Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 26 de julho de 2014

Controle Interno da Prefeitura Municipal de Pitimbu emite nota sobre bloqueio do FMP





Esta Gestão ao assumir a Prefeitura, encontrou débitos em vários órgãos e entidades, o que está impedindo a liberação de Projetos e verbas de Programas Federais. Estes débitos estão sendo negociados, de acordo com as disponibilidades financeiras da Prefeitura, pois todos eles, para a negociação, exigem uma entrada, que varia de 10% a 20 %, do valor total do débito;
 Com relação, especificamente, ao PASEP, já temos 04 (quatro) parcelamentos do mesmo, mas ainda existem débitos de 12 (doze) anos para trás, totalizando, em valores de hoje, mais de R$ 1.800.000,00 (um milhão e oitocentos mil reais);
 O "Bloqueio" ocorrido neste dia 20 do corrente, aconteceu devido a uma mudança no cálculo do PASEP (patronal), pois, pelo entendimento da Receita Federal, a partir de agora, está sendo considerado para a formação da base de cálculo, além dos repasses constitucionais, também, as Receitas próprias (tributárias). Esta mudança no cálculo ocorreu sem uma comunicação prévia para as Prefeituras, ocasionando uma diferença entre os valores recolhidos e os levantados pela RFB de 100%. Esta divergência já foi corrigida, através de DCTFs retificadoras e o FPM foi liberado desde o dia 23/07/2014, como também o repasse a Câmara Municipal, conforme é do conhecimento do Presidente daquela Casa.



Gláucio Franca
Controle Interno 

Maluf tem candidatura impugnada no TRE




Maluf tem candidatura impugnada no TREO TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado São Paulo) recebeu 825 impugnações aos pedidos de registro de candidatura que constavam do último edital da corte, publicado no dia 18.

Entre os candidatos cuja presença na disputa eleitoral é questionada, está o ex-prefeito da capital Paulo Maluf (PP). O ex-prefeito, que é deputado federal, disputa a reeleição ao cargo.

O TRE-SP intimou, por edital publicado em sua página na internet, os candidatos impugnados a se manifestarem.

Até agora, somando-se as impugnações do primeiro edital, já são 1.441 questionamentos às candidaturas solicitadas — impugnações são contestações à validade do registro do candidato e não significam indeferimento do registro: o TRE precisa julgar as contestações.

No dia 23 foi publicado um terceiro edital com 824 pedidos de registro de candidatura e o prazo para serem apresentadas impugnações termina no dia 28. Foram recebidos, no total, cerca de 3.500 pedidos de registro de candidatura para as eleições de outubro.



R7

Polícia prende em flagrante suspeito de homicídio em Santa Rita




 Polícia prende em flagrante suspeito de homicídio em Santa RitaA Polícia Militar, através do 7º Batalhão, prendeu na madrugada deste sábado (26) José Batista da Silva, de 33 anos. Ele é acusado de matar a tiros Valberto Bandeira Soares, 32 anos, no bairro Tibiri II, em Santa Rita.


De acordo com a tenente Thais Queiroz, a vítima era ex-namorado da companheira do acusado e o crime aconteceu após uma briga entre os dois, em um das praças do bairro. “O acusado foi preso logo após o crime, ainda com a arma utilizada para praticar o homicídio, um revólver calibre 38. Um amigo da vítima saiu ferido com um tiro no braço e as informações colhidas no local com o sobrevivente e também de testemunhas foram repassadas para a Polícia Civil, que está cuidando do caso”, destacou.


O suspeito foi levado para a 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita. Ele foi autuado por homicídio.


Arma apreendida – Policiais da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar apreenderam, também durante a madrugada deste sábado, um revólver calibre 38 na comunidade Jardim Brasília, em Cabedelo. A arma estava na residência de Paulo Sérgio de Farias Azevedo, de 24 anos. Os policiais chegaram até o local após uma denúncia de que o suspeito estava armado na localidade. Ele foi levado para a 7ª Delegacia Distrital, em Cabedelo.

Kaka é titular e Pato recebe recado




Kaka é titular e Pato recebe recado  Kaká vai estrear no domingo. Ademilson vai continuar no time titular. E tudo isso serviu para o técnico Muricy Ramalho mandar uma série de indiretas ao atacante Alexandre Pato nesta sexta-feira, em entrevista coletiva.

"[Pato] é um talento. Eu o conheci muito pequeno no Internacional, e ele já era um talento. Sempre foi. Mas é claro que o jogador não pode ser só talento, e a gente teve o grande exemplo na Copa: grandes craques trabalharam muito para o time. O lado individual é importante, mas este Mundial mostrou que nem todos têm um Neymar ou um Messi", teorizou Muricy.

"No futebol atual está se dando muita importância ao time, e é isso que ele precisa pensar: a palavra time é fundamental, e por isso é necessário trabalhar o tempo todo. É importante o cara correr sem a bola, e ele tem de entender isso. Talento ele tem, mas precisa colocar na cabeça que esse pensamento é fundamental. Você vê os grandes jogadores correndo 13 quilômetros por partida, ajudando sem a bola", completou o treinador.

Pato foi reserva do São Paulo nas duas partidas depois da Copa de 2014 (vitória sobre o Bahia e derrota para a Chapecoense). O time do Morumbi atuou num 4-2-3-1, e Muricy Ramalhou preferiu Ademilson e Osvaldo abertos.

No domingo, Kaká vai estrear. Revelado pelo São Paulo, o meia foi melhor do mundo em 2007, quando defendia o Milan, e está emprestado pelo Orlando City ao time do Morumbi até o fim deste ano. Com ele à disposição, Muricy abriu mão de Osvaldo, um jogador de velocidade, e mudou a característica do time.

"Você não pode ter dois jogadores parecidos porque dois plantados lá na frente não adiantam nada. Você tem de ter movimentação, que é o que o Ademilson faz, e ele ainda dá velocidade, o que é diferente do Kardec", avaliou o treinador.

A tendência é que Kaká atue aberto pela esquerda no início do jogo contra o Goiás, mas ele pode criar uma variação no São Paulo. Com ele e Paulo Henrique Ganso, que hoje é o único armador, o time pode abrir espaço a um segundo atacante que não fique preso ao lado do campo. Teoricamente, esse seria o cenário ideal para encaixar Alexandre Pato no time.

"Desde que ele tenha movimentação", avisou Muricy. "Mas o Pato tem mais chance de jogar, sim. Ele está fazendo os treinamentos, se movimentando, mas agora precisa esperar uma oportunidade para que a gente veja isso no jogo. Aí é que a gente vai sentir", completou.

Apesar dos elogios a Pato, todo o comportamento de Muricy tem servido como recado ao camisa 11. Inicialmente, o treinador rechaçou escalar o atacante porque o 4-2-3-1 não o favorecia. Depois, tornou o esquema menos rígido para ter Kaká no time e ainda manteve Ademilson, o menos badalado entre os titulares do setor ofensivo atualmente.

"Cada um tem sua maneira de pensar futebol, e aqui a gente pensa desta maneira: não tem história de trazer jogador, de ter nome ou não ter nome. Não faz a menor diferença. Por isso que aqui existe um respeito muito grande entre eles e deles com a comissão técnica. Se não for assim, nossos meninos não vão ter chance nunca. Aqui joga quem é melhor para o time, e eles sabem disso: vai jogar quem estiver melhor", avisou Muricy.

Questionado sobre a permanência de Ademilson e se o atacante seria o "patinho feio" do ataque tricolor, Muricy respondeu de forma irônica: "Feio ele é mesmo. Muito feio, aliás. Ele tem de aproveitar a boa fase no futebol para pôr logo uma aliança. Senão...".



UOL

Av. Epitácio terá faixa exclusiva de ônibus




Av. Epitácio terá faixa exclusiva de ônibusO Ministério Público da Paraíba, nesta sexta-feira (25), deu um prazo de 35 dias para a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa concluir a implantação da faixa exclusiva de ônibus na avenida Epitácio Pessoa. Segundo a Semob, são necessários 33 dias para conclusão das obras, em três etapas. O órgão alega que a demora na entrega das obras se deveu às chuvas, impedindo a execução da sinalização horizontal e pavimentação asfáltica.

O promotor Glauberto Bezerra realizou nesta manhã uma reunião com o superintendente adjunto da Semob, Roberto Pinto; o secretário de Infraestrutura municipal, Cassio Andrade; a procuradora do município de João Pessoa, Monique Gonçalves; o representante da Associação das Empresas de Transporte Coletivo (AETC-JP), Mário Tourinho; e a representante da Associação dos Usuários dos Transportes Coletivos Público (AUTCP-PB), Ana Paula Ferreira.

"A partir da próxima segunda-feira (28) será dada a ordem de serviço para o início da implantação dos semáforos necessários a garantir a segurança e fluidez do trânsito com a mudança no sentido de circulação e estimulo do tráfego pelas ruas paralelas à avenida Epitácio Pessoa" disse.

Ele informou ainda que, a partir dessa data, são 15 dias de efetivo trabalho para a conclusão da pavimentação asfáltica das avenidas São Paulo e Mato Grosso, mais 15 dias para respeitar o tempo de cura da pavimentação e mais três dias para a aplicação da sinalização horizontal do trecho.

Após o prazo, haverá uma campanha para conscientizar para os motoristas. "Findo esse período será iniciada a primeira etapa da campanha educativa, para estimular o uso das vias paralelas da Epitácio, possibilitando a implantação das faixas exclusivas de ônibus”, disse o superintendente.


G1

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Reinício das atividades do PAA





Agricultores que fazem parte do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PAA) no município de Pitimbu se reuniram nesta quinta-feira (24) no galpão da ECOSUL, localizado no assentamento Apasa. O objetivo foi avaliar o processo de execução do PAA dentro do município.
O evento também contou com a participação de estudantes da UFPB que estavam a serviço da SEDH – Secretária de Estado e Desenvolvimento Humano, além de lideranças dos assentamentos e comunidades rurais do município. O prefeito Leonardo Barbalho que sempre vem apoiando as ações voltadas ao desenvolvimento da zona rural foi, representado pelo Secretário de Agricultura e pelo Secretário Adjunto. A segunda etapa do programa terá inicio no mês de Agosto. A Secretaria de Agricultura já está com todo planejamento elaborado para que as atividades de compra e distribuição dos alimentos ocorram de forma ágil e organizada.


Secretaria de Agricultura de Pitimbu

Adolescentes são apreendidos após roubo na orla de João Pessoa




 Adolescentes são apreendidos após roubo na orla de João PessoaA Polícia Militar apreendeu, na manhã desta sexta-feira (25), dois adolescentes suspeitos de assaltarem uma mulher que realizava caminhada no calçadão da praia do Cabo Branco, em João Pessoa.

Segundo informações do major Pablo Cunha, que participava das atividades de reforço na segurança do local, os jovens foram perseguidos e apreendidos ainda com o celular roubado da vítima. “Fomos acionados para o caso e conseguimos deter a dupla. A vítima reconheceu os dois, mas não quis ir até a delegacia para registrar a ocorrência”, disse.

O oficial lembrou a importância do registro na delegacia. “Primeiro para representar judicialmente contra os suspeitos e assim possibilitar que a Justiça estabeleça a punição. Segundo porque o reforço na segurança em um determinado local é feito em cima de estatísticas e esse registro das ocorrências determina o direcionamento do policiamento em determinado setor”, explicou.

Os dois jovens foram entregues aos responsáveis na presença de integrantes do Conselho Tutelar. Com eles, subiu para nove o número de adolescentes apreendidos na orla após a pratica de delitos no mês de julho.



 Assessoria

Sindicato comemora dia do vigilante




Sindicato comemora dia do vigilanteSindicato comemora o Dia do Vigilante, domingo (27), com grande festa e distribuição de brindes

O Sindicato dos Vigilantes da Paraíba, com sede no Centro de João Pessoa, vai comemorar o transcurso do dia consagrado à categoria – 27 de julho -, com a realização de grande festa que ocorrerá, durante toda a tarde de domingo próximo, na Associação dos Delegados da Polícia Civil da Paraíba, localizada no Altiplano do Cabo Branco.

Segundo programação distribuída pela assessoria do presidente da entidade, Antônio Bezerra, o evento terá início ao meio-dia, com apresentação de Almir & Banda Detalhes; já às 14h00, associados e convidados, além de dependentes, serão agraciados com a distribuição de brindes; e a festa terá prosseguimento, com apresentações dos grupos já mencionados, devendo terminar por volta das 16h00.

Antônio Bezerra, e toda a Diretoria da entidade, estão no aguardo de grande contingente de associados de várias cidades da Paraíba, para que o evento se revista do brilho e sucesso almejado.





 Assessoria

Com 75 kg, Geisy Arruda conta como perdeu 10 kg em 1 mês




Com 75 kg, Geisy Arruda conta como perdeu 10 kg em 1 mêsGeisy Arruda perdeu 10 Kg no último mês e tem chamado a atenção dos seus seguidores nas redes sociais com sua nova rotina: silhueta mais fina, muita malhação e alimentação balanceada. “Estou preparando meu corpo para o verão. Pela primeira vez na vida vai ser verão na praia, fio-dental, biquininho pequeno. Quero mostrar o corpo que nunca tive, o corpo dos meus sonhos”, disse em entrevista ao Terra. Mas o resultado que ela pretende mostrar nos próximos meses faz parte de um plano maior que ela chama de "#projetovoltaporcima" e veio depois de um episódio traumático para Geisy. Ela sofreu um aborto no fim de maio, quando estava grávida de três meses de sua primeira filha.

“Perdi um bebê, isso mexe muito com o organismo da mulher. Para mim, a parte psicológica pesou muito, fiquei muito mal, precisava colocar as energias em alguma coisa e escolhi minha saúde. Peguei isso como objetivo de vida”, conta. Por isso, ela tem feito questão de dividir os rumos que este objetivo está tomando com seus fãs nas redes sociais. “Estou influenciando outras meninas a fazer dieta. Vamos emagrecer todo mundo junto”.

Rata de academia

Geisy pesa hoje 75 kg distribuídos por 1,70 m, mas tem como meta na balança o inédito e ideal 67 kg. “Já cheguei a 70 kg, mas nunca a esse número”. No manequim, gostaria de deixar o 42 para trás e comprar um jeans 38, mas a genética não ajuda muito nessas horas. “Tenho bumbum grande, coxa grande, acho que isso não vou conseguir”, diz.

Empresária tem malhado "todo santo dia" e radicalizou na dieta Depois dos 10 kg eliminados em 1 mês, Geisy agora corre atrás para eliminar os 8 kg que faltam para a meta ideal. Por isso, academia é obrigação “todo santo dia”. O treino em estilo circuito combina muitos exercícios aeróbicos com alguns de musculação. Nessa primeira fase, tudo é voltado para a perda de peso e, só depois, vêm repetições para definir músculos e ter mais resistência.

A disciplina tem sido a palavra de ordem: “nunca tinha feito isso, eu começava toda animada na academia, fazia um mês, depois parava, começava a faltar”, lembra.

Mesmo com rosto e cintura mais finos, Geisy tem dois focos em relação ao corpo. Primeiro, barriga chapada. Nada de “gominhos”, mas uma barriga sem gordura. E, segundo, os braços. “Estou focada no braço, que é uma das partes mais difíceis de perder. Antes eu evitava usar regata, agora quero colocar o braço para fora e todo malhado”.

Na cozinha

Na alimentação, a mudança foi “radical”. “Tenho o paladar muito infantil, mas cortei tudo pelo que sou apaixonada”. Na dispensa, nada de biscoito recheado mais, agora só entram na casa de Geisy alimentos que fazem parte da dieta: legumes, verduras, arroz integral, biscoito de fibras.

Para se manter na linha, ela apela para o alarme do celular, que desperta a cada três horas avisando que é hora do lanche. A última refeição do dia é o jantar e tem horário britânico. “No máximo 21h, não posso comer muito tarde”. Quando a vontade de comer doce aperta demais, o jeito é esquentar abacaxi ou banana no forno e adoçar com um pouco de canela. O cardápio seguido por Geisy foi feito por um nutricionista quando ela começou a emagrecer e vem sendo seguido desde então





Terra

Policial paraibano é morto no Rio Grande do Norte




Policial paraibano é morto no Rio Grande do Norte Um policial paraibano foi assassinado na cidade de Macaíba, no Rio Grande do Norte. De acordo com a polícia, por volta das 15h, o soldado Teixeira, da Polícia Militar da Paraíba, que atuava no município de Mamanguape, foi baleado após reagir a um assalto.

Teixeira estava há três anos na corporação. A força tática da PM paraibana está se deslocando para o Rio Grande do Norte, para ajudar na prisão dos assassinos.

Grupo invade agência e explode caixa eletrônico no Cariri da PB




Grupo invade agência e explode caixa eletrônico no Cariri da PBA cena se repete. Oito homens armados em quatro motos assaltaram a agência bancária da cidade de Livramento na madrugada desta segunda-feira (25). Os bandidos já chegaram atirando contra a delegacia da cidade.O caixa eletrônico de uma agência bancária foi explodido. De acordo com a Polícia Militar, cerca de oito homens envolvidos na ação ainda atiraram no destacamento da polícia do município antes de seguirem para o banco. A PM não divulgou se os assaltantes conseguiram levar algum dinheiro.

Segundo a polícia, o crime aconteceu por volta das 3h15. Os homens chegaram na cidade em quatro motos e se dirigiram até o prédio do destacamento da polícia, onde atiraram contra o prédio. Em seguida, eles foram até a agência, arrombaram a porta e instalaram explosivos no caixa eletrônico. A polícia realizou buscas na região, mas até as 7h da sexta, ninguém foi preso.

De acordo com os dados do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários da Paraíba, esta é a segunda vez que este mesmo banco é alvo de explosão em 2014, sendo a 29ª vez que uma agência bancária é alvo de explosão na Paraíba este ano. O assalto à agência, em Livramento, foi a sétima investida criminosa contra bancos na Paraíba em julho. No ano são 70 ocorrências, sendo: 28 explosões (20 no Bradesco, 5 no Banco do Brasil, 2 na Caixa e 1 no Santander), 11 assaltos (6 no Bradesco, 3 no Banco do Brasil e 2 no Itaú), 19 arrombamentos (3 na Caixa, 3 no Banco do Brasil, 3 no Santander, 6 no Itaú, 2 no Bradesco e 2 no HSBC), 6 tentativas de arrombamento/explosão/assalto (3 no Banco do Brasil, 1 no Santander e 2 no Bradesco), 6 Saidinhas/Entradinhas de banco (1 no Santander, 1 no Bradesco, 2 no Banco do Brasil, 1 na Caixa e 1 no Itaú).

Maioria de candidatos tem de 45 a 49 anos




Maioria de candidatos tem de 45 a 49 anosDe acordo com dados do Sistema de Divulgação de Candidaturas (DivulgaCand 2014) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de ontem, a maioria dos candidatos registrados para disputar as Eleições 2014 é formada por pessoas de 45 a 49 anos. São mais de 25 mil candidatos no total, incluindo os postulantes a cargos de vice e suplente. Desse universo, 4.279 estão nessa faixa etária, representando 17,05% do total.

Em seguida, aparecem os candidatos que têm de 50 a 54 anos, representando 16,27% do total e somando 4.081 pessoas. Nas extremidades, estão 22 candidatos com a menor faixa etária, de 18 a 19 anos, e três candidatos com mais de 100 anos.

Nas Eleições 2010, a maioria dos candidatos também tinha de 45 a 49 anos, porém a porcentagem era ainda maior, com 47% dos candidatos com essa idade, somando 10.647 ao todo.

IDADE E CARGO

Para o cargo de presidente da República, a maioria dos candidatos está na faixa de 55 a 59 anos. Já para o cargo de governador, a maioria dos candidatos tem de 50 a 54 anos. Os postulantes ao cargo de senador têm de 45 a 49 anos em sua maioria (36 candidatos), mas são imediatamente seguidos pela faixa etária dos 50 a 54 anos, com 35 candidatos.

Esta também é a faixa etária da maioria dos candidatos à Câmara dos Deputados. De acordo com o DivulgaCand, 1.132 candidatos a deputado federal têm de 50 a 54 anos.

Ao cargo de deputado estadual, a maioria dos candidatos tem de 45 a 49 anos, somando 2.794 nesta faixa etária. Para deputado distrital, a maioria está na faixa dos 45 a 49 anos, seguindo a média geral.

ESTATÍSTICAS

Os dados foram extraídos das estatísticas de candidaturas disponíveis na página do TSE e alimentadas com dados do DivulgaCand 2014. (Com informações da Agência TSE)

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Mais obras: Rua do Campo em Acaú ganha novo canteiro com revestimento em pedras Portuguesa





A Prefeitura de Pitimbu, por meio da Secretaria de Infraestrutura, está revitalizando todo o canteiro central da Rua do Campo - principal rua da cidade -, em Acaú. O canteiro da rua está ganhando um novo revestimento em pedras Portuguesa. São mais de 400 metros de revestimento. As pedras, pretas e brancas, dão um novo visual à rua.

Além de embelezar o visual do principal acesso da cidade, o novo revestimento em pedras facilita a travessia de pedestres. A obra deve ficar pronta em agosto.   



Ascom-Pitimbu

Pitimbu sedia 2ª edição do Campeonato Brasileiro de Corrida de Aventura - Odisseia Paraíba





Aconteceu no último final de semana, 19 e 20, em Pitimbu, a 2ª edição de uma das mais antigas corridas de aventura do Brasil, a Odisseia Paraíba. Essa etapa faz parte do circuito de corrida de aventura Odisséia e válida pelo Campeonato Brasileiro de Corrida de Aventura (CBCA), regional Nordeste e Campeonato Pernambucano de Corrida de Aventura 2014.

Na tabela, 80 atletas de 6 Estados do Nordeste encararam 100km entre as modalidades de travessia a nado, trekking, mountain bike, orientação com mapa e canoagem. Eles percorreram do Litoral Sul ao Norte, passando por matas, rios e manguezais de Pitimbu. A única dupla participante da cidade, composta por Joelson Pontes e Manuel, ficaram em segundo lugar na categoria 25Km.

O evento atraiu turistas de várias partes do Nordeste, o que movimentou a economia do município. Os hotéis ficaram lotados durante o evento. Para o prefeito Leonardo Barbalho, o evento além de movimentar a economia da cidade incentivou a pratica de esporte dos pitimbuenses. “A prefeitura apoiou esse evento por entender que o esporte, e o lazer, trazem qualidade de vida. Este ano foi a apenas uma dupla  da nossa cidade que participou deste evento, e chegaram numa posição extraordinária que foi um segundo lugar". Disse o Prefeito Leonardo parabenizando a dupla. A Prefeitura Por meio da Secretaria de Esporte e de Turismo deram todo apoio para realização do evento.  








Ascom-Pitimbu

Acesso do público às competições da RoboCup 2014 vai até esta quinta




Acesso do público às competições da RoboCup 2014 vai até esta quintaO acesso  do público às competições da RoboCup está liberado até esta quinta-feira (24), às 15h. A informação é dos organizadores do evento, que conta com o apoio do Governo do Estado. A RoboCup reúne equipes de 45 países e está sendo realizado no Centro de Convenções de João Pessoa, onde são esperadas as visitas de mais de 60 mil pessoas durante os sete dias de disputas.

As pessoas que não puderem ir ao Centro de Convenções podem acompanhar as transmissões das provas e apresentações das equipes em tempo real pelo link http://ativawebgroup.com/aovivo/.

Já os resultados do campeonato podem ser conferidos na tabela oficial do evento, que está disponível no linkhttp://robocup2014-results.herokuapp.com/#. O torneio envolve competições em cinco categorias principais, ou ligas – Soccer (Futebol), Rescue (Resgate), Home (Lar), Work (trabalho) e RoboCup Junior. Nelas são incluídos jogos e demonstrações. Os ônibus que fazem a linha Cabo Branco estão estendendo sua rota até o local do evento para facilitar o deslocamento dos visitantes.



Secom-PB

Jogador Hulk adere a campanha Vem Cuidar de Mim na PB




Jogador Hulk adere a campanha Vem Cuidar de Mim na PBAntes de embarcar para Rússia nesta quarta-feira (23), o jogador paraibano Hulk, foi mais um que aderiu a campanha VEM CUIDAR DE MIM Pelo direito como pais a licença do trabalho para acompanhamento de filho com Câncer, a bandeira de luta é pela inclusão na Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, de dispositivo legal para permitir o afastamento do empregado em caso de doença grave de filho ou dependente. Hulk fez questão de divulgar seu aponho através das redes sociais e afirmar a importância dessa campanha iniciada pelo casal João Eduardo e Leila Sales, que descobriram um câncer agressivo na filhinha Maria Luiza de apenas 4 aninhos.

Entenda o caso

Rabdomiosarcoma embrionário. Estava escrito exatamente assim. Rabdomiosarcoma embrionário grau 4. O advogado João Eduardo leu essa expressão por diversas vezes em laudo de biópsia. Rabdomiosarcoma embrionário, de um tipo muito agressivo. João Eduardo não queria acreditar naquele diagnóstico. Não. Ele não estava doente. Nem doente estava a sua esposa, a fisioterapeuta Leila Sales. O rabdomiosarcoma embrionário, tumor maligno de 15 centímetros, estava em sua filha de apenas quatro anos de idade.

O diagnóstico da pequena Maria Luíza ocorreu em maio deste ano, após cirurgia e biópsia realizadas no Hospital Napoleão Laureano, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa. De lá para cá, já foram três entradas em blocos cirúrgicos e 14 dias de internação em uma UTI. Maria Luíza realiza quimioterapia e passará por radioterapia. Haverá mais uma cirurgia, mês que vem, para a retirada do tumor na área pélvica.

O advogado João Eduardo – abalado emocionalmente quando da descoberta do câncer – encontrou forças para, juntamente com a sua esposa Leila, levantar uma bandeira que representa mais um avanço revolucionário no esquema celetista de trabalho. Ele deu início a uma petição (http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR73163) para garantir aos trabalhadores de empresas privadas uma licença remunerada para que acompanhem o tratamento os filhos acometidos de câncer ou outras doenças graves. É a campanha ‘Vem Cuidar de Mim’.

Em apenas três dias, a petição em versão digital já registrou mais de mil assinaturas. Há, ainda, um abaixo-assinado em versão tradicional rodando em igrejas e órgãos públicos. João Eduardo, que também divulga na Internet uma ‘carta aberta’, quer pressionar deputados federais e senadores para que aprovem a mudança. Ele diz haver um projeto que garante esse benefício. “Dorme em berço esplêndido no Congresso Nacional desde 2011. Quase quatro anos e ainda não houve ainda interesse de colocá-lo em regime de urgência de votação”, lamentou.

O benefício teria a mesma essência da licença-maternidade. Pai, mãe ou responsável pela criança acometida de câncer ou doença grave teria direito a se afastar do trabalho em empresa privada e continuar recebendo os proventos. “A gente acredita que esse projeto deve ser aprovado e sancionado e nós não nos beneficiaremos dele. Precisamos deixar esse legado. Tudo tem um propósito na vida. E essa dor pela qual minha filha e minha família passam hoje tem de servir para alguma coisa. Uma bandeira de luta! São as crianças que precisam dessa presença e desse amor para poderem se submeter ao tratamento, a uma caminhada tão dolorosa, mas que pode ser vitoriosa”, disse o advogado João Eduardo. Abaixo, a entrevista com o advogado que quer modificar a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho):

Qual é a proposta?

A proposta é que o Congresso Federal vote e aprove um projeto de lei que altere a CLT, incluindo a opção para que pais, mães e cuidadores de crianças com câncer ou outras doenças graves tenham direito a licença para acompanhamento do tratamento.

Já há alguns projetos nesse sentido?

Há alguns projetos, um deles do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), o projeto 3011/2011, que dorme em berço esplêndido no Congresso Nacional desde 2011. Quase quatro anos e ainda não houve ainda interesse de colocá-lo em regime de urgência de votação. É um projeto anterior ao caso de sua filha? Bem anterior. Inclusive, a gente acredita que esse projeto deve ser aprovado e sancionado e nós não nos beneficiaremos dele. Precisamos deixar esse legado. Tudo tem um propósito na vida. E essa dor pela qual minha filha e minha família passam hoje tem de servir para alguma coisa. Uma bandeira de luta! Por isso, estamos tentando sensibilizar os senadores, deputados federais e toda a população para que se mobilize e a gente consiga beneficiar essas crianças. São as crianças que precisam dessa presença e desse amor para poderem se submeter ao tratamento, a uma caminhada tão dolorosa, mas que pode ser vitoriosa.

Essa licença seria remunerada?

Seria remunerada. Como a licença-maternidade. Hoje, temos quatro ou seis meses que a mãe tem [licença remunerada] para cuidar de seus filhos.

Como foi a descoberta do diagnóstico do câncer em sua filha?

Foi bastante traumático. Ela começou com um pequeno ardor, que parecia uma infecção urinária. E ao fazer o primeiro exame na pediatra, já sentiu um caroço na barriga dela. Então, fizemos uma ultrassonografia e o mundo caiu. Descobrimos um tumor de 15 centímetros na região pélvica. E aí começou a nossa luta. Já estamos há 60 dias. Minha filha foi internada diversas vezes. Passou 14 dias na UTI. Já entrou três vezes no bloco cirúrgico. Descobrimos dia 15 de maio. A presença de pai e mãe é fundamental para que ela possa se recuperar. Graças aos primeiros apoios que foram dados pelas empresas em que Leila [esposa] trabalha, até porque legalmente elas não têm essa obrigação, Leila está podendo estar com ela. A própria médica diz que esse amor, esse carinho e essa presença representam tudo, aliado às questões científicas, quimioterapia, radioterapia e cirurgias.


O diagnóstico foi rápido…

O diagnóstico saiu dia 15 de maio. A primeira cirurgia, 22 de maio. E o início da quimioterapia, dia 29 de maio. A primeira etapa terá 14 sessões. No meio desse processo haverá mais uma cirurgia para retirada do tumor. É um processo bastante longo. Todos os procedimentos são realizados no Hospital Napoleão Laureano [em João Pessoa] e eu quero aproveitar para enaltecer pelo trabalho belíssimo! Merece o apoio de toda a comunidade. É um trabalho acima de tudo humano.

Ainda com relação à licença remunerada para cuidar de um paciente, há jurisprudência? Descobrimos que em Minas Gerais já houve uma decisão da Justiça, mas uma decisão ao arrepio da lei. Nós entendemos que não existe. O Estatuto da Criança e do Adolescente diz que a mãe e o pai têm o direito de estar ao lado do filho. Ou seja, o ECA obriga o hospital a liberar uma vaga para o acompanhante. Mas, esqueceu de liberar o pai ou a mãe do trabalho para que possa ocupar o espaço. Existe aí o conflito. E a petição na Internet? Já ultrapassamos a marca de mil assinaturas nesta versão digital. Fora os papéis do abaixo-assinado que distribuímos e que estão sendo de forma manual em igrejas e órgãos públicos. O povo está apoiando a nossa iniciativa.

Mudar o regime celetista não é fácil…

Não. Não é. Mas, preciso que a dor da minha filha sirva para alguma coisa. Então, a gente levantou essa bandeira. Já tivemos alguns contatos com deputados. Queremos conversar com eles. Sabemos do momento eleitoral. Que candidatos se prontifiquem e levantem essa bandeira. Porque é uma bandeira que beneficia crianças com câncer. Quem puder visitar o hospital Napoleão Laureano, tenho certeza de que vai aderir à causa.

Do ponto de vista médico, ela está bem assistida?

Sim. Muito bem assistida. Quero parabenizar, mais uma vez, o trabalho realizado na Paraíba. O protocolo adotado no Hospital Napoleão Laureano é o mesmo de hospitais de São Paulo ou Estados Unidos. É referência. Prova disso é que Maria Luiza melhora a cada dia.

Mas, o começo é assustador…

Sim. Nos assustamos muito no começo. Ela tem um tumor agressivo grau 4. Hoje, estamos extremamente esperançosos. Extremamente dispostos a arregaçar as mangas. Quero agradecer, também, o apoio da imprensa. É uma bandeira muito importante. É uma bandeira que vai beneficiar mães que são arrimo de família, que são mães solteiras. Basicamente, as que têm um empregozinho e precisam pedir demissão. É um momento em que o custo de vida aumenta, pois você precisa comprar lenço umedecido, fralda descartável, suplementos alimentares. No momento em que você aumenta os seus gastos, você perde a receita, que é o seu salário. Porque a legislação de nosso país não acoberta os pais e as mães que são cuidadores. Que são as pessoas que farão a grande diferença na cura dessas crianças.

Recebeu apoio da OAB?

Ainda não. Mas, estamos com a campanha na Internet. Sou funcionário público do Estado. Essa lei [que permite a licença remunerada] já existe para servidores públicos, mas ainda é descoberto para servidores de empresas privadas. Leila Sales é fisioterapeuta e trabalha nos hospitais Napoleão Laureano e São Vicente de Paula.

Como a sua filha tem encarado esse processo?

Maria Luiza é uma bênção em nossas vidas. Ela veio iluminar as nossas vidas. Uniu mais ainda a nossa família. Mamá tem um propósito na evangelização, pois tem convertido tantas pessoas só em ver a maneira como ela tem encarado essa situação. A maneira alegre. A maneira feliz. Aceitando tudo isso. Já estivemos muito para baixo. Hoje, estamos tão fortalecidos na fé e nessa corrente de força! O grande problema do câncer é quando a gente para a dimensão da morte. Ela tem quatro anos e ainda não tem essa dimensão.

Ela sabe que tem câncer?

Nós conseguimos colocar para ela que ela tem uma bactéria. E como sempre brincava com isso para fazer com que ela escovasse os dentes. Dizia que era para escovar e não ter bactéria. Então, hoje ela sabe que está com uma bactéria e que vai demorar a sarar. E que ela precisa se submeter ao tratamento. No início não, mas hoje ela já chega no [Hospital Napoleão] Laureano e já coloca o bracinho sem ninguém insistir. Já leva a aplicação [quimioterapia] e já faz o exame de sangue. Aceitou a queda do cabelo! Sabe que só voltará a crescer quando acabar esse tratamento. Não tem vergonha. Não recebe tantas visitas de amiguinhos porque nesse período a imunidade cai, mas ela precisa estar socializada. Temos fé de que tudo terminará muito bem!


@folhadosertao com portaldolitoral

Usina Cultural Energisa apresenta a peça Bicho Rock Café




Usina Cultural Energisa apresenta a peça Bicho Rock CaféA Usina Cultural Energisa apresenta, no próximo dia 26, o espetáculo infantil Bicho Rock  Café. Com texto de Natalia Grimberg e Marilene Gonçalves, a peça que conta a história da luta dos animais para não perder o seu lugar de origem, a floresta, é dirigida pela atriz Patrícia de Aquino. A peça estreou em maio, em Campina Grande, e tem no elenco crianças com idades entre 8 e 13 anos.

Na estória, um Leão vaidoso e cheio de charme apaixonado pela Girafa resolve construir uma danceteria na floresta, a Bicho Rock Café. Contudo, o Leão não quer por a mão na massa, e como Rei, determina que os outros bichos façam o trabalho. Os Gnomos não aceitam a ordem e começam a fazer fofocas causando uma revolta entre os bichos. O Leão percebe o abuso de autoridade e os Gnomos admitem que erraram ao fazer fofocas. Sendo assim, todos os bichos percebem que fofocas e intrigas não levam a nada.

Serviço: Espetáculo teatral: Bicho Rock Café; Sábado, 26 de julho de 2014, às 17h; Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia); Sala Vladimir Carvalho, Usina Cultural Energisa; Av. Juarez Távora, 243, Torre.



Ascom

PB sedia evento de Turismo Rural




PB sedia evento de Turismo RuralCom crescimento anual de aproximadamente 6%, o turismo  rural é uma das tendências da economia nacional, em que o turista não mais deseja ser apenas um expectador da viagem, mas também, o protagonista, vivenciando a cultura e a experiência dos destinos visitados. De acordo com o Instituto de Pesquisa do Turismo Rural (IDESTUR), é crescente tanto o número de turista deste setor, quanto o de empreendimentos e produtos ofertados, em todas as regiões brasileiras. Para fomentar este segmento, será realizada entre 3 e 5 de setembro deste ano, em Campina Grande (PB), a 10a RuralTur. Durante os três dias de evento, haverá programações culturais, área com 40 estandes de expositores de agências de viagens, meios de hospedagens, restaurantes e empresas que operam com o turismo rural, de experiência, negócios e artesanato. Na programação, também há eventos paralelos, como a Rodada de Negócios, o Encontro de Lideranças do Turismo Rural, o 5o Seminário de Turismo Rural e o Encontro de Caminhadas na Natureza. “A Feira é uma vitrine para projetar no mercado regional e nacional esse segmento que contribui para a interiorização do turismo, gera renda através da produção associada ao turismo, além de divulgar as empresas e os roteiros turísticos de diversas localidades”, ressaltou a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim. A expectativa da organização do evento é que cerca de seis mil pessoas visitem a Feira e que sejam gerados em torno de R$2,8 milhões durante o evento e nos próximos doze meses. “A Ruraltur promove a integração de empresários e fortalece o desenvolvimento do turismo rural, um setor que possibilita ao turista uma diversidade de experiências inesquecíveis”, completou Regina. Este ano, o tema do evento é “O papel da governança gerando resultados”. A Ruraltur acontecerá no hall de exposição e eventos da Federação da Indústria do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande, das 14h às 20h. A entrada é gratuita. Panorama do Turismo Rural De acordo com o Panorama Empresarial do Turismo Rural, publicado pelo Idestur, em 2011, a região Nordeste vem se destacando neste setor, apesar dos maiores polos estarem no Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo o estudo, o turismo rural está presente em 18 estados do país, dentre eles Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O panorama do Idestur informa que há um crescente número de produtos criados na região Nordeste nos últimos anos e que alguns destinos nordestinos que, antes exploravam apenas o turismo de sol e praia, perceberam o potencial do segmento turismo rural e passaram a explorar as suas riquezas culturais e naturais, como as fazendas históricas, as belas paisagens e a gastronomia típica regional. A cidade de Areia, no Brejo paraibano, foi um dos destinos escolhidos para integrar um estudo do Sebrae Nacional, que pretende fomentar o empreendedorismo no turismo de experiência. A pesquisa avaliou a situação do turismo de experiência no país e traçou o perfil dos empresários e negócios que atuam neste mercado. Em Areia, nove empreendimentos participaram da pesquisa e quase 70% dos entrevistados da cidade informaram que houve aumento da rentabilidade nos últimos anos.




