Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 1 de setembro de 2012

Oi publica lista de cidades paraibanas com orelhões que ligam de graça até 30 de outubro

A operadora Oi publicou em seu site a lista de cidades paraibanas onde os orelhões mantidos pela concessionária já deixaram de fazer cobrança por ligações locais. São 141 municípios da Paraíba que recebem a gratuidade pelo menos até o próximo dia 30 de outubro.

Veja as cidades paraibanas:

1. ALAGOA GRANDE 2. ALAGOA NOVA 3. ALCANTIL 4. ALGODAO DE JANDAIRA 5. AMPARO 6. ARARA 7. AREIA 8. AREIA DE BARAÚNAS 9. AREIAL 10. AROEIRAS 11. ASSUNÇÃO 12. BANANEIRAS 13. BARAÚNA 14. BARRA DE SANTA ROSA 15. BARRA DE SANTANA 16. BARRA DE SAO MIGUEL 17. BERNARDINO BATISTA 18. BOA VENTURA 19. BOA VISTA 20. BOM JESUS 21. BOM SUCESSO 22. BONITO DE SANTA FÉ 23. BOQUEIRÃO 24. BREJO DO CRUZ 25. BREJO DOS SANTOS 26. CABACEIRAS 27. CACHOEIRA DOS ÍNDIOS 28. CACIMBA DE AREIA 29. CACIMBA DE DENTRO 30. CAJAZEIRINHAS 31. CALDAS BRANDÃO 32. CAMALAÚ 33. CAMPINA GRANDE 34. CAPIM 35. CARAUBAS 36. CASSERENGUE 37. CATURITE 38. CONDADO 39. CONGO 40. COXIXOLA 41. CUBATI 42. CUITÉ DE MAMANGUAPE 43. CUITEGI 44. CURRAL DE CIMA 45. CURRAL VELHO 46. DAMIÃO 47. DONA INÊS 48. DUAS ESTRADAS 49. ESPERANÇA 50. FAGUNDES 51. FREI MARTINHO 52. GADO BRAVO 53. GURINHÉM 54. GURJÃO 55. BIARA 56. IGARACY 57. IMACULADA 58. INGÁ 59. ITAPORANGA 60. ITATUBA 61. JACARAÚ 62. JERICÓ 63. JUAZEIRINHO 64. LAGOA 65. LAGOA SECA 66. LASTRO 67. LIVRAMENTO 68. LUCENA 69. MARCAÇÃO 70. MASSARANDUBA 71. MATINHAS 72. MATO GROSSO 73. MATUREIA 74. MONTADAS 75. MONTE HOREBE 76. MONTEIRO 77. MULUNGU 78. NOVA PALMEIRA 79. OLIVEDOS 80. OURO VELHO 81. PARARI 82. PASSAGEM 83. PEDRA BRANCA 84. PEDRAS DE FOGO 85. PEDRO RÉGIS 86. PICUÍ 87. PILAR 88. PILÕEZINHOS 89. PIRPIRITUBA 90. POCINHOS 91. POÇO DANTAS 92. PRATA 93. QUEIMADAS 94. RIACHÃO 95. RIACHÃO DO BACAMARTE 96. RIACHÃO DO POCO 97. RIACHO DE SANTO ANTÔNIO 98. SALGADINHO 99. SANTA CECÍLIA 100. SANTA CRUZ 101. SANTA HELENA 102. SANTA INES 103. SANTA TERESINHA 104. SANTANA DE MANGUEIRA 105. SANTANA DOS GARROTES 106. SANTARÉM 107. SANTO ANDRÉ 108. SÃO BENTO 109. SÃO DOMINGOS DE POMBAL 110. SÃO DOMINGOS DO CARIRI 111. SÃO FRANCISCO 112. SÃO JOÃO DO CARIRI 113. SÃO JOÃO DO TIGRE 114. SÃO JOSÉ DE CAIANA 115. SÃO JOSÉ DE PRINCESA 116. SÃO JOSÉ DO BONFIM 117. SÃO JOSÉ DO BREJO DO CRUZ 118. SÃO JOSÉ DO SABUGI 119. SÃO JOSÉ DOS CORDEIROS 120. SÃO JOSÉ DOS RAMOS 121. SÃO MIGUEL DE TAIPU 122. SÃO SEBASTIAO DE LAGOA DE ROCA 123. SÃO SEBASTIAO DO UMBUZEIRO 124. SAPÉ 125. SERIDÓ 126. SERRA DA RAIZ 127. SERRA GRANDE 128. SERRA REDONDA 129. SERTÃOZINHO 130. SOLÂNEA 131. SOLEDADE 132. SOSSEGO 133. SUMÉ 134. TAPEROÁ 135. TEIXEIRA 136. TENÓRIO 137. TRIUNFO 138. UMBUZEIRO 139. VIEIRÓPOLIS 140. VISTA SERRANA 141. ZABELÊ

Para voltar a cobrar pelas ligações após essas datas, a empresa terá de garantir, conforme o município, o funcionamento de pelo menos 90% dos aparelhos (ou 95% onde não há serviço individual de telefonia) ou ainda cumprir a proporção mínima de aparelhos por habitante. Em 446 municípios, a Oi terá de se adequar às duas metas.




Agência Brasil

Com samba, cerveja e bolo, Corinthians comemora 102 anos




Com samba, cerveja e bolo, Corinthians comemora 102 anosO Corinthians terá um final de semana recheado de comemorações por seu aniversário. O Parque São Jorge recebeu o primeiro evento referente à data, uma festa denominada "2º Coringão Fest - O Réveillon da República", que começou na madrugada de sexta-feira e foi prolongada até as primeiras horas de sábado, dia que marca 102 anos da fundação do clube.Sócios e torcedores pagaram R$ 20 de entrada e puderam celebrar o momento dentro da casa corintiana com samba, cerveja e até um bolo com o desenho do símbolo do Corinthians.

O ponto alto da festa veio no momento em que o relógio chegou perto de meia-noite. Primeiro, houve uma contagem regressiva. Em seguida, fogos de artifícios chamaram a atenção para o lado externo. Ao mesmo tempo, o hino do Corinthians despertou a emoção dos torcedores - alguns se ajoelharam para celebrar o momento. Por fim, o bolo foi colocado no centro do salão e ficou à disposição dos curiosos para fotos.

Eleito como segundo vice-presidente, Elie Werdo foi o representante da diretoria na festa, já que o presidente Mário Gobbi não esteve presente. Ele destacou a paixão que o clube de coração lhe proporcionou mesmo nos momentos de maior dificuldade.

"Sempre onde há Corinthians, tem emoção e coração", definiu. "É uma satisfação falar dos 102 anos, são várias alegrias, do início em 1910, títulos paulistas, ficamos uma época sem ser campeões, depois teve o Brasileiro de 1990 e agora coroamos com a Libertadores", emendou.

Mesmo aproveitando um momento de reconhecimento internacional, o Corinthians não deixou de lado as suas raízes baseadas na simplicidade. Por isso, a festa no Parque São Jorge teve o samba como tema, com a presença do grupo Transchoro. Depois da meia-noite, a bateria da Gaviões da Fiel assumiu o comando da parte musical.

Alguns ex-jogadores, que atualmente representam o time de veteranos do Corinthians, também deram um toque especial à festa. O zagueiro Batata integrou o elenco profissional entre 1998 e 2002, período em que o time de Parque São Jorge comemorou títulos inesquecíveis, como o Mundial de Clubes da Fifa de 2000.

"É muito importante para mim, como para qualquer um que passou aqui, fazer parte de uma instituição como Corinthians", exaltou o antigo defensor, que também jogou por Atlético-MG, Náutico e Brasiliense e terminou a carreira em 2008.

Neste sábado, o Corinthians vai apresentar grande movimentação em função do aniversário. As festividades do dia terão como tema a cultura japonesa, em função da presença do clubo no país para a disputa do Campeonato Mundial, em dezembro.

 

Gazeta Esportiva 

HOJE: Governo abre semana da pátria




HOJE: Governo abre semana da pátriaO Governo do Estado abre, neste sábado (1º), as solenidades alusivas à Semana da Pátria, em homenagem aos 190 anos da Independência do Brasil, que será comemorado no dia 7 de setembro. O evento será realizado na Praça João Pessoa, na Capital, onde acontecerá o acendimento da pira com o fogo simbólico e o hasteamento do Pavilhão Nacional. No evento também acontecerão apresentações da Banda deMúsica da Polícia Militar e da Banda da Cenec (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade).

O secretário executivo da Casa Civil, Lúcio Flávio, representará o Governo do Estado na solenidade, cuja programação terá início às 7h, com a recepção às autoridades e aos populares na Praça João Pessoa. Às 7h30, terá início a corrida do fogo simbólico, que sairá da Praça da Independência até a Praça João Pessoa, onde no mesmo horário acontecerão as apresentações das Bandas da Polícia Militar e da Cenec. Às 8h, está prevista para acontecer a chegada da tocha e o acendimento da pira. Às 8h10, acontecerá o hasteamento do Pavilhão Nacional (bandeiras Nacional, da Paraíba e do município de João Pessoa) e às 8h15 será declarada aberta a Semana da Pátria.




SECOM

Campinense e CSA começam decisão antecipada por Série C




Campinense e CSA começam decisão antecipada por Série C“Agora é outro campeonato”. A frase se repetiu dentro do elenco e foi ecoada entre a comissão técnica do Campinense durante a semana, no Estádio Renato Moura da Cunha Lima - “O Renatão”.

Desde domingo, em Petrolina-PE, onde garantiu a classifcação à segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D, a Raposa já mirava o adversário de hoje, às 16h, no Estádio Amigão, em Campina Grande: o Centro Sportivo Alagoano - CSA.

Com a segunda melhor campanha da quarta divisão até aqui, com seis vitórias e dois empates, os invictos azulinos têm no elenco vários jogadores que passaram pelo futebolparaibano recentemente. A situação favorece ambas as equipes, que iniciam as oitavas de final sabendo o que podem encontrar pela frente.

