Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 19 de outubro de 2013

Mangabeira Shopping é lançado neste sábado em JP




Mangabeira Shopping é lançado neste sábado em JPO Mangabeira Shopping será lançado neste sábado (19), às 11h, em evento no local da construção do empreendimento. Com o investimento de mais de R$ 240 milhões o novo empreendimento irá gerar mais de 4.500 empregos diretos quando for inaugurado em 2014.


Atualmente nas obras trabalham 750 funcionários e, de acordo com o empresário Roberto Santiago, até o final de dezembro estará empregando 2.500 pessoas.


“Isso representa um passo importante na economia do nosso estado, especialmente para a região onde está localizado o shopping que precisava de uma obra desse porte para acompanhar o seu desenvolvimento”, explicou o empresário.


O novo shopping está sendo erguido na Avenida Hilton Souto Maior, em Mangabeir. A ideia dos investidores é oferecer um empreendimento focando nos consumidores da Zona Sul da Capital.


O shopping é construído em uma área de de 97.454 m² e terá 15 lojas âncoras, sete mini-âncoras, 210 lojas satélites e uma praça de alimentação. A área de lazer contará com seis salas de cinema, sete pistas de boliche, um parque infantil e um parque eletrônico.


O estacionamento terá vagas para 3.350 automóveis. Logo após a inauguração do Mangabeira Shopping será erguida uma torre com 340 salas comerciais.




 Assessoria

Google homenageia Vinícius de Moraes




Google homenageia Vinícius de MoraesVinícius de Moraes, conhecido como "poetinha", é o homenageado pelo Doodle do Google deste sábado (19). O autor de clássicos da música popular brasileira, como "A Felicidade", "Garota de Ipanema", "Manhã de Carnaval" e "Eu sei que vou te amar", dentre muitos outros, ele completaria 100 anos hoje, caso estivesse vivo.

Diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor, Marcus Vinicius de Moraes nasceu no Rio de Janeiro em 19 de outubro de 1913, e faleceu em 9 de julho de 1980, em decorrência de um edema pulmonar, deixando cinco filhos.

Vinícius de Moraes era um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, além de manter a fama de grande conquistador - que justificou após casar-se por nove vezes ao longo de sua vida. Notabilizado pelos sonetos de extrema sensibilidade e delicadeza, ganhou, do amigo e grande parceiro em Tom Jobim, o apelido de "poetinha".

Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra. Em 1933, publicou seu primeiro livro, O Caminho para a Distância. Em 1936, substituiu Prudente de Morais Neto como representante do Ministério da Educação junto à Censura Cinematográfica.

Embora tenha composto muitas canções ao longo de toda a sua vida, a carreira musical começou a ganhar destaque a partir da década de 50, quando começou sua parceria com Tom Jobim. A dupla é responsável por clássicos mundiais como "Se Todos Fossem Iguais A Você", "Eu e Você", "A Felicidade", "Chega de Saudade", "Eu sei que vou te amar" e "Garota de Ipanema".

Após 26 anos de serviços prestados ao MRE, Vinicius foi aposentado pelo Ato Institucional 5 em 1968, enquanto estava em viagem a Portugal. Foi o fim da carreira diplomática do "poetinha".

Em 1998, Vinicius de Moraes foi anistiado pela Justiça e a Câmara dos Deputados aprovou em fevereiro de 2010 a promoção póstuma do poeta ao cargo de "ministro de primeira classe" do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o equivalente a embaixador.




Tech Tudo

Torcida invade o vestiário do Vasco




Torcida invade o vestiário do VascoAlém da ameaça de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Vasco terá ainda que conviver com a pressão fora de campo após a derrota por 2 a 0 para o Goiás no Moacyrzão, em Macaé, na última quinta-feira (veja os lances no vídeo ao lado). Os protestos, que começaram ainda de madrugada com pichações aos muros de Sâo Januário, agora chegaram a campo. Na tarde desta sexta um grupo de aproximadamente 30 vascaínos foi à sede antes do treino. Mesmo com a segurança reforçada, eles circularam livremente pelo estádio, tentaram entrar no gramado sem sucesso e invadiram o vestiário atrás dos jogadores para uma conversa. O Cruz-Maltino é o 18ª colocado da competição e corre 55% de risco de rebaixamento, segundo cálculos do matemático Oswald de Souza.

- O clube tem segurança, mas dez homens não são capazes de conter 50 - disse Manuel Barbosa, vice de patrimônio do Vasco.

Depois, o grupo se encaminhou para a arquibancada e começou a hostilizar jogadores e imprensa. Porém, só os reservas foram a campo quase uma hora depois do horário do treinamento, previsto para começar às 15h30m (de Brasília). Os titulares fizeram um trabalho na academia, mas depois Marlone, Fagner, Fillipe Soutto e Henrique apareceram em público para dar voltas ao redor do gramado e acabaram xingados. Fogos de artifício foram lançados junto a gritos de ameaça em caso de derrota no clássico de domingo, contra o Botafogo. A polícia foi chamada, e um carro da PM estacionou dentro do campo. O diretor de futebol, Ricardo Gomes, e o técnico Dorival Júnior vão receber seis manifestantes para uma conversa no clube ao fim da tarde. A entrevista coletiva do dirigente foi cancelada em função dos acontecimentos.


Rafael Vaz foi o mais hostilizado, com gritos de "cachaceiro" e "paraíba". O zagueiro, contratado do Ceará em junho, ganhou a vaga de titular com boas atuações, mas logo perdeu espaço. A opinião de dirigentes é de que se trata de um jogador pouco firme na marcação, apesar da qualidade técnica. Além disso, chegou a integrantes da comissão técnica a informação de uma presença acima da aceitável em eventos noturno do Rio de Janeiro, assim como outros atletas. O defensor recentemente negou o fato.

Outro alvo da fúria dos torcedores foi Bernardo, chamado de "cachaceiro" e "viciado". O meia se recupera depois de passar por uma cirurgia no joelho esquerdo há pouco mais de cinco meses, mas os vascaínos ainda não esqueceram o caso da tortura de traficantes no Complexo da Maré em que o jogador esteve envolvido, segundo investigações da polícia. De acordo com a PM, o meia do Vasco teria sido agredido por causa de suposto envolvimento com Dayana Rodrigues, apontada como namorada do traficante Menor P e que foi atingida por sete tiros no complexo de favelas em abril. O atleta também negou o seu envolvimento.


A nove rodada do fim do campeonato, o Vasco está com 32 pontos, dois atrás do Coritiba, o primeiro clube fora da zona de rebaixamento. O Cruz-Maltino volta a campo neste domingo, às 18h30m (de Brasília), para enfrentar o Botafogo no Maracanã.

Os protestos em forma de música cantados pelos torcedores:

"Não é mole, não. Tem cachaceiro jogando no Vascão" "Ô, ô, ô, ô, Bernardo é cheirador" "Ê, ê, ê, ê, ê, se perder domingo a porrada vai comer"




GE

Ex-jogador do Botafogo doa CDs e evangeliza pelas praias da cidade




Ex-jogador do Botafogo doa CDs e evangeliza pelas praias da cidadeQuem caminha pelas das praias dos bairros de Manaíra e Tambaú, facilmente se depara com um senhor, bem-vestido, empurrando um carrinho de som e distribuindo CDs de músicas evangélicas. De conversa agradável, ele tenta sempre levar ao conhecimento de quem encontra a palavra de Deus e faz isto por um único motivo: foi assim que ele mudou de vida.


Trata-se de Zezito, o lateral esquerdo do Botafogo, que vestiu a estrela vermelha entre os anos de 1968 e 1973. Após os anos de glórias, que o renderam o tricampeonato em 1970, Zezito passou por dificuldades e se entregou ao álcool, mas voltou à vida quando começou a frequentar uma igreja.


Atualmente, o ex-jogador vive de sua aposentadoria e, mesmo precisando de um incremento na sua renda, nada cobra pelos CDs que carrega. O vice-presidente do Departamento Social do Botafogo, Francisco Di Lorenzo Serpa, lembrou a importância de Zezito para a história do clube e aconselhou os torcedores do Belo:


“Torcedor botafoguense, ao reconhecê-lo nas ruas de nossa arborizada cidade, pare, cumprimente-o, aperte-lhe a mão, pois ele suou e honrou muito a camisa meia dúzia do Belo”, pediu.


Zezito: o atleta de Cristo



O jovem pernambucano José Máximo da Silva, conhecido por Zezito, foi transferido das categorias de base do Santa Cruz do Recife para o Nacional de Patos e, ao se destacar no time sertanejo, foi juntamente com o também pernambucano Lúcio Mauro transferido para o nosso querido Botafogo Futebol Clube, no longínquo ano de 1968.


E aquele lateral esquerdo chegou ao alvinegro da estrela vermelha para marcar e escrever o seu nome na história do clube mais vezes campeão do estado. No mesmo ano em que chegou assumiu a titularidade no time e sagrou-se campeão. No ano seguinte sagrou-se bicampeão e foi coroado com o tricampeonato em 1970.


Zezito fez parte de uma geração de jogadores que jogavam com amor e dedicação ao time, pois os recursos financeiros e as recompensas eram quase inexistentes.


O atleta em comento possuía uma dedicação extraordinária, um preparo físico acima da média da época e era conhecido por seu vigor físico em campo, pois com ele não havia bola perdida, dividia todas e quase sempre levava vantagem. Os adversários já entravam em campo sabendo da muralha que teriam de enfrentar.


Dentre as lembranças desse ex-atleta consta ter enfrentado o Santos do Rei Pelé, por duas vezes, principalmente no histórico jogo em que foi marcado o 999º gol do maior jogador de todos os tempos, no saudoso estádio Olímpico do Boi Só.


Zezito permaneceu no Botafogo por seis anos, de 68 a 73, sempre sendo o titular absoluto da lateral esquerda. Nesse período só não jogou quando esteve machucado ou suspenso.


O ex-atleta ainda jogou no Ferroviário de Fortaleza, no Riachuelo e no Força e Luz, os dois últimos da cidade de Natal-RN. Ao encerrar a sua carreira profissional, Zezito morou com a família na cidade do Rio de Janeiro.


Depois retornou e fixou residência na cidade do Recife, passando a ter uma vida desregrada, onde prevalecia uma contumaz bebedeira que por pouco não destruiu a ele e a sua família. Zezito procurou ajuda em uma igreja cristã, foi acolhido juntamente com a sua esposa.


Hoje, aos 66 anos de idade, ele reside na cidade de João Pessoa onde diariamente é visto na orla marítima pregando a Bíblia, distribuindo CDs e DVDs com testemunhos de diversas pessoas.



 Assessoria

Bandidos levam mais de R$ 9 mil de funcionário de construtora em JP




Bandidos levam mais de R$ 9 mil de funcionário de construtora em JPNa tarde desta sexta-feira (18), dois homens em uma motocicleta roubaram um envelope contendo R$ 9.700 de um funcionário de uma construtora quando ele estava em frente a um empresarial no bairro da Torre, em João Pessoa.

De acordo com informações da vítima, ele estava acompanhado de uma mulher quando os bandidos o abordaram. Os assaltantes chegaram chegaram a ameaçar a vítima caso ele não entregasse o dinheiro.


“Eles exigiam que eu entregasse o dinheiro se não eles me matariam. A menina que estava comigo ficou logo nervosa. Eu entreguei o envelope com quase R$ 10 mil e comprovantes de pagamentos”, disse o funcionário.


O sargento Romildo, do 1º BPM, disse que pelas características do crime, os acusados tinham informações privilegiadas sobre o dinheiro. “Sem dúvidas que eles sabiam que o homem estava com o envelope contendo o valor. Infelizmente, os bandidos agiram rápido e conseguiram fugir”.


Ronaldo se irrita com ofensa aos filhos




Ronaldo se irrita com ofensa aos filhosRonaldo ficou irritado com as críticas que seus seguidores nas redes sociais fizeram aos seus filhos e usou o Twitter para desabafar, na manhã desta sexta-feira, 18.

"Fiquei muito assustado hoje  quando acordei e vi alguns comentários na última foto que postei no meu perfil do Instagram! No momento em todos nós queremos mudanças no nosso país, vejo que ainda há pessoas completamente sem educação, respeito e senso de cidadania!", inicia.

'As pessoas têm o direito de escolher gostar de um famoso ou não! Mas pessoas criticando e ofendendo meus filhos gratuitamente! O que eles tem a ver com isso? Onde nós vamos parar com tamanha falta de educação e falta de respeito ao próximo? Onde estão os limites do bom senso?", questiona.

Ele se mostra desanimado. "Por mim não teria mais nenhuma mídia social! Mas os meus verdadeiros fãs não merecem isso! E aos covardes mal educados de plantão sinto muito que ainda tem gente assim no mundo! Mas vocês não farão nenhuma falta! Portanto sejam mais educados! E se não gosta de mim é só parar de me seguir nas midias sociais", completa.

O ex-jogador é pai de Ronald, de 15 anos, seu filho com Milene Domingues, Alex, 8, do relacionamento com Michele Umezu, e das meninas Maria Sophia, 4, e Maria Alice, 3, do casamento dele com Bia Antony, com quem foi casado por cinco anos.




Ego

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Botafogo-PB continua preparação para Final




Botafogo-PB continua preparação para FinalA equipe do Botafogo treinou, na tarde desta quinta-feira (17), no Campo de Futebol Radialista Ernani Hardman Norat, o Campo do Geisel. A preparação é visando a Final do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série D 2013.

O trabalho foi comandado pelo técnico Marcelo Vilar e pelo auxiliar Antônio Carlos (Totonho). Foi feito um treinamento técnico com todo o elenco, que durou pouco mais de uma hora com bola rolando.

Nesta sexta-feira (18), o alvinegro da estrela vermelha deixa novamente João Pessoa, em direção a cidade de Pilar, localizada a 65 km de distância da capital. Por lá, no Estádio Municipal, acontece mais um treino técnico.

O Belo volta a campo no dia 27, quando encara o vencedor do jogo entre Juventude/RS e Tupi/MG, marcado para o próximo domingo (20).




Ascom

Juvenal abre as portas para renovar com Rogério Ceni




Juvenal abre as portas para renovar com Rogério CeniOs apelos de Muricy Ramalho pela permanência de Rogério Ceni para o ano que vem ganharam eco rapidamente. Ao pedir que a diretoria procurasse o camisa 1 para propor uma renovação de contrato por mais uma temporada, o treinador queria uma resposta do clube e conseguiu: no que depender de Juvenal Juvêncio, o goleiro só para de jogar se quiser.

“O São Paulo está à disposição do Rogério. Se ele quiser continuar jogando, renovamos amanhã, mas por enquanto ele quer apenas se focar no Campeonato Brasileiro e se livrar dessa situação incômoda. Disse diversas vezes que por mim ele fica, agora não seria diferente”, afirmou o dirigente ao Estado.

O dirigente revelou uma conversa inusitada com o goleiro antes da vitória contra o Náutico. Durante uma partida de sinuca no CT da Barra Funda, Juvenal o sondou sobre o futuro e ouviu que a prioridade do momento é garantir que o São Paulo não corra mais riscos na competição para então voltar a discutir sobre o que será feito.

O cenário contempla duas frentes. A primeira é continuar jogando por mais um ano; nesse caso bastará um aceno para que o vínculo seja formalizado. Se decidir se aposentar, Rogério ganhará automaticamente um cargo no clube seja ligado ao futebol ou na parte técnica. “Já disse que ele terá o tempo que quiser; se quiser descansar e ir aprender as coisas lá na Europa com o Guardiola e outros técnicos do mundo, vai fazer isso. O Rogério vai morrer aqui, já falei isso para ele. Espero que ele fique até o fim da vida dele.”

As pessoas ouvidas pela reportagem dizem que o goleiro está determinado a encerrar a carreira, mas apontam para o que enxergam como ‘indícios’ de uma possível mudança de postura. “Ele está visivelmente mais alegre e disposto e vem jogando bem. Também não sei se ele gostaria de encerrar a carreira numa temporada tão ruim da equipe”, disse um diretor ouvido pelo Estado que pediu para não ser identificado. Os jogadores fazem coro pela permanência. “Sou a favor do Rogério jogar por longos anos. O cara é um exemplo para todo mundo, é um ídolo, um mito. Tenho carinho enorme e respeito por ele”, afirmou Ganso.


A decisão por enquanto permanece um mistério até mesmo para o presidente, que garante não ter tido nenhuma sinalização sobre a escolha. “Às vezes acho que ele vai parar, às vezes acho que não. Não tenho como entrar na cabeça dele para saber o que pensa e como lida com isso”, pondera Juvenal.


INIMIZADE Apesar da aparente boa relação entre presidente e o maior ídolo do clube, a reportagem ouviu relatos de que os dois mantém uma guerra fria. Segundo as fontes consultadas pelo jornal, Ceni não gosta da forma como a política no clube tem sido conduzida e Juvenal reclama do excesso de força do jogador nos rumos do Tricolor.

Perguntado sobre as rusgas, Juvenal negou veementemente. “Isso é uma mentira deslavada, uma bobagem. Converso demais com ele sobre tudo; consulto sobre jogadores, peço a opinião dele. Ele é uma figura gigantesca da instituição, como alguém ousaria achar que ele não tem peso político? Mas adianto que quem falou isso, mentiu”, esbravejou.


Muricy conseguiu o que queria e a diretoria já fez o primeiro movimento para Rogério por mais um ano. Juvenal já indicou sua preferência. “Se pudesse decidir, gostaria dele mais um ano conosco como jogador”.


Estadão

Mariano e Dany Bananinha podem assumir romance




Mariano e Dany Bananinha podem assumir romanceO cantor Mariano, da dupla Munhoz e Mariano, não recebeu apenas uma declaração da sua affair Dany Bananinha no seu aniversário. A coleguinha do Caldeirão aproveitou o a data para dar uma intimada no cantor sobre o relacionamento.

O casal que já se conhece há cerca de cinco meses foram flagrados diversas vezes em bares e festas curtindo altos beijos de tirar o folego, porém ambos sempre negaram qualquer envolvimento sério e sempre afirmaram que eram apenas amigos.

Na última terça-feira (15), parece que a coisa ficou mais escancarada, e parece que o rei do “rebolation”sertanejo deve assumir em breve o relacionamento com a dançarina.

Mariano que é todo solto no palco, parece saber preservar bem a sua vida pessoal. Não comenta, não se expõe e não expõe outras pessoas, mas parece que desta vez o coração do cantor foi fisgado. Será?



R7

Revoltada, Grazi deixa vazar que Cauã a traiu com Isis Valverde




Revoltada, Grazi deixa vazar que Cauã a traiu com Isis Valverde Grazi Massafera ficou tão indignada com o fato de Cauã Reymond ter pulado a cerca com Isis Valverde que está fazendo questão de contar a meio mundo que o galã não é o bom moço que sempre tentou demonstrar.

Ela mesma está fazendo questão de espalhar esse escândalo, afinal o marido (agora ex) já está frequentando a casa de Suelen...

Porém, Isis não é o único deslize do ator. Ele já tem levado vida  de solteiro há um bom tempo...

Uma modelo de SP, por exemplo, adora mostrar para as amigas uma foto comprometedora que tem em seu celular com o bonitão...

