Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 7 de setembro de 2013

Adolescente é morto a tiros enquanto ainda dormia na casa da mãe na PB




Adolescente é morto a tiros enquanto ainda dormia na casa da mãe na PBUm adolescente foi morto a tiros dentro da casa de sua mãe, no bairro do Mário Andreazza, em Bayeux, grande João Pessoa, por volta das 9h deste sábado (7). De acordo com o relato da família à polícia, uma pessoa teria aproveitado que o portão estava entreaberto para entrar na casa e executar o adolescente ainda no quarto, enquanto dormia.

O sargento Oliveira estava na equipe que atendeu ao chamado do caso e conta que “a informação da própria família é de que ele vivia em más companhias e eles acham que isso teria motivado o crime”. Apenas uma idosa da família disse ter percebido a presença de uma pessoa estranha dentro de casa. “Recebemos algumas informações que estão sendo mantidas em sigilo, serão repassadas para o delegados e estão orientando as buscas”, informou.




 G1

Revista especializada em cultura indígena destaca qualidade científica de autores da PB



A revista Brasileiros de Raiz, edição junho/julho, Ano III, nº 14/2013, da RRCK Comunicação e Marketing/Apoio Institucional da Sociedade NHEEHGATU, Brasília-DF, veicula extensa matéria sobre a Coleção Brasil Plural, dor professores paraibanos Moaci Carneiro e Maria do Socorro Carneiro. Diz a matéria:

"Já está disponível no circuito comercial de livros didáticos do País a Coleção Brasil Plural, dos Profs. Drs. Moaci Alves Carneiro e Maria do Socorro Carneiro. Trata-se de um rico material didático-pedagógico, voltado para alunos de ensino fundamental e médio. É uma resposta concreta às determinações das Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008, que, alterando a Lei de Diretrizes Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/1996), determinam a inclusão no currículo oficial da rede de ensino, portanto das escolas públicas e privadas, o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

A relevância da Coleção Brasil Plural está precisamente na reconhecida contribuição que pode oferecer às escolas de educação básica do País, disponibilizando conteúdos programáticos, conceitual e didaticamente organizados. Série a série, para que as nossas salas de aula não sejam também espaços de exclusão destes dois atores essenciais da formação histórica da sociedade brasileira: o negro e o índio. Ignorá-los é tentar apagar traços e contribuições marcantes destes dois protagonistas de nossa história. Suas intervenções nas áreas social, econômica e política do nosso País foram decisivas nos primeiros séculos do nosso desenvolvimento, pela força do seu protagonismo. Depois disso, suas presenças continuam com um alto poder de germinação em nossa cultura essencial.

A Coleção Brasil Plural foca a aprendizagem da história e da Cultura Indígena em uma dimensão de conteúdos leves e lúdicos, curiosos e construtivos, informativos e indutivos, ensejando aos alunos das escolas de educação básica no País a oportunidade de entenderem o que a Constituição de 1988 e a legislação infraconstitucional indicam quando asseguram aos índios no Brasil o

direito de permanecerem índios, ou seja, serem reconhecidos como eles mesmos, com suas línguas, culturas, tradições, mas, igualmente, como importantes protagonistas de nossa história. "

E arremata a matéria:

"Nós da Brasileiros de Raiz apoiamos o projeto desde que tomamos conhecimento de sua existência e acreditamos que ele terá fundamental importância para que as futuras gerações de brasileiros tenham uma visão mais real e correta dos Povos Indígenas, desempenhando papel importante na construção de uma sociedade menos preconceituosa, que respeite, se orgulhe e contribua para a preservação da cultura indígena, a única raiz étnico cultural verdadeiramente brasileira.




PB Agora

Desfile Cívico marca passagem do dia da Independência em cidades da Paraíba




Desfile Cívico marca passagem do dia da Independência em cidades da ParaíbaHá exatos 191 anos, D. Pedro disse “Independência ou Morte”, essa frase marcou a independência do Brasil. Desde então o país, que era colônia de Portugal, passou a ter sua liberdade e a caminhar rumo à criação de uma Nação. O dia 7 de setembro, então, se tornou um marco para o Brasil, sendo comemorada todos os anos. Na Paraíba varais cidades realizarão o tradicional desfile cívico para marcar a passagem do dia da Independência.

Em Campina Grande, este ano tem como tema “Escola Inovadora” e será realizado na Avenida Floriano Peixoto, no trecho compreendido entre a Catedral e o Teatro Municipal Severino Cabral.

O desfile de 7 de Setembro terá início às 8h neste sábado e contará com a participação de mais de 900 pessoas do Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e ex-combatentes, além de bandas marciais, grupos de escoteiros, entidades e crianças das escolas da rede municipal de ensino.

Haverá participação de 200 homens do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro, 200 homens da Polícia Militar e cerca de 500 estudantes de 12 escolas públicas, com o tema "Escola Inovadora". Ainda como novidade este ano, o distrito de Galante terá desfile cívico com quatro escolas e também parte do efetivo da Polícia Militar e Bombeiros. O evento acontece às 15h.

A concentração das entidades e escolas começa às 7h, em parte da Avenida Floriano Peixoto, Rua Peregrino de Carvalho e na Rua Afonso Campos. Às 8h, na Praça da Bandeira, solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, Paraíba e Campina Grande com a presença do prefeito da cidade Romero Rodrigues. Em seguida, acontecerá à revista a tropa. A Filarmônica Epitácio Pessoa abre o desfile com as bandeiras históricas do Brasil, Paraíba, Campina Grande e dos Estados.

Em seguida, estarão desfilando a Guarda Municipal, APAE, Banda da Escola Henrique Guilhermino, Instituto dos Cegos, FEB – Força Expedicionária do Brasil, Missão de Paz, Reservistas do Exército, 31º Batalhão de Infantaria Motorizado e viaturas, 2º e 10º BPM e viaturas, 2º Batalhão de Bombeiros Militar e viaturas, Polícia Rodoviária Federal e viaturas, STTP e viaturas.

O desfile cívico contará ainda com a participação da Maçonaria, dos Grupos de Escoteiros, escolas da Rede Municipal de Ensino e bandas marciais. A dispersão será ao lado do Teatro Municipal. O palanque para as autoridades será montado no cruzamento da Praça da Bandeira com a Avenida Floriano Peixoto (em frente ao Colégio das Damas). Um dos momentos mais esperados é o desfile do Exército. Este ano o Exército será dividido em dez grupamentos: Força Expedicionária Brasileira, Força Expedicionária de Reserva, Fanfarra do 31º BIMtz, Estado Maior, Grupamento das Bandeiras, Grupamento das Bandeiras Históricas, Militares em Missão de Paz, Tropas de Infantaria, Grupamento de Fuzileiros e por último o desfile motorizado. Serão usados 14 veículos: ambulâncias, carros-pipa e veículos operacionais. Segundo o comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar (2°BPM), tenente-coronel Souza Neto, desfilam a Filarmônica da PM, Guarda Militar da Reserva, Rádio Patrulha, Força Tática, Choque e Rotam. O Bope e o Gate ficarão responsáveis pelo sistema de segurança do desfile. O comandante destacou que os policiais que desfilarão não estão de plantão hoje e o policiamento na cidade seguirá normalmente.

João Pessoa – Em João Pessoa o desfile cívico do 7 de Setembro acontece a partir das 8h30 deste sábado na Avenida Duarte da Silveira e segue até por volta do meio-dia. Vão participar do desfile tropas federais, representadas pelo Exército, Marinha e Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), escolas públicas e entidades de classe.

Quem abre o desfile é o grupo da Fundação de Apoio ao Portador de deficiência (Funad). Em seguida, passam pela Avenida Duarte da Silveira as tropas federais, a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e, por fim, a Cavalaria da PM.

O início do desfile da Polícia Militar terá a banda de música da corporação e o final contará com o regimento de policiamento montado. A estimativa é que o desfile dure em torno de uma hora. Após a banda, a apresentação segue com a guarda-bandeira e o pelotão de bandeiras históricas do Brasil, conduzida por cadetes. Depois, desfilam o grupamento escolar dos alunos do Colégio da Polícia Militar e do Centro de Educação e também o grupamento feminino. No destacamento a pé, ainda participam o pelotão de Saúde, da Força Tática e os das unidades especializadas, como Bope, Batalhão de Trânsito e Ambiental.

No desfile motorizado, serão exibidos todos os veículos recém-adquiridos pela corporção, como viaturas de rádio-patrulhamento equipadas com cela, ônibus e microônibus, além de equipamentos elétricos de locomoção individual.

O Corpo de Bombeiros, por sua vez, vai levar 400 pessoas ao desfile, entre militares e crianças dos projetos “Bombeiro Mirim” e “Gol 10”, além de filhos de militares. Também serão apresentados aos espectadores os cães de resgate da raça Labrador Retriever, cujos nomes foram escolhidos por meio de uma enquete. Ainda estarão na Avenida Duarte da Silveira 28 viaturas de combate a incêncio, de busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, moto-resgate, ônibus e administrativas.

A Polícia Civil estará presente com 15 viaturas e equipes de delegacias distritais e especializadas, a exemplo da Delegacia de Crimes Contra a Pessoa (Homicídios), Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e o Grupo de Operações Especiais (GOE).

Em outras cidades da Paraíba como Patos, Sousa, Pombal e Cajazeiras também realizarão o Desfile Cívico do 7 de Setembro.



PB Agora

Igreja do RJ pede ajuda para dívida da JMJ




Igreja do RJ pede ajuda para dívida da JMJHá 40 dias, o Papa Francisco deixou o Rio de Janeiro, depois de ter levado milhares de pessoas às ruas, na Jornada Mundial da Juventude. Segundo a Igreja, sua visita trouxe os fiéis de volta para as missas. Mas a mudança de planos durante a Jornada, transferindo eventos de Guaratiba para Copacabana, fez os gastos estourarem. Por isso, a Arquidiocese do Rio está lançando uma campanha para ajudar a pagar a dívida.

Desde que o a Papa passou por Varginha, no subúrbio do Rio, muita coisa mudou.  

“Uma mudança extraordinária assim da fé. Da fé, que a minha fé aumentou 100%”, disse a aposentada Amara Oliveira.  

Para os pais das gêmeas Yasmin e Sofia, a vida delas vai ficar marcada por aquela benção de Francisco.  

“Esse tercinho vai ficar guardado pra primeira comunhão delas”, conta a mãe.

A capela virou atração turística. As paulistas fizeram questão de fotografar cada detalhe.  