Na confecção da tabela, quando as chaves foram definidas, nove em cada dez torcedores da Série D apontavam CSA e Campinense como favoritos ao acesso à Série C. E o destino antecipou o encontro para o primeiro mata-mata.

- Nesse momento não importa o que foi feito, a primeira fase ficou para trás e o campeonato é outro. São dois jogos e não se pode vacilar. Trabalhei no futebol alagoano, conheço o poderio do CSA e tenho passado o que sei para os jogadores. Nós precisamos ir pra cima, atacar e vencer o primeiro jogo. Se tiver de empatar, que a gente não tome gols, porque mata-mata é complicado - avisou o técnico do Campinense, Freitas Nascimento.

Pelo que demonstrou durante a semana, o treinador vai manter o esquema tático 4-4-2, entretanto, pode mexer em algumas peças. O volante Anderson Paulista deve ganhar vaga de Izaías na cabeça da área, ao lado de Charles Wagner. Na defesa, o capitão Ben-Hur permanece e faz companhia a Breno, vez que Diego Padilha e Luciano estão vetados.

Na linha de frente, a surpresa da tarde pode ser o garoto Rafael Ibiapino, de 18 anos. Neto do ex-técnico e ex-jogador da Raposa Zezinho Ipiabino, hexacampeão na década de 1960, o jovem atleta se destacou nos treinamentos ao lado de Warley, marcou gol e pode ter convecido Freitas a coloca-lo como titular.

Ibiapino estreou com a camisa rubro-negra contra o Petrolina, ao entrar no lugar de Adriano Felício, no segundo tempo. Caso se confirme o ataque com Warley e Rafael, será a sétima dupla ofensiva do Campinense na competição.

- Estou pronto e concentrado. Se o professor Freitas optar por mim, vou dar o meu melhor para fazer a alegria dessa torcida maravilhosa - afirmou a jovem promessa rubro-negra, sem dar pistas se vai entrar de primeira.

CSA

Adalberto, Kléberson, Celico, Jônatas, Washington, Paulinho Macaíba, Jota, Júnior Coxinha. Conhecidos do torcedor paraibano, esse jogadores fazem parte do elenco azulino comandado pelo técnico Lorival Santos. Além dos atletas, o CSA tem o preparador físico Rodrigo Albuquerque, que iniciou a pré-temporada no Campinense, em dezembro de 2011, deixando Campina Grande em janeiro de 2012, por problemas de saúde.

Com todas essas coisas em comum, o quase centenário (99 anos) azulão de Alagoas chega com a panca de invicto para tentar desbancar a Raposa no Amigão.

Em Campeonatos Brasileiros, desde a década de 1960, CSA e Campinense se encontraram seis vezes, sendo quatro vitória alagoanas e duas paraibanas. Nessas oitavas de final da Série D, o rubro-negro tem a chance de empatar a série de confrontos no certame nacional.

Ficha técnica

Campinense x CSA

Data: 01/09/2012 - 16h Local: Estádio Governador Ernani Sátyro - “O Amigão” / Campina Grande-PB Competição: Campeonato Braileiro - Série D / Fase: Oitavas de final

Arbitragem: Emerson Luiz Sobral (CBF - Pernambuco) Assistentes: Jossemar J. Diniz Coutinho e Elan Vieira de Souza (ambos CBF 1 - Pernambuco) Auxiliar reserva: Renan Roberto (CBF - Paraíba)

Campinense: Pantera, Ferreira, Breno, Celso (Ben-Hur) e Renatinho; Charles Wagner, Anderson Paulista, Fernandes e Adriano Felício; Rafael Ibiapino (Potita) e Warley. Técnico: Freitas Nascimento

CSA: Flávio, Leandrinho, Leandro, Adalberto (Kléberson) e Celico; Levi, Jucemar Gaúcho, Jônatas e Ronaldo; Safira e Paulinho Macaíba. Técnico: Lorival Santos



EsportesPB

Vilar praticamente define Treze para enfrentar Salgueiro




Vilar praticamente define Treze para enfrentar SalgueiroO técnico do Treze, Marcelo Vilar, praticamente definiu a equipe que vai encarar o Salgueiro, no próximo domingo, no Estádio Amigão, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C.

No local da partida, nesta tarde, o comandante alvinegro comandou o tradicional coletivo de apronto e manteve o mesmo time do treino de quarta-feira.

Carlos Luna, Aderlan, Márcio Garcia, Thiago Gasparetto e Assis; Júlio César, Everton Cézar, Júlio Zabotto e Cristian; Rodrigo Pardal e Vavá. Esse foi o 4-4-2 editado por Vilar, que só mexeu na formação uma vez.

E parece que a mudança rendeu o esperado. Após cerca de 40 minutos de atividade, o quadro consideradotitular venceu os reservas por 1 a 0, com Ney Mineiro anotando o gol.

O recém contratado atacante entrou no lugar de Pardal, durante o coletivo, o que se configura como a únicadúvida de Marcelo Vilar para escalar o time que atua domingo.

O treinador ainda aproveitou a atividade para treinar a defesa no quesito bola parada. Repetidas vezes, jogadres dos setores de ataque e defesa simularam escanteios e bolas alçadas na área.

Novidade

Quem treinou junto com o elenco na tarde desta sexta-feira foi o lateral direito Wálber. O atleta pediu rescisão do contratual com o Treze e pretendia voltar para Natal-RN, de onde veio por empréstimo do América.

O jogador alegou problemas de adaptação do seu filho ao clima de Campina Grande, no entanto o América-RN não tem interesse em recebe-lo de volta neste momento.

Wálber treinou a parte física e pode ficar à disposição da comissão técnica.

Na manhã deste sábado, o Galo encerra a preparação com o treino recreativo e entra em regime de concentração durante a tarde.


EsportesPB

GOL terá tarifas com 25% de desconto




GOL terá tarifas com 25% de desconto A GOL Linhas Aéreas Inteligentes lançou nesta sexta-feira (31), às 20h, mais uma ação especial para seus clientes. Até às 8h da próxima segunda-feira (3), a companhia dará desconto de 25% para voos realizados até o dia 31 de outubro. A promoção contemplará todos os destinos domésticos e internacionais regulares com saídas do Brasil, excetoSantiago e Caribe.

Para realizar a compra com desconto, é necessário preencher o campopromocional com o código 25GOL no link que estará disponível no site da GOL. Clientes Smiles que adquirirem passagens nessas condições terão direito ao acúmulo de 100% em milhas para a família Programada e 125% para a família Flexível. O regulamento completo da ação estará disponível no site da companhia (www.voegol.com.br). As tarifas estarão sujeitas à disponibilidade de assentos nas aeronaves. *Promoção não aplicável no período de 6 a 10 de setembro e de 11 a 15 de outubro.




Turismo em Foco

Celulares têm, em média, dez vezes mais bactérias do que banheiros




Celulares têm, em média, dez vezes mais bactérias do que banheirosCientistas da Universidade do Arizona alertam para falta de limpeza do aparelho, que passa pelas mãos e bocas de diversas pessoas e não costuma ser higienizado com frequência

Pesquisadores da Universidade do Arizona descobriram que há, em média, mais bactérias no celular do que em um banheiro. Os testes mostraram que a média é de dez vezes mais invasores que podem causar problemas de estômago e náuseas do que no ambiente de higiene pessoal. A conclusão foi divulgada no jornal britânico Daily Mail.

Microbiologista da Universidade do Arizona, Charles Gerba alerta para o fato do aparelho estar sempre próximo às mãos e à boca. Não só a higiene pessoal precisa ser boa, mas também a do estranho para quem você pode emprestar o celular. O ideal é passar no aparelho alguma substância antibacteriana ocasiocanalmente.  

Pesquisas anteriores já mostraram que outros objetos que as pessoas geralmente julgam limpos são, na verdade, muito contaminados. Caixas de banco, por exemplo, têm tantos pseudomonas e bacilos, bactérias que podem causar diarreia, quanto banheiros públicos. Teclados de computador também costumam ser cinco vezes mais sujos do que um assento sanitário.



Terra

AESA instala estação para monitorar tempo e temperatura em JP




AESA instala estação para monitorar tempo e temperatura em JP A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) instalou nesta sexta-feira (31) sua 15ª estação meteorológica, dando continuidade ao projeto de melhoria do monitoramento dos fenômenos climáticos no Estado. O equipamento foi montado na nova sede da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa), no Sítio Jacarapé, em João Pessoa.

Segundo o meteorologista Alexandre Magno, a nova estação meteorológica vai permitir a Aesa repassar com antecedência os alertas de chuvas intensas, agilizando o atendimento da população que mora em áreas de risco da Capital. "Fenômenos como 10 milímetros de precipitação em apenas dez minutos ou até mesmo a constatação de temperaturas muito elevadas serão acompanhados em tempo real e informados imediatamente ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e demais órgãos da administração estadual que atuam no trabalho preventivo”, explicou.

De acordo com o gerente executivo de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Lucílio José dos Santos Vieira, os equipamentos trabalham integrados ao Sistema Nacional de Monitoramento de Situação de Riscos, repassando informações em tempo real para a sede da Aesa em Campina Grande.

"As estações agrometeorológicas automáticas alimentam a nossa Sala de Situação com informações sobre as condições de tempo, clima e recursos hídricos. A instalação deste novo equipamento em João Pessoa nos permite monitorar a umidade e temperatura do solo, precipitação pluviométrica, radiação solar, pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, além da direção e velocidade do vento”, explicou Lucílio, acrescentando que outras cinco unidades de monitoramento serão instaladas no Estado até o final de ano.

Mais de R$ 2 milhões foram investidos na construção da Sala de Situação da Paraíba com recursos próprios do Governo do Estado, da Agência Nacional das Águas e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).



Ascom

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

População brasileira ultrapassa 193 milhões, aponta IBGE



População brasileira ultrapassa 193 milhões, aponta IBGEO Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga nesta sexta-feira a estimativa da população brasileira. Publicada na edicação de hoje do Diário Oficial da União, o estudo concluiu que o Brasil tem uma população de 193.946.886 habitantes, 3.191.087 a mais do que em 2010, quando a população chegou a 190.755.799 .

Ainda de acordo com a publicação, o Estado mais populoso é São Paulo, com 41.901.219 habitantes - 21,6% da população brasileira. O segundo lugar ficou com Minas Gerais, com 19.855.332 (10,2%). Já o Rio de Janeiro , com 16.231.365 (8,3%), alcançou o terceiro lugar. O Estado menos populoso do País é Roraima, com 469.524 habitantes (0,24%), seguido do Amapá, com 698,60 mil (0,36%), e Acre, com 758,78 mil (0,39%).

Municípios

Entre as capitais, São Paulo continua sendo a cidade mais populosa, com 11,37 milhões  de habitantes, seguida por Rio de Janeiro (6,39 milhões), Salvador (2,71 milhões), Brasília (2,64 milhões) e Fortaleza (2,50 milhões). Em relação a 2010, não houve mudança na lista dos 15 municípios mais populosos. Juntos, esses municípios somam 40,75 milhões de habitantes e representam 21,02% da população.

Fora das capitais, os municípios mais populosos são Guarulhos (1,24 milhão), Campinas (1,09 milhão), São Gonçalo (1,01 milhão), Duque de Caxias (867,06 mil), Nova Iguaçu (801,74 mil) e São Bernardo do Campo (774,88 mil). Já o ranking das cidades menos populosas, Borá (SP) e Serra da Saudade (MG) ficam empatados na primeira colocação com 807 habitantes

O instituto concluiu a pesquisa com data de referência em 1º de julho de 2012, com dados elaborados para o ano de 2011 e com o Censo Demográfico 2010. O Sistema de Projeções da População do Brasil, atualizado com as informações do Censo Demográfico 2010, tem sua conclusão prevista para o ano de 2013.


Veja a estimativa do IBGE de população para todos os Estados: Estado

População


Região Sudeste


São Paulo

41.901.219


Minas Gerais

19.855.332


Rio de Janeiro

16.231.365


Espírito Santo

3.578.067


Região Nordeste


Bahia

14.175.341


Pernambuco

8.931.028


Ceará

8.606.005


Maranhão

6.714.314


Paraíba

3.815.171


Rio Grande do Norte

3.228.198


Alagoas

3.165.472


Piauí

3.160.748


Sergipe

2.110.867


Região Sul


Rio Grande do Sul

10.770.603


Paraná

10.577.755


Santa Catarina

6.383.286


Região Norte


Pará

7.792.561


Amazonas

3.590.985


Rondônia

1.590.011


Tocantins

1.417.694


Acre

758.786


Amapá

698.602


Roraima

469.524


Região Centro-Oeste


Goiás

6.154.996


Mato Grosso

3.115.336


Distrito Federal

2.648.532


Mato Grosso do Sul

2.505.088



IG

Processo seletivo: Sesi e Senai oferecem 22 vagas na PB




Processo seletivo: Sesi e Senai oferecem 22 vagas na PB O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) da Paraíba iniciaram processo seletivo para preenchimento de 22 vagas com contratos de trabalho por tempo indeterminado.

As vagas oferecidas são para assistente técnico administrativo, instrutor educacional técnico e instrutor educacional superior, distribuídas para as cidades de João Pessoa, Bayeux, Campina Grande e Guarabira.

Para as funções de assistência técnica administrativa são oferecidas seis vagas, sendo três para assistente administrativo em Campina Grande e duas em João Pessoa, e uma vaga para fonoaudiólogo em Campina Grande.


Para a função de instrutor educacional técnico, são oferecidas nove vagas. Desse total, são uma vaga para a disciplina de automação industrial, uma para empilhadeira e uma para mecânica de motocicleta, todas em João Pessoa. Do restante, cinco são para construção civil em Bayeux e uma para mecânica em Campina Grande.


Já para a função de instrutor educacional superior são oferecidas sete vagas, sendo cinco delas em Campina Grande: autocad, engenharia de segurança no trabalho, informática, mecânica e segurança no trabalho. Uma vaga para disciplina de eletroeletrônica é destinada a João Pessoa e uma vaga para educação física é direcionada para Guarabira.


Podem concorrer ao cargo de assistente técnico administrativo, candidatos que tenham o ensino médio completo, preferencialmente com habilitação técnica ou aperfeiçoamento na área de atuação, e com pelo menos seis meses de experiência comprovada. Para instrutor educacional técnico são exigidos dos candidatos, além do ensino médio completo, habilitação técnica na área correlata, conhecimento em informática e experiência de seis meses.


Os candidatos poderão se inscrever apenas para um cargo, e aqueles classificados irão compor o banco de talentos da instituição e poderão ser alocados em qualquer unidade do Sesi, no Estado da Paraíba. As inscrições serão realizadas até o dia 2 de setembro, através do endereço eletrônico www.fiepb.com.br/oportunidades.



Ascom

TRE julgou ontem mais 31 recursos referentes a registro de candidatura

Recursos DEFERIDOS:

Donzilia Martiniana da Silva Neta/Vereador/Sumé

José Severino de Melo/Vereador/Boqueirão

Marcos Barbosa de Sousa/Prefeito/Umbuzeiro

Alessandro Alves da Silva/Prefeito/Guarabira

Domingos Leite da Silva Neto/Prefeito/São José de Piranhas

Genoilton João de Carvalho Almeida/Prefeito/Piancó

Marcos Aurélio Martins de Paiva/Prefeito/Sapé

Maria Eneide Gonçalves Vidal/Prefeito/São João do Cariri

Jucian Jad do Amaral Costa/Vereador/Solânea

Livaldo Albino de Araújo/vereador/Boqueirão

Jerônimo Arlindo da Silva/vereador/Sousa

Valter Marcone Medeiros/prefeito/São João do Cariri

José Ivaldo de Morais/prefeito/Varzea

José Alexandrino Primo/prefeito/Araçagi

Maria do Socorro Nóbrega/vereador/Riacho dos Cavalos

Ariosmar Cândido da Cruz/vice-prefeito/Pilões

Coligação “Esse é o Caminho”, com exclusão do PSB da coligação/Gurjão


Recursos INDEFERIDOS:

Raul Sérgio da Silva Meireles/Vereador/Pilões

José Elias Borges Batista/Vice-Prefeito/São João do Cariri

Alberto Alexandrino Pereira Brito/Vereador/Pocinhos

Paulo Nogueira Barbosa/Prefeito/Cabedelo

Erasmo Augusto de Sousa Vieira/Vereador/Catolé do Rocha

Paulo Nogueira Barbosa/vereador/Cabedelo

Adriano José de Paula/vereador/Sobrado

Antônio Marcos da Silva/vereador/Itabaiana

Izaias Araújo de Brito/vereador/Itabaiana

José Armando de Melo e Silva Rodrigues/vereador/Itaporanga

Belarmina Ferreira da Silva/vereador/Itabaiana

Cícero Mendes da Silva/vereador/São José dos Ramos

José Fernandes de Macedo Júnior/vereador/Sossego

Severino Amarante Ferreira/vereador/Logradouro


O Tribunal Eleitoral negou seguimento ao recurso nº181-68, da Coligação “Unidos Por Camalaú”, do município de Camalaú.



Ascom

Novo presidente do STJ toma posse hoje




Novo presidente do STJ toma posse hojeO Superior Tribunal de Justiça (STJ) terá novo comando a partir de hoje (31). Assumem como presidente, Felix Fischer, e vice-presidente, Gilson Dipp.

A solenidade será às 16h, na sede do tribunal, com a presença da presidenta Dilma Rousseff e de todos os presidentes dos tribunais superiores. Também estarão presentes o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ministros, governadores e parlamentares.

Fischer assume o comando do STJ nos próximos dois anos. Ele sucede o ministro Ari Pargendler, que esteve na presidência do Tribunal no biênio 2010-2012. Alemão, naturalizadobrasileiro, o novo presidente do STJ defende a limitação do número de recursos judiciais. Segundo ele, o processo eletrônico e a Lei dos Recursos Repetitivos geraram avanços significativos.

Fischer foi procurador de Justiça do Ministério Público estadual e está no tribunal há 16 anos. Foi ministro e corregedor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de presidente da Comissão de Jurisprudência do STJ e coordenador-geral do Conselho da Justiça Federal (2007) e corregedor nacional de Justiça (2008-2010).

Dipp, o novo vice-presidente, está no STJ há 14 anos. Foi vice-diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministro do TSE e presidente da Comissão de Juristas, com oobjetivo de elaborar o anteprojeto do Código Penal, em 2011.

O novo vice-presidente do STJ faz parte da Comissão da Verdade, criada pelo governo para investigar as violações dos direitos humanos ocorridas de 1946 a 1998. Por dois anos, a comissão pretende apurar responsabilidades sobre mortes, torturas e desaparecimentos no período.

Dipp integra o grupo ao lado de mais seis membros - José Carlos Dias, ex-ministro da Justiça, Rosa Maria Cardoso da Cunha, advogada, Cláudio Fonteles, ex-procurador-geral da República, Maria Rita Kehl, psicanalista, José Paulo Cavalcanti Filho, advogado e escritor, Paulo Sérgio Pinheiro, presidente da Comissão Internacional Independente de Investigação da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Síria.

Antes da cerimônia de posse, o ministro Felix Fischer concederá entrevista coletiva, às 13h30, no Edifício dos Plenários, no STJ.



Agência Brasil

Os Mercenários 2 é maior, melhor e mais engraçado do que 1º filme




Os Mercenários 2 é maior, melhor e mais engraçado do que 1º filmeAs piadas são mais engraçadas. As cenas de ação são melhores. A direção é mais segura. O roteiro é mais bem resolvido. Conta com maior número de astros. E até seu orçamento é mais robusto. "Os Mecenários 2" é, em todos os aspectos, maior e melhor do que o primeiro filme dafranquia .

O primeiro "Os Mercenários" foi feito a partir de uma boa ideia: reunir no mesmo filme vários dos brutamontes de Hollywood, como Sylverster Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren - além de pontas de Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger.

Em parte, deu certo. Lançado em 2010, "Os Mercenários" arrecadou US$ 275 milhões em todo o mundo (custou US$ 80 milhões). O lucro garantiu à sequência um orçamento maior, de US$ 100 milhões.

Mas "Os Mercenários" tinha falhas. O roteiro era pueril até para os parâmetros de filmes de ação; a direção de Sylvester Stallone era burocrática, não empolgava; e muitas das piadas não tinham a menor graça.

"Os Mercenários 2" corrige os erros do primeiro - e acrescenta algumas qualidades. Na direção, sai Stallone e entra Simon West (de "Con Air" e "A Filha do General"). O roteiro ficou nas mãos de Richard Wenk e do próprio Stallone. A mudança fez bem: ficou melhor costurado e apresenta menos buracos.

Stallone interpreta Barney Ross, o líder de um grupo de mercenários formado por Jason Statham (Lee Christmas), Dolph Lundgren (Gunnar Jensen), Jet Li (Yin Yang), Randy Couture (Toll Road), Terry Crews (Hale Caesar) e pelo novato Liam Hemsworth (Billy the Kid).

O filme inicia com os heróis em uma missão: eles têm de resgatar um empresário chinês no Nepal. Após exterminar um pequeno exército, o grupo encontra não apenas o chinês, mas o mercenário Trench, interpretado por Arnold Schwarzenegger.

Stallone e seu bando retornam aos EUA e, em seguida, mergulham em outra tarefa. Desta vez, a mando do misterioso Mr. Church, vivido por Bruce Willis.

A nova missão: reaver um objeto que está dentro do cofre de um avião que foi abatido em uma montanha na Albânia. Church manda, junto com o grupo de mercenários, a chinesa Maggie Chan, interpretaada por Yu Nan.

O grupo encontra o objeto (um computador que tem a localização de uma mina de plutônio), mas caem em uma emboscada armada por bandidos liderados pelo criminoso Vilain, personagem de Jean-Claude Van Damme - que não estava no primeiro filme.

Vilain fica com o computador e, antes de fugir, mata o novato Billy na frente dos mercenários. É o mote para a vingança.

A ação se desenrola com, claro, armamentos poderosos, matança desenfreada, novos personagens (Chuck Norris é a grande surpresa) e várias sacadas (a piada de Chuck Norris com a cobra é ótima).

Se no primeiro filme Schwarzenegger e Bruce Willis apareceram por alguns minutos, em "Os Mercenários 2" a dupla ganha papeis de destaque. Até Dolph Lundgren, que sempre foi o mais canastrão e inepto dos atores de ação, arranca alguma empatia do público.

Para quem procura um filme de AÇÃO, "Mercenários 2" funciona - e bem. Entrega o que promete: tiros, explosões, sangue, piadas toscas e, até, algumas boas atuações.



IG

Dorival Júnior critica individualismo do Fla




Dorival Júnior critica individualismo do FlaApós o empate do Flamengo por 1 a 1 contra o Sport nesta quinta-feira, em Volta Redonda, o técnico Dorival Júnior criticou a performance da equipe atuando em casa contra um time que figura na zona de rebaixamento. Para ele, o Flamengo carregou muito a bola e não apresentou bom jogo coletivo.

"Erramos muitos passes e corremos muito com bola, perdendo aquela coletividade que vínhamos demonstrando e não administrando a ansiedade. Isso é natural para um time jovem com o nosso, mas passível de correções", declarou o comandante rubro-negro.

Apesar da posição do Sport na tabela, o treinador disse que já previa que o jogo em casa não seria fácil. "Já alertava a respeito da dificuldade que teríamos num jogo como esse e não foi diferente. O Sport é uma equipe que marca muito forte e assim fez com competência", analisou.

Dorival criticou a desatenção da equipe no gol sofrido. "Perdemos quatro bolas tentando jogar por dentro. Insistimos numa quinta e, quando se insiste num erro, acaba propiciando uma situação vantajosa ao adversário e eles souberam aproveitar", comentou.

O Fla ocupa a décima posição do Campeonato Brasileiro com 27 pontos conquistados. No domingo, às 16 horas (de Brasília), o Rubro-negro visita o Internacional pela 21ª rodada da competição.



IG

STF se prepara para segunda etapa do julgamento do mensalão




STF se prepara para segunda etapa do julgamento do mensalãoO Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu na quinta-feira a primeira das sete etapas do julgamento do mensalão, condenando cinco réus. O último a votar foi o presidente da Corte, Carlos Ayres Britto, que destacou a existência de ''provas robustas''. O julgamento será retomado na segunda-feira, sem a presença do ministro Cezar Peluso, que completa 70 anos e se aposenta compulsoriamente.

No dia 3, o ministro-relator da ação, Joaquim Barbosa, dará continuidade à leitura de seu voto sobre a imputação do crime de gestão fraudulenta de instituição financeira aos dirigentes do Banco Rural. Esse item se refere diretamente à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello, ao ex-vice-presidente da instituição José Roberto Salgado, ao ex-diretor da entidade Vinícius Samarane e à ex-executiva do órgão Ayanna Tenório.

Ao iniciar a leitura do voto, Barbosa cita a denúncia, mencionando o crime de gestão fraudulenta, que consistiu na concessão de empréstimos supostamente simulados para o financiamento do esquema de compra de apoio político e lavagem dos valores ilicitamente movimentados. Para o Ministério Público Federal, os dirigentes foram coniventes ao ocultar o real risco dos créditos concedidos.

O ministro-relator disse que os documentos ''examinados em conjunto revelam a violação dolosa de normas legais e infralegais aplicáveis à espécie''. Segundo ele, no laudo de exame contábil, o Banco Rural não observava as exigências relativas aos cadastros dos seus clientes, especialmente do Partido dos Trabalhadores, da SMP&B Comunicação e da Graffiti Participações.

Para Barbosa, o Banco Rural manipulou dados sobre os empréstimos concedidos em 2003 às empresas de Marcos Valério e ao PT. Segundo ele, a instituição ''extraviou dezenas de microfichas de livros, balancetes diários e balanços, incluindo todas as do segundo semestre de 2005''. O ministro-relator disse ainda que foi ocultada a movimentação referente ao mês de novembro de 2004.

Barbosa apontou ainda a ausência de levantamento de dados contábeis confiáveis das empresas e entidades tomadoras dos empréstimos e seus avalistas e a utilização de dados discrepantes em empréstimos diversos.

O mensalão do PT Em 2007, o STF aceitou denúncia contra os 40 suspeitos de envolvimento no suposto esquema denunciado em 2005 pelo então deputado federal Roberto Jefferson (PTB) e que ficou conhecido como mensalão. Segundo ele, parlamentares da base aliada recebiam pagamentos periódicos para votar de acordo com os interesses do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Após o escândalo, o deputado federal José Dirceu deixou o cargo de chefe da Casa Civil e retornou à Câmara. Acabou sendo cassado pelos colegas e perdeu o direito de concorrer a cargos públicos até 2015.

No relatório da denúncia, a Procuradoria-Geral da República apontou como operadores do núcleo central do esquema José Dirceu, o ex-deputado e ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, e o ex- secretário-geral Silvio Pereira. Todos foram denunciados por formação de quadrilha. Dirceu, Genoino e Delúbio respondem ainda por corrupção ativa.

Em 2008, Sílvio Pereira assinou acordo com a Procuradoria-Geral da República para não ser mais processado no inquérito sobre o caso. Com isso, ele teria que fazer 750 horas de serviço comunitário em até três anos e deixou de ser um dos 40 réus. José Janene, ex-deputado do PP, morreu em 2010 e também deixou de figurar na denúncia.

O relator apontou também que o núcleo publicitário-financeiro do suposto esquema era composto pelo empresário Marcos Valério e seus sócios (Ramon Cardoso, Cristiano Paz e Rogério Tolentino), além das funcionárias da agência SMP&B Simone Vasconcelos e Geiza Dias. Eles respondem por pelo menos três crimes: formação de quadrilha, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

A então presidente do Banco Rural Kátia Rabello e os diretores José Roberto Salgado, Vinícius Samarane e Ayanna Tenório foram denunciados por formação de quadrilha, gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro. O publicitário Duda Mendonça e sua sócia, Zilmar Fernandes, respondem a ações penais por lavagem de dinheiro e evasão de divisas. O ex-ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) Luiz Gushiken é processado por peculato. O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato foi denunciado por peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP) responde a processo por peculato, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A denúncia inclui ainda parlamentares do PP, PR (ex-PL), PTB e PMDB. Entre eles o próprio delator, Roberto Jefferson.

Em julho de 2011, a Procuradoria-Geral da República, nas alegações finais do processo, pediu que o STF condenasse 36 dos 38 réus restantes. Ficaram de fora o ex-ministro da Comunicação Social Luiz Gushiken e do irmão do ex-tesoureiro do Partido Liberal (PL) Jacinto Lamas, Antônio Lamas, ambos por falta de provas.

A ação penal começou a ser julgada em 2 de agosto de 2012. A primeira decisão tomada pelos ministros foi anular o processo contra o ex-empresário argentino Carlos Alberto Quaglia, acusado de utilizar a corretora Natimar para lavar dinheiro do mensalão. Durante três anos, o Supremo notificou os advogados errados de Quaglia e, por isso, o defensor público que representou o réu pediu a nulidade por cerceamento de defesa. Agora, ele vai responder na Justiça Federal de Santa Catarina, Estado onde mora. Assim, restaram 37 réus no processo.



Agência Brasil