é caracterizar uma relação", conta. "A gente espera que retire [a foto]. Dependendo da gravidade, que se retrate. Tudo tem limite. As pessoas são famosas, mas antes de tudo ele é um ser humano.(...) Brincar é saudável, mas desde que não interfira no espaço do outro".

Além de pedir a remoção da foto – já excluída por Alves, que diz que "não quer ter nada a ver com isso" – a notificação solicita uma postagem de esclarecimentos e desculpas, o que não foi feito. Do contrário, seriam cobrados judicialmente "uma punição pelos crimes cometidos, além de indenização por danos morais e patrimoniais, além de lucros cessantes".

"É uma pena porque eu sou muito fã do Hulk. Quando o juiz não deu pênalti nele [no jogo do Chile], fiquei triste", conta a relações públicas. "Eu admiro ele, a maneira dele jogar. No último jogo ele foi muito bem. E os atributos físicos dele são inegáveis. Qualquer mulher no Brasil vê isso", confessa.



G1

Vice-governador lamenta retirada de seu nome em obra do Estado




Vice-governador lamenta retirada de seu nome em obra do EstadoO vice-governador da Paraíba Rômulo Gouveia (PSD) lamentou, nesta sexta-feira (4), que seu nome esteja sendo retirado das placas de inauguração de obras do Governo do Estado. A falta do nome de Rômulo na placa que aponta a gestão do Estado na reinauguração do estádio "Almeidão", em João Pessoa, é uma retaliação ao rompimento político do vice-governador a tentativa de reeleição de Ricardo Coutinho (PSB).

Após o socialista negociar a vaga de senador em sua chapa, Rômulo Gouveia decidiu declarar apoio à candidatura de Cássio Cunha Lima (PSDB) ao governo. A vaga de senador já havia sido prometida a Rômulo por Ricardo. Agora o vice-governador será candidato a deputado federal.

O nome do vice-governador nas placas de obras do Estado era utilizado normalmente, mas o governador orientou ao cerimonial a retirada do nome de Rômulo Gouveia das próximas placas devido à decisão eleitoral do vice-governador.

A vice-governadoria teve a assessoria exonerada, carros recolhidos, telefones móveis bloqueados e até a tentativa de desalojamento feita por ordem do governador. A Justiça determinou que fosse garantido ao vice-governador garantias e condições para o desempenho de suas funções. Rômulo Gouveia foi eleito, igualmente ao governador em 2010, e tem o papel constitucional de cumprir a função para qual foi outorgado pelo povo, independentemente de sua postura política eleitoral este ano decidiu a Justiça. Veja anexo a placa do Almeidão sem o nome de Gouveia e ourta placa da entrega da Rodovia da Reintegração com o nome de Rômulo como todas as outras feitas até o rompimento.


 

















Ascom

Preso do semiaberto é flagrado com drogas, chips e celulares em Sapé




Preso do semiaberto é flagrado com drogas, chips e celulares em SapéNa noite desta quinta-feira(3), o detento em regime semiaberto Luiz Jorge de Oliveira, 28, foi flagrado por agentes penitenciários do Presídio Regional de Sapé portando oito trouxinhas de maconha, dois celulares, chips telefônicos, baterias para celular e um carregador.

Lula do Boi, como é conhecido, cumpre pena por assalto e formação de quadrilha e, segundo informação da diretoria da penitenciária, já vinha sendo investigado. A apreensão dos objetos e da droga foi feita no momento em que o apenado regressava à casa de detenção.

Luiz Jorge foi levado à delegacia, onde foi autuado por tráfico de drogas.




PB Agora

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Nome do vice-governador é retirado da placa do Almeidão




Nome do vice-governador é retirado da placa do AlmeidãoUm fato inusitado foi registrado por colunista da Paraíba que constatou que na placa de inauguração do estádio Almeidão não constava o nome do vice-governador, Rômulo Gouveia (PSD). A justificativa dada por analistas políticos é que devido ao rompimento da aliança política entre ele e o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB).

