Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 27 de outubro de 2012

Lula completa 67 anos neste sábado




Lula completa 67 anos neste sábadoHoje é aniversário do ex-presidente Lula! Ele completa 67 anos e comemorou essa data especial, ao lado de Dona Marisa, da presidenta Dilma, amigos e familiares em São Bernardo do Campo.


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou seu aniversário em São Bernardo do Campo. Lula completou 67 anos neste sábado, mas a comemoração com a presidente Dilma Rousseff foi nesta sexta-feira (26).

Dilma chegou ao prédio de Lula por volta das 22h e saiu à 0h40 sem falar com a imprensa.

Além da presidente, os ministros Alexandre Padilha (Saúde), Aloizio Mercadante (Educação), Marta Suplicy (Cultura), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República), Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchior (Planejamento) estiveram no prédio de Lula para a festa. O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e o médico de Lula Roberto Kalil Filho também participaram da comemoração. Alguns convidados traziam presentes para o ex-presidente.




Redação

Desde janeiro, mais de 80 policiais foram mortos em SP, confirma PM




Desde janeiro, mais de 80 policiais foram mortos em SP, confirma PMDesde o começo deste ano até a última quinta-feira (26), 85 policiais foram mortos em todo o Estado de São Paulo. O dado oficial, confirmado pela Polícia Militar, ainda não contabiliza a morte de um policial em folga, ocorrida na noite da última quinta-feira (25) na capital paulista. Segundo a Polícia Militar, 67 destes policiais mortos eram da ativa e 18 aposentados. O número já é bem superior ao que foi registrado em todo o ano passado. Em 2011, de acordo com a PM, 56 policiais foram assassinados, tanto da ativa quanto os aposentados. Em 2010 foram 71 policiais militares,informou o órgão, que não comenta o balanço.

Na última quinta-feira (25), o governador de São Paulo Geraldo Alckmin informou que 117 pessoas foram presas nos últimos dois meses sob suspeita de participação nos ataques contra os policiais militares. Segundo o governador, outros 28 suspeitos estão sendo procurados e 19 morreram em confrontos com a polícia. “O governo não retroage. Não vai voltar um milímetro. O que ganha um criminoso quando ataca a polícia? Ele (criminoso) está querendo criar intimidação”, disse o governador, defendendo a ação policial no enfrentamento contra o crime no estado.

Balanço divulgado na última quinta-feira (25) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que entre janeiro e setembro deste ano 13 policiais militares e dois policiais civis foram mortos em serviço. No mesmo período do ano passado, 13 policias militares e oito civis foram mortos em serviço. Mas o balanço não contabiliza o número de policiais mortos enquanto estavam de folga.

Também entre janeiro e setembro deste ano, 28 pessoas morreram em confrontos com policiais civis e 369 por policiais militares, totalizando 397 pessoas mortas em confrontos com policiais no período. Isso significou aumento de 8,5% em comparação ao ano passado. Nos mesmo período de 2011, 30 pessoas morreram em confronto com policiais civis e 333 por policiais militares, totalizando 363 pessoas mortas em confrontos.

Os números da secretaria também revelaram aumento de 96% no número de homicídios na cidade de São Paulo no mês de setembro em comparação com o mesmo período do ano passado. Em setembro, a capital registrou 135 casos de homicídios, enquanto no mesmo mês de 2011 foram registrados 69 casos.

No acumulado entre janeiro e setembro, a alta foi de 22% na capital, com 920 casos de homicídios e 982 vítimas (o número de vítimas é maior porque pode haver mais mortes em um mesmo boletim de ocorrência). Em todo o estado, no mesmo período, o aumento foi de 8%.

Em entrevista concedida na manhã de sexta-feira (26), o secretário de Segurança Pública Antonio Ferreira Pinto disse não acreditar que a morte de policiais decorra de uma retaliação de organizações criminosas. “O que está incomodando é o combate efetivo ao tráfico de drogas. Há essa reação deles (criminosos), mas sem aspecto de retaliação”, disse. “A estratégia é exatamente essa: com policiamento mais efetivo. O combate é efetivo e temos certeza de que vamos reverter esse quadro adverso no momento”, disse ele.

Durante a entrevista, o secretário disse que a estratégia de combate à violência em São Paulo está correta. “Não há estratégia dando errada. A estratégia tem dado certo”, disse Ferreira Pinto.

Ele também descartou a necessidade de as Forças Armadas auxiliarem as ações policiais neste momento no estado. “São Paulo é auto-suficiente. A polícia de São Paulo é preparadam, tanto a civil quanto a militar”, falou.

Segundo o secretário, a maior parte dos autores dos homicídios contra os policiais já foi presa. “Temos apenas 10 (criminosos) computados que reagiram e acabaram morrendo”, disse.

Em entrevista à Agência Brasil, o coronel reformado da PM paulista José Vicente da Silva Filho, consultor de segurança e professor do Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar de São Paulo, também analisa como correta a estratégia utilizada pela polícia no estado. “Neste ano, a polícia vem fazendo uma repressão muito severa ao tráfico e distribuição de drogas nas ruas da cidade o que tem suscitado uma ação mais intensa dos criminosos incomodados com isso”, falou.

Segundo ele, também é preciso analisar os números referentes às mortes de policiais, que indicam que a maior parte não ocorreu em consequência a confrontos com organizações criminosas. “O que a polícia tem percebido – e conversei sobre isso recentemente com o secretário e com o comandante-geral da PM (Roberval Ferreira França) – é que há uma variedade muito grande. Não se pode colocar tudo numa única cesta de casos e atribuir uma causa comum a isso. Temos aí uma quantidade expressiva de policiais que reagiram a um assalto e morreram, que somam mais de 20 casos, e casos de policiais que estavam executando algum trabalho no seu horário de folga (como vigilantes particulares, por exemplo) e acabaram morrendo. E temos também os casos com características de execução, que é um outro grupo”, disse.

Para o coronel, o aumento no número de mortes de policiais neste ano se deve a dois principais fatores: “Um é a intensificação muito grande da polícia ao tráfico de entorpecentes. Outro aspecto é que a polícia vem mantendo o ritmo pesado de prisão de criminosos”, disse. Segundo ele, o que pode estar ocorrendo também é que alguns criminosos têm aproveitado a onda de violência para “fazer ações contra seus principais desafetos”.

“Historicamente, o que se percebe é que o grande instrumento que existe para a polícia reduzir crimes é a reação competente dela ao criminoso. O bandido tem de ter medo da polícia. Medo de ser apanhado, de ser preso”, defendeu o coronel.

Já a socióloga e pesquisadora-associada do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP), Camila Dias, acredita que os números de mortes de policiais no estado revela “um contexto de desequilíbrio das relações entre criminosos, sobretudo do PCC (Primeiro Comando da Capital), e a polícia”.

Segundo ela, os números de mortes de policiais e civis são altos porque decorrem “de uma guerra entre a polícia militar e o PCC”. Para ela, “Isto produziu um perverso círculo vicioso cuja expressão é a elevação das taxas de pessoas mortas, sobretudo com características de execução sumária”.

Para Camila, há erros na política de segurança pública estadual. “Há um 'mais do mesmo' que envolve o aumento do encarceramento e investimentos na Polícia Militar, com compra de equipamentos e armas e não se busca uma solução que vá além disto. Isto, aliás, não se limita a São Paulo”, disse ela.

Camila defende que uma das soluções para evitar esses conflitos é fazer uso da inteligência policial e de técnicas de investigação para identificar os responsáveis pelas mortes. “Mas não basta identificar e prender os acusados pelas mortes dos policiais. É evidente que isso é importante. Mas é fundamental, também, identificar os responsáveis pelas mortes de civis que aumentam exponencialmente quando ocorre execução de policiais e, muitas vezes, esse aumento se dá horas depois, no mesmo bairro. É preciso, assim, investigar seriamente esses crimes, principalmente se eles tiverem o envolvimento de policiais como muito deles parecem ter”

SUS oferece teste rápido para diagnosticar a tuberculose




SUS oferece teste rápido para diagnosticar a tuberculoseO Sistema Único de Saúde (SUS) irá oferecer, até o segundo semestre de 2013, um teste rápido para diagnosticar a tuberculose. O GeneXpert, além de detectar a doença em duas horas, também identifica a resistência ou não ao antibiótico usado no tratamento da tuberculose (rifampicina), o que facilita a prescrição também mais ágil e correta do tratamento da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, a análise é automatizada, sem a necessidade de manuseio das amostras pelo profissional de saúde. Isto diminui o risco de contaminação. Desde fevereiro, 13.307 testes experimentais já foram realizados em Manaus (AM) e no Rio de Janeiro(RJ). Dos exames feitos,14,2% deram positivos.

No teste tradicional (a baciloscopia do escarro), o resultado sai em 24 horas. No entanto, são necessários 60 dias para realizar o cultivo da microbactéria e mais 42 dias para se obter o diagnóstico de especificidade e sensibilidade à rifampicina, que não ultrapassam 60% a 70% de precisão. Com o novo método, os índices de sensibilidade são de 92,5% e o de especificidade chegam a 99%.

De acordo com o coordenador adjunto do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Fábio Moherdaui, o teste rápido além de aumentar os percentuais de detecção segura da doença para o tratamento precoce, trará maior agilidade no diagnóstico da chamada “tuberculose resistente” e, consequentemente, permitirá uma redução da morbidade e mortalidade. "A agilidade na descoberta da doença vai evitar com que ela seja transmitida nas populações com maior vulnerabilidade social", afirma.

A tuberculose é uma doença que deve ser tratada corretamente. Em média, com seis meses a pessoa já está curada. Entretanto, antes deste período, cerca de 9% dos contaminados desistem do tratamento devido à melhora aparente na tosse e febre. O abandono do tratamento é chamado de indução da resistência - bactérias que sobrevivem ao antibiótico, ficam mais resistentes, se multiplicam e são transmitidas. Com isso, a possibilidade de tratamento diminui, podendo até levar à morte do indivíduo.

"No Brasil, a transmissão da doença é muito baixa, apenas 1%, mesmo assim devido à falta de conhecimento. A tuberculose é uma questão social muito importante, que atinge principalmente regiões com maior vulnerabilidade social. Porém, se a população recebesse mais informações de profissionais da saúde, este número seria nulo", explica Moherdaui.

Dados do Ministério da Saúde indicam que, no ano passado, foram registrados 71.337 casos de tuberculose. A incidência da doença estava em torno de 37,1 novos casos a cada 100 mil habitantes, abaixo dos números de dez anos antes, quando a proporção estava em 42,8 por 100 mil habitantes. Nesse período, a quantidade aproximada de óbitos pela doença foi 4,6 mil.

O estudo sobre a viabilidade do uso do teste foi financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates, com investimento de 1,8 milhão de dólares. Depois de Manaus e do Rio de Janeiro, o projeto seguirá para as cidades que apresentam maior incidência da doença, como Recife e Porto Alegre. Ao longo do ano de 2013, o teste será implantado em todas as capitais e em cerca de 40 municípios.  


Fonte: Agência Brasil

PRF prende assaltantes de ônibus da “Al-Qaeda”.na BR-101




PRF prende assaltantes de ônibus da “Al-Qaeda”.na BR-101A Polícia Rodoviária Federal deteve na tarde desta sexta-feira (26), dois elementos que se diziam pertencer a facção criminosa denominada de “Al-Qaeda”. Os dois, sendo um maior de 18 anos e outro supostamente menor de idade, estão sendo acusados de participar de um assalto a ônibus, da linha, João Pessoa – Alhandra, ocorrido no último dia 16 de outubro nas imediações do Posto da PRF de Mata Redonda, município de Alhandra, onde, inclusive, a dupla reside. A Inteligência da PRF fez o levantamento do caso e nesta sexta-feira, uma equipe do Núcleo de Operações Especiais - NOE, interceptou um táxi (alternativo), quando os acusados pretendiam viajar com destino a João Pessoa. 

A abordagem foi feita no km 107 da BR-101, Posto da PRF de Mata Redonda, onde também foram apreendidos, um revolver cal 38, seis munições intactas, quatro aparelhos celular e três relógios de pulso. Provavelmente produtos do assalto. Após terem sido recohecidos por um das vítimas, foram conduzidos e entregues na Delegacia de Polícia de Alhandra.




Fonte: Nucom PRF

Crédito das fotos: PRF 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Servidores sem sálarios bloqueiam via para protestar em Pitimbu






Servidores de Pitimbu ocuparam PB-044 para protestar contra atraso nos salários (Foto: Marcos Sanlim)Servidores da Prefeitura de Pitimbu, Litoral Sul da Paraíba, interditaram a rodovida PB-044 na manhã desta quinta-feira (25) para protestar contra o atraso no pagamento dos salários, que segundo os próprios servidores, perdura há dois meses. A via foi interditada com pneus e paus que foram queimados pelos manifestantes.
Por conta da falta de pagamento, alguns servidores pararam seus serviços, incluindo professores. As aulas nas escolas do município estão suspensas a cerca de um mês, segundo a professora Raquel Manuel de Freitas. De acordo com a população, por conta do atraso nos vencimentos dos servidores ainda há problemas na coleta de lixo e no serviço de atendimento médico.
De acordo com a professora Raquel de Freitas, a classe tentou contato com a prefeitura diversas vezes, mas nenhuma delas foi atendida. “Estamos há quase dois meses sem salários, por isso as escolas estão fechadas. Chegamos a procurar até a justiça para resolver o impasse, mas até agora permanecemos sem receber os vencimentos”, comentou. Ainda conforme a professora, a prefeitura pagou apenas 40% dos servidores da Educação, referente as auxiliares de serviços gerais.
G1 tentou entrar em contato com a prefeitura de Pitimbu, mas nem o prefeito do município nem o chefe de gabinete foram localizados. Foram feitas ligações para a secretária de administração do município, Ivanice Cordeiro, mas nenhuma delas foi atendida. A secretaria de Educação informou que apesar da paralisação dos professores, as aulas serão repostas de forma que o calendário letivo não seja comprometido. Existem 16 escolas e quatro creches no município.
Na última quinta-feira (18), a TV Cabo Branco mostrou em reportagem os problemas enfrentados pela população. À época, a secretária de administração de Pitimbu, Ivanice Cordeiro, afirmou que os atrasos nos salários dos servidores se deve ao repasse do dinheiro de cinco contas da prefeitura após decisão judicial. Segundo ela, cerca de R$ 76 mil foi pago à câmara de vereadores após ação judicial. O presidente da câmara de Pitimbu, Elcias Azevedo, o repasse fazia parte do duocécimo, e já estava previsto no orçamento da prefeitura, de forma que não comprometeria o pagamento dos salários.
G1

domingo, 21 de outubro de 2012

Prefeitos eleitos de Alhandra, Pitimbu e Pedras de Fogo foram entrevistados no Polemica Paraiba da Paraiba 101 FM





     


O Polêmica Paraíba desta quarta-feira (17) conversou com os prefeitos eleitos de Alhandra, Marcelo Rodrigues (PMDB); de Pedras de Fogo, Professor Dedé (PSB); e de Pitimbu, Leonardo Barbalho (PSD). Os três novos prefeitos derrubaram nas urnas os candidatos da situação em seus respectivos municípios.
Na oportunidade, os novos prefeitos falaram sobre planos e expectativas para quando assumires os cargos.
Confira o áudio:


http://www.jornaldaparaiba.com.br/polemicapb/2012/10/17/polemicapb-entrevista-prefeitos-eleitos-que-venceram-a-situacao-no-litoral-sul/

Cyndi Lauper foi estuprada nos anos 80




Cyndi Lauper foi estuprada nos anos 80A cantora Cyndi Lauper, 59 anos, fez uma revelação pessoal em sua novabiografia, "Cyndi Lauper: A Memoir". Nas páginas do livro, ela contou que foi estuprada no início da carreira, nos anos 80.

De acordo com Cyndi, duas mulheres a seguraram enquanto um homem a forçou a ter uma relação sexual. A história foi mantida em segredo até hoje porque ela teve vergonha de compartilhar o drama com os fãs e os amigos.

Além disso, a cantora revelou que chegou a fugir de casa, em Nova York, depois que seu padrastro tentou violentá-la sexualmente. Nessa época, ela virou moradora de rua e cantava por dinheiro. "Era muito nova. Muitas vezes, não conseguia aguentar e passava o dia todo deitada", disse.

Cyndi, famosa por músicas como "Time After Time" e "Girls Just Wanna Have Fun", já vendeu mais de 65 milhões de CDs no mundo.





Yahoo

Atriz não gostou do fim de sua personagem




Atriz não gostou do fim de sua personagemQuando o blog ligou para Letícia Isnard na tarde deste sábado, ela ainda não tinha se livrado de Ivana, ou melhor, de "Avenida Brasil", que terminou na sexta-feira. "Estava gravando o 'Vídeo Show' retrô. "A novela não termina nuuuuunca", brincou a atriz. Letícia foi só elogios à trama, diz ter feito ótimos amigos  e se surpreendeu com o destaque de Ivana. "Encontrei o João Emanuel [o autor do folhetim]na festa do ultímo capítulo e disse: 'Não imaginava que a Ivana teria tanto destaque'. E ele respondeu: 'Nem eu!'. Tomei isso como um elogio porque a personagem realmentecresceu com essa história do Max".

Ela contou, no entanto, que quando soube que Ivana ficaria com o bon vivant Silas, não ficou muito animada. "Me senti um pouco desconfortável porque o Silas era um encostado como o Max. Tentou se encostar na Monalisa e na Olenka. O Aílton Graça também sentiu isso. Então, para revertemos essa sensação, decidimos inserir na cena final dos dois uns cacos (improvisos) indicando que Ivana estava botando rédeas no novo companheiro. Na cena no bar, ele apareceu trabalhando bastante para agradar a mulher".

Havia uma torcida para que Ivana tivesse matado Max, não?, indagou o blog. "Ela tinha todos os motivos para tal, mas vem de uma família do bem e até certo ponto ingênua. Não era da índole dela. Seria ruim para a personagem carregar essa marca para o resto da vida", respondeu. Talvez poucos desejassem que a irritante Ivana fosse a assassina do ex-marido, porém muita gente queria "matá-la" de tanto ouvir a fofa chamar Max de 'bebezão'.... "Isso era uma história que já estava no texto de João Emanuel, ela brincaria com essa coisa de voz de bebê. Funcionou muito bem. e foi divertido, mas dava muito vergolha alheia, né?". E como...

Segundo Letícia, a personagem que cresceu ao longo da trama causou um certo incômodo em Marcelo Novaes no começo da história. "A sinopse dizia que Ivana era feia e gorda e o Marcelo se assustou quando me viu. Mas a composição dela ajudou muito. Como tenho quadril largo, naõ é qualquer modelo de roupa que fica bem. Tem de saber escolher o tamanho correto e Ivana não sabia fazer isso. Não engordei por causa da personagem, mas não me preocupei em emagrecer", conta.

Nova novela

Letícia não chamou só atenção de João Emanuel Carneiro. Ela acaba de ser convidada pelo diretor Dennis Carvalho para fazer a próxima novela de Maria Adelaide Amaral, que substistuirá "Guerra dos Sexos". "Começarei a gravar em janeiro. Antes farei a peça 'Serial Killer' (título provisório), que estreia em dezembro noRio de Janeiro". A trama de Maria Adelaide terá comédia. Em qual núcleo vocês acham que Letícia estará?



Yahoo

Começa horário de verão; adiante seu relógio em uma hora




Começa horário de verão; adiante seu relógio em uma horaHorário de verão vai vigorar entre 21 de outubro e 17 de fevereiro de 2013. Saiba como configurar aparelhos com Windows, Mac, Linux, Android e iOS.

O horário de verão começou à meia-noite e, em algumas regiões do país, os relógios devem ser adiantados em uma hora a partir deste domingo (21).

O horário vale nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Tocantins, e vai até o dia 17 de fevereiro de 2013.

A mudança afeta o Distrito Federal e 11 estados: Rio  Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. As regiões Norte e Nordeste não aderem.

O G1 preparou um guia para os usuários dos principais sistemas operacionais dos computadores e dispositivos móveis (acesse aqui).

Economia de energia

O objetivo do horário de verão é proporcionar uma economia de energia nos horários de pico, que vai das 18h às 21h, no período do ano em que os dias são mais longos e as noites, mais curtas.

A mudança no horário ajuda a reduzir o consumo em cerca de 5%. A economia deve chegar a R$ 280 milhões.





G1