Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 29 de junho de 2