Na placa da reinauguração do estádio José Américo de Almeida, na noite desta quinta-feira (03) constavam os nomes do governador, do secretário de Esportes, Tibério Limeira; do secretário da Infraestrutura, Inácio Bento e do superintendente do Planejamento, João Azevedo.

Extração de minérios em Santa Luzia é destaque em Cancún, no México




Extração de minérios em Santa Luzia é destaque em Cancún, no MéxicoO trabalho de pesquisa e extensão desenvolvido pelos professores e alunos do curso técnico em mineração da Escola Padre Jerônimo Lauwen, bem como a extração feita pelos garimpeiros do município de Santa Luzia, distante 260 km, tem sido destaque no congresso Shechtman International Symposium. Com o tema “Sustanaible Industrial Processing Summit & Exhibition”, o congresso acontece até esta sexta-feira (04), em Cancún, no México.

O evento é organizado por um comitê internacional que abrange empresas  de vários países dos seis continentes: África, Ásia, Austrália, Europa, América do Norte e do Sul. O professor Francisco Souza participa do evento representando a Paraíba. Durante palestra, ele destacou a importância socioeconômica e industrial da atividade de prospecção na área, além de apresentar estratégias para a melhoria das condições gerais de trabalho em garimpo, como sustentabilidade, segurança, meio ambiente, saúde e qualidade de vida.

“É a Paraíba que está tendo seu trabalho valorizado e reconhecido no exterior. O trabalho apresentado pelo professor destaca o processo de extração e beneficiamento feito pelos garimpeiros da região dando ênfase e destaque os avanços no setor, bem como fortalece o nosso curso de mineração”, explicou um dos professores, Antônio de Pádua Sobrinho.

Frei Martinho, Picuí e Pedra Lavrada estão entre os municípios paraibanos cuja economia primária principal é a atividade mineral, tendo em vista que o clima semi-árido não favorece a agricultura local. Estas cidades estão localizadas na região central da Borborema, onde os corpos zoneadas pegmatíticos são intrusivas em mica-xisto da formação Seridó. Além de minerais industriais (quartzo, feldspato, muscovita), há também minerais raros (berilo, turmalina, água-marinha, tantalite) utilizados como gemas ou na indústria eletrônica.

Mineração - A mineração é feita por garimpeiros porque as pequenas dimensões de corpos de minério não permitem a instalação de médias e grandes empresas. Os pegmatitos geralmente ocorrem em altos estruturais, ou seja, sobre as dobradiças e flancos de anticlinais, facilitando a mineração a céu aberto para os minerais industriais e minerais raros associados.

Já a mineração subterrânea é feita como uma continuidade da mineração de superfície, onde as concentrações de minerais raros ocorrem em profundidades maiores do que as alcançadas pelos métodos rudimentares de desmontagem.

CDRM - O Governo da Paraíba também disponibiliza serviços técnicos dentro do Sistema Estadual de Geologia, Mineração e Recursos Hídricos Subterrâneos, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM), que tem como diretor presidente, o engenheiro de Minas, Marcelo Sampaio Falcão.



Secom-PB

Pesquisa aponta variação de até 72,81% no preço do quilo do frango




Pesquisa aponta variação de até 72,81% no preço do quilo do frangoA Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) realizou, entre os dias 1 e 3 de julho, pesquisa de preços de carne e frango em nove estabelecimentos de João Pessoa. Entre os 35 itens pesquisados, a maior variação foi encontrada no preço do quilo do peito de frango, de até 72,81%, com valores que vão de R$ 7,98 a R$ 13,79. A menor variação é do quilo de charque traseiro, de 3,86%.


O secretário Helton Renê orienta o consumidor para não esquecer que nas compras com cartão de crédito para 30 dias, o preço a ser cobrado deve ser o mesmo de à vista. Ele, também, destaca que o consumidor deve ficar atento ao prazo de validade nas embalagens. O prazo para reclamação junto ao Procon-JP é de 30 dias. Além disso, sugere Helton, o consumidor deve dar preferência aos produtos que sejam cortados na hora.


Além do peito de frango, outros produtos tiveram alta variação nos preços, a exemplo da picanha nacional (70,91%), charque ponta de agulha (67,98%), bisteca bovina (53,89%) e coxa e sobrecoxa de frango (52,03%). Em relação à pesquisa anterior realizada pelo Procon-JP em março deste ano, houve um acréscimo de 0,71% nos preços dos produtos.


A pesquisa foi realizada nos seguintes estabelecimentos: Supermercado Santiago (Torre), Latorre (Torre), Carrefour (Bessa), Supermercado Manaíra (Manaíra), Pão de Açúcar (Manaíra), Extra (Avenida Epitácio Pessoa), Hiper Bompreço (Bessa), Super Box Brasil (Geisel) e Bemais (Bancários).


A pesquisa completa pode ser acessada no site da Prefeitura Municipal de João Pessoa.


Secom-JP

Agentes da STTP ajudam a recuperar ciclomotor roubado em 2011




Agentes da STTP ajudam a recuperar ciclomotor roubado em 2011A Prefeitura de Campina Grande, por intermédio da STTP, vem realizando um trabalho de intensificação e combate ao estacionamento irregular de veículos na área central da cidade. No final da tarde desta terça-feira, 01, dando continuidade à fiscalização de estacionamentos, os agentes de trânsito da STTP em operação na Praça da Bandeira ajudaram a recuperar um ciclomotor que havia sido roubado na cidade há 03 anos. O veículo estava estacionado de forma irregular e foi rebocado até o pátio da superintendência de trânsito. De acordo com o gerente de trânsito Patrício Ramon, a atual “proprietária" da “cinquentinha” foi à STTP apenas com parte da documentação do veículo, pois não apresentou a declaração de transferência de propriedade, sendo orientada a procurar o Detran para atestar a veracidade da venda e transferência do veículo junto aos órgãos de trânsito. Após localizar a verdadeira proprietária do ciclomotor, para solicitar a transferência, a atual dona ficou surpresa com a notícia recebida de que o veículo havia sido roubado, num assalto ocorrido em fevereiro de 2011 no bairro do Alto Branco. A motoneta havia sido adquirida por apenas R$ 900 através de um indivíduo morador do bairro de Bodocongó. A verdadeira proprietária do veículo ciclomotor, Maria José de Souza Oliveira, esteve presente na sede da STTP e também no Detran, apresentando toda documentação original, inclusive o boletim policial formalizado há época do assalto. "Gostaria de registrar e elogiar o trabalho que vem sendo feito pela STTP. Por conta desta fiscalização é que consegui reaver meu veículo. Já havia até perdido as esperanças de reencontrar, por conta dos anos que se passaram após o assalto", disse Maria José. Em seguida, após todos os procedimentos de praxe, o veículo foi entregue à verdadeira proprietária. Para Patricio Ramon, o constante trabalho de fiscalização de estacionamento irregular está dando resultados, principalmente na área central. "É gratificante poder ajudar a melhorar a mobilidade das pessoas, como também a coibir este tipo de crime que vem acontecendo na cidade. A STTP está em alerta máximo", disse o gerente de trânsito da STTP.




Ascom

Artesanato da PB é destaque em Olinda




Artesanato da PB é destaque em OlindaO Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) está participando da 15º Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, com a diversidade de estilos e tradições dos artesãos paraibanos. A Paraíba é representada pelo trabalho de artesãos e quatro cooperativas do Estado, por meio de seis estandes no evento, sendo o primeiro deles em um espaço de 30 m², do Programa de Artesanato Brasileiro. Já em parceria com o Sebrae-PB, são cinco estandes de 27 m² cada um, onde são expostas peças nas tipologias cerâmica, madeira, fibra, fios, brinquedos populares, couro, tecelagem, metal e osso.

O Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), coordenado pela primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, que já recebeu diversos prêmios pelo trabalho à frente do artesanato, participou da abertura da Fenearte nesta quarta-feira (2). Durante a visita, onde foi recepcionada pelos artesãos e pela gestora do PAP, Ladjane Barbosa, a primeira-dama destacou a originalidade, criatividade e o bom acabamento característico das peças paraibanas que todos os anos se destacam no evento.

“É uma disputa por esse espaço e os artesãos paraibanos se esforçam para apresentar o seu melhor, pois já nos tornamos uma referência entre os Estados. No entanto, os que estão aqui representam uma série de outros artesãos que ficaram em casa produzindo ou que estão participando de outros eventos paralelos como o Salão de Artesanato, que acontece até o próximo domingo em Campina Grande”, explicou Pâmela.

O ministro interino da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, Nelson Hervey Costa, esteve na Fenearte e fez questão de visitar e conhecer o estande do artesanato paraibano. Na oportunidade, ele ressaltou a importância do espaço para que os artesãos consigam cada vez mais comercializar seus produtos e ultrapassar fronteiras. “Queremos que estados ricos em artesanato como a Paraíba conheçam novos artesãos, adquiram novos clientes e ampliem suas vendas. É importante que mostrem seus potenciais, se aproximem dos clientes para que vivam da sua renda e cresçam”, disse.

Para a coordenadora do Núcleo de Apoio as Artes do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), Maria Helena, a Paraíba é referência. “É um Estado sempre presente em nossos eventos, que prezam pela qualidade. Agora em dezembro faremos uma feira exclusiva do PAB em São Paulo, onde cada Estado terá 100 metros quadrados para divulgar o seu melhor. A nossa proposta é ter uma feira em cada região do Brasil, por isso fizemos doações de um caminhão-baú para cada Estado e locamos espaços para que eles estejam presentes em todos os lugares. Com isso, pela primeira vez a Paraíba vai participar em agosto de uma feira em Belém, no Pará”, acrescentou.

De acordo com a gestora do PAP, Ladjane Barbosa, a produção do artesanato paraibano é constante para que possa atender a demanda de eventos durante todo o ano. “Estamos com o Salão de Artesanato aberto ao público em Campina Grande até o próximo domingo, mas os artesãos e cooperativas que produzem bastante foram inseridos na Fenearte, pois é um local excelente para vendas devido ao alto fluxo de visitantes. Mesmo com tanta diversidade, nosso espaço já é carta marcada para os amantes do artesanato original, já conhecido dos pernambucanos e turistas nacionais e internacionais”.

A artesã Lucicleide Virgínia, natural de Campina Grande, trabalha com o couro na fabricação de bolsas e, pela primeira vez, é expositora na Fenearte. “Eu batalhei muito para conseguir esse espaço e agora estou realizando um sonho, pois faço tudo sozinha e de maneira manual desde a confecção do molde, corte, montagem e acabamento. Com todo cuidado, trago o couro de bode e de boi de Cabaceiras, muitas vezes uso a pele do porco para coberturas internas, e agora espero fixar meu produto no mercado para continuar tirando minha renda exclusivamente das feiras”, disse a artesã.

Os produtos em couro estão entre os mais procurados na Fenearte. As amigas Maria Fernanda e Beatriz Bavel, de São Paulo, visitaram a Fenearte pela primeira vez e se encantaram com a riqueza e originalidade do artesanato produzido na Paraíba. “Estamos levando para casa sandálias feitas em couro de bode, pois é muito difícil encontrarmos peças tão bem feitas como essas. Preço bom, gosto nos detalhes e exclusividade nos chamaram atenção”, elogiou a visitante Beatriz.

A artesã Eliane Pereira, do Grupo Trançado, do município de Pitimbu, comemora mais uma participação no evento e espera bons lucros. “Dividimos as mulheres da cooperativa na produção e na participação do Salão e Fenearte para conseguirmos atingir nossa meta de vendas. Fazemos flores, frutas, acessórios decorativos para casa, tudo em fibra de coqueiro, nosso diferencial”, relatou a artesã.

Fenearte – Com o tema “A Arte da Alegria”, os mamulengos são temas desta edição da Feira, que é considerada o maior evento de negócios do Brasil e traz a representação do artesanato brasileiro e de mais 48 países. A Fenearte espera atrair um público de mais de 320 mil pessoas durante os seus 11 dias de realização. São cinco mil expositores, entre artesãos de Pernambuco, de outros estados do Brasil e de 40 países. Além dos estandes, dispõe de espaço infantil, rodada de negócios, desfiles de moda, praça de alimentação e ainda promove shows e apresentações culturais que acontecem em 800 espaços, numa área total de 29 mil metros.

Serviço – O Centro de Convenções de Pernambuco está localizado na Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho, Olinda (PE). A feira acontece até 12 de julho. O horário de funcionamento de segunda à quinta-feira é das 14h às 22h e o valor do ingresso é R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Já de sexta-feira até domingo, o espaço funciona das 10h às 22h com ingressos no valor de R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia). Há meia-entrada ainda para estudantes, crianças de até 12 anos, professores e pessoas com mais de 60 anos.

O evento também oferece serviço de vans gratuitas a cada 15 minutos saindo do Shopping Tacaruna até o Centro de Convenções: de segunda a quinta-feira, das 14h às 22h30, e de sexta a domingo, das 10h às 22h30.



Secom-PB

Bombeiros retiram vítimas de desabamento




Bombeiros retiram vítimas de desabamento  As equipes de resgate encontraram durante a madrugada desta sexta-feira (4) o corpo da segunda vítima do desabamento de um viaduto na Avenida Pedro I, próximo à Lagoa do Nado, região da Pampulha, em Belo Horizonte, ocorrido nesta quinta (3). Uma pessoa estava nas ferragens de um carro esmagado pela estrutura. Mais dois caminhões e um micro-ônibus foram atingidos.

A primeira vítima foi a motorista do ônibus, Hanna Cristina Santos, de 25 anos. A segunda vítima é Charlys Frederico M. do Nascimento, também de 25 anos, segundo os bombeiros. Outras 22 pessoas ficaram feridas. Os caminhões não tinham ocupantes. As causas do acidente ainda são desconhecidas.

O tenente-coronel Edgard Estevo, que comanda os bombeiros no local, considera que o trabalho da corporação terminou com a retirada do 2º corpo. De acordo com a capitão Jordana, os bombeiros não têm informações que indiquem a existência de mais vítimas sob o viaduto que ruiu.

O tenente-coronel informou que agora será feito o trabalho de perícia por parte da Polícia Civil, técnicos da Coordenadora Municipal de Defesa Civil (Comdec) e militares do Corpo de Bombeiros. Após a liberação, o viaduto deve ser demolido, com retirada do concreto em blocos. Os caminhões esmagados pela estrutura serão removidos após a demolição.

O trabalho de resgate se concentrou no uso de macacos hidráulicos para escoramento do viaduto e também maquinário para escavação do solo na parte traseira do veículo.

O viaduto, que saía da Rua Olímpio Mourão e passava sobre a Avenida Pedro I, estava em construção e, segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, seria inaugurado neste mês. O acidente aconteceu na Região da Pampulha, onde está o estádio Mineirão, que vai receber uma partida da semifinal da Copa do Mundo na próxima terça-feira (8). A Avenida Pedro I é uma das vias de acesso ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.

O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, esteve no local do desabamento e disse que ainda é prematuro apurar responsabilidades. "Não sabemos se é falha de projeto ou de construção", disse o chefe do Executivo, que afirmou ainda que a administração está empenhada em prestar assistência às vítimas. O prefeito decretou luto oficial de três dias na cidade.

Um segundo viaduto também está sendo construído ao lado do que desabou. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma vistoria verificou que a estrutura deste segundo elevado foi abalada com a queda do primeiro. Partes do viaduto foram escoradas para evitar novos desabamentos.

A Construtora Cowan, responsável pela obra, lamentou o acidente em nota e disse que iria prestar apoio às vítimas. "A Cowan lamenta profundamente o ocorrido com o viaduto sobre a Avenida Pedro I. Neste momento, a prioridade é o apoio às vitimas e aos familiares. A empresa informa que já enviou ao local a equipe técnica para iniciar as investigações", informa a nota.

A obra faz parte da meta 2 do Plano de Mobilidade do BRT, que seria usada durante a Copa do Mundo. Segundo a Secretaria Extraordinária da Copa, a Secopa, a construção tem verba federal, mas era executada pela Prefeitura de Belo Horizonte. O valor desta etapa da obra é de R$ 460 milhões, e, até agora, já foram executados R$ 445 milhões.

A motorista do ônibus era Hanna Cristina Santos, de 25 anos. Ela tinha uma filha de cinco anos, que estava dentro do veículo no momento do acidente. O ex-marido de Hanna, Ederson Elisiano, esteve no Hospital Risoleta Neves para ver a filha. Ele contou que a criança faz aniversário na próxima semana. “Eu não sei como vou fazer, pois ela é muito apegada a mãe”, disse. A menina não se feriu com gravidade




G1

Polícia ainda busca pista de assassino ex-vereador morto em Campina




Polícia ainda busca pista de assassino ex-vereador morto em CampinaMenos de 12 horas após o assassinato, a polícia ainda não pistas dos responsáveis pelos disparos que matou o ex-vereador de São Bento, no Serão da Paraíba, Antônio Justino dos Santos, de 54 anos. Ele foi alvejado por vários disparos na tarde dessa quinta-feira, 3, na cidade de Campina Grande.

O assassinato aconteceu na frente da casa de apoio para pacientes da cidade em tratamento de São Bento. Segundo a polícia, o vereador estava em sua casa quando foi abordado dois homens numa moto. Um deles perguntou pelo nome “Toinho” e quando o ex-vereador saiu notou que o carona estava armado. Ele ainda tentou correr, mas foi atingido por vários disparos, sendo um no tórax e três nas costas. A polícia acredita que seja um crime de execução.



PBAgora

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Ana Paula Minerato posa de body transparente antes de ensaio nu



                                                          Ana Paula Minerato (Foto: Woody Estudio)
Ana Paula Minerato assinou contrato e vai posar nua para a edição de agosto da revista masculina "Sexy". A panicat já fez ensaios sensuais, mas vai aparecer como veio ao mundo, pela primeira vez, na edição que chegará às bancas no próximo dia 25 de julho. Para divulgar o ensaio, Ana Paula posou com body transparente em um ensaio feito em um estúdio em São Paulo.

                                                    Ana Paula Minerato (Foto: Woody Estudio)

EGO

Taperoá, na Paraíba, abre inscrições de concurso com 81 vagas




Taperoá, na Paraíba, abre inscrições de concurso com 81 vagasAs inscrições para o concurso da prefeitura de Taperoá, na Paraíba, foram iniciadas na terça-feira (1º) e podem ser feitas pela internet, no site da empresa realizadora. Ao todo são 81 vagas, sendo cinco para deficientes. O cargo com mais oportunidades é o de motorista com carteira categoria D, que faz o transporte de passageiros, com 12 vagas. Os salários oferecidos variam entre R$ 678 e R$ 1.262.

As inscrições seguem abertas até o dia 18 e a taxa custa entre R$ 39 e R$ 64, de acordo com o nível de escolaridade do cargo, mas cada candidato precisa adquirir o manual, que custa R$ 10. Também é possível fazer a inscrição de forma presencial na sede da Prefeitura Municipal, que fica na Rua Ariano Suassuna, 363, Centro.

Os boletos precisam ser pagos até o dia 19 e a prova está programada para o dia 22 de agosto.



G1PB

Mãe diz que filho foi abusado dentro de escola no Sertão




Mãe diz que filho foi abusado dentro de escola no Sertão A doméstica Francisca Félix de Sousa procurou a reportagem do Diário do Sertão nessa quarta-feira (02) para fazer um apelo as autoridades policiais para investigarem o caso de suposto abuso sexual que seu filho de apenas quatro anos de idade sofreu dentro de um banheiro da escola Municipal Clotário de Paiva Gadelha em Sousa. O caso ocorreu há dois meses, mas só agora foi divulgado com exclusividade pelo portal Diário do Sertão.

Ainda de acordo com informações da mãe, diariamente ela levava e buscava o filho na escola, e um dia quando o menino chegou em casa para tomar banho ele passou a sentir dores no ânus. Depois de 15 dias, o menino voltou a sentir a mesma dor e a mãe passou a suspeitar que o filho havia sofrido abuso sexual.