“Como o papa veio e deu aquela repercussão toda, a gente falou ‘vamo lá, conhecer’ e a gente veio conhecer pra saber como é que era tudo legal”, conta Alinde Teixeira, estudante.

Em Varginha, Francisco deixou uma lição de solidariedade. A imagem positiva da Jornada Mundial da Juventude não ficou só em varginha.

Pesquisa do Ibope revelou que 95% dos participantes da jornada saíram satisfeitos ou muito satisfeitos.  E 93% demonstraram intenção de participar das próximas edições e 98% recomendariam o evento a outras pessoas.  

Mas os gastos com a Jornada ficaram acima do previsto.

“Em Guaratiba estava quase tudo pronto quando mudamos pra Copacabana. Um evento preparado em um ano e meio pra mudar em dois dias supõe toda uma despesa muito grande, também, que aconteceu, e não prevista anteriormente”, aponta Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro.  

Para pagar as despesas, a Igreja vendeu  um edifício - onde funciona um hospital - por R$ 46 milhões. Restam ainda cerca de R$ 90 milhões, que estão sendo renegociados com fornecedores. A Arquidiocese lançou uma campanha para arrecadar o que falta. E está fazendo uma auditoria.  

“Essa auditoria está sendo feita pra poder exatamente sabermos o que aconteceu, o que está acontecendo, pra que saber onde foi aplicado cada centavo e quais são as verdadeiras necessidades”, declarou Dom Orani.  

Para a Igreja, um dos maiores legados da Jornada foram os fieis que voltaram a frequentar missas e celebrações. O apelo de Francisco foi decisivo para Bruna do Amaral Xavier.  

Inspirada na mensagem do Papa Francisco, a Bruna não apenas voltou para a Igreja Católica como também uma vez por semana ela frequenta uma comunidade no Rio de Janeiro. Nesse lugar, ela realiza um trabalho voluntário.  

“Eu lembro de uma frase que o papa disse na jornada, que temos que ser jovens revolucionários. e a minha revolução é fazendo trabalho aqui  na comunidade, eu tenho que mudar a realidade de coisas que tão perto de mim”, disse.  

Arquidiocese do Rio abriu uma conta para quem quiser ajudar:

Bradesco  

Agencia: 0814-1  

Conta: 80002-3

 Titular: Instituto Jornada Mundial da Juventude  

CNPJ:  14.192.317/0001-81  




G1

Treze completa 88 anos sonhando com acesso a Série B do Brasileiro




                              Treze completa 88 anos sonhando com acesso a Série B do Brasileiro

Um time de conquistas, glórias e de uma torcida apaixonada. O único campeão invicto da Paraíba em 1966; 15 títulos estaduais, e orgulho de ter sido campeão brasileiro da segunda divisão em 1986 embora a CBF ainda não tenha reconhecido esse título.

Com uma história de vitórias, o Treze completa neste sábado, 88 a nos de existência.De Guiné a Chulapa são 88 anos de uma história de glória, do único clube paraibano a avançar até as oitavas de final da Copa do Brasil. O alvinegro, tem motivos para comemorar essa data. Em ascensão na Série C do Campeonato Brasileiro, o Galo precisa de uma vitória amanhã diante da Luverdense no PV para fugir de vez da zona de rebaixamento do Grupo A da competição, e entrar no G4, sonhando com a Série B no ano que vem.

E a torcida preparou uma grande festa para comemorar o aniversário. As festividades começaram desde a noite da sexta-feira e vão até o domingo.Para festejar a data, a diretoria vai promover queima de fogos, coquetel, feijoada e missa em comemoração a mais um ano do clube.

A festa começou ontem com um coquetel às 21h, nas dependências do Estádio Presidente Vargas. Para participar do jantar, os trezeanos vão tiveram que adquirir ingressos que custaram R$ 30 individual e R$ 100 mesa para quatro pessoas. Durante a festividade, houve queimas de fogos de artífício. Neste sábado, o sábado, a comemoração vai começar a partir das 6h, com outra queima de fogos em frente ao PV. Já ás 13h, uma feijoada também será realizada no local, que contará ainda com uma banda de pagode para animar os trezeanos. A entrada para a festa será mediante a compra de camisa, que custa R$ 30 e também estão à venda na loja do Galo.

A festividade do sábado será finalizada com uma missa em ação de graças realizada pelo padre Márcio Henrique, às 19h, na Catedral de Campina Grande. E a comemoração será encerrada com o jogo contra o Luverdense, às 16h, no Estádio Presidente Vargas. A partida será válida pela 13ª rodada do Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro de 2013.

Apesar do clima festivo, o Alvinegro tem uma tarefa difícil pela frente ao enfrentar o primeiro colocado da sua chave. O Luverdense lidera a tabela, com 26 pontos conquistados em 13 jogos, sendo oito vitórias, dois empates e uma derrota. Já o Galo está na nona colocação e zona de rebaixamento, com 17 pontos conquistados em 13 jogos, cinco vitórias, dois empates e seis derrotas. O Treze Futebol Clube surgiu no dia 7 de setembro de 1925, onde treze pessoas lideradas por Antônio Fernandes Bióca(introdutor do futebol na Paraíba), se reuniram na cidade de Campina Grande.

Tudo começou em uma reunião no dia 02 de setembro (quinta-feira), à noite, no clube dos comerciários, onde hoje está situado o o prédio da Associação Comercial, na Avenida Floriano Peixoto. Nesta reunião se propôs fundar uma agremiação esportiva em Campina Grande - Antônio Fernandes Bióca (foto ao lado) foi o que mais se entusiasmou com a idéia, tanto que marcou uma reunião formal para o dia 07 de setembro, ás 09 horas da manhã, em sua residência.

O primeiro título do clube só veio em 1940. No ano seguinte, o time de Campina Grande conseguiu repetir o feito e levantou o bicampeonato. Os amantes do Galo só veriam outro título em 1950. Em 1961, o Treze conquistou o mais importante torneio de sua história: o Pernambuco Paraíba. O time de Campina Grande derrotou os rivais mais importantes como o Náutico, o Santa Cruz e o Sport - e ainda o Botafogo e o arqui-rival Campinense. OTreze sagrou-se campeão invicto da competição.

O Galo acumulou vários títulos estaduais. Entretanto, os trezeanos guardam orgulho maior. O inesquecível título invicto de 1966. No anos sessenta, um famoso ponta direita de pernas tortas, que atendia pelo nome de Garrincha e tratava os seus adversários por João, vestiu o uniforme trezeano para enfrentar a Seleção da Romênia.

O nome "Treze Futebol Clube" só foi definido na reunião de 20 de outubro de 1925, quando José Casado resolveu contar o número de presentes à reunião e observou que eram treze componentes desde a primeira reunião. Nascia ali o "Galo da Borborema", expressão de autoria do poeta Murilo Buarque, fazendo alusão ao número 13 no jogo do bicho.

Primeiro jogo e gol O primeiro jogo oficial do Treze foi realizado em 1926, contra o Palmeiras, um grande time na época. O time do Treze era formado por: Olívio, Zé Eloi e Lima, Eurico, Zacarias do Ó e Zé de Castro Rodolfo, Casado, Reis, Cotó e Guiné.

O primeiro gol do galo saiu logo no seu primeiro jogo contra o Palmeiras. O gol foi marcado por Plácido Veras "Guiné", que também foi um dos fundadores do Treze. Gols, euforia, títulos, conquistas e algumas decepções marcaram a história do Galo nesses 88 anos de existência.





PB Agora

Dilma diz que Mais Médicos não é contra profissionais brasileiros




Dilma diz que Mais Médicos não é contra profissionais brasileirosA presidenta da República, Dilma Roussseff, reforçou hoje (6) a importância da vinda de médicos estrangeiros ao Brasil. Durante pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, Dilma disse que trazer médicos de outros países para atender em locais onde há carências na saúde é uma medida “a favor da saúde”.

“A vinda de médicos estrangeiros, que estão ocupando apenas as vagas que não interessam e não são preenchidas por brasileiros, não é uma decisão contra os médicos nacionais”, defendeu.

A presidenta declarou que o país tem feito investimentos na estrutura da saúde e que pretende liberar mais recursos para hospitais e equipamentos.

“A falta de médicos é a queixa mais forte da população pobre. Muita morte pode ser evitada, muita dor, diminuída, e muita fila reduzida nos hospitais apenas com a presença atenta e dedicada de um médico em um posto de saúde”, disse.

De acordo com Dilma, o “Pacto da Saúde vai produzir resultados rápidos e efetivos”. A presidenta frisou que o Programa Mais Médicos “está se tornando realidade” e disse que os brasileiros vão sentir, a cada dia, “os benefícios e entender melhor o grande significado deste programa”. A presidenta disse que o Brasil “ainda tem uma grande dívida com a saúde pública e essa dívida tem que ser resgatada o mais rápido possível”.

Além de defender o crescimento da economia brasileira, o pronunciamento também relembrou os cinco pactos nacionais anunciados por Dilma anteriormente.

“Estamos aprofundando os cinco pactos para acelerar melhorias na saúde, na educação e no transporte e para aperfeiçoar a nossa política e a nossa economia”, explicou. Os pactos para melhorias no transporte público, na estabilidade fiscal e na educação foram lembrados pela presidenta. Sobre a reforma política, a presidenta celebrou a “proposta de decreto legislativo para o plebiscito”.

Quanto à educação, reforçou a importância da destinação de 75% dos royalties do petróleo e de 50% do Fundo Social. “Esse será um dos maiores legados do nosso governo às gerações presentes e futuras e vai trazer benefícios permanentes à população brasileira por um período mínimo de 50 anos”.

O discurso, veiculado na véspera de 7 de Setembro, começou às 20h30 de hoje (6) e durou cerca de dez minutos. No mês de junho, em meio às manifestações populares que levaram milhares de brasileiros às ruas de centenas de cidades, a presidenta fez um pronunciamento em que prometia “trazer de imediato milhares de médicos do exterior para ampliar o atendimento do SUS”.

Aprimorar a saúde pública foi um dos pontos do pacto firmado por Dilma em prol da melhoria dos serviços públicos, uma das principais reivindicações dos protestos. Três semanas depois, o governo lançava, por meio de medida provisória, o Mais Médicos.

A Medida Provisória (MP) 621, que cria o Programa Mais Médicos, é debatida pelos deputados. Na última quarta-feira (4), foi instalada a comissão geral na Câmara dos Deputados para apreciar o tema. Na sessão de instalação, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembrou que os médicos estão mal distribuídos no território nacional, faltam especialistas e há poucas vagas nas escolas de medicina.

“O jovem que entra na faculdade de medicina hoje é filho da realidade urbana que estudou em escola particular. Ou trazemos ao jovem do interior, ao jovem indígena, a oportunidade de ser médico ou não vamos resolver o problema”, disse.

A prática de celebrar o Dia da Independência com um pronunciamento à nação é comum entre os presidentes brasileiros. No ano passado, Dilma anunciou a redução dos preços da energia elétrica para residências e indústrias.



Agência Brasil

Fantine aprovada no The Voice holandês




Fantine aprovada no The Voice holandêsCasada e com uma filha, Fantine, que era integrante do grupo Rouge, não desistiu da carreira musical. Morando na Holanda há 5 anos, ela agora tenta o sucesso participando da versão holandesa do reality show "The Voice" (Veja aqui uma apresentação dela). Fantine foi aprovada e escolhida por três técnicos do programa, mas acabou ficando no time de Marco Borsato.



Ego

Homem teve que amputar a perna após acidente de trabalho na PB




Homem teve que amputar a perna após acidente de trabalho na PBPor volta do meio-dia desta sexta-feira (06), um homem  de 28 anos sofreu um acidente de trabalho na cidade de Pedras de Fogo, a 42km de João Pessoa.

Segundo testemunhas, ele caiu em uma moenda e a máquina prendeu uma das pernas dele. O membro teve que ser amputado.

Ainda de acordo com o relato de colegas, o acidentado foi tentar tirar uma pedra que caiu na máquina, para que o equipamento não ficasse entupido. Porém, ele acabou caindo na moenda. Os colegas o viram acenando e desligaram a máquina.


Ele foi levado para o hospital pelo Samu ainda com parte da máquina presa à perna.


O homem deu entrada no Hospital de Trauma de João Pessoa às 13h58 e até as 17h ainda passava por cirurgia. Segundo a assessoria do hospital, o estado de saúde dele é gravíssimo, uma vez que teve que passar por uma amputação traumática.  


sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Sudema classifica 51 praias da PB como próprias para banho




Sudema classifica 51 praias da PB como próprias para banho
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) classificou 51 praias do litoral paraibano como próprias para banho. As praias do Jacaré, em Cabedelo, e do Maceió, no município de Pitimbu, devem ser evitadas pelos banhistas.


Já na Capital, estão impróprias as praias do Bessa I, Manaíra e Cabo Branco. O relatório de balneabilidade foi divulgado nesta sexta-feira (6) e tem validade até o próximo dia 12 de setembro.


Na Praia do Jacaré, deve ser evitada a área localizada na margem direita do estuário do Rio Paraíba e, no município de Pitimbu, os banhistas devem respeitar a distância de 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho do Engenho Velho. Em João Pessoa, as áreas localizadas nos trechos 100 metros à direita e à esquerda do maceió do Bessa e do contorno da Avenida Cabo Branco, além de toda a extensão da praia de Manaíra, estão consideradas impróprias à balneabilidade.


As demais praias estão classificadas como próprias para o banho, variando entre as categorias: excelente, muito boa e satisfatória. A Sudema também recomenda aos banhistas que, mesmo nesses locais, sejam evitados os trechos de praia localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.


O monitoramento é realizado semanalmente pela equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais nos municípios localizados em centros urbanos com grande fluxo de banhistas: João Pessoa, Lucena e Pitimbu. Nos demais municípios do litoral paraibano, a análise é feita mensalmente.




Assessoria

Adolescente está desaparecida há três dias em João Pessoa




Adolescente está desaparecida há três dias em João PessoaDesde a última terça-feira (03), a adolescente de 15 anos, Rosana Maria, moradora do bairro São José, em João Pessoa, está desaparecida.


Familiares da jovem informaram que ela saiu de casa para ir a escola e até a noite desta sexta-feira (06), ainda não apareceu.


“Ela saiu de casa pra escola e recebemos uma informação de que ela foi vista no Centro de João Pessoa, com um casal”, informou Fátima da Silva Meira, tia da adolescente.


 A jovem estuda na Escola Municipal Nazinha Barbosa, no bairro de Manaíra. A família revelou que a menina havia dito que namorava ‘escondido’, no entanto, a informação não foi confirmada.


Caso alguém tenha informações sobre o paradeiro de Rosana Maria, pode acionar os familiares da menina através dos telefones: 88846743 / 8788 0635.  


Farmacêuticos e nutricionistas pedem a isonomia da jornada semanal de trabalho




Farmacêuticos e nutricionistas pedem a isonomia da jornada semanal de trabalhoFarmacêuticos e nutricionistas estiveram reunidos com o vereador de João Pessoa, Marco Antonio (PPS), nesta sexta-feira (6), para reivindicar o pedido de apoio à isonomia na carga horária das duas categorias, em âmbito municipal. O encontro ocorreu na sede do Conselho Regional de Farmácia da Paraíba (CRF-PB). A proposta visa reduzir a jornada semanal de trabalho de 40 para 30 horas semanais para os profissionais que atuam na Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).



Estiveram presentes ao encontro, o secretário Geral do CRF-PB, Moabe Oliveira Domingos, que representou a presidente do órgão, Cila Gadelha; o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado da Paraíba (Sifep); Sérgio Luis e o presidente do Sindicato dos Nutricionistas da Paraíba, Samuel Paulino Rodrigues.



Na oportunidade, foram apresentadas ao vereador Marco Antonio as propostas das duas categorias e informações relativas ao andamento da mesa de negociação em andamento com a Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o presidente do Sifep, os profissionais desejam a regulamentação das 30 horas de jornada de trabalho para os profissionais de Farmácia e Nutrição, nos mesmos moldes do que foi implantado pela gestão municipal para os enfermeiros e psicólogos.



“Acreditamos na sensibilidade do prefeito Luciano Cartaxo (PT), que também é farmacêutico por formação, em beneficiar a nossa categoria e também a dos nutricionistas junto às demais da área de saúde que já foram contempladas com esta regulamentação. Essa é uma luta que também tramita, inclusive, no Congresso Nacional”, comentou Sérgio.



Projeto de indicação na Câmara Municipal



Por sua vez, o vereador Marco Antonio explicou que já tinha recebido uma comissão de farmacêuticos e nutricionistas antes e se prontificou a elaborar um projeto de indicação, solicitando a isonomia na jornada de trabalho desses profissionais.



“Foi muito oportuno esse encontro hoje com os dirigentes e com profissionais das duas categorias. Aguardamos apenas o envio de algumas informações relativas ao impacto financeiro causado na folha da Prefeitura, entre outras questões pertinentes, para finalizarmos o projeto de indicação e apresentá-lo na Câmara Municipal de João Pessoa”, explicou Marco Antonio.



Marco Antonio disse ainda acreditar no sucesso do pleito. “O prefeito Luciano Cartaxo tomou uma decisão acertada ao contemplar os enfermeiros e psicólogos. Portanto, nada mais justo do que regulamentar às 30 horas semanais também para os farmacêuticos e nutricionistas. Ele é um político adepto do bom diálogo e farmacêutico por formação. Acredito que ele também será sensível ao pleito dessas duas categorias.”, argumentou.



Também estiveram presentes ao encontro as farmacêuticas do Instituto Cândida Vargas, Rita Vilar, Lílian Gomes e Marília Paranhos; e do Hospital Ortotrauma, Gerlânia Sarmento, entre outros profissionais.


Discussão Nacional



A discussão da redução da jornada de trabalho dos farmacêuticos já foi motivo de intensos debates no Congresso Nacional, em Brasília. No Senado Federal, está em tramitação o Projeto de Lei 113/2005, originário da Câmara (número 6.459/2002), de autoria do ex-deputado José Carlos Coutinho, que dispõe sobre a duração da jornada de trabalho dos farmacêuticos. O PL estabelece uma jornada não superior a 30 horas semanais.



Já com relação aos nutricionistas, tramita na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 5854/09, do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que limita a carga horária de trabalho da categoria para 30 horas semanais e assegura a esses profissionais, adicional de 40% sempre que atuarem em ambiente insalubre.




Assessoria

Richarlyson do Atlético-MG assume opção sexual




Richarlyson do Atlético-MG  assume opção sexual A última semana do volante Richarlyson foi movimentada. O volante do Galo comentou o selinho de Sheik, assumiu sua opção sexual e foi elogiado pelo companheiro Ronaldinho Gaúcho. Resumindo, foi uma semana cheia de polêmicas assim como a própria carreira do jogador.

Em entrevista ao canal Esporte Interativo, Richarlyson afirmou que admira a coragem de Sheik: — Eu admiro a coragem que ele teve, mas não faria. Muito mais pelo time que ele joga. A hora que eu vi, eu falei 'está morto'. Vou mais longe, ele não vai ter paz no Corinthians.

O volante do Atlético-MG ainda falou que a 'sorte' de Emerson é que ele muito talentoso. — Eles engolem porque o cara é talentosíssimo, mas se jogar mal um, dois jogos, eles vão pressionar. Quando a sociedade vê duas mulheres se beijando, é bonito. Mas é homossexualismo também. Dois homens se beijando, é uma polêmica. Isso que não consigo entender.


Ainda durante a entrevista, Richarlyson falou abertamente sobre a sua opção sexual. — Sou heterossexual, completamente. Com certeza [eu assumiria], acho que não é demérito para ninguém .

Richarlyson está em alta também com Ronaldinho Gaúcho. O craque do Galo saiu em defesa do volante, que foi vaiado pelas falhas na partida contra o Fluminense na última quarta-feira (4). — É um cara que ajuda muito, principalmente do lado esquerdo, onde eu jogo. Sempre corre muito por mim. Hoje ele errou, acabou saindo o gol do adversário. Quando ele erra, eu tenho que estar junto com ele, porque é o cara que corre por mim.

Durante a passagem pelo São Paulo, Richarlyson teve problemas com a torcida tricolor, que se recusava a gritar o nome do jogador no Morumbi.


Quando ainda atuava no São Paulo, Richarlyson engatou um namoro com a modelo Letícia Carlos. O jogador culpou o ensaio da ex para a Playboy e a mídia pelo fim do relacionamento.

— Era apaixonado por uma pessoa em São Paulo, mas a mídia acabou com esse relacionamento. Dois meses que estava com ela, a Playboy foi atrás dela. Ela aceitou, por opção dela, eu terminei. Respeito, pelo amor de Deus, todo mundo que sai na revista, mas para ser a mãe dos meus filhos, eu não gostaria que fizesse ensaio  nu. Se você for, eu estou terminando desde já com dor no coração, porque gosto de você. Mas, ela quis posar nua, declarou .

Durante sua passagem pelo São Paulo, Rick virou motivo de piada após aparecer de aplique durante as férias .

No Atlético-MG, Richarlyson joga ao lado do irmão Alecssandro pela primeira vez na carreira. Os dois participaram da campanha vitoriosa do Galo na Libertadores.



R7

Vírus pode combater câncer, diz estudo




Vírus pode combater câncer, diz estudoA cura do câncer é o sonho de muitos pesquisadores e nos últimos anos uma técnica que pode revolucionar o tratamento da doença vem se aperfeiçoando: a virusterapia, o uso de vírus geneticamente modificados para atacar as células tumorais.

A Fundação Instituto Leloir, da Argentina, anunciou recentemente dois importantes avanços. Junto a colegas de Chile, Grã-Bretanha e Estados Unidos, os cientistas da instituição conseguiram adaptar um vírus que causa problemas respiratórios e conjuntivite, o adenovírus, para atacar com sucesso o câncer de pele e de pâncreas em camundongos.

O diretor da equipe do Leloir, Osvaldo Podhajcer, chefe do Laboratório de Terapia Celular e Molecular e pesquisador sênior do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da Argentina (Conicet), disse à BBC Mundo que foi possível reduzir ou eliminar tumores sem danificar outros tecidos.


Isso ocorreu porque os cientistas modificaram o DNA de modo que o vírus só possa se reproduzir em células cancerosas.

A técnica representa um grande avanço em relação aos tratamentos convencionais para o câncer, como a quimioterapia ou radioterapia, que deixam sequelas graves.

Além disso, o trabalho pode ter um enorme impacto sobre a cura do melanoma e do câncer de pâncreas, duas das doenças mais mortais.

"Esses dois tipos de câncer são os menos propensos a receber tratamento não-cirúrgico", disse à BBC o oncologista Eduardo Cazap, presidente da União Internacional de Controle do Câncer (UICC, na sigla em Inglês).



Riscos

Quando se fala de um vírus geneticamente modificado, há sempre o temor de que esses avanços científicos representem um grande risco no futuro, a possibilidade de causarem uma pandemia.

O vírus que causa problemas respiratórios e conjuntivite, o adenovírus, atacou com sucesso o câncer de pele e de pâncreas em roedores

Essa é a premissa do filme de 2007 Eu Sou a Lenda, com Will Smith, em que um cientista consegue curar o câncer, modificando o vírus da varíola, mas a mutação do vírus acaba convertendo todos os seres humanos — menos o personagem de Smith — em zumbis.

Neste sentido, os especialistas do Instituto Leloir disseram à BBC que optaram por trabalhar com o adenovírus porque é um vírus pouco perigoso, muito estável, o que exclui qualquer risco de mutação.


Na verdade, Podhajcer explicou que trabalhou com essas duas formas de câncer pela falta de tratamentos conhecidos e pela alta incidência na população.

O trabalho sobre o câncer de pâncreas foi feito em parceria com duas universidades do Chile, Concepción e Andrés Bello, o que é raro na América Latina.

Os cientistas estabeleceram um marco ao compactarem o ADN para fazer com que o vírus se multiplique mais rápido.

O estudo foi publicado na revista Molecular Therapy , da Associação Americana de Terapias Celulares e Genéticas.

Enquanto isso, a pesquisa sobre o câncer de pele foi feita em conjunto com as universidades de Londres, Birmingham e St. Louis, onde também houve progresso.

"Pela primeira vez que conseguimos mudar geneticamente um vírus para tirar vantagem das características das células cancerosas e as atacar", disse Podhajcer.

Segundo o especialista, isto deu ao vírus 40% mais de eficácia. O trabalho foi publicado no Journal of Investigative Dermatology.


Apesar da importância destes estudos, os autores ressaltaram que ainda é muito cedo para estabelecer se o impacto real será a cura para o câncer.

Primeiro, é preciso percorrer todas as etapas de testes pré-clínicos e clínicos, um longo processo que leva anos e exige grande financiamento.

Se tudo der certo, o Instituto Leloir estima que o tratamento estaria disponível em cerca de cinco anos.

No entanto, Cazap adverte que muitos casos de sucesso em roedores não funcionam em testes em humanos.

"O potencial dessas descobertas é muito interessante, mas você tem que ver se funcionam", disse ele.


BBC



quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Guarani nega interesse em Lenílson e aponta ‘brincadeira’ de Amoroso




Guarani nega interesse em Lenílson e aponta ‘brincadeira’ de AmorosoA possível indicação de Lenílson para defender o Guarani na Série C do Brasileiro não caiu muito bem nos bastidores do Brinco de Ouro. Amigo do meia, Amoroso teria feito a interlocução entre jogador e Bugre por meio de uma rede social, mas o diretor de futebol  do clube, Rogério Giardini, negou o interesse no atleta que atualmente defender o Botafogo-PB na Série D.

- Não existe nada de interesse ou indicação. O Amoroso, como é bastante amigo do Lenílson, fez uma brincadeira com ele em relação sobre vir jogar no Guarani. Foi isso o que aconteceu, mas ganhou uma proporção muito grande o fato iniciado por meio de uma rede social. O Lenílson está bem no Botafogo e disputando a Série D - disse Giardini à Rádio Bandeirantes.


A conversa entre Amoroso e Lenílson ocorreu por meio do Instagram. O ex-atacante enviou uma mensagem para o meia do Botafogo-PB perguntando se ele queria atuar pelo Guarani, que rapidamente respondeu ter contrato e estar focado no projeto da equipe paraibano, com a meta de conquistar o acesso da Série D para a Série C nacional.

Amoroso não faz parte da diretoria do Guarani, mas por ter amizade com os atuais dirigente e ser um dos principais ídolos no clube, tem 'carta branca' para fazer qualquer tipo de indicação. Atualmente, o ex-atacante trabalha como empresário e ocupa, ainda, o cargo de vice-presidente do Pulo do Gato, equipe de futsal de Campinas.




G1PB

‘Amor’: César faz Aline perder o bebê




‘Amor’: César faz Aline perder o bebê Após César (Antonio Fagundes) descobrir  a gravidez de Aline (Vanessa Giácomo), ele pedirá o divórcio à mulher, Pilar (Susana Vieira) e vai morar com a amante. O que a morena não sabe, porém, é que o presidente do Hospital San Magno vai envenená-la até que ela perca o bebê, nos próximos capítulos  de Amor à Vida.

 Tudo começa quando César sai da mansão dos Khoury para morar com a secretária. No dia seguinte à mudança, o médico presenteará Aline com um belo café da manhã  na cama, fingindo estar apaixonado e feliz com o bebê que a morena espera dele.

 Ele, porém, começa a pingar gotas de veneno no suco da amante todos os dias. O objetivo é defender sua fortuna da ambiciosa Aline. Por causa do remédio, a morena começa a se sentir fraca até que passa mal e ser hospitalizada, até receber a notícia de que abordou o bebê.


Com seu plano concluído, César volta à mansão da família e tenta reconquistar o amor de sua mulher, deixando Aline a ver navios. 


As informações são da revista Guia da TV.




O fuxico

Menino acha múmia em casa da avó




Menino acha múmia em casa da avóA  polícia alemã, investigadores e legistas tentavam decifrar um mistério, depois que um menino de 10 anos encontrou uma múmia em um sarcófago, no sótão da casa de seus avós.

Uma tomografia computadorizada revelou que o crânio humano, atravessado por uma flecha que sai da órbita do olho direito está muito bem preservado, assim como várias partes de um esqueleto que repousa com os braços cruzados sobre o peito, noticiou o jornal local Kreiszeitung.

Raios-X mostram que uma camada metálica cobre os ossos do indivíduo de 1,49 metro e gênero desconhecido.

O pai do menino, Lutz-Wolfgang Kettler, disse que seu pai, falecido 12 anos antes, viajou nos anos 1950 para o norte da África e pôde ter trazido a múmia como um souvenir macabro.

As bandagens da múmia, que não foram retiradas por medo de danificar os restos mortais, são do século XX e foram tecidos à máquina, disse Kettler, dentista que assistiu à realização da tomografia computadorizada.


O patologista Andreas Nerlich, do hospital Bogenhausen de Munique, disse ao site de notícias na internet Spiegel Online que, embora o esqueleto e os ossos sejam autênticos, a múmia é "falsa, feita com restos de um ou vários corpos humanos".

"O que estamos nos propomos é uma série de perguntas a respeito" desde que o menino, Alexander, encontrou a múmia há um mês, disse Kettler.

A polícia e a promotoria tomaram nota do caso na cidade de Diepholz, no estado da Baixa Saxônia, e estão à espera de mais informações sobre a procedência do corpo.

"Vamos esperar até que saibamos quão velhos são os ossos", disse à imprensa o porta-voz da polícia, Frank Bavendiek.

"Se têm centenas de anos, trata-se de uma múmia e não vamos investigar", acrescentou.


AFP

Pedido de ingressos para Copa de 2014 passam de 3,6 mi




Pedido de ingressos para Copa de 2014 passam de 3,6 miA Fifa divulgou nesta quinta-feira que as solicitações de ingressos para a Copa do Mundo de 2014 já passaram dos 3,6 milhões de pedidos. Só para a final no Estádio do Maracanã, no dia 13 de julho, são mais de 500 mil solicitações. A carga que será vendida para o estádio é de 73 mil ingressos, apesar da capacidade atual ser de 78 mil lugares.

Nos primeiros dias de reserva eram, o ranking era liderado pelos brasileiros, agora ultrapassados pelos alemães. A Alemanha está com a classificação para a Copa do Mundo bem encaminhada.

Os dados constam na carta mensal do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. No texto, Valcke também lamenta a morte do goleiro Gilmar e celebra sua história no futebol  mundial.

Por fim, o dirigente escreve sobre os legados que a Copa deixará para o Brasil e da vontade da Fifa de neutralizar a emissão de carbono durante o mundial, quantidade estimada em 2,7 milhões de toneladas de gás carbônico.

Sobre as obras dos seis estádios que ainda faltam ser entregues, Valcke falou pouco: foram apenas duas frases sobre o assunto, na qual parabeniza as cidades que visitou em agosto pelo empenho de entregar tudo a tempo.




Terra