A depressão é um mal que atinge grande parte da população mundial. Embora usada como sinônimo de “grande tristeza”, a depressão não se caracteriza apenas por este sentimento. É uma doença grave que deve ser tratada adequadamente, pois compromete a qualidade de vida dos indivíduos.
A doença é mais fácil de ser diagnosticada em adultos, embora as crianças cada vez mais estejam sofrendo desse mal. E como muitas não sabem expressar o que sentem, fica muito difícil para os pais entenderem que os filhos precisam de ajuda.
Outro transtorno bastante comum que está acometendo os pequenos com frequência é a ansiedade. Estima-se que até 10% das crianças e adolescentes sofrem de algum transtorno ansioso, que poderá levar a um episódio depressivo.
Através do Friends
“O Programa Friends capacita crianças e adolescentes para enfrentarem as dificuldades da vida, bem como lidarem com o estresse excessivo de maneira saudável e construtiva. Tendo em vista os recorrentes desafios da vida contemporânea, a prevenção em saúde mental é considerada um importante instrumento para o estabelecimento precoce do bem-estar.” explicou Larissa.
De acordo com a psicóloga, qualquer criança a partir de 4 anos pode participar do programa que promove situações de aprendizagem para crianças e adolescentes serem confiantes, corajosos e felizes.
“O Friends está dividido em três faixas etárias: para crianças de 4 a 7 anos, para aqueles que tem entre 8 e 11 anos e para os adolescentes a partir de 12 até os 16 anos” destacou.
Ainda segundo Larissa, é importante intervir precocemente e prevenir o desenvolvimento dos transtornos de ansiedade e depressão antes da manifestação de sérias dificuldades emocionais, visando não apenas melhorar a saúde mental das crianças, mas também contribuir para o desenvolvimento e o enfrentamento das dificuldades a longo prazo.
O programa inovador na Paraíba envolve pais e inclui atividades para toda a família. O Friends ainda ensina estratégias positivas de enfrentamento e resolução de problemas, desenvolve a confiança e a auto-estima, ensina as crianças a lidar com as dificuldades, conflitos e assédio moral (bullying), além de desenvolver relações positivas com os colegas e familiares.
PB Agora
Nenhum comentário:
Postar um comentário