“Ele tinha medo de dizer o que tinha acontecido, mas eu insisti e ele me disse que outro menino tinha lhe abusado sexualmente dentro do banheiro do colégio”, falou Francisca Félix.

Outro lado

A diretora da Escola Municipal Clotário de Paiva Gadelha, Rosa Henrique falou que não tem como ter ocorrido um estupro dentro do colégio, pois no período da manha só estudam crianças de quatro a oito anos e todas elas são cuidadas com muita atenção pelas professoras e mais duas supervisoras.

“Fiquei surpresa com uma acusação como essa. Quero que seja investigado, mas eu tenho certeza que esse fato não ocorreu na escola”, declarou Rosa Henrique.

Investigação policial 

Na época, a mãe levou o filho até o Instituto Médico Legal (IML) em Patos, para realizar exames médicos que vão apontar se o menino sofreu abuso sexual. O delegado da 19ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP), Sylvio Rabello, falou que o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

“Vamos aguardar o resultado do laudo que deve ser divulgado nos próximos dias para darmos continuidade ao inquérito policial. Se realmente for constatado o estupro, nós vamos identificar e punir essa pessoa”, falou o delegado Sylvio Rabello.  





Diário do Sertão

Belo x América/RN terá 150 PMs




Belo x América/RN terá 150 PMsA Polícia Militar vai utilizar um reforço de 150 policiais de várias unidades para garantir a segurança dos torcedores no amistoso entre o Botafogo e o América de Natal. A partida acontece na noite desta quinta-feira (3), durante a reinauguração do estádio ‘O Almeidão’, em João Pessoa. O esquema de policiamento começa a atuar duas horas antes do início da partida, já que para o jogo a expectativa de público é de 20 mil torcedores.


Serão feitas rondas a pé, em motos, viaturas e cavalos nas proximidades do estádio, principalmente nos pontos de ônibus e no novo estacionamento. Será utilizado um ônibus equipado com câmeras de monitoramento na área externa para auxiliar os policiais.


O tenente-coronel Anchieta Leite, que vai comandar o policiamento durante o jogo, informou que a Polícia Militar está pronta para garantir a tranquilidade dos torcedores que vão prestigiar a partida. “Será o 36º jogo que policiaremos este ano no Almeidão e para este, que terá um caráter mais festivo por causa da reinauguração do estádio, o esquema de segurança será o mesmo utilizado nos anteriores, com vários processos de policiamento atuando para garantir a tranquilidade dos torcedores”, disse.



 Secom

Fred melhor que Van Persie faz de ranking de jogadores da Fifa piada



    Fred, em posição de impedimento, anotou terceiro gol do Brasil contra Camarões (© Getty)

Fred faz uma Copa do Mundo sofrível. Mas, para os experts da Fifa, ele é melhor do que alguns dos grandes jogadores da competição, como o holandês Van Persie, o goleiro mexicano Ochoa, o meia colombiano Cuadrado e o meia Bryan Ruiz, da Costa Rica.

Parece inacreditável, mas entre os 736 jogadores inscritos para o Mundial, Fred tem a 36ª maior nota média do Mundial, depois de quatro jogos disputados e só um gol marcado.
Segundo a Fifa explica, seu ranking de jogadores, patrocinado por uma empresa de derivados de petróleo que tem Neymar como garoto-propaganda, tem como critério inicial as estatísticas dos atletas, como gols marcados, finalizações, passes e defesas. Depois, com esses dados nas mãos, os especialistas determinam a nota de cada jogador. Após as partidas das oitavas de final, David Luiz é o mais bem avaliado.
Aí que fica difícil entender a posição de Fred.
Van Persie está três posições atrás de Fred. Isso marcando três gols, sendo que um, contra a Espanha, um dos candidatos a gol mais belo do Mundial.
O goleiro mexicano Ochoa foi eleito o melhor em campo no empate sem gols contra o Brasil e ainda fez grande partida contra a Holanda. Só que para a Fifa é apenas o 54º melhor jogador da Copa, 18 posições atrás de Fred.
Mais bizarra é a comparação do brasileiro com o colombiano Cuadrado, que será rival da seleção na sexta-feira, em Fortaleza.
O meia, que é desejado pelo Barcelona, marcou o mesmo número de gols que Fred (um), mas em compensação acumula quatro passes para gol (é o recordista deste fundamento), contra zero do brasileiro. E, para os experts da Fifa, é apenas o 65º melhor da Copa, quase 30 posições atrás de Fred. Uma piada.

Jornal: Fifa investiga relação de ex-atletas e pai de Neymar com 'máfia dos ingressos'



    Cambistas aproveitaram ingressos gratuitos para tentar ganhar dinheiro (© Camila Mattoso)

A Polícia Civil do Rio de Janeiro vai convocar ex-jogadores e empresários de futebol para depor na investigação sobre a existência de uma rede internacional de cambistas, que atuaria nos Mundiais desde 2002. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, em sua edição desta quinta-feira.

Os ex-jogadores, entre eles Dunga e Júnior Baiano, serão chamados como testemunhas, mas com o objetivo de apurar se eles tem alguma ligação com o esquema.
Na última terça-feira, a polícia prendeu 11 suspeitos de integrar um esquema venda de ingressos ilegal. O lucro? Até R$ 1 milhão por jogo.
Suspeita-se que integrantes da CBF e das federações de Argentina e Espanha tenham participação no esquema.
O argelino Mohamadou Lamine Fofana, 57 anos, foi preso na terça-feira e está sendo apontado como líder do grupo que ligou para a Granja Comary em busca de ingressos.
O argelino tinha acesso aos eventos da Fifa e teria fechado um bar para uma festa em homenagem a ex-jogadores da seleção. Por isso, os ex-atletas estão sendo chamados.
Junior Baiano, além de conhecer Mohamadou, já inclusive fez negócios com o famoso 'cambista'. O ex-zagueiro alugou, por R$ 12 mil, um apartamento na Barra da Tijuca, bairro carioca emergente.
A polícia investiga ainda ligação do grupo com o pai do jogador Neymar e com o irmão de Ronaldinho Gaúcho,  Assis.
Em conversa grampeada, Alexandre Vieira, suspeito de integrar a quadrilha, diz a outro suspeito que assistiu o jogo ao lado do pai do camisa 10 brasileiro.
Outra escuta registra uma suposta negociação de ingressos da máfia com o irmão do meia do Atlético-MG. 

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Festejos ao Padroeiro dos Pescadores em Pitimbu atraiu milhares de pessoas




A Prefeitura de Pitimbu, no Litoral Sul da Paraíba, realizou dois dias de festa em comemoração ao dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores. As festividades começaram no dia (28), a festa ficou por conta das Bandas Forró Saia e a Banda Nagibe cantando grandes sucessos dos antigos “São Joãos” animando a primeira noite do polo de forró estilizado.

Mantendo a tradição, o Forró da Colônia de Pescadores animou e fez a população arrastar o pé com muito forró Pé de Serra. Já no dia (29) às festividades em homenagem ao Padroeiro dos Pescadores tiveram início ainda pela manhã, é que foi realizada pela Secretaria de Pesca e Colônia de Pescadores de Pitimbu, a segunda corrida de jangada em comemoração ao dia do padroeiro terminando por volta das 14h. Todos os participantes receberam premiação. Logo após a corrida foram retomados os trabalhos programados para o dia de São de Pedro na colônia, com muito forró pé de serra animando todos os presentes.
Por volta das sete da noite, tivemos início a segunda noite de festa no polo de forró estilizado com as banda Pegada Sakana e ainda o eletrizante show da banda Forró da Arábias, encerrando assim os festejos em comemoração ao padroeiros dos pescadores na cidade de Pitimbu 

O Prefeito Leonardo Barbalho esteve presente nos dois dias de festa e disse que ficou feliz por ver a presença de milhares de pessoas comemorando às festividades voltada ao padroeiro, “Estou muito feliz por ver tanta gente nessa festividade tão importante para os cidadãos pitimbuenses, que na sua grande parte vivem da pesca e nada mais honroso que comemorar o dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores, junto com eles. Garantindo que esta festividade jamais será adormecida em seu governo.











Ascom - Pitimbu