Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 7 de junho de 2014

Fernandão morre em acidente




Fernandão morre em acidente Ídolo do internacional, Fernando Lúcio da Costa, o popular Fernandão, morreu na madrugada deste sábado, por volta das 2 horas da manhã. O ex-atacante, de 36 anos, foi vítima de um acidente de helicóptero quando retornava de sua casa, na pacata cidade de Aruanã-GO, para a capital Goiânia (distante 315 quilômetros).

Além do eterno atleta colorado, estavam na aeronave outras três pessoas: Edmílson de Sousa Leme (vereador de Palmeiras de Goiás), Bidó Antônio de Pádua, Lindomar (funcionário da fazenda) e o piloto Milton.

De acordo com dados da Polícia Civil, o helicóptero, que partiu da fazenda de Fernandão, foi encontrado em um banco de areia, aproximadamente às 4 horas da manhã, às margens do Rio Araguaia. A área da tragédia dista 15 quilômetros do centro de Aruanã.

Natural de Goiânia, o atleta é cria do Goiás, mas viveu a maior fase de sua carreira no Sul. Defendendo o Internacional, conquistou duas vezes o Campeonato Gaúcho, uma Copa Libertadores da América e um Mundial de Clubes, em 2006, onde levantou o troféu do maior torneio interclubes do futebol. Pelo espírito de liderança, ostentou a braçadeira de capitão durante boa parte dos seus cinco anos com o manto colorado.

Sua primeira exibição pelo clube vermelho e branco de Porto Alegre ocorreu logo em um Gre-Nal, no dia 10 de julho de 2004. E a estreia não podia ser melhor: marcou o gol que selou a vitória do Saci sobre o Tricolor. Por coincidência, o gol 1000 na história do clássico. O compromisso de número 360 foi válido pelo Campeonato Brasileiro.

Após defender o São Paulo na Copa Libertadores da América, Fernandão se aposentou ainda novo, em 2011, e rapidamente tornou-se dirigente do Inter. No clube gaúcho, ainda tornou-se treinador, mas não repetiu o sucesso conquistado nas quatro linhas.

Mestre de cerimônias da reabertura do Beira-Rio, o ex-atacante estava trabalhando no SporTV, como comentarista de futebol.




 SportTV

Bandidos atiram contra veículo na BR-230 em João Pessoa




Bandidos atiram contra veículo na BR-230 em João Pessoa Um casal foi baleado na madrugada deste sábado na BR-230. Cinco pessoas que tinham saído do trabalho por volta das 3h30 da madrugada seguiam em um carro na BR-230, no sentido Cabedelo/João Pessoa, quando nas proximidades dos Correios, no bairro do Cristo, uma dupla em uma moto se aproximou e efetuou vários disparos contra o veículo.

A dupla se aproximou do carro pelo acostamento da via e efetuou vários tiros. O motorista Gutembergue da Silva Nunes, 33 anos, foi atingido no pé. Maria Aparecida Andrade Moura, 38 anos, que estava no banco dianteiro do passageiro, foi baleada na perna. Uma unidade do resgate do Corpo de Bombeiros foi acionada e conduziram as duas vítimas para o Hospital de Trauma. A polícia não tem informações sobre o que teria motivado o crime. Ninguém foi preso.

Santana encanta na primeira noite d’O Maior São João do Mundo




Santana   encanta na primeira noite d’O Maior São João do Mundo E tome xote, xaxado e baião. Assim foi o show de um dos principais interpretes do cancioneiro nordestino, Santana, mais conhecido, como “Santana - O Cantador”, realizado na madrugada deste sábado, 07/06, durante a abertura d’O Maior São João do Mundo.

Santana subiu ao palco logo após a queima de fogos, que anunciou os festejos juninos de Campina Grande.

A apresentação trouxe canções próprias, que fizeram os forrozeiros não desanimarem nenhum minuto.

O ponto alto da noite foi quando Santana cantou “Paraíba Jóia Rara”, canção do artista paraibano Ton Oliveira, acompanhando por um coral de forrozeiros.

Já que a noite de abertura é sinônimo de grandes homenagens, o pernambucano de alma paraibana cantou “Tropeiros da Borborema”, de Luiz Gonzaga, fazendo os visitantes do Parque do Povo vibrarem com os acordes da canção que retrata a formação de Campina Grande.

Operários trabalham no Almeidão




Operários trabalham no AlmeidãoUrbanização do Estádio José Américo de Almeida – “Almeidão” – em João Pessoa, estão em sua etapa final, mobilizando 200 operários que atuam em dois turnos diários.

O Governo do Estado investe R$ 28 milhões e o estádio já ganhou novo gramado (com padrão aprovado pela FIFA) e na área externa estão sendo construídas duas quadras poliesportivas, uma pista de skate, quatro quiosques, uma calçada para caminhada contornando todo o estádio, além de amplo estacionamento pavimentado e iluminado.

Banheiros, arquibancadas, instalações elétricas e hidráulicas e iluminação estão sendo recuperados. O superintendente da Suplan, João Azevedo, revelou que a cidade de João Pessoa ganhará uma nova praça esportiva e um novo complexo de recreação.

Uma moradora das proximidades informou que os imóveis daquela área estão tendo novo valor de mercado por conta da urbanização do estádio, inclusive a sua casa.

Entre os 200 operários da obra do Almeidão, um personagem que chama a atenção por sua vitalidade aos 65 anos de idade e por ter trabalhado na construção do estádio ainda nos Anos 1970, é o pedreiro José Arnaldo Belo, natural do município de Serra da Raiz.

“Vim morar em João Pessoa em 1957, na obra do estádio trabalhei nos anos 70 e hoje pela graça de Deus também estou trabalhando na reforma desse grande estádio e estou feliz por essa oportunidade. Quero parabenizar o Governo do Estado por recuperar o Almeidão”, disse José Arnaldo, que promete estar entre os colegas na reinauguração.

Dos colegas de trabalho José Arnaldo recebe elogios e demonstrações de admiração pela dedicação à profissão. Aos jovens pedreiros ou que queiram ingressar nesse ofício ele diz que toda profissão é digna e que tem orgulho de ser pedreiro.

O mestre de obras Ivanildo Nascimento Silva foi quem contratou Arnaldo: “Ele chegou e me disse que havia trabalhado na construção do estádio, e que ainda exercia a profissão de pedreiro. Então pediu uma vaga para trabalhar na reforma da obra que há 40 anos ele ajudou a erguer, e eu o empreguei”.

De acordo com Ivanildo o senhor Arnaldo é um trabalhador exemplar, disciplinado, e não faltou um dia sequer ao serviço.

“Ele mora no Cristo Redentor e vem ao trabalho pedalando sua bicicleta”, diz o mestre de obra sobre o pedreiro Arnaldo, que é casado, pai de três filhos e avô de cinco netos.


Secom-PB

Lei Seca intensifica nos festejos juninos




Lei Seca intensifica nos festejos juninosTodo o efetivo da Operação Lei Seca será utilizado durante o Plano Operacional de Segurança no Trânsito elaborado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para o São João 2014 na Paraíba.

As ações serão executadas em todo o Estado e ficarão mais intensas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos e outras com maior tradição nos festejos juninos.

Durante este mês, as atividades serão repressivas e educativas, numa parceria entre as divisões de Policiamento e Educação para o Trânsito do Detran. A ideia é assegurar o cumprimento da “lei seca” e conscientizar a sociedade dos riscos e consequências da mistura álcool e direção.

Em João Pessoa, com a transferência dos festejos para a praia de Tambaú, que concentra um grande número de bares e restaurantes, serão montados pontos de fiscalização em locais estratégicos.

Em Campina Grande, além das atividades educativas no acesso à cidade, bares, hotéis e restaurantes, a campanha educativa será levada para os bairros, principalmente aos seis bairros que estão incluídos no Circuito do Forró, que será promovido pelo Governo do Estado entre os dias 23 e 28, com shows de artistas regionais e trios de forró, além de apresentações de quadrilhas e telões, nos dias de jogos da seleção brasileira.

Algumas fiscalizações realizadas em Campina Grande contarão com a estrutura da unidade móvel da Delegacia de Acidentes de Veículos o que vai facilitar o registro dos flagrantes e as notificações por embriaguez ao volante.

Estatísticas – De janeiro até hoje, a Operação Lei Seca aplicou 29.147 testes do bafômetro que resultaram 1.715 flagrantes e 106 prisões. Desde que foi criada, em setembro de 2012, a Operação Lei Seca aplicou 68.451 testes do bafômetro, flagrou 4.859 motoristas embriagados e prendeu 501.


Secom/PB

sexta-feira, 6 de junho de 2014

MAIS EMPREENDEDORISMO: Sala do Empreendedor em Pitimbu já atende todo município, garante formalização, direitos e fortalece as iniciativas empreendedoras da população; veja




Sair da informalidade como um vendedor desconhecido e passar a ser formalizado e ter seu sonhado comercio com bons lucros e todos os direitos garantidos conhecidos legalmente, sempre foi o sonho de muitos microempreendedores não é?.

Por isso a Prefeitura de Pitimbu(PB), Sala do Empreendedor, Apoio SEBRAE e CRAS-Pitimbu estão todos unidos por uma boa causa, juntos estão impulsionando a renda no município agregando o empreendedorismo, emprego e ocupação quais são formas de proporcionar condições dignas para grande parte da população, que não tem condições básicas de bem estar social.

Uma das Agente de Desenvolvimento de Pitimbu, Ercilia Azevedo, explicou como funciona essa inclusão de se tornar um MEI – MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL com toda seguridade garantida.

Para Ercilia se você trabalha por conta própria como manicure, cabeleireiro, vendedor de roupas, bijuterias, costureira, artesão, doceira ou com uma das 500 atividades regulamentadas, já começou bem e pode se tornar sim um MEI, ou seja, um Microempreendedor Individual.

Ela revela, que para aproveitar os incentivos da formalização, o empreendedor deve observar as seguintes condições:

-você tem que ter seu faturamento de até R$ 60.000,00 por ano;
-você não é sócio ou titular de outra empresa ou não possui filial;
-você trabalha sozinho ou tem no máximo um empregado.

É bom ressaltar que A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, criou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um MEI legalizado.

Entre as vantagens oferecidas por essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.

Além disso, o MEI será enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL). Assim, pagará apenas o valor fixo mensal de R$ 37,20 (comércio ou indústria), R$ 41,20 (prestação de serviços) ou R$ 42,20 (comércio e serviços), que será destinado à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS. Essas quantias serão atualizadas anualmente, de acordo com o salário mínimo.

A Agente de Desenvolvimento ainda lembra que um MEI não precisa ter uma loja ou um lugar certo; ele pode até trabalhar em casa. Basta procurar a Prefeitura de Pitimbu, ou a Sala do Empreendedor, e informa-se sobre onde você pode montar um negócio.

Sem contar que os microempreendedores ganharão benefícios assim quando passar a serem formalizados quais são; isenção de taxas de registros, registros simplificados, menos custos com funcionários, aposentadoria e entre outros.

Fátima Maria, 46 anos, dona de um fiteiro, já está entre os mais de 50 microempreendedores de Pitimbu e assim que passou a ser MEI já comprovou resultados em seu comercio; ela no principio ficou com medo após boatos de que perderia o beneficio do Programa Federal Bolsa Familia caso viesse ser formalizada, mas recebeu da Agente de Desenvolvimento a informação certa que desmentiu todos esses boatos onde disse que “o fato de se tornar MEI não leva a perca desse beneficio, pois pesquisas foram feitas e já se sabe que muitos beneficiários tem ocupação que gera renda, mas não é o suficiente para o sustento da família”, explicou, deixando a mas nova microempreendedora pitimbuense satisfeita e tranqüila nessa sua nova fase de vida.

Hoje a Sala do Empreendedor de Pitimbu conta com quatro AD’s – Agentes de Desenvolvimento que são: Geilce Azevedo, Lucicleide Rodrigues, Ercilia Azevedo e Pedro Valdemir onde todos estão preparados, qualificados para representar nosso municipio e aptos para tratar todos os assuntos relacionados ao desenvolvimento local e em especial aos microempreendedores.

Sem deixar de agradecer todo o apoio sempre útil e primordial do SEBRAE-PB que é parceiro nessa chance de desenvolver ainda mais Pitimbu.

Para os interessados que deseja ser um MEI - Microempreendedor Individual basta procurar a Sala do Empreendedor munidos dos documentos:

-CPF
-RG
-Titulo de eleitor
-Comprovante de Residência
-E caso declarou o IR – Imposto de Renda, trazer a cópia do recibo.

Estamos Sala 1, rua João Claudino de Deus, centro Acaú-Pitimbu/Paraíba ou outras informações pelo email: saladoempreendedorpb@hotmail.com. Aberto de Segunda à Sexta-feira horário comercial.





Por Josivaldo Alv’s

Prefeitura de Pitimbu reforma e amplia escolas do município. As reformas foram realizadas com recursos próprios




A Prefeitura de Pitimbu, por meio da Secretaria de Educação, tem priorizado a qualidade da Educação no município. Várias reformas e ampliações foram realizadas.  Além disso, carteiras foram substituídas e todos os alunos da rede municipal de ensino receberão fardamento e kits escolares novos.
As escolas Maria do Socorro Menezes, Celerino Francisco e Eleonor Freire, em Acaú, as escola Maria Tavares e Fernando Cunha, em Pitimbu, a escola Souto maior em ponta coqueiros, já foram concluídas. Nos assentamentos, as escolas Santa Elisa e a Creche Municipal em Camuncim, também passaram por reformas e ampliação. As escolas Reginaldo Claudino em 1° de março, Fernando Silvino em Andreza I, Sotero Lucindo em Mucatú e a escola de Cruz do Caboclo passaram por melhorias estruturais e pintura, para atender um número maior número de alunos. Em abril do ano passado, a Escola Nossa Senhora de Fátima foi entregue totalmente reformada à comunidade de Pontinha. 

As escolas de Sede Velha, Apasa, Nova vida, escola Antônio Gomes Coutinho no Assentamento Andreza II, e Antônio Lourenço em Taquara. Também receberão melhorias e pintura, mais serão realizadas no mês julho para não atrapalhar o calendário escolar.

Para o prefeito Leonardo Barbalho, a Educação é prioridade nessa gestão. Ele ainda lembrou que todas essas intervenções foram feitas com recursos próprios e que a Prefeitura Municipal está determinada a expandir cada vez essas melhorias.

Com isso, os pitimbuenses terão melhor qualidade de aprendizado, além de elevar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).






Ascom-Pitimbu

Chamadas de vídeo via holograma podem chegar a smartphones já em 2015



                                     iPhone 4s_ cara de surpresa (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

A empresa Ostendo está desenvolvendo projetores minúsculos capazes de formar imagens com incrível resolução de 5 mil pixels por polegada, o suficiente para tornar uma imagem projetada no ar nítida de onde quer que seja avistada. Segundo o Wall Street Journal, que presenciou uma demonstração da tecnologia, o holograma consegue transmitir os movimentos da pessoa do outro lado da chamada com bastante estabilidade.

No entanto, o produto atual ainda necessita de seis chips com projetores para conseguir controlar cor, brilho e ângulo de visão de raios de luz individuais em uma área de um milhão de pixels. A intenção, portanto, é encolher a tecnologia para caber em um único chip, cuja primeira versão deve ser lançada ano que vem, meses antes do produto final.
Segundo a Ostendo, o chip estreante será capaz de reproduzir hologramas 2D sobre qualquer superfície, como a própria mão do usuário. Depois de lançado o projetor 3D, o passo seguinte será incluir os microprojetores em todo tipo de dispositivo que necessita de tela, como TVs, smartwatches e até mesas.
Via Wall Street Journal

Energia e gasolina vão subir mais em 2014




Energia e gasolina vão subir mais em 2014A conta de energia e dos combustíveis pagos pelo brasileiro deve ficar mais alta que o previsto inicialmente pelo Banco Central. Na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada ontem a instituição revisou de 9,5% para 11,5% o reajuste na tarifa de eletricidade para 2014. O BC ainda registrou aceleração nos preços da gasolina, cuja projeção triplicou entre fevereiro e abril, de 0,6% no ano para 1,8%. O gás de botijão também subiu, passou de 0,3% de elevação para 0,5%.

Apesar desses números mais altos, sobretudo de energia, a previsão do Banco Central para o reajuste nas tarifas públicas em 2014 ficou estável em 5%. O impacto de alta foi absorvido por mudanças nas previsões para as tarifas de telefonia fixa, que passaram de reajuste zero para queda de 4,2% no ano.

Com isso, as projeções para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no ano recuaram, mas ainda permanecem acima do objetivo perseguido pelo BC, uma taxa de 4,5%. O valor da previsão da autoridade monetária, no entanto, não foi divulgado, ele será conhecido apenas no fim do mês, quando a instituição divulgará o Relatório Trimestral de Inflação.

CÂMBIO

A desaceleração da inflação oficial e das previsões foi influenciada também pelo câmbio. A instituição vê um dólar mais favorável ao custo de vida. Até a reunião do Copom de fevereiro, a instituição trabalhava com uma cotação de R$ 2,40 como premissa. No encontro do colegiado de abril, essa taxa foi diminuída para R$ 2,30. Agora, a instituição passou a usar um dólar a R$ 2,20.

A diretoria do BC sinalizou ainda que, além de um crescimento mais modesto para o ano, também vê o fim de pressões decorrentes de choques de alimentos e da alta do dólar ante o real.

PREÇOS

A ata do Copom explicou que a elevada variação dos índices de preços ao consumidor nos últimos 12 meses contribuiu para que a inflação mostre resistência. Segundo a diretoria do BC, esse movimento foi influenciado por realinhamentos de preços domésticos em relação aos internacionais e de preços administrados em relação aos livres. “Para combater essas e outras pressões inflacionárias, nos últimos 12 meses as condições monetárias foram apertadas”, disse a instituição em um trecho do documento.

Flávio Serrano, economista do Espirito Santo Investment Bank, espera um novo ciclo de aperto monetário na virada para 2015. “Está pesando o lado da atividade. Então ele parou e deve ficar aguardando a evolução do cenário econômico. Ele crê em desaceleração da inflação para algo entre 5% e 5,5%. Nós não esperamos isso. Esperamos novas pressões”, disse Serrano.


Rádio Vermelho

Jovem é morta com tiro no rosto na casa de amigo, em João Pessoa




Jovem é morta com tiro no rosto na casa de amigo, em João PessoaMais uma mulher foi assassinada na Paraíba. A vítima desta vez foi a dona de casa Beatriz Araújo, 20 anos. Ela foi morta a tiros na noite quinta-feira, (05), na comunidade Colibris, bairro José Américo, em João Pessoa. Na hora do crime, a vítima se encontrava na casa de um amigo quando aconteceu o crime. “Bianca’, como a vítima era conhecida, teria ido até a comunidade para visitar sua mãe e resolveu visitar um amigo que mora no "Beco da Facada".

De acordo com as primeiras informações colhidas pela Polícia Civil, “Bianca” estava sentada no sofá da residência do amigo quando dois homens invadiram a casa e atiraram contra a jovem que morreu sentada.

A polícia suspeita que o crime tenha relacionamento com o tráfico de droga. Diligências foram realizadas pela Polícia Militar, no entanto, ninguém foi preso.

Com concurso suspenso, PRF solicita novo edital com 1.500 vagas




Com concurso suspenso, PRF solicita novo edital com 1.500 vagasA Polícia Rodoviária Federal (PRF) solicitou ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) autorização para a realização de outro concurso público. A seleção será para o preenchimento de 1.500 vagas para o cargo de Policial Rodoviário Federal. O pedido está, atualmente, na Secretaria de Gestão Pública (SEGEP/MP).

Concurso em andamento

Foram realizadas no dia 25 de maio, as provas para o preenchimento de 216 vagas de agente administrativo (nível médio) oferecidas no concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A remuneração inicial de R$3.937,77, incluindo o auxílio alimentação, de R$373. A validade da seleção será de dois anos, podendo dobrar. A banca responsável pela organização do certame é a Funcab.

Suspensão

Por causa de falhas nas aplicações das provas, o concurso da PRF está suspenso. A divulgação do gabarito preliminar estava programada para o dia 27/5 e acabou não se realizando a pedido da Comissão Nacional do Concurso para Agente Administrativo. No total, 415 candidatos não receberam os cadernos de prova, a PRF acompanhou o procedimento e pediu para que o problema fosse relatado pela banca organizadora.

A Funcab reconheceu o atraso no inicio das provas, mas disse que o certame não está ameaçado. Enquanto a investigação acontece todas as outras etapas estão suspensas.


Clique aqui e confira o andamento do pedido.


Folha Dirigida

Papa denuncia novas formas de escravidão




Papa denuncia novas formas de escravidãoO papa Francisco denunciou nesta quinta-feira as novas formas de escravidão da qual os ciganos são vítimas e exigiu a elaboração de novas políticas comuns das instituições civis e religiosas ao redor do mundo.

O santo padre fez estas declarações durante a abertura de um encontro no Vaticano sobre a "Igreja e os ciganos", intitulado "Anunciar o Evangelho nas periferias".

"As pessoas menos protegidas são as que caem na armadilha da exploração, da mendicância forçada e de várias formas de abuso. Os ciganos são, entre elas, os mais vulneráveis", reiterou o papa argentino, que denuncia constantemente a exploração e o tráfico de seres humanos.

"É necessário, agora mais do que nunca, a elaboração de novas políticas no âmbito civil, social e cultural, assim como na estratégia pastoral da igreja para enfrentar os desafios provenientes das novas formas de perseguição, opressão e inclusive de escravidão" em relação aos ciganos ao redor do mundo, disse.

Os ciganos, em grande parte cristãos, são alvo de uma atenção especial das instituições católicas, que contam com um conselho pontifício sobre "a pastoral dos emigrantes e itinerantes".


Terra

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Cerro confirma ao Corinthians que aceitou proposta de US$ 3 milhões por Romero




                                                Angel Romero paraguai cerro porteño

O Corinthians vai acertar - possivelmente ainda nesta quarta-feira - a contratação do atacante paraguaio Ángel Romero, de 21 anos. O Cerro Porteño, do Paraguai, enviou ontem um documento ao Timão, no qual informa que aceita a proposta de exatamente US$ 3 milhões (cerca de R$ 6, 3 milhões) pelo jogador. Romero já acertou seus salários com o clube paulista e só o que impede a assinatura de contrato é a realização de um exame médico - obstáculo que será superado logo mais.
O atleta desembarca nesta tarde no Brasil. No Paraguai, Romero falou ao site oficial do Cerro sobre o que espera da nova oportunidade:

- Será um passo importante na minha carreira, é um clube muito grande e todo jogador pensa em jogar no futebol brasileiro.


A tendência é que Romero esteja na reapresentação da equipe em Extrema (MG), no dia 16, quando o Timão fará uma intertemporada de uma semana. Além dele, o clube vai contar com os reforços do volante Elias e do meia uruguaio Lodeiro.

Detran convoca 970 para início do processo de CNH Social




Detran convoca 970 para início do processo de CNH SocialNovecentos e setenta candidatos selecionados pelo Programa de Habilitação Social, que tiveram as inscrições confirmadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano, têm o prazo de 20 dias para comparecer ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para dar início ao processo de aquisição da carteira nacional de habilitação.


A lista com os nomes dos candidatos que apresentaram todos os documentos comprovando as informações prestadas durante a inscrição “online” está disponível no site do programa, no endereço eletrônico www.habilitacaosocial.pb.gov.br


Em João Pessoa, os candidatos selecionados devem comparecer à sede do Detran, no bairro de Mangabeira, ou aos postos de atendimento do órgão instalados no Shopping Carro Legal ou Shopping do Automóvel, na BR-230, estrada de Cabedelo. Nas demais macrorregiões, devem comparecer às sedes das Ciretrans ou Postos de Trânsito.


Nas unidades do Detran, os candidatos serão inscritos no Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach) e passarão por exames médicos e psicotécnicos. Posteriormente, serão encaminhados aos Centros de Formação de Condutores credenciados para que passem por todas as etapas percorridas por um candidato comum, com aulas teóricas e práticas e exames de legislação e prática de direção.


A segunda edição do Programa de Habilitação Social ofereceu 3 mil vagas em todo o Estado, para o biênio 2014-2015.


Ao todo, 41.328 candidatos se inscreveram no programa do Governo do Estado, que garante acesso à carteira nacional de habilitação de graça. 1.014 candidatos selecionados não compareceram para confirmar a inscrição e foram eliminados, automaticamente. 1.016 candidatos foram desclassificados porque não comprovaram as informações prestadas durante a inscrição “online”.


As inscrições foram encerradas no dia 6 de fevereiro. Só na cidade de João Pessoa, foram inscritos 13.164 candidatos, para 1.200 vagas. Em Campina Grande, foram 7.353 inscritos, para 500 vagas.


O Programa – O Habilitação Social foi criado em maio de 2012 e a segunda etapa foi lançada no dia 6 de janeiro deste ano, na cidade de Bananeiras. É um programa de formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos automotores, cuja finalidade é possibilitar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção de Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) e da primeira Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A ou B, na hipótese de adição de categoria A ou B, bem como à mudança de categorias para C, D ou E.


O Programa de Habilitação Social reserva 50% das vagas para inscritos no cadastro único do Programa Bolsa Família. As demais vagas são distribuídas da seguinte forma: 15% para pessoas com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que comprovem nunca haver tido experiência formal junto ao mercado de trabalho ou que estejam desempregadas há mais de um ano; 20% para alunos matriculados na rede pública de ensino nos programa Pró-Jovem e Brasil Alfabetizado; 10% para pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário, bem como aqueles que tenham cumprido medida sócio-educativa de internação, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, de acordo com requisitos estabelecidos pela portaria da superintendência do Detran e 5% para beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), inclusive o pequenos agricultores, assim como de outros programas sociais.


Por meio do programa, o candidato é dispensado do pagamento das taxas relativas aos exames de aptidão física e mental, das taxas na adição de categoria; das taxas na mudança de categoria, do pagamento da Licença para Aprendizado de Direção Veicular (LADV), das taxas no pagamento para permissão para dirigir A ou B e do pagamento de taxas para realização dos cursos teórico-técnicos e de prática de direção veicular.


De acordo com o regulamento do programa, 80% das vagas serão para candidatos à obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação e 20% para os candidatos à mudança categoria. As vagas destinadas aos candidatos que se inscreverem para a primeira habilitação serão subdivididas em 70% para a categoria A (motos) e 30% para a categoria B (carros). Pelo programa, os candidatos que tiram a carteira nacional de habilitação na categoria “A” (motociclistas) recebem um capacete, como forma de incentivo ao uso do equipamento de segurança.


Vagas por segmentos:

· Bolsa Família – 1.500 vagas (50%)

· Renda familiar até um salário mínimo e meio – 450 vagas (15%)

· Alunos da rede pública cadastrados no Pro-Jovem e no Brasil Alfabetizado – 600 vagas (20%)

· Egressos do Sistema Penitenciário – 300 vagas (10%)

· Beneficiário do PAA – 150 vagas (5%)




Secom/PB

Médico planejou morte de cirurgião de CG e filho ajudou na execução




Médico planejou morte de cirurgião de CG e filho ajudou na execuçãoA Polícia Civil informou, na noite desta terça (3), que o médico Cláudio Amaro Gomes planejou a morte do cirurgião paraibano Artur Eugênio de Azevedo Pereira, 36 anos. O filho de Cláudio, o estudante de direito Cláudio Amaro Gomes Júnior, teria ajudado a tramar o crime e também participado do sequestro e execução da vítima. As informações foram repassadas pelo delegado Guilherme Caraciolo, responsável pelo inquérito. Eles devem responder por sequestro, homicídio duplamente qualificado, roubo e associação criminosa.


Artur Eugênio foi arrastado por dois homens na entrada do prédio onde morava, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, na noite do dia 12 de maio. O corpo dele foi encontrado com marcas de tiros na manhã seguinte, às margens da BR-101, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana.


Cláudio Gomes foi preso em casa, no bairro de Boa Viagem, e o filho dele, em um restaurante na Encruzilhada, Zona Norte da capital. Ainda segundo o delegado, os dois permaneceram em silêncio durante o depoimento, na Delegacia de Prazeres, em Jaboatão. A dupla teve a prisão provisória de 30 dias decretada pela 


Guilherme Caraciolo ressaltou que um revólver calibre 38 sem registro, apreendido com Cláudio Júnior, passará por perícia no Instituto de Criminalística (IC), para saber se a arma foi utilizada na execução do cirurgião. O universitário não apresentava porte de arma. Aos policiais, ele explicou que estava andando armado porque estaria sofrendo ameaças. Segundo a Polícia Civil, o estudante de direito já respondeu a um processo por porte ilegal de arma, em 1997, na Justiça do Rio de Janeiro.


A investigação aponta que desavenças profissionais entre Artur Eugênio e o médico teriam motivado o crime. Cláudio Amaro Gomes é gerente de assistência à saúde do Hospital das Clínicas (HC), ligado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), de onde também é professor de cirurgia torácica. Ele e o filho foram detidos por policiais da Divisão Sul do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

Altamiro Fontes, advogado de pai e filho, negou a participação de seus clientes no crime. "Vamos procurar o Poder Judiciário para mostrar que essas duas pessoas que estão aqui estão sendo detidas indevidamente, são inocentes. A prisão temporária é justamente para a polícia fazer as provas, e essas provas nem sequer foram apresentadas aos advogados que estão aqui presentes. Vamos colaborar com a polícia e com a justiça para que a gente possa encontrar os verdadeiros assassinos desse crime bárbaro e soltar esses inocentes que estão aqui", comentou. Os suspeitos devem ser encaminhados ao Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, Grande Recife.


Entenda o caso

Artur Eugênio foi visto pela última vez na noite do dia 12 de maio, ao deixar o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), em Santo Amaro, área central do Recife, onde trabalhava.

De acordo com a assessoria de imprensa do HCP, imagens das câmeras de segurança do prédio registraram a saída dele do local por volta das 19h30. Depois desse horário, Artur ligou para a mulher e disse que ia visitar um paciente no Hospital Português. Após a ligação, ele não fez mais contato com amigos ou familiares. O cadáver foi encontrado com quatro marcas de bala: três nas costas e uma na cabeça.

Conforme a polícia, o carro da vítima foi queimado e abandonado no bairro da Guabiraba, Zona Norte do Recife, nas proximidades do Centro de Treinamento do Náutico.

Artur era paraibano e atuava no Hospital de Câncer de Pernambuco, Hospital das Clínicas, Imip e Português. Ele tinha família em Campina Grande e era formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O médico era benquisto e descrito como uma pessoa calma -- o corpo dele foi enterrado no dia 15 de maio, em Campina Grande.

Em 2010, Lula cumprimentou Cláudio Amaro Gomes. O médico, preso nesta terça, ficou responsável pela internação do ex-presidente, que teve mal-estar durante visita ao estado

Suspeito tem currículo extenso

O médico detido nesta terça integra o corpo de direção do Hospital das Clínicas (HC). Em 2010, ele atendeu o então presidente Lula, que teve um mal-estar durante visita ao estado, e acabou sendo levado ao Hospital Português, na área central do Recife. Cláudio Amaro Gomes ficou responsável pela internação e receitou medicamentos anti-hipertensivos. Ao deixar a unidade de saúde, o ex-presidente cumprimentou o médico.


O currículo de Cláudio Amaro Gomes, disponibilizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mostra que ele é professor-adjunto da disciplina de cirurgia torácica do Departamento de Cirurgia do Centro de Ciências da Saúde da UFPE e chefe do Serviço de Cirurgia Torácica do HC. Graduado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, em 1984, ele possui mestrado e doutorado em cirurgia pela UFPE. Ainda integra importantes colegiados e associações de classe.


G1PE

Jovem é presa suspeita de espancar a mãe em João Pessoa




Jovem é presa suspeita de espancar a mãe em João PessoaUma mãe foi espancada na noite de ontem em João Pessoa. Uma jovem de 20 anos ainda alterada, foi presa acusada de espancar a mãe de 48 anos no bairro de Mandacaru.


 Não há informações da motivação do crime, mas a acusada foi encaminhada para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp), em Manaíra, onde foi autuada. E deve ser levada para a Penitenciária Feminina Júlia Maranhão, em João Pessoa.

Incêndio misterioso em escola de Campina Grande deixa prejuízos




Incêndio misterioso em escola de Campina Grande deixa prejuízosUm incêndio, registrado na tarde de ontem, terça-feira (03), atingiu a Escola Municipal Anésio Leão, localizada no bairro Monte Castelo, em Campina Grande e provocou um rastro de destruição.

Computadores, equipamentos de som, mesa e cadeiras foram danificadas. Ainda não se sabe o que teria provocado o fogo. A polícia trabalha com a hipótese de curto circuito. Niinguém ficou ferido. O caso será investigado.

Ingressos para jogos do Brasil esgotados




Ingressos para jogos do Brasil esgotadosOs ingressos para os jogos da seleção brasileira na primeira fase da Copa do Mundo já estão esgotados. A nova fase de vendas realizada pela Fifa começou à meia-noite desta quarta-feira e também já acabou com as entradas para as partidas que serão disputadas no Itaquerão, em São Paulo. Os jogos do Maracanã também acabaram nas sete primeiras horas de vendas, quando só havia poucos ingressos para pessoas portadoras de deficiências.

Também já foram esgotados os ingressos para as categorias regulares, que estavam acessíveis a todas as pessoas, para os duelos da fase de mata-mata da Copa do Mundo.

A fila virtual para compra dos bilhetes já havia acabado em cerca de uma hora com os ingressos para a abertura e final da Copa do Mundo de 2014. Por volta de 7h (horário de Brasília), ainda havia poucos ingressos para os jogos das oitavas de final que poderão ser do Brasil, em Belo Horizonte e Fortaleza.

Um dos duelos mais aguardados da fase de grupos, entre Espanha e Holanda, em Salvador, na Fonte Nova, também não tem mais ingressos à venda. Também na capital baiana, não há mais entradas disponíveis para o jogo entre Alemanha e Portugal.

Problemas

Minutos após a abertura das vendas, já havia gente reclamando da espera. "Estou aqui junto a milhões de pessoas, tentando comprar mais ingressos para a Copa. E isso vai demorar pelo visto", tuitou o internauta Server_ino.

"Ingressos para a Copa? Até parece. Mais de 21 minutos na fila 'virtual'. Não vai restar nada", reclamou o internauta Alexandre Moreira, também por meio do Twitter.

A própria reportagem do UOL Esporte também tentou acessar o site para compra dos ingressos e acabou parando na fila virtual. A espera durou mais de uma hora minutos.

Carga de ingresso

De acordo com a Fifa, foram colocados à venda bilhetes para todos os 64 jogos do Mundial no lote extra de ingressos, inclusive para a abertura (dia 12 de junho, no Itaquerão, em São Paulo) e a final (dia 13 de julho, no Maracanã, Rio de Janeiro).

A venda dos ingressos está sendo feita exclusivamente pela internet. Torcedores interessados devem acessar o quanto antes o site da Fifa para a comercialização de bilhetes: www.fifa.com/ingresso.

A venda obedece a ordem de chegada, ou seja, quem pedir o bilhete primeiro leva. Portanto, ao entrar na plataforma virtual de venda de tíquetes, o torcedor deve observar logo quais ingressos deseja adquirir, marcá-los e efetuar o pagamento.

Ainda hoje, às 9h da manhã (horário de Brasília), a Fifa colocará os ingressos remanescentes deste lote extra à venda em 12 postos de distribuição de bilhetes instalados em cidades-sede da Copa do Mundo. Lá, a venda também será feita por ordem de chegada. A novidade é que, pela primeira vez, será possível comprar um ingresso da Copa do Mundo de 2014 será presencialmente.

Só 12 postos de retirada de ingressos farão a venda de bilhetes (cheque os endereços abaixo). Centrais instaladas em aeroportos, por exemplo, não estarão aptas à comercialização.

Vale lembrar que a comercialização de ingressos em centros de distribuição é feita paralelamente à venda via internet. Torcedores nas cidades-sede poderão disputar os mesmos bilhetes postos à venda na plataforma virtual da Fifa.

Veja os postos de distribuição de ingressos preparados para venda:

• Belo Horizonte – Boulevard Shopping : Av. dos Andradas,3.000, Santa Efigênia

• Brasília – Centro de Convenções Ulysses Guimarães: SDC Eixo Monumental – Lote 05

• Cuiabá – Shopping Pantanal – Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3300 – Jardim Aclimação

• Curitiba – Patio Batel Shopping: Av. do Batel, 1.868 – Batel

• Fortaleza – Centro de Eventos do Ceará: Av. Washington Soares nº 999, Portão E – Edson Queiroz

• Manaus – Centro Cultural dos Povos da Amazônia: Praça Francisco Pereira da Silva, s/n°

• Natal – Shopping Cidade Jardim: Av. Eng. Roberto Freire, 2920 – Capim Macio

• Porto Alegre – Barra Shopping Sul: Av. Diário de Notícias, 300 – Cristal

• Recife – Shopping Recife: R. Padre Carapuceiro, 777, Edifício Garagem B1, Boa Viagem

• Rio de Janeiro – Casarão General Severiano: Av. Venceslau Brás, 72 – Botafogo

• Salvador – Iguatemi Shopping: Av. Tancredo Neves, 148, Estacionamento I-1

• São Paulo – Ginásio do Ibirapuera (Quadra Lateral=: R. Manoel da Nóbrega, 1361, Paraíso


UOL

Dupla mata ex-policial em Mangabeira




Dupla mata ex-policial em MangabeiraO ex-policial militar da Paraíba, Ednaldo Soares, mais conhecido como escadinha, foi executado com vários tiros, na manhã desta quarta-feira (04), no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

O crime, de acordo com informações colhidas no local, teria sido praticado por volta das 6h30, por uma dupla, ainda desconhecida, que estava em uma motocicleta de cor vermelha. Os criminosos se aproximaram da vítima, desferiram os disparos e fugiram tomando destino ignorado.

O ex-policial militar estava em seu veículo, um Fiesta branco e ainda correu tentando fugir dos assassinos.

A polícia encontrou no local do crime oito cápsulas de pistola calibre 380.  

terça-feira, 3 de junho de 2014

Polícia prende dupla terror dos assaltos na Zona Sul de JP




Polícia prende dupla terror dos assaltos na Zona Sul de JPA polícia prendeu em flagrante, na madrugada desta terça-feira (03), uma dupla de criminosos acusada de praticar assaltos e provocar terror na zona sul de João Pessoa.  A prisão foi executada por policiais da Força Tática, do 5º Batalhão, que realizavam rondas, quando perceberam a atitude suspeita da dupla.

Jhonatha Gabriel da Silva, de 21 anos, e Carlos Antônio Rique dos Santos, 19, foram interceptados quando passavam em uma moto no bairro de Mangabeira II, conforme informações do tenente Alexandre Albuquerque, responsável pela prisão.

“Eles andavam em um veículo de 250 cilindradas, que proporcionava uma facilidade na fuga após os assaltos e conseguimos prendê-los com celulares, carteiras e bolsa femininas de roubos praticados durante a noite dessa segunda e madrugada desta terça”, contou.


A dupla foi levada para a 9ª Delegacia Distrital, em Mangabeira, e autuado por roubo. No local, compareceram mais de dez vítimas deles, entre elas, duas estudantes, de 19 e 16 anos, e um taxista de 31, que contaram que os dois simularam estar armados no momento do roubo.

Os acusados agiam sem armas, apenas simulavam que estavam armados e agrediam as vitimas tanto fisicamente, quanto psicologicamente.

Reforço – A Polícia Militar vem realizando de forma rotineira blitzen na Zona Sul da Capital, assim como aumentou o número de rondas e abordagens, principalmente nos bairros de Mangabeira, Bancários e Jardim Cidade Universitária.