Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Oferta de leitos aumenta em mais de 40% no interior




Oferta de leitos aumenta em mais de 40% no interiorNos últimos dois anos, as cidades do interior da Paraíba que fomentam o turismo rural ganharam mais 1,5 mil novos leitos em hotéis e pousadas. De acordo com dados da Empresa Paraibana de Turismo da Paraíba (PBTur), entre 2010 e 2012, o número de leitos aumentou 42%, passando de 3.705 para 5.276 em 117 equipamentos de hospedagem. As regiões do Brejo, com as cidades de Bananeiras e Areia, do Cariri, com Cabaceiras, e do Curimataú, com Araruna, abrigam boa parte destes leitos que já recebem um grande fluxo de turistas interessados em roteiros que envolvem aventura, esportes, gastronomia, cultura e tradições religiosas.

Os números apontam para o fortalecimento do turismo rural que na Paraíba encontra espaço para discussões e divulgação de empreendimentos e roteiros com a 8ª Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur), nos dias 30 e 31 de agosto e 1° de setembro, em Campina Grande. No Estado, além dos já tradicionais trajetos da Civilização do Açúcar (um passeio pelos engenhos, que mostra a importância da cana para a história dos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas) e das imagens cinematográficas de municípios do Cariri, o interior da Paraíba revela inúmeras histórias e experiências que podem ser desfrutadas pelos turistas.

“Turistas da Paraíba, dos estados vizinhos e de outras regiões do país estão descobrindo que a Paraíba tem belezas incríveis, grandes potenciais e muito o que fazer em cidades do interior. Isso é muito bom, pois mexe com a economia desses pequenos municípios, gerando emprego e renda e aumento da autoestima da população local”, avaliou a presidente da PBTur, Ruth Avelino.

Bananeiras é uma dessas cidades que já conta com equipamentos bem estruturados para receber o turista. Nos últimos dois anos, apresentou um grande crescimento do número de leitos em seus meios de hospedagem. Atualmente, são seis hotéis, com 540 leitos disponíveis. Segundo Regina Amorin, gestora de turismo do Sebrae na Paraíba, tanto Bananeiras quanto Areia têm condições de atender aos turistas mais exigentes. Em Areia, há três hotéis registrados na PBTur, que oferecem 114 leitos. Dentre as atrações da cidade, estão a visita ao Museu da Rapadura, no campus da Universidade Federal da Paraíba, aos inúmeros engenhos da região, com degustação da cachaça produzida, além do chamado turismo de experiência, que ao visitar uma casa de doces, por exemplo, o visitante assiste seu cozimento e ajuda a prepará-lo.

“Há inúmeras alternativas para o turismo rural. Os empreendedores estão cada vez mais se aperfeiçoando para oferecerem atrativos de qualidade”, completa Regina. Além dos atrativos do Brejo, destacam-se ainda Cabaceiras, no Cariri, com belas paisagens, gastronomia e rico artesanato. “No Sertão, Matureia e Sousa também recebem bem o turista. Já no Curimataú, Araruna e seu Parque da Pedra da Boca têm boas condições de receber os visitantes. Há belezas e atrativos em todas as regiões da Paraíba”, completa.

Para a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, não só a Paraíba, mas todo o Nordeste tem uma grande potencialidade no turismo rural. “Em todos os estados nordestinos, há belezas naturais, culturais, rica gastronomia e religiosidade”, afirma a gestora. Segundo ela, esse turismo deve ser integrado.


Feira fomenta turismo rural e espera gera R$ 2 milhões em negócios

Para fomentar novos negócios e apresentar os roteiros turísticos pelo interior, será realizada a 8ª Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur), entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, em Campina Grande. O evento deverá gerar cerca de R$ 2 milhões em negócios e reunirá 40 expositores de todo o Nordeste. De acordo com a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba e coordenadora do evento, Regina Amorim, o evento tem um importante papel de integração dos estados nordestinos para o crescimento do turismo rural na região.

Cerca de quatro mil pessoas devem visitar a Feira e conhecer de perto produtos e serviços de agências de viagens e receptivo, hotéis-fazenda, equipamentos rurais (pousadas, hotéis e restaurantes), roteiros turísticos da região Nordeste, empresas da área de turismo de aventura, agronegócios e artesanato. Paralelamente a Ruraltur também serão realizados a 8ª Rodada de Negócios e o 3ª Seminário Nordeste de Turismo Rural. Para participar do Seminário, é preciso se inscrever previamente. O evento é uma iniciativa das unidades do Sebrae no Nordeste, Sebrae Nacional, Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr) e FIEP. Mais informações pelo telefone (83) 2108-1256.



Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário