Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 5 de abril de 2014

Ativista diz estar ‘feliz’ com revisão do Ipea




Ativista diz estar ‘feliz’ com revisão do IpeaA jornalista Nana Queiroz, de Brasília, que iniciou o protesto "Eu não mereço ser estuprada", disse nesta sexta (4) estar "feliz" porque o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) errou os números da pesquisa segundo a qual 65,1% dos brasileiros concordam inteiramente ou parcialmente com a frase "Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas". De acordo com o instituto, o percentual correto é 26%.

“Estamos muito felizes que eles tenham errado, mas 26% ainda é muito alto. E isso só mostra o quanto é necessário manter o movimento, e vamos continuar trabalhando até que este número seja de 0%”, afirma Nana.

O protesto se espalhou pelas redes sociais, com fotos de homens e mulheres reproduzindo a frase em fotos pessoais. Pelo Twitter, ela disse que foi ameaçada de estupro devido à repercussão da campanha e recebeu a solidariedade de Dilma.

“Tudo continua igual. A gente continua tendo o mesmo objetivo. A vítima não tem culpa. A gente vai mudar a cabeça desses 26%.”

Em nota divulgada nesta sexta, o instituto pede desculpas e informa que "o erro relevante" foi motivado por troca de gráficos que inverteu resultados de duas das questões – "Mulher que é agredida e continua com o parceiro gosta de apanhar" e "Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas".

"Com a inversão de resultados entre as duas questões, relatamos equivocadamente, na semana passada, resultados extremos para a concordância com a segunda frase, que, justamente por seu valor inesperado, recebeu maior destaque nos meios de comunicação e motivou amplas manifestações e debates na sociedade ao longo dos últimos dias", diz o texto da nota.

Apesar do erro, a nota do Ipea afirma que as conclusões gerais da pesquisa "continuam válidas". "Pedimos desculpas novamente pelos transtornos causados e registramos nossa solidariedade a todos os que se sensibilizaram contra a violência e o preconceito e em defesa da liberdade e da segurança das mulheres", afirmou o instituto.

Intitulada “Tolerância social à violência contra as mulheres”, a pesquisa teve ampla repercussão. A presidente Dilma Rousseff chegou a comentar por meio do microblog Twitter. Com base nos dados da pesquisa, ela disse que o país tem "muito o que avançar no combate à violência contra a mulher".

O diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Rafael Guerreiro Osório, pediu exoneração assim que o erro foi constatado, informou o instituto.

Segundo o Ipea, a pesquisa ouviu 3.810 pessoas entre maio e junho do ano passado em 212 cidades. Do total de entrevistados, 66,5% são mulheres.





G1

Último ensaio de Vasco e Flamengo




Último ensaio de Vasco e FlamengoNa véspera do primeiro clássico que vai decidir o Campeonato Carioca de 2014, Vasco e Flamengo não fugiram das atividades de costume. Em treinos pela manhã deste sábado, ambos realizaram trabalhos recreativos para descontrair e evitar o desgaste. Se de um lado há mistério na escalação, do outro segue a montagem de um "quebra-cabeça" no time. No Cruz-Maltino, Guiñazu e Diego Renan, que retornaram aos trabalhos após uma semana de recuperação de dores musculares, ainda são dúvidas. Enquanto isso, no Rubro-Negro, quatro jogadores - Léo Moura, André Santos, Elano e Hernane - desfalcam o time titular de Jayme de Almeida.

Além dos trabalhos de praxe em campo, o que também não é novidade é o respeito pregado nas palavras dos adversários do próximo domingo. Após a rápida movimentação do Vasco no CFZ, o treinador Adilson Batista aproveitou para dizer o que espera do confronto decisivo.

- Final é sempre um jogo mais tenso e pegado. Só pedimos que nossos atletas joguem futebol. Sempre vejo as declarações do Jayme, equilibrado e tranquilo. Ele pede para os jogadores do Flamengo jogarem futebol e eu faço o mesmo. Vai ser um jogo nervoso, com mais ansiedade. Vamos trabalhar para vencer.

Fizemos dois grandes jogos contra o Fluminense, revertemos a vantagem, mostramos interesse em chegar à final. Temos mais dois jogos e vamos manter o mesmo espírito. Pedimos a ajuda do torcedor vascaíno e vamos em busca de mais um objetivo.

Sobre a dupla que não tem escalação confirmada, o comandante vascaíno foi cauteloso, embora o discurso indique que, pela melhora, é provável a utilização do volante e do lateral.

- Os dois (Guiñazu e Diego Renan) trabalharam e agora aguardamos a avaliação final dos próprios atletas e do departamento médico - frisou.

No Ninho do Urubu, o tradicional rachão também aconteceu (mais tarde, a partir das 10h30m), inclusive sob os olhares do presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello. Depois do treino com bola, os não relacionados para a final fizeram atividade técnica reforçados por Muralha e Negueba. Chicão, Samir,

Paulinho, Luiz Antonio e Alecsandro treinaram cobranças de faltas em seguida. O lateral-direito Léo é o retorno certo ao time.

O goleiro Felipe revelou que o resultado positivo de quarta-feira - a vitória por 2 a 1 sobre o Emelec no Equador - serve como combustível para a abertura da decisão do estadual.

- É uma final contra o maior rival, e clássico temos que ganhar. O campeonato não vai ser decidido, mas sair com uma vantagem é melhor. O espírito é o mesmo de quarta-feira. Fazia tempo que não sentíamos um clima bom como aquele no vestiário. Uma eliminação ali certamente influenciaria neste domingo, no ânimo. O torcedor não ia acreditar tanto e a cobrança ia ser maior. Tivemos três dias tranquilos, com o moral elevado e esperamos fazer um bom jogo.

Vasco e Flamengo começam a decidir o Campeonato Carioca neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, e mais nove mil ingressos foram vendidos até a noite de sexta-feira. A segunda e decisiva partida será no dia 13. Campeão da Taça Guanabara, o Flamengo joga por dois empates para ficar com o título. Ambos não decidiam a competição há dez anos.






globoesporte.com

SP dará recompensa por criminosos




SP dará recompensa por criminososDepois de 12 anos emperrada, a lei que cria o Programa Estadual de Recompensa em São Paulo finalmente sairá do papel. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) irá regulamentar, em até 30 dias, o decreto que ele próprio sancionou, em janeiro de 2002, para incentivar a colaboração da população no esclarecimento de crimes.

Os denunciantes que colaborarem com as investigações policiais, seja na identificação ou na localização de suspeitos de crime e de foragidos da Justiça, passarão a ganhar uma quantia em dinheiro caso passem alguma informação considerada relevante. O informante terá sua identidade mantida em sigilo.

“Nós estaremos implantando de fato nas próximas semanas, escolhendo alguns casos de foragidos e de casos que não estão elucidados para resolvê-los com o valor da recompensa”, afirmou o secretário de Segurança Pública Fernando Grella Vieira, em entrevista ao G1. O canal de comunicação entre o informante e a segurança pública será por meio do Web Denúncia.

O secretário de Segurança Pública é quem irá estabelecer os casos em que o prêmio será pago. “O valor fixado será estipulado em cada caso, conforme a importância, a relevância, o grau de clamor que gerou perante a sociedade, os casos mais importantes na opinião pública”, disse Grella. De acordo com o decreto nº 46.505, a recompensa máxima será de R$ 50 mil.

De acordo com o secretário, a demora para a implantação do programa se deve ao fato da dificuldade em encontrar uma tecnologia compatível para a manter o anonimato do denunciante. “O grande problema, que nós conseguimos [resolver] agora é assegurar o pagamento sem que a pessoa seja identificada”, ressaltou. O sistema de recompensa já é utilizado em outros estados, como Paraíba e Rio de Janeiro.

O pagamento da recompensa será feito por meio de convênio entre o governo do estado e o Banco do Brasil. O denunciante contemplado apresentará uma senha à instituição financeira que lhe garantirá o recebimento da quantia estabelecida.

Provavelmente, o banco fornecerá um cartão pré-pago, que permitirá o saque do valor.

“Se a denúncia for importante e permitir o esclarecimento, ela [a pessoa que denunciar] vai receber um código com uma senha. E essa pessoa que está habilitada a entrar no Web Denúncia vai ver se foi contemplada”, explicou Grella.

Os recursos destinados ao prêmio serão pagos pelo Fundo de Incentivo à Segurança Pública (Fisp), coordenado pela Secretaria da Segurança Pública.




G1

Ovo de Páscoa que incentiva bullying terá embalagem rasurada




Ovo de Páscoa que incentiva bullying terá embalagem rasuradaA Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) liberou nesta sexta-feira (4) a venda dos ovos de Páscoa Bis Xtra + Chocolate da marca Lacta. Os produtos podem voltar às prateleiras desde que a palavra "sacaneie", da frase "sacaneie seu amigo", seja rasurada ou tapada. Segundo o Procon do Rio de Janeiro, o texto promovia o bullying entre os consumidores.

Representantes da Mondelez Brasil se comprometeram a fazer o ajuste no acordo. De acordo com a decisão tomada após a reunião, o Procon Estadual multará a Mondelez caso em algum estabelecimento que o produto seja vendido encontre em uma mesma prateleira mais de três ovos sem alteração na embalagem.

A venda havia sido interrompida na quarta-feira (2), por considerar que o produto incentiva o bullying. A sugestão para que o cliente "sacaneie seu amigo" vinha em adesivos. Entre eles, "morto de fome", "nerd" e "nervosinho". De acordo com o Procon-RJ, o processo foi aberto depois de críticas feitas por consumidores em redes sociais.




globo.com

EX PREFEITO DE PITIMBU RÔMULO CARNEIRO ESTÁ INELEGÍVEL ATÉ 2021




                                           

O ex-prefeito de Pitimbu José Rômulo Carneiro de Albuquerque Neto teve sua Apelação julgada pelo Tribunal Regional Federal da 5a Região em Recife que, por unanimidade negou-lhe provimento, mantendo integralmente a Decisão que condenou Rômulo Carneiro na 1a Instância numa Ação de Improbidade Administrativa.

A Justiça Federal da Paraíba já havia condenado Rômulo Carneiro por Improbidade Administrativa sob a alegação de que o “Tribunal de Contas da Paraíba apurou que foram aplicados apenas 42,25% (quarenta e dois vírgula vinte e cinco por cento) da verba aludida na remuneração e na valorização do magistério, quando a legislação prevê a destinação de 60% (sessenta por cento), para esta finalidade, identificando-se uma diferença, a menor, na conta do Fundo, da ordem de R$ 187.094,11 (cento e oitenta e sete mil, noventa e quatro reais e onze centavos)”.


O ex-prefeito apelou para o Tribunal Regional Federal da 5a Região que negou provimento ao recurso do ex-prefeito por unanimidade que, posteriormente ainda embargou da Decisão do TRF da 5a Região, porém, mais uma vez, também não obteve êxito.
pagamento de multa no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), além de também ficar proibido, pelo mesmo prazo, de contratar com o Poder Público e de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ou por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário. Como o trânsito em julgado dessa condenação ocorreu em 2013, após uma decisão unânime do Colegiado do Tribunal Regional Federal da 5a Região em Recife, pela Lei da Ficha Limpa o ex-prefeito Rômulo Carneiro ficará inelegível pelo prazo de 08 (oito) anos, consequentemente, não poderá disputar qualquer eleição até o ano de 2021.
O Processo que condenou Rômulo Carneiro retornou à Justiça Federal da Paraíba no final do ano passado, após ter ocorrido o trânsito em julgado da Ação de Improbidade que condenou o ex-prefeito à suspensão dos direitos políticos por três anos,

Veja a íntegra da Decisão do TRF-5a Região no Processo de no 0007957-80.2001.4.05.8200/01:


EMENTA PROCESSUAL CIVIL. ADMINISTRATIVO. AÇÃO CIVIL PÚBLICA POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL E VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO - FUNDEF. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL. APLICABILIDADE DA LEI Nº 8.429/92 AOS PREFEITOS. AUSÊNCIA DE DOCUMENTO INDISPENSÁVEL À PROPOSITURA DA AÇÃO. CERCEAMENTO DE DEFESA. PRESCRIÇÃO. AUTORIA E MATERIALIDADE COMPROVADAS. DOLO GENÉRICO. PENAS PROPORCIONAIS E ADEQUADAS. 1. A Justiça Federal é competente para apreciar a ação civil pública de improbidade administrativa em que se afirma não ter sido cumprida, por parte do Prefeito do Município de Pitimbu/PB, a legislação de regência, na aplicação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério - FUNDEF, de cuja composição participam recursos da União. 2. Ficou pacificado, na jurisprudência pátria, que a Lei nº 8.429/92 se aplica aos prefeitos, havendo alusão expressa àqueles que exercem mandatos. A mesma só foi afastada quanto às autoridades elencadas no artigo 102, I, "c", da Carta Magna, enquadradas entre os destinatários da Lei nº 1.079/50. A responsabilização, na esfera criminal, não se confunde com a de natureza político-administrativa, que motivou a criação do instituto da Ação Civil Pública por Improbidade Administrativa. 3. Embora tenha sido colacionado um Relatório atinente ao balanço anual de 2000, quando os fatos ocorreram em 1999, havia outros documentos aptos à demonstração das irregularidades, suficientes para embasar a propositura da ação e a condenação do réu. 4. Não há cerceamento de defesa, em virtude do julgamento antecipado da lide, apesar de, inicialmente, se haver facultado às partes a produção de provas, se o julgador entendeu presente um acervo probatório que lhe permitia apreciar a causa. 5. Não se configurou a prescrição alegada, diante dos percalços ocorridos no andamento do feito, em razão da dificuldade em promover a citação e outros embaraços processuais. 6. Houve a comprovação da autoria e da materialidade de ato de improbidade, quando o Tribunal de Contas da Paraíba apurou que foram aplicados apenas 42,25% (quarenta e dois vírgula vinte e cinco por cento) da verba aludida na remuneração e na valorização do magistério, quando a legislação prevê a destinação de 60% (sessenta por cento), para esta finalidade, identificando-se uma diferença, a menor, na conta do Fundo, da ordem de R$ 187.094,11 (cento e oitenta e sete mil, noventa e quatro reais e onze centavos). 7. Basta, para a condenação, o dolo genérico. Trata-se de violação de norma suficientemente clara, que não demanda conhecimentos específicos para a sua compreensão. O gestor não pode pretender se isentar da responsabilidade pelo ato, alegando a ausência de orientação pedagógica da Corte de Contas. 8. As penas aplicadas no caso concreto, multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais), suspensão de direitos políticos e proibição de contratar com o Poder Público e receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ou por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, foram adequadas e proporcionais. 9. Preliminares e prejudicial de prescrição rejeitadas. Apelação improvida.


 “ÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos em que figuram como partes as acima identificadas, DECIDE a Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, por unanimidade, rejeitar as preliminares e a prejudicial de prescrição e negar provimento à apelação, nos termos do Relatório, do Voto do Relator e das Notas Taquigráficas constantes dos autos, que passam a integrar o presente julgado. Recife, 07 de março de 2013 (data de julgamento). ÉLIO WANDERLEY DE SIQUEIRA FILHO Relator Convocado”



Fonte:Blog Pitimbu Notícia

Cássio Cunha Lima garante que PSDB vai buscar partidos para compor chapa majoritária




                                   Cássio Cunha Lima garante que PSDB vai buscar partidos para compor chapa majoritária
Ao participar da Convenção do PSDB em Campina Grande, onde foi definida a postulação de uma candidatura própria ao governo do Estado no pleito de 2014, o senador Cássio Cunha Lima garantiu que a legenda tucana vai buscar outros partidos para compor a chapa.

Cássio que é pré-candidato ao governo pelo partido, não citou nomes, mas garantiu que todos os partidos que integrarem o arco de aliança poderão fazer parte da majoritária. O senador observou que até mesmo a vaga do senado está aberta. Nesse sentido, disse garantiu que o senador Cícero Lucena pleiteia novamente a oportunidade para disputar uma vaga no Senado, admitiu a possibilidade de renunciar a postulação, em favor de uma causa maior.

- Não fechamos as portas para as outras legendas. Vamos conversar com as outras forças, tanto pra o cargo de senador, como para o de vice – finalizou CCL. Nomes como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo (PEN), e até do deputado Leonardo Gadelha (PSC), estão na mira dos tucanos.

Cássio garantiu que está conversando com todos os partidos no sentido de formar uma grande aliança política. No final da manhã, Cássio reafirmou que o PSDB definiu, definitivamente, que vai apresentar postulação ao governo do Estado, o senador Cássio Cunha Lima disse que os tucanos decidiram de forma legítima e que por isso não precisa dar explicações a Ricardo.

– Não devo nenhuma explicação a Ricardo Coutinho, só devo satisfação ao povo da Paraíba, porque é o povo que é soberano – destacou Cássio. Cássio ainda explica, que na aliança de 2010 ele não nutria nenhuma relação pessoal com Ricardo e que a decisão foi tomada com base em uma carta de intenções, de forma responsável.

O tucano disse que o PSDB sempre procurou viabilizar o governo, mas que não congregava com muitas ações de Ricardo.

– Eu não assino embaixo de governo que não respeita as instituições, que persegue, maltrata de forma inadequada aos que mais precisam, que deixa a desejar na maioria das suas áreas – relatou Cássio.





PBAgora

Homem é morto a tiros por dupla em moto, em João Pessoa




Homem é morto a tiros por dupla em moto, em João PessoaA violência deixou mais um rastro na tarde desta última sexta-feira(04), em João Pessoa.

A polícia registrou um homicídio no bairro de Mangabeira.

De acordo com informações da polícia, a vítima estava bebendo em um bar com amigos quando dois homens em uma moto se aproximaram e efetuaram vários disparos.

Não foi possível identificar os autores dos disparos, pois os acusados usavam capacete no momento do crime. 

A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local.

Segundo informações fornecidas pela população, a vítima era suspeito de praticar assaltos na localidade, porém, a polícia não soube informar se essa é a motivação do crime.




PB Agora

App de mensagens que dispensa internet chega ao Android




App de mensagens que dispensa internet chega ao AndroidO aplicativo FireChat - que permite aos usuários enviar mensagens sem internet ou redes móveis chegou ao Android, duas semanas após ter sido lançado para iPhones. O serviço conecta aparelhos num raio de 30 metros por meio de wi-fi ou bluetooth e se faz útil em lugares com dificuldades de recepção de sinal, como dentro do metrô. Clique aqui para baixar o app, que é gratuito.

Além do ganho óbvio da não-necessidade de internet, o aplicativo também é interessante para quem se preocupa com a segurança. Isso porque o serviço não envia as mensagens para um servidor central antes de elas chegarem ao destino, tranquilizando os que temem a espionagem de suas conversas. Ainda não é possível estabelecer comunicação entre dispositivos Android e iOS. Apesar disso, a desenvolvedora Open Garden diz que trabalha para integrar as duas plataformas em um futuro próximo.

Alguns leitores relataram dificuldades para utilizar o aplicativo, que funciona por meio de bluetooth ou wi-fi. Nos dois casos é preciso habilitar o recurso escolhido, clicar em "Nearby" e aproximar os celulares para que o software os reconheça. Assim que aparecer a mensagem "2 people chatting", basta iniciar a conversa, que deverá funcionar normalmente num raio de até 30 metros. Há também a possibilidade de acompanhar as mensagens postadas por todas as pessoas que estão logadas no app, no campo "Everyone". A ideia é criar uma corrente de celulares que poderiam se comunicar por quilômetros sem internet, conceito conhecido como rede em malha. Este tipo de rede poderia ser utilizada em locais com forte controle da internet, a exemplo de China e Coreia do Norte, ou em países em estado de guerra civil. Também seria um recurso útil no caso de desastres, como tsunamis e terremotos que prejudiquem os sistemas de comunicação. Micha Benoliel, CEO da Open Garden, diz que a popularização destas redes em malha se tornará viável graças ao crescimento nas vendas de aparelhos com Android, que em geral mais baratos. "Precisamos criar pequenas internets que funcionem por si próprias e então conectá-las à grande internet”.





Olhar Digital

Mercado de eventos movimenta economia de João Pessoa



A cidade de João Pessoa deverá receber em torno de 50 mil visitantes com a realização de quase 30 eventos durante este ano de 2014. A estimativa é do Convention Bureau da Capital paraibana, através do seu Núcleo de Estudos e Pesquisas, que prevê também a geração de R$ 100 milhões para a economia local, com esse nicho de mercado. Com esses números em ascensão a cada ano, o mercado de eventos é uma grande oportunidade para quem quer iniciar o próprio negócio. Para capacitar os empresários desse setor e os que pretendem entrar nesse mercado, será iniciado na próxima segunda-feira (7), o Curso de Formação de Empreendedores em Eventos.

As inscrições para o curso já estão abertas na agência de João Pessoa do Sebrae Paraíba. A capacitação terá oito módulos, 200 horas de carga horária e oito facilitadores com experiência e renome nacional (Tânia Trevisan, Líbia Macedo, Ney Huberto Neves, Vanessa Martin, Izabel Morais, Ferdinando Lucena, Alexsandra Gomes e Maria Rita Peres). Durante as aulas, os alunos aprenderão práticas de habilidades específicas como o planejamento, a organização, a gestão e a realização de eventos dos mais diferentes tipos. Ao final da capacitação, os alunos realizam um evento na prática.

O primeiro módulo terá início no dia 7 de abril e o último módulo será ministrado em setembro. “O setor de eventos oferece inúmeras oportunidades, mas é preciso ter conhecimento sobre o que se vai trabalhar, com planejamento e organização”, destacou a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba e organizadora do curso, Regina Regina Medeiros Amorim.

Ela destacou a importância do setor como uma excelente oportunidade de negócio para quem quer empreender. “O turismo de eventos pode amenizar a sazonalidade do turismo em João Pessoa. Mas, para isso, os profissionais locais precisam estar preparados, ter criatividade, profissão Pessoa deverá receber em torno de 50 mil visitantes com a realização de quase 30 eventos durante este ano de 2014.

Curso Formação de Empreendedores em Eventos Inscrição = 2108-1256 ou 2108-1100 Início das aulas = 7 de abril de 2014






Ascom

Ipea erra e diz que são 26% e não 65% os que apoiam ataques a mulheres com roupas curtas




Ipea erra e diz que são 26% e não 65% os que apoiam ataques a mulheres com roupas curtasO Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) informou nesta sexta-feira (4) que errou ao divulgar na semana passada pesquisa segundo a qual 65,1% dos brasileiros concordam inteiramente ou parcialmente com a frase "Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas". De acordo com o instituto, o percentual correto é 26%.

O diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Rafael Guerreiro Osório, pediu exoneração assim que o erro foi constatado, informou o instituto. A pesquisa, intitulada "Tolerância social à violência contra as mulheres", teve ampla repercussão. A presidente Dilma Rousseff chegou a comentar por meio do microblog Twitter. Com base nos dados da pesquisa, ela disse que o país tem "muito o que avançar no combate à violência contra a mulher".

Em razão da pesquisa, a jornalista Nana Queiroz, de Brasília, lançou um protesto chamado "Eu não mereço ser estuprada", que se espalhou pelas redes sociais, com fotos de homens e mulheres reproduzindo a frase em fotos pessoais. Pelo Twitter, ela disse que foi ameaçada de estupro devido à repercussão da campanha e recebeu a solidariedade de Dilma. A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, também aderiu à campanha e publicou foto com os dizeres "As mulheres não merecem ser estupradas".

Segundo o Ipea, a pesquisa ouviu 3.810 pessoas entre maio e junho do ano passado em 212 cidades. Do total de entrevistados, 66,5% são mulheres.

Em nota divulgada nesta sexta, o instituto pede desculpas e informa que "o erro relevante" foi motivado por uma troca de gráficos que inverteu resultados de duas das questões – "Mulher que é agredida e continua com o parceiro gosta de apanhar" e "Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas".

"Com a inversão de resultados entre as duas questões, relatamos equivocadamente, na semana passada, resultados extremos para a concordância com a segunda frase, que, justamente por seu valor inesperado, recebeu maior destaque nos meios de comunicação e motivou amplas manifestações e debates na sociedade ao longo dos últimos dias", diz o texto da nota.

Apesar do erro, a nota do Ipea afirma que as conclusões gerais da pesquisa "continuam válidas". "Pedimos desculpas novamente pelos transtornos causados e registramos nossa solidariedade a todos os que se sensibilizaram contra a violência e o preconceito e em defesa da liberdade e da segurança das mulheres", afirmou o instituto.

Leia abaixo a íntegra de nota sobre o assunto divulgada pelo Ipea:

Errata da pesquisa “Tolerância social à violência contra as mulheres” 

Vimos a público pedir desculpas e corrigir dois erros nos resultados de nossa pesquisa Tolerância social à violência contra as mulheres, divulgada em 27/03/2014. O erro relevante foi causado pela troca dos gráficos relativos aos percentuais das respostas às frases Mulher que é agredida e continua com o parceiro gosta de apanhar e Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas. Entre os 3.810 entrevistados, os percentuais corretos destas duas questões são os seguintes: 

Mulher que é agredida e continua com o parceiro gosta de apanhar (Em %): 42,7% concordam totalmente 22,4% concordam parcialmente 1,9% são neutros 24% discordam totalmente 8,4% discordam parcialmente

Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas (Em %): 13,2% concordam totalmente 12,8% concordam parcialmente 3,4% são neutros 58,4% discordam totalmente 11,6% discordam parcialmente 

Corrigida a troca, constata-se que a concordância parcial ou total foi bem maior com a primeira frase (65%) e bem menor com a segunda (26%). Com a inversão de resultados entre as duas questões, relatamos equivocadamente, na semana passada, resultados extremos para a concordância com a segunda frase, que, justamente por seu valor inesperado, recebeu maior destaque nos meios de comunicação e motivou amplas manifestações e debates na sociedade ao longo dos últimos dias. 

O outro par de questões cujos resultados foram invertidos refere-se a frases de sentido mais próximo, com percentuais de concordância mais semelhantes e que não geraram tanta surpresa, nem tiveram a mesma repercussão. Desfeita a troca, os resultados corretos são os que seguem. Apresentados à frase O que acontece com o casal em casa não interessa aos outros, 13,1% dos entrevistados discordaram totalmente, 5,9% discordaram parcialmente, 1,9% ficou neutro (não concordou nem discordou), 31,5% concordaram parcialmente e 47,2% concordaram totalmente. Diante da sentença Em briga de marido e mulher, não se mete a colher, 11,1% discordaram totalmente, 5,3% discordaram parcialmente, 1,4% ficaram neutros, 23,5% concordaram parcialmente e 58,4% concordaram totalmente. 

A correção da inversão dos números entre duas das 41 questões da pesquisa enfatizadas acima reduz a dimensão do problema anteriormente diagnosticado no item que mais despertou a atenção da opinião pública. Contudo, os demais resultados se mantêm, como a concordância de 58,5% dos entrevistados com a ideia de que se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros. As conclusões gerais da pesquisa continuam válidas, ensejando o aprofundamento das reflexões e debates da sociedade sobre seus preconceitos. Pedimos desculpas novamente pelos transtornos causados e registramos nossa solidariedade a todos os que se sensibilizaram contra a violência e o preconceito e em defesa da liberdade e da segurança das mulheres. Rafael Guerreiro Osorio* e Natália Fontoura 

Pesquisadores da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc/Ipea) e autores do estudo 

* O diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea pediu sua exoneração assim que o erro foi detectado.



G1

Morre no Rio o ator José Wilker; ele tinha 66 anos e teria sofrido um infarto




                                     Morre no Rio o ator José Wilker; ele tinha 66 anos e teria sofrido um infarto

O ator José Wilker morreu na manhã deste sábado (5) em sua casa no Rio de Janeiro. Ainda não há informações oficiais sobre a causa da morte, mas suspeita-se que ele tenha morrido por infarto.

A última participação do ator em novelas foi em 2013, em "Amor à Vida", de Walcyr Carrasco, na qual interpretou o médico Herbert. Em 2012, ele esteve no remake de "Gabriela", baseado no livro "Gabriela Cravo e Canela", de Jorge Amado. Wilker interpretou o coronel Jesuíno, que matou a esposa e o amante a tiros após descobrir a traição. Em 2008, na novela Duas Caras, o ator fez o papel do professor Fernando Macieira.

Personagens conhecidos Wilker tem em seu currículo personagens memoráveis, como o jovem Rodrigo, protagonista da novela Anjo Mau (1976), de Cassiano Gabus Mendes. Em 1985, viveu Roque Santeiro, personagem central da trama homônima escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva. Em 2004 interpretou o ex-bicheiro Giovanni Improtta, de Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva, um personagem com diversos bordões como “felomenal” e “o tempo ruge e a Sapucaí é grande”.

Na Globo, dirigiu o humorístico Sai de Baixo (1996) e as novelas Louco Amor (1983), de Gilberto Braga, e Transas e Caretas (1984), de Lauro César Muniz. Durante uma rápida passagem pela extinta TV Manchete, acumulou direção e atuação em duas novelas: Carmem (1987), de Gloria Perez, e Corpo Santo (1987), de José Louzeiro.

Com grande paixão pelo cinema, o ator participou de filmes como Xica da Silva (1976) e Bye Bye, Brasil (1979), ambos de Cacá Diegues, e foi o personagem Antônio Conselheiro em Guerra de Canudos (1997), de Sérgio Rezende.  






 G1

EM FAMÍLIA: Cadu dá fora em Clara e dispensa a ajuda de Marina




EM FAMÍLIA: Cadu dá fora em Clara e dispensa a ajuda de MarinaClara (Giovanna Antonelli) decidiu dar uma força para Cadu (Reynaldo Gianecchini) com o bistrô e está se dedicando bastante. No galpão, ela ajuda o marido a escolher  as cores das tintas que darão um charme a mais ao local. É quando Luiza (Bruna Marquezine) chama a atenção para a importância da luz para criar um clima aconchegante.

“É verdade. Agora eu ando me arriscando em fotografia e tenho ficado muito atenta à importância da luz no ambiente. Aliás, sabe quem pode ajudar a gente, Cadu?”, pergunta Clara.

“Você não vai falar que é a Marina, não é? Em se tratando do meu restaurante, quem sabe tudo sou eu. Se liga, amor”, responde o chef de cozinha.

Cena vai ao hoje.



globo.com

COPA: servidor federal terá jornada reduzida em dias de jogos do Brasil




COPA: servidor federal terá jornada reduzida em dias de jogos do BrasilDiário Oficial da União  publica hoje portaria do Ministério doPlanejamento que estabelece o horário de trabalho dos servidores públicos federais durante os jogos do Brasil na Copa.

O expediente da administração pública federal funcionará com jornada reduzida nos dias de jogos da Copa do Mundo disputados pela seleção brasileira. Os servidores serão dispensados a partir das 12h30 e, posteriormente, deverão compensar as horas não trabalhadas. A compensação será combinada pelos trabalhadores com suas chefias diretas.

Nos dias de jogos sem a participação da seleção brasileira, haverá expediente normal de trabalho. A administração pública federal é composta de órgãos públicos, autarquias e fundações vinculadas à União.

Deve ser mantido o contingente de trabalhadores previsto em lei no caso de serviços essenciais, como nas áreas de saúde e segurança pública. A Copa do Mundo será disputada de 12 de junho a 13 de julho, no Brasil.




Agência Brasil

Passageiro que desistir de viagem de ônibus terá dinheiro de volta




Passageiro que desistir de viagem de ônibus terá dinheiro de voltaUma resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (4) estabelece os direitos de quem viaja em ônibus interestaduais e internacionais. As regras se aplicam a percursos acima de 75 quilômetros.


Entre as mudanças estão os percentuais máximos que as empresas de transporte poderão cobrar de quem quiser cancelar ou remarcar sua passagem. Cada bilhete vale por até um ano e, durante o prazo, podem ser remarcados para a mesma linha, seção e sentido.


Caso o usuário queira alterar a data ou horário da viagem, a empresa poderá cobrar até 20% do valor da tarifa paga para remarcar o bilhete, a partir de três horas antes do início da viagem. E se optar por viajar em ônibus de categoria superior à inicialmente prevista ou caso a passagem tenha sido adquirida em uma promoção, o passageiro irá pagar a eventual diferença de preços.


Se o usuário desistir de viajar até três horas antes do embarque, o valor a ser devolvido pela empresa não poderá sofrer desconto superior a 5% da quantia paga pelo usuário. O reembolso será calculado com base no valor da tarifa vigente na data da restituição. A empresa terá até 30 dias para entregar o dinheiro ao usuário desistente.


Caso, por culpa da empresa de ônibus, haja atraso superior a uma hora no início da viagem, o cliente poderá optar por ser remanejado, sem custos, para outra empresa que ofereça serviço equivalente para o mesmo destino, receber imediatamente o valor pago pela passagem, ou seguir viagem com a mesma transportadora.


Se a viagem for interrompida ou sofrer atraso superior a três horas, a empresa deverá oferecer alimentação aos passageiros. Quando não for possível seguir viagem no mesmo dia, a transportadora será obrigada a pagar hospedagem. As regras se aplicam também aos casos em que a companhia vende passagens além da capacidade do ônibus.


Caso o usuário perca ou tenha sua passagem roubada, a transportadora irá emitir um novo bilhete, bastando que o cliente apresente o documento de identidade. A emissão da segunda via da passagem não acarretará qualquer problema porque, de acordo com a resolução, as empresas, a partir de agora, terão que identificar cada um dos passageiros nos bilhetes de passagem e de embarque. Os bilhetes deverão apresentar também informações como o valor dos tributos embutidos no preço final e do pedágio, se houver.


Além disso, ao contrário do que ocorre no setor aéreo, a resolução destaca que qualquer passageiro pode transferir sua passagem a outra pessoa sem pagar nada por isso.




Agência Brasil

Cássio: “Não devo nenhuma explicação a Ricardo Coutinho”




 Cássio: “Não devo nenhuma explicação a Ricardo Coutinho”Ao participar  da entrevista coletiva, realizada na manhã desta sexta-feira (4), em Campina Grande, onde o PSDB definiu, definitivamente, que vai apresentar postulação ao governo do Estado, o senador Cássio Cunha Lima disse que os tucanos decidiram de forma legítima e que por isso não precisa dar explicações a Ricardo.

– Não devo nenhuma explicação a Ricardo Coutinho, só devo satisfação ao povo da Paraíba, porque é o povo que é soberano – destacou Cássio.

Cássio ainda explica, que na aliança de 2010 ele não nutria nenhuma relação pessoal com Ricardo e que a decisão foi tomada com base em uma carta de intenções, de forma responsável.

O tucano disse que o PSDB sempre procurou viabilizar o governo, mas que não congregava com muitas ações de Ricardo.

– Eu não assino embaixo de governo que não respeita as instituições, que persegue, maltrata de forma inadequada aos que mais precisam, que deixa a desejar na maioria das suas áreas – relatou Cássio.

Para o senador, alguns políticos acham que a eleição se decide com imposição, mas que isso é um engano, pois o povo é quem decide, pela vontade soberana e o direito do voto.





Paraibaonline

Ovos de Páscoa tem variação de até 75%




Ovos de Páscoa tem variação de até 75%Os preços de um mesmo ovo de Páscoa podem variar até 75% entre diferentes estabelecimentos de João Pessoa. A constatação é de pesquisa realizada pelo Procon-PB em dez supermercados e lojas de departamento da capital.


A maior variação registrada foi no valor do ovo de Páscoa Classic Trilogia de 480 gramas, da marca Nestlé, que custa entre R$ 39,99 no supermercado Bemais, e R$ 69,90, no Carrefour. Outra variação significativa foi observada no Alpino Dark de 350 gramas, também da marca Nestlé. Com preços entre R$ 21,27, no Santiago, e R$ 36,99, no Extra, a diferença chega a 74%.


“É importante que o consumidor fique bem atento antes de ir às compras. Pois as variações verificadas foram muito significativas”, ressaltou o secretário executivo do Procon-PB, Marcos Santos.


Além dos preços dos ovos, o Procon-PB levantou também os valores de barras e de caixas de chocolates, que podem ser uma opção mais econômica para o consumidor. Conforme a pesquisa, é possível comprar uma barra de 150 gramas a partir de R$ 2,99. Já as caixas de chocolate, são encontradas a partir de R$ 5,99. Por sua vez, o ovo de chocolate mais barato foi encontrado a R$ 4,98, e pesa 50 gramas.


Ao todo, foram pesquisados mais de 100 ovos de Páscoa de tamanhos e marcas diferentes. A pesquisa completa está disponível no site  do Procon-PB (www.procon.pb.gov.br), no link ‘Pesquisa de Preços’, e na sede do órgão de defesa do consumidor, localizada no Parque Solon de Lucena, Centro de João Pessoa. O levantamento foi realizado nos dias 1º e 2 deste mês.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Prefeitura de Pitimbu realizou primeiro "Pitimbu em Ação"




        

A Prefeitura de Pitimbu, por meio Secretaria de Trabalho e Ação Social, realizou ontem (02), o primeiro Pitimbu em Ação. O evento, que aconteceu na Rua João Claudino de Deus, próximo ao Saae, no centro de Acáu, reuniu todos os serviços oferecidos pela Secretaria em uma ação itinerante. O objetivo da ação é descentralizar, levando aos lugares mais distantes os serviços essenciais que são oferecidos diariamente, em um único dia. Mais de 400 pessoas foram atendidas na ação.

A população pode aproveitar serviços como aferição de pressão e glicemia. Além disso, os pitimbuenses puderam aproveitar serviços de beleza como limpeza de pele, corte de cabelo, manicure e cuidados com a saúde bucal. Quem precisou de documentos pode retirar a carteira de identidade, reservista, trabalho e do idoso. A ação ainda realizou o cadastramento e atualização cadastral do Bolsa Família, CRAS, entre outros serviços.

A ação itinerante acontece toda última semana do mês. A próxima edição do "Pitimbu em Ação" acontecerá no distrito de Taquara.






Ascom - Pitimbu

A Prefeitura de Pitimbu através da Secretaria de Trabalho e Ação Social realiza projeto " Sopão Móvel"




    

A Prefeitura de Pitimbu através da Secretaria de Trabalho e Ação Social realiza projeto Social que está beneficiando centenas de famílias na cidade de Pitimbu que participam do Bolsa Família.

O Projeto Social "Sopão Móvel" que deu ínicio (19/03) no Distrito De Acáu, já passou por Taquara e Pitimbu, e ainda vai passa pelos Assentamentos.

Para poder Participar desse Projeto você deverá estar cadastrado no Bolsa Família e estar portando o seu cartão.

A Secretaria de Trabalho e Ação Social Geilce  Azevedo Barbalho disse"A população de Pitimbu merece da nossa administração além das melhorias que estamos promovendo, dos programas nas áreas de educação, saúde e assistência social, ações desta natureza para minimizar as dificuldades que passam as famílias, principalmente as de menor poder aquisitivo".










Pitimbu Click com Assessoria