Ascom

Trio é morto a tiros na porta de casa




Trio é morto a tiros na porta de casa Um triplo homicídio foi registrado na noite de quarta-feira (23) na comunidade Mussumagro, no bairro Valentina Figueiredo, em João Pessoa. Três homens, de 19, 22 e 35 anos, estavam sentados em frente a casa em que moravam quando foram baleados, segundo informações da polícia.

De acordo com a Polícia Militar, uma das três vítimas tentou correr e fugir dos atiradores, mas não conseguiu e morreu a poucos metros da casa. As suspeitas são de que no imóvel onde as vítimas moravam funcionava um ponto de venda de drogas e que os três homens assassinados a tiros tivessem envolvimento com o tráfico na área. Um outro jovem, que também morava na casa com as três vítimas, escapou dos tiros porque tomava banho no momento em que os atiradores se aproximaram do local. Segundo o jovem, quando os disparos foram ouvidos ele se abaixou. O delegado de homicídios, Pedro Ivo Soares, comentou que é precipitado adiantar quais as motivações do crime.

“De todos os motivos, nenhum dele está descartado. Trabalharemos nessa linha de investigação. Realmente pode ser que tenha alguma relação com o tráfico de drogas, ou qualquer outra motivação. Seria precipitado afirmar nesse momento, por isso vamos trabalhar em todas as linhas possíveis”, explicou.

Os corpos foram periciados pelo Instituto de Polícia Científica (IPC) e encaminhados para a Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol), onde vão aguardar por reconhecimento de familiares. Até as 8h desta quinta-feira (24), nenhum suspeito de participação no triplo homicídio havia sido preso.



 G1

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Mãe denuncia, pela segunda vez, vizinho por aliciamento de filhas




Mãe denuncia, pela segunda vez, vizinho por aliciamento de filhas Um homem foi acusado e denunciado, pela segunda vez, por uma mulher que teria suas filhas de 9 e 13 anos, sendo aliaciadas por ele.

O acusado é psicopedagogo de 30 anos e mora no bairro de Mandacaru, vizinho das vítimas.

Segundo a mãe e denunciante, Patrícia, o acusado estaria aliciando suas duas filhas de 9 e 13 anos. Ele é vizinho das meninas e de acordo com uma delas, o crime já estava sendo praticado há mais de um ano e contou ainda que foi ameaçada.

O caso já está na delegacia do menor e o homem deve ser intimado para prestar esclarecimentos.

Corpos das vítimas do voo MH 17 partem da Ucrânia para a Holanda




Corpos das vítimas do voo MH 17 partem da Ucrânia para a HolandaOs primeiros corpos resgatados após a queda do avião da Malaysia Airlines na semana passada na Ucrânia estão sendo transportados para a Holanda, onde serão identificados.

A expectativa é que os restos mortais das vítimas cheguem a Eindhoven às 16h do horário local (11h de Brasília), após uma cerimônia de despedida com a presença de autoridades ucranianas na cidade de Kharkiv.

A família real holandesa e do primeiro-ministro Mark Rutte se reunirão no avião que transportará os corpos. O processo de identificação pode "levar semanas ou até meses", segundo Rutte.

Obama: Rússia tem responsabilidade sobre rebeldes na área onde avião malaio caiu

O país decretou nesta quarta-feira dia de luto nacional em homenagem aos 298 mortos, dos quais 193 eram holandeses. Os primeiros 200 corpos retirados do local da queda chegaram a Kharkiv na terça-feira em um vagão de trem refrigerado.

A operação para encontrar mais corpos e garantir a integridade das provas no local do acidente continua.

Os registros de dados do voo, as chamadas caixas-pretas, foram entregues às autoridades holandesas pela Malásia. Os dispositivos serão enviados para análise em Farnborough, na Grã-Bretanha.


"Engano"

O avião caiu em uma área do leste da Ucrânia controlada por rebeldes ligados à Rússia, supostamente após ser atingido por um míssil. Funcionários da inteligência dos EUA disseram acreditar que os rebeldes abateram o jato por engano, mas não encontraram qualquer ligação direta com a Rússia.

"Passados cinco dias, parece ter sido um erro", disse a jornalistas uma alta fonte do governo americano sob condição de anonimato.

"A explicação mais plausível" para o incidente, disse o porta-voz, é que os rebeldes tenham confundido o avião civil com outra aeronave.

As autoridades disseram que suas descobertas foram baseadas, em parte, em postagens de redes sociais e vídeos divulgados nos últimos dias. Ainda assim, os EUA responsabilizaram a Rússia pelas condições que levaram ao incidente.

Países diretamente afetados pelo desastre, como Holanda, Austrália e Grã-Bretanha, têm manifestado preocupação com o fato de o local não ter sido devidamente isolado para proteção de provas sobre as causas da queda.

Enquanto isso, o conflito entre as forças do governo e rebeldes ucranianos tem continuado, com relatos de combates em Donetsk e Luhansk.

Vítimas: Corpos resgatados do MH17 são colocados em trem, mas destino é incerto

O ministro do Interior ucraniano, Arsen Avakov, disse na terça-feira que o exército havia capturado a cidade estratégica de Severodonetsk, localizada a cerca de 140 km do reduto rebelde de Donetsk.

Os combates no leste da Ucrânia eclodiram em abril e calcula-se que já custaram mais de mil vidas.


BBC Brasil