A crise entre o casal já vem rolando, mas eles sempre fizeram questão de negar tudo e ainda ameaçar jornalistas de processo.



R7

Crânio de 1,8 bilhão de anos pode reescrever história




Crânio de 1,8 bilhão de anos pode reescrever história  Muitos cientistas consideravam a possibilidade de que havia várias espécies humanas vivendo na Terra há dois milhões de anos, no entanto uma nova pesquisa sugere que isso pode não ser verdade.

Cientistas trabalhando na Geórgia acreditam que fósseis humanos encontrados na África e na Eurásia podem ter sido parte da mesma espécie, reduzindo os "galhos" de nossa árvore genealógica.

Em artigo para a revista científica Science, a equipe diz que as espécies Homo habilis, Homo rudolfensis e Homo erectus são todos parte de uma linhagem única que evoluiu para o homem moderno.

Uma equipe analisou o crânio mais completo já achado de um hominídeo. A descoberta foi feita em Dmanisi, na Geórgia.

O crânio possui dentes grandes, um rosto comprido e sugere que o cérebro era menor. Estas características são semelhantes às do Homo habilis. No entanto, outros traços também são exclusivos do Homo erectus.

O fóssil faz parte da coleção Dmanisi, de 1,8 milhões de anos, uma das mais antigas fora do continente africano. Esse grupo de humanos surgiu pouco depois que as espécies de Homo evoluíram dos australophitecus (da famosa "Lucy").

"Agora temos a melhor pista para entender o que o Homo realmente é", disse o pesquisador David Lordkipanidze, do Museu Nacional da Geórgia.

Para Lordkipanidze, as grandes variações verificadas neste crânio não são sinais de espécies diferentes, mas sim de diferenças dentro de uma mesma espécie.

"Quando olhamos para essas variações e comparamos com humanos modernos, você pode ver que é uma variação normal", disse o pesquisador à BBC.

O crânio foi descoberto há oito anos e desde então tem sido comparado a fósseis de outras espécies Homo achados na África - de até 2,4 milhões de anos.

Segundo os pesquisadores na Geórgia, a análise revela pontos de coincidência suficientes para classificar os fósseis do Homo africano na mesma categoria dos hominídeos de Dmanisi.

No entanto, outros paleoantropólogos discordam. Fred Spoor, da University College London, acredita que pelo menos três espécies distintas de humanos coexistiram na África.

Para ele, os métodos de análise usados no artigo da Science não são suficientes para concluir que se tratava de uma espécie única.

"Eles fazem uma análise muito generalista do formato do crânio", disse Spoor à BBC.

Para Chris Stringer, do Natural History Museum de Londres, o novo trabalho argumenta de forma sólida "que este novo crânio, com sua mandíbula gigante", era parte de uma variação natural da população Dmanisi.

No entanto ele ainda tem dúvidas sobre a tentativa de enquadrar todas as diferentes características dos fósseis em uma mesma linhagem evolutiva de Homo erectus.

"Apenas o Homo erectus sobreviveu e se tornou bem-sucedido, mas naquele momento a natureza estava experimentando sobre como os humanos evoluem em termos de tamanho crescente do cérebro", disse Stringer à BBC.




Terra

Horário de verão começa domingo




Horário de verão começa domingoO horário de verão começa à zero hora deste domingo (20), e termina à zero hora de 16 de fevereiro. Na madrugada deste sábado (19) para domingo, moradores dos Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País devem adiantar os relógios em uma hora.

Em São Paulo, os serviços da EMTU, do Metrô e da CPTM funcionarão até as 2 horas do novo horário. No Metrô, a reabertura das estações acontecerá no horário tradicional, às 4h40, já com os relógios devidamente ajustados. A CPTM retoma as operações às 4h, também considerando o horário novo.


Economia

De acordo com o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ildo Grüdtner, com o horário de verão, os Estados conseguem reduzir o consumo em 0,5%, além da demanda por energia no horário de pico, entre 19h e 21h.

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, em termos de consumo, a economia será de 194 MW médios, o equivalente a 25% do consumo mensal de energia da cidade de Brasília. Já demanda por energia no horário de pico deve cair 4,6%, ou 2.065 MW.

No Sul, a economia do consumo de energia será de 53 MW médios, o equivalente a 75% do consumo mensal de energia da cidade de Curitiba. A demanda deve cair 5%, ou 630 MW.

Segundo Grüdtner, os ganhos com o horário de verão têm sido semelhantes nos últimos anos. "Em termos porcentuais, a demanda costuma cair entre 4,5% e 5%, e o consumo de energia, em média, 0,5%", disse.

Esse é o 38º ano em que o governo adota o horário de verão. Com isso, as empresas de geração e transmissão evitam investimentos da ordem de R$ 4,6 bilhões. Além disso, há uma redução na necessidade de geração da energia gerada pelas usinas térmicas, o que gera uma economia estimada de cerca de R$ 400 milhões.


IG

Sono ajuda a eliminar lixo celular




Sono ajuda a eliminar lixo celularDormir permite ao cérebro limpar os resíduos acumulados no dia anterior graças a um mecanismo descoberto recentemente e que é ativo sobretudo durante o sono, demonstra um estudo publicado na quinta-feira (18) na revista Science.

Como um zelador que varre os corredores depois que as luzes se apagam, no cérebro ocorrem grandes mudanças quando dormimos que lhe permitem tirar o lixo e manter as doenças longe.

A descoberta pode avançar a compreensão das funções biológicas do sono, explicaria porque passamos um terço da vida dormindo e permitiria encontrar tratamentos contra doenças neurológicas como o mal de Alzheimer, afirmam os cientistas autores deste estudo.

"Esta pesquisa mostra que o cérebro tem diferentes estados de funcionamento durante os períodos de vigília e de sono", explicou o doutor Maiken Nedergaard, da faculdade de Medicina da Universidade de Rochester (Nova York, nordeste), principal autor do estudo.

"De fato, a natureza reparadora do sono resultaria da eliminação destes resíduos produzidos pela atividade neuronal que se acumulam no período de vigília", acrescentou. O mecanismo integrado no sistema sanguíneo impulsiona o fluido cérebro-espinhal através dos tecidos e o devolve purificado.

Em experimentos de laboratório feitos em ratos, os cientistas viram como o lixo celular era jogado para fora do cérebro através de vasos sanguíneos para o sistema circulatório do corpo e, finalmente, para o fígado, onde são eliminados.

A eliminação das toxinas no cérebro é essencial, visto que seu acúmulo na forma de proteínas tóxicas pode provocar doenças. Segundo os cientistas, quase todas as patologias neurodegenerativas estão vinculadas a um acúmulo de dejetos celulares.

Entre os dejetos eliminados nas cobaias de laboratório estavam a proteína beta amiloide, que quando se acumula é um gatilho para o aparecimento do mal de Alzheimer.

O processo é acelerado durante o sono porque as células do cérebro se retraem cerca de 60%, permitindo ao fluxo se mover mais rápido e mais livremente pelo cérebro, permitindo que os dejetos sejam eliminados mais facilmente.

Toda a operação acontece no que os cientistas chamam de 'glinfático', que parece ser 10 vezes mais ativo durante o sono do que durante a vigília e permite limpar a maior parte das toxinas responsáveis pelo mal de Alzheimer e outras doenças neurológicas.

"O cérebro tem energia limitada à sua disposição", afirmou Nedergaard. "É como organizar uma festa em casa. Você pode entreter os convidados ou limpar a casa, mas realmente não pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo", explicou.




Terra

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Finalizando processo de municipalização do trânsito, Pitimbu promove evento e recebe certificado



Em solenidade com a presença do secretário e presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Claudio Lima, a cidade de Pitimbu recebeu oficialmente o Certificado de Conformidade à municipalização do Trânsito. Depois da nova resolução do código de trânsito, Pitimbu é o primeiro município da Paraíba que recebe a certificação.

O passo mais importante já foi dado pelo município que possui o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), com agentes treinados e capacitados que já orientam o trânsito na cidade. Os documentos e o certificado de municipalização foram encaminhados ao Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN para análise e conclusão do processo.

Após análise, os técnicos municipais deverão receber um novo treinamento dando sequência as demais etapas que envolvem questões administrativas, como reunir o Conselho Municipal de Trânsito e Regulamentar o Trânsito no Município.

O Governo Municipal já iniciou algumas ações que irão dar suporte a esta nova realidade do trânsito pitimbuense destacando  a implantação de placas de sinalização de trânsito no perímetro urbano, com o objetivo de informar e orientar os usuários das vias públicas, garantindo um trânsito mais organizado e seguro para os condutores e pedestres.
Simultaneamente está encaminhado o convênio para recolhimento de multas com os Correios e a concessão do serviço de guarda de veículos apreendidos.

O prefeito, Leonardo Barbalho destacou a importância da municipalização do trânsito afirmando que devido a construção da Fábrica Brennand Cimentos, a cidade está prestes a receber um grande número de moradores que irão firmar residência no município para trabalhar na indústria que inicia a produção em 2014 e sem organização oficial, o trânsito em Pitimbu se tornaria um caos. “Mais importante que obras de pedra e cão, é importante ter uma gestão humana que cuide do bem estar das pessoas que vivem e visitam nosso município. Para isso, devemos pensar no futuro e em dar uma estrutura  receptiva e organizada, como é o caso da municipalização do trânsito em nossa cidade”, destacou o prefeito.

De acordo com Leonardo Barbalho, com a municipalização o município será beneficiado com:

A implantação dos serviços de estacionamento rotativo regulamentado a zona azul;
redução dos custos hospitalares pois terá redução de acidentes;
melhoria da qualidade do trânsito urbano e consequentemente melhoria da qualidade de vida da população com o controle da poluição sonora e ambiental;
As multas municipais por infração à legislação de trânsito; incremento da arrecadação do IPVA, e ainda os serviços de remoção e guarda de veículos;
possibilidade de profissionalização dos jovens do município, qualificando-os como técnicos em operação, fiscalização, administração e planejamento do trânsito, e ainda abertura de novos postos de empregos para a população.








Assessoria

Fifa divulga ranking para Copa




Fifa divulga ranking para Copa A Fifa determinou que a edição de outubro de seu ranking de seleções seria o critério básico para definir os cabeças de chave da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. A lista divulgada pela entidade nesta quinta-feira manteve suspense sobre o último cabeça de-chave, que ficará entre Uruguai e Holanda.

O Uruguai aparece em 6º no ranking Fifa, mas não tem vaga assegurada à Copa. O time sul-americano foi o quinto colocado nas Eliminatórias do continente, e por isso precisará passar por uma repescagem contra a Jordânia nos dias 15 e 19 de novembro.

Se o Uruguai vencer a repescagem, confirma presença entre os oito cabeças-de-chave. Caso contrário, a Holanda ficará no primeiro pote. A Holanda, aliás, está tecnicamente empatada com a Itália no ranking, mas vence por mínima vantagem (1135,95 pontos contra 1135,61 pontos).

Em comunicado oficial, a Fifa apresentou a lista dos cabeças-de-chave da Copa do Mundo de 2014, que será formada pelo Brasil (país-sede) e os sete mais bem classificados no ranking de outubro da entidade. Portanto, no ranking atualizado, essas posições são de Espanha (1º), Alemanha (2º), Argentina (3º), Colômbia (4º), Bélgica (5º), Uruguai (6º) e Suíça (7º).

"Ficou definido que o primeiro pote do sorteio, composto pelos cabeças de chave dos grupos, terá o Brasil (país-sede) e os sete primeiros colocados do ranking da Fifa de outubro que conseguirem classificação para o Mundial", diz o texto original da entidade.

Confira as seleções que já estão classificadas para a Copa do Mundo de 2014

Na lista divulgada nesta quinta, muitas mudanças aconteceram. Apenas a Espanha manteve seu posto, em primeiro lugar. Entre os três primeiros, a Alemanha passou a Argentina e é vice-líder. Já o Brasil caiu: foi de oitavo para o décimo primeiro lugar. A Suíça foi quem mais subiu entre os tops, galgando sete postos e passando à a sétima colocação.

Caso o Uruguai entre, o problema será de interpretação de texto. O comunicado da Fifa permite duas leituras: os cabeças de chave podem ser os sete primeiros que já estiverem classificados para o Mundial na época da divulgação do ranking de outubro ou os sete primeiros da lista que chegarem à Copa, mesmo se a vaga for obtida após a publicação da classificação.

Independentemente do que acontecer, a montagem dos cabeças de chave da Copa do Mundo de 2014 reforça uma distorção no ranking da Fifa. A lista atribui pontos para cada jogo oficial de uma seleção, mas partidas de Eliminatórias têm um peso maior do que amistosos (2,5 contra 1).


UOL

Policiais do 5º BPM prendem vovô do tráfico em Mangabeir




 Policiais do 5º BPM prendem vovô do tráfico em MangabeiraPoliciais do 5º BPM sob o comando do Major Sérgio, prenderam na noite desta quarta-feira (16), em Mangabeira, um ancião tido como o Vovô do tráfico.

Pedro José do Nascimento, 68 anos, foi preso no Beco da Panorâmica, próximo a Praça Coqueiral em Mangabeira.

Com o acusado a policia encontrou uma pistola 765 com silênciador, 500 pedras de crack pronta para a comercialização, 100 gramas de pedra de crack, além de dinheiro e celulares.

Vovô do tráfico foi encaminhado para a 9ª DD no bairro de Mangabeira, onde ficou a disposição do delegado Antonio Farias.

Aécio veta palanques duplos e determinação pode afastar Cássio e RC na Paraíba




                               Aécio veta palanques duplos e determinação pode afastar Cássio e RC na Paraíba

Pressionado pelo cenário da sucessão presidencial, o senador Aécio Neves (MG), provável candidato do PSDB ao Planalto em 2014, reuniu nesta quarta-feira a bancada do partido na Câmara dos Deputados, em Brasília, e afirmou não concordar que governadores e candidatos tucanos façam campanha ao lado de apoiadores do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), em eventuais palanques duplos.

Na Paraíba, a determinação pode acabar afastando o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que é o coordenador da campanha de Aécio no Estado, da aliança com o governador Ricardo Coutinho (PSB), que competirá à reeleição e espera manter a dobradinha vitoriosa de 2010 também em 2014.

O tucano discutiu com correligionários uma estratégia de discurso que apresente o PSDB como a real alternativa ao PT nas eleições de 2014, tentando neutralizar o espaço ocupado pela aliança entre Eduardo Campos e a ex-ministra Marina Silva.

Na semana em que o nome de Campos ganhou superexposição por causa da filiação de Marina ao PSB e o apoio da ex-ministra à eventual candidatura do pernambucano, Aécio estava em Nova York, nos Estados Unidos. O tucano fez uma palestra a convite do banco Pactual e também estava em lua de mel. Ao lado de Marina, Campos viu seu nome crescer quase dez pontos porcentuais em pesquisa Datafolha. O pernambucano alcançou 15% das intenções de votos; Aécio tem 21%.

O encontro reservado desta quarta, um almoço de mais de duas horas, reuniu 44 dos 46 deputados federais tucanos. Aécio disse que para o PSDB aparecer como alternativa ao PT é preciso apresentar propostas de um novo modelo de política econômica que resulte em mais crescimento. Além disso, os tucanos teriam de citar mais as experiências que tiveram no governo federal, estados e prefeituras. "O PSDB é quem reúne as melhores condições, os melhores quadros e a ousadia para dar um rumo novo ao Brasil", afirmou Aécio.

Segundo relato dos parlamentares, Aécio observou que o cenário eleitoral caminha para uma disputa em dois turnos e que é preciso ter regras claras nos palanques duplos em negociação com o PSB para que governadores e candidatos tucanos não façam campanha para Campos. "Essa questão precisa ser colocada com maior clareza. Os acordos vão seguir a lógica regional, mas os candidatos do PSDB apoiarão a candidatura nacional do PSDB", disse Aécio, segundo parlamentares.




Aécio foi claro: disse que não gostaria de ver um governador do partido num comício de Campos. Na visão dele, somente políticos do PSB receberiam o governador de Pernambuco. O tema provocou debate. Entre as possibilidades de chapas conjuntas, estão os dois maiores colégios eleitorais do país: São Paulo e Minas Gerais. O PSDB de São Paulo e o Palácio dos Bandeirantes evitam tratar desse tema abertamente para não melindrar o senador mineiro, mas não escondem que a prioridade total é incluir a legenda de Campos no arco de alianças do governador paulista.

"As realidades regionais nem sempre são alinhadas com o quadro nacional. Como não há verticalização, não há obrigatoriedade de alinhamento", reconhece o deputado Marcus Pestana, presidente do PSDB mineiro e aliado de Aécio.

Apesar do duelo com Campos, Aécio quer evitar ataques direitos ao governador de Pernambuco. Instado por deputados a atacar o discurso do "novo" da aliança Campos-Marina, recomendou serenidade, lembrando que precisará de apoio em eventual segundo turno.

"O relevante nesta pesquisa [Datafolha] é que mais de 60% da população não quer votar na atual presidente. Estou convencido de que o candidato que for para o segundo turno vencerá as eleições (...) Quem tem as maiores condições é o PSDB", disse Aécio a jornalistas, após a reunião. Também em entrevista, ele observou que as críticas de Marina e Eduardo à política econômica do PT são as mesmas feitas pelos tucanos, que defendem o legado de FHC.





PB Agora com VEJA

JP é a 2ª capital do NE a ter Lei de Acesso à Informação



JP é a 2ª capital do NE a ter Lei de Acesso à Informação João Pessoa é a segunda capital na região Nordeste e a primeira cidade na Paraíba a ter a própria Lei de Acesso à Informação. Sancionada pelo prefeito Luciano Cartaxo, a lei municipal (12.645/2013) tem o objetivo de assegurar a divulgação de informações de interesse da sociedade, independentemente de solicitações. Os cidadãos já podem acessar a lei através do Portal da Transparência, no endereço eletrônico www.joaopessoa.pb.gov.br/transparencia.

A lei é resultado de um amplo debate, além de consulta pública, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Transparência Pública (Setransp), utilizando como ferramentas o Portal da Transparência e seminários na coleta das opiniões da sociedade civil para sua elaboração.

“A sociedade organizada, a partir de agora, poderá acompanhar e analisar o cumprimento dos compromissos assumidos pelos gestores. Também pode participar dos diversos canais de diálogo desenvolvidos pelo governo municipal”, afirmou o secretário de Transparência Pública, Éder Dantas.

Com a lei de acesso à informação, a PMJP garante, ainda, o fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência e do controle social da administração pública, tendo a publicidade como preceito geral e o sigilo como exceção, como previsto na lei federal de nº 12.527/2011.

Mapa da Transparência – Levantamento realizado pela Controladoria Geral da União (CGU) mostra que João Pessoa é a primeira cidade paraibana e a segunda Capital no Nordeste a sancionar uma lei municipal de acesso à informação. Em todo o país, mais 13 capitais já têm sua própria legislação que dispõe sobre a política de transparência.

Em maio deste ano, João Pessoa foi considerada a cidade paraibana com maior índice de Transparência Pública, de acordo com levantamento do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB).




 Secom/JP