Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Brasileirão chega à pausa para Copa




Brasileirão chega à pausa para CopaNove rodadas do Campeonato Brasileiro já foram. A competição chega à pausa para a Copa do Mundo com pouco menos de 25% dos jogos disputados. Apesar de ainda estar no começo, a briga nos dois extremos da tabela de classificação já começa a se desenhar.

O iG Esporte fez um balanço de como o campeonato chega nesta paralisação para a Copa. Veja abaixo:

O líder

Com seis vitórias, um empate e duas derrotas, o Cruzeiro soma 19 pontos e já tem três de vantagem para os perseguidores mais próximos -- Fluminense, Corinthians, São Paulo e Internacional. Assim como aconteceu no último ano, o ponto forte da equipe mineira é o ataque. Nas nove partidas realizadas até o momento, balançou as redes 18 vezes. A média de 2,0 gols por jogo é bastante semelhante à de 2013 (2,02), quando conquistou o título brasileiro com folga.


O lanterna

O Figueirense não fez muita coisa até agora além de estragar a festa do Corinthians no primeiro jogo do estádio em Itaquera. Além daquela vitória por 1 a 0 em São Paulo, empatou com o Flamengo -- em jogo realizado no Morumbi -- e perdeu os outros sete confrontos que disputou. O clube catarinense soma apenas quatro pontos, a metade da Chapecoense, que é o primeiro clube fora da zona de rebaixamento. Com três gols marcados e 14 sofridos, tem o pior ataque e a pior defesa da competição.

Ameaças ao Cruzeiro

O líder do campeonato já enfrentou três dos seus quatro concorrentes mais próximos. Em casa, empatou com o São Paulo. Como visitante, ganhou do Internacional e perdeu do Corinthians. O confronto diante do Fluminense acontecerá somente na 19ª rodada -- a última do primeiro turno. Deste quarteto de perseguidores ao Cruzeiro, quem aparece em primeiro é justamente o clube carioca, que já venceu cinco vezes na competição, uma a mais que os outros três.

Na última rodada antes da pausa para a Copa do Mundo, apenas o São Paulo venceu. O time do Morumbi contou com um gol de falta no fim para bater o Atlético-MG em casa por 2 a 1. O Corinthians também atuou como mandante e viu um lance nos minutos derradeiros mudar o resultado de jogo. Para o azar de Mano Menezes e companhia, o gol foi do Botafogo, que arrancou empate de 1 a 1 e adiou a primeira vitória do clube paulista em seu novo estádio. Já Fluminense e Internacional duelaram entre si. Os gaúchos saíram na frente com Jean, mas os cariocas buscaram a igualdade.

Os intermediários

O Santos só venceu pela primeira vez na quarta rodada, depois de inciar o campeonato com três empates seguidos. Nos últimos três compromissos que fez, somou sete pontos em nove possíveis. Marcou quatro gols e não tomou nenhum. Com a reação, já tem 14 pontos e vê os líderes mais de perto.

O Grêmio aparece acima dos santistas com um ponto a mais, mas teve desempenho recente contrário. O clube gaúcho vem de derrota para o São Paulo e empate diante de Sport e Palmeiras. Os sete pontos desperdiçados nos três últimos jogos fazem falta ao time e o afastaram do topo.

Outro time que tem 15 pontos e poderia estar enfiado na caça ao Cruzeiro é o Goiás, que tem muito a lamentar os dois últimos resultados que teve antes da pausa para a Copa do Mundo. No sábado, perdeu fora de casa para o Coritiba, que ainda não havia ganhado no campeonato. Na rodada anterior, mesmo atuando como mandante, não passou de um empate sem gols com o Vitória, que está na zona do rebaixamento.

O gol no fim e a derrota para o São Paulo nesta nona rodada fizeram o Atlético-MG ficar estacionado nos 14 pontos. Mas o retrospecto do time nas partidas anteriores foi animador o suficiente para fazer o torcedor imaginar a briga pelas primeiras posições no decorrer da competição. Antes do revés no Morumbi, os mineiros tinham cinco jogos de invencibilidade, tendo vencido quatro deles. Uma destas vitórias aconteceu justamente sobre o Cruzeiro, seu maior rival e líder da competição.

Flamengo em crise

Apesar do título carioca, a temporada tem turbulenta para o time da Gávea. Não bastasse a eliminação ainda na fase de grupos da Libertadores, o torcedor vai acompanhar a Copa do Mundo incomodado com a zona de rebaixamento do Brasileirão.

Com apenas uma vitória e quatro empates, o Flamengo aparece em penúltimo lugar na tabela de classificação com apenas sete pontos. Desde os 4 a 2 que aplicou sobre o Palmeiras, na terceira rodada, fez apenas dois gols nos últimos seis compromissos. A defesa foi vazada 13 vezes -- marca que só não é pior que a do Figueirense (14).

Quem subiu da Série B

Dos quatro times que subiram na última temporada, quem tem a melhor campanha é o Palmeiras -- o que não chega a ser nenhuma surpresa. O clube do Palestra Itália tem as mesmas quatro vitórias do grupo de persegudores mais próximos ao líder Cruzeiro, mas também perdeu quatro vezes. Por isso, aparece no décimo lugar, com 13 pontos.

Não muito longe dali, aparece o Sport. O clube pernambucano já somou 11 pontos e está em 12º, mas tem um jogo a menos. Caso vença o Bahia, no confronto adiado da quinta rodada, chegará a 14 e se colocará no pelotão de frente.

Já os outros dois clubes que estavam na Série B aparecem na parte de baixo da tabela, ameaçados de voltarem para lá no próximo ano. O Figueirense é o lanterna, ao passo que a Chapecoense saiu do grupo dos quatro últimos graças à vitória sobre o Bahia na nona rodada.



IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário