Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Cine Volante exibe documentários no Funcionários III amanhã




Cine Volante exibe documentários no Funcionários III amanhãAs sessões do projeto Cine Volante desta quinta-feira (30), com doisfilmes paraibanos, serão exibidas a partir das 19h na Associação dos Moradores dos Funcionários III. A programação conta com os documentários “Casa de Lirismo” e “Todos os Santos”, ambos dirigidos pelo cineasta paraibano Thomas Freitas.

O Cine Volante tem o objetivo de levar a produção audiovisual brasileira e, em especial a paraibana, para a população dos bairros da Capital. O projeto é uma realização da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). A Associação dos Moradores, onde ocorrerão as sessões desta quinta, fica localizada na Rua Francisco Seráfico da Nóbrega Filho, nº 100, no bairro Funcionários III.

O documentário “Casa de Lirismo” tem 18 minutos de duração e foi lançado este ano. O vídeo, gravado na casa do poeta popular Nelson Barbosa (o “Nelsão”), revela o universo das rimas e histórias do artista. Por onde passa, Nelsão encanta com lirismo, espontaneidade, improviso e oralidade.

“Todos os Santos” tem 14 minutos de duração e foi lançado no ano de 2011. Ele é o retrato pessoal e espiritual de Mãe Nane, yalorixá de Umbanda, que há anos se dedica a cuidar dos filhos e da Jurema Sagrada.

Direção – O cineasta Thomas Freitas, diretor dos dois documentários, é graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Iniciou sua carreira no projeto “Paraíba Cine Senhor” e, depois, passou a trabalhar no Ponto de Cultura Para’iwa. Seu primeiro vídeo independente foi o documentário “Casa de Lirismo”, vencedor do Troféu Luis Orlando Silva, no 21º Festival Internacional de curtas-metragens de São Paulo.  




Secom-JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário