Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

domingo, 30 de março de 2014

100 travestis da Paraíba foram traficados para a Europa




100 travestis da Paraíba foram traficados para a EuropaApós quase 10 anos que foi denunciada no Jornal Correio uma ‘rede de tráfico internacional de homossexuais da Paraíba para a prostituição na Europa’, o esquema de aliciar e traficar adolescentes e jovens para serem “escravos do sexo” e “mulas do tráfico de drogas” continua, e com novas rotas. O promotor de Justiça Marinho Mendes – que denunciou a ‘rede’ em 2005 – revelou que aproximadamente 100 paraibanos de cidades da região do Brejo, sendo 40 só de Araçagi, já foram traficados para a Europa, principalmente para cidades da Itália. O promotor revelou, ainda, que travestis paraibanos estão voltando da Europa doentes, com os corpos deformados e alguns “fichados” porque foram presos no Exterior. Ele está ajudando a ‘resgatar’ dois paraibanos e trazê-los de volta ao Brasil.

“Familiares desses jovens me procuraram, desesperados, me pedindo ajuda. Entrei em contato com o Ministério das Relações Exteriores e estamos tentando trazer dois travestis de volta para a Paraíba. Um deles foi traficado de menor, com uns 16 anos, para a Itália. Hoje está doente, com HIV, jogado nas ruas de Perúgia. Ele é de Araçagi e deve ter hoje uns 18 anos. O outro é de Cuitegi, tem uns 21 anos e está preso em Roma por tráfico de drogas, já que lá, jovens também são usados como ‘mulas do tráfico’ para transportar drogas”, revelou o promotor Marinho Mendes.


Dois tentam embarcar

O promotor diz que o tráfico de paraibanos para a Europa reduziu, mas não acabou. “O esquema atua mais escondido. Recebi a informação de que dois travestis estão se preparando para embarcar ainda este ano e estão tirando o passaporte para a Itália. Estou repassando todos os informes para a Polícia Federal”, revelou Marinho Mendes.

O promotor revelou, ainda, que existe um paraibano que voltou doente e com o corpo deformado. “Até o cabelo e os dentes caíram. Mesmo sabendo como é a exploração lá e que passam por uma transformação com aplicações de silicone no corpo ainda existem paraibanos querendo ir para a Europa”, disse.

Denúncias

O esquema internacional de aliciamento de jovens travestis paraibanos para a prostituição na Europa é denunciado pelo Jornal Correio da Paraíba desde 2005. A primeira reportagem foi publicada em 20 de fevereiro de 2005 (“Gays voltam ricos da Europa, influenciam e ‘exportam’ jovens”) e a segunda em 29 de outubro de 2006 (“Garotos da Paraíba são aliciados e levados para o Exterior”). Segundo as matérias, a rede aliciava e agenciava jovens de vários municípios da Paraíba, como Araçagi, Guarabira, Mulungu e Baía da Traição e os “levava” para exercer a prostituição na Europa, principalmente na Itália.

Na época, o promotor Marinho Mendes fez uma denúncia à Polícia Federal e esta investigou o esquema. A denúncia afirmava, inclusive, que um adolescente, de 17 anos, havia sido levado para a Itália para ser explorado sexualmente pela rede. Segundo as reportagens, os jovens chegavam à Itália devendo até R$ 50 mil e pagavam o dobro aos agenciadores.

Entre os jovens paraibanos acompanhados pela reportagem estavam Emerson da Cruz Batista, a “Yasmim”, na época com 17 anos e o irmão, Jean Carlos Batista, a “Geovana”. Yasmim foi aliciada e levada para a Itália, onde também teve que pagar ao seu aliciador uma quantia em dinheiro oito vezes maior. Em depoimento à PF, em setembro de 2009, José de Arimatéia Júnior, ou “Isabella da Roma”, confessou que ajudou Yasmim a ir para a Itália, pagou para ela as passagens aéreas e emprestou 500 euros e “que posteriormente recebeu de Yasmim aproximadamente quatro mil euros”.






Jornal Correio da Paraíba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário