Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

domingo, 20 de julho de 2014

Método inovador em JP previne ansiedade e depressão em crianças




Método inovador em JP previne ansiedade e depressão em criançasA depressão é um mal que atinge grande parte da população mundial. Embora usada como sinônimo de “grande tristeza”, a depressão não se caracteriza apenas por este sentimento. É uma doença grave que deve ser tratada adequadamente, pois compromete a qualidade de vida dos indivíduos.

A doença é mais fácil de ser diagnosticada em adultos, embora as crianças cada vez mais estejam sofrendo desse mal. E como muitas não sabem expressar o que sentem, fica muito difícil para os pais entenderem que os filhos precisam de ajuda.

Outro transtorno bastante comum que está acometendo os pequenos com frequência é a ansiedade. Estima-se que até 10% das crianças e adolescentes sofrem de algum transtorno ansioso, que poderá levar a um episódio depressivo. 


Pensando na melhoria da qualidade de vida das crianças que sofrem destes males, a psicóloga australiana Dra. Paula Barret criou um programa que busca a prevenção e tratamento de depressões e ansiedade em crianças e adolescentes. O “Programa Friends” existe em mais de 20 países e possui eficácia reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Através do Friends, crianças e adolescentes desenvolvem aprendizagenscognitiva, social e emocional em um modelo de intervenção divertido, dinâmico e estruturado.

A psicóloga paraibana Larissa Barboza é facilitadora licenciada internacional dos Programas Friends na Paraíba e explica que o programa é importante, pois funciona de maneira preventiva, fazendo com que crianças que tem alguma chance de desenvolverem essas doenças sejam tratadas e não as desenvolvam.


 “O Programa Friends capacita crianças e adolescentes para enfrentarem as dificuldades da vida, bem como lidarem com o estresse excessivo de maneira saudável e construtiva. Tendo em vista os recorrentes desafios da vida contemporânea, a prevenção em saúde mental é considerada um importante instrumento para o estabelecimento precoce do bem-estar.” explicou Larissa.

De acordo com a psicóloga, qualquer criança a partir de 4 anos pode participar do programa que promove situações de aprendizagem para crianças e adolescentes serem confiantes, corajosos e felizes.

“O Friends está dividido em três faixas etárias: para crianças de 4 a 7 anos, para aqueles que tem entre 8 e 11 anos e para os adolescentes a partir de 12 até os 16 anos” destacou.  


Ainda segundo Larissa, é importante intervir precocemente e prevenir o desenvolvimento dos transtornos de ansiedade e depressão antes da manifestação de sérias dificuldades emocionais, visando não apenas melhorar a saúde mental das crianças, mas também contribuir para o desenvolvimento e o enfrentamento das dificuldades a longo prazo.

O programa inovador na Paraíba envolve pais e inclui atividades para toda a família. O Friends ainda ensina estratégias positivas de enfrentamento e resolução de problemas, desenvolve a confiança e a auto-estima, ensina as crianças a lidar com as dificuldades, conflitos e assédio moral (bullying), além de desenvolver relações positivas com os colegas e familiares.




PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário