Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

domingo, 29 de junho de 2014

É HOJE: Campinense e Botafogo decidem neste domingo Campeonato Paraibano 2014




É HOJE: Campinense e Botafogo decidem neste domingo Campeonato Paraibano 2014A bola vai rolar pela última vez. Serão mais 90 minutos para enfim, os paraibanos conhecerem o campeão estadual 2014. Depois de 117 partidas, 349 gols marcados, interdições de estádios, intervenção na Federação Paraibana de Futebol, quedas de técnicos e mudanças de tabelas, o tumultuado Campeonato Paraibano enfim chega ao seu final neste domingo (29).

A grande decisão do certame envolvendo o Campinense e o Botafogo (PB), acontece no estádio O Amigão em Campina Grande, às 17h. Para conquistar o título, o Campinense precisa vencer o Belo por, no mínimo, três gols de diferença. Já o Bota que venceu o primeiro duelo por 3 x 0, pode perder por até dois gols de diferença que mesmo assim, levantará a taça de campeão.

A partida, disputada em plena oitavas de final da Copa do Mundo, tem aspectos curiosos e históricos. O Campinense, campeão do Nordeste em 2013, joga para manter a escrita enquanto o Botafogo, atual campeão da Série D do Brasileiro, quer quebrar um tabu. O rubro negro conta com o apoio de sua torcida e pelo menos o retrospecto a seu favor. Jogando dentro de casa, decidindo o título estadual, a Raposa jamais perdeu para equipes de outra cidade. A Raposa foi campeã em cima do Botafogo em 1979, e em 1980.

Para o Belo, o retrospecto é desfavorável. O time da capital só conseguiu levar o título em Campina Grande em apenas três ocasiões, todas elas diante do Treze. A última vez que o Belo levantou a taça em Campina Grande foi no ano passado. Na final do Campeonato Paraibano de 2013, o Belo jogou a primeira partida em casa e perdeu por 1 a 0. No jogo de volta, o Botafogo fez 3 a 0 e levantou a taça de campeão em pleno Amigão.

Duelo de treinadores - A decisão do Paraibano 2014 também terá um duelo pessoal fora das quatro linhas, entre o técnico do Belo Marcelo Vilar, e o da Raposa Freitas Nascimentos. Nesse campo, o aspecto é favorável ao Botafogo. Marcelo Vilar, nunca perdeu por 3 a 0 para Freitas.

Donos de estilos diferentes, o baiano Freitas e o cearense Vilar disputam o título diretamente pela primeira vez. Cada um já conquistou três taças do Campeonato Paraibano.

O atual treinador da Raposa foi campeão em 2000 pelo Treze, 2008 e 2012 pelo próprio Campinense. Por sua vez, o comandante botafoguense, que já havia sido bicampeão pelo Galo (2010/2011), luta para defender a conquista do ano passado e realizar o mesmo feito na Maravilha do Contorno. E embora tenham na Paraíba as raízes de suas principais conquistas, foi em um campeonato nacional que os dois técnicos se enfrentaram pela primeira vez.

OS TIMES: Mesmo estando em desvantagens, o técnico do Campinense Freitas Nascimento ainda acredita na conquista do título. Para isso, ele enfatizou que o rubro-negro não está morto. Sem poder contar com o zagueiro Edson Veneno e o volante Wellington, ambos suspensos, Freitas Nascimento vai modificar os três setores da equipe e para a decisão deste domingo.

Como precisa vencer o Belo por no mínimo três gols de diferença, Freitas vai lançar a Raposa ao ataque. Para tanto, deve escalar a equipe com um trio ofensivo. No treino tático da última sexta-feira ele montou um time com três atacantes:Wanderley, Valdo e Rodrigo Dantas. Na zaga, além da volta do goleiro Rodrigão, o técnico muda a lateral direita: Zé Leandro perdeu a vaga para Thiago Araújo. No meio, como esperado, Basílio reassume a camisa 5, tendo ao seu lado Marielson, Thiago Ferreira e Willian.

No Botafogo o clima é de confiança. No treino da última sexta-feira, Marcelo Vilar manteve o time que venceu o primeiro duelo por 3 x 0. Mesmo com a vantagem, o time não jogará na retranca, mas tentará sair de Campina com a vitória e a taça de campeão. Mais uma vez, Marcelo Vilar terá todos os seus jogadores a disposição e enfrentará o Campinense com a força máxima.

Os jogadores estão em regime de concentração em um hotel que fica na orla da Praia de Cabo Branco, na capital, e seguem para a Rainha da Borborema neste domingo.


 

PBAgora

Nenhum comentário:

Postar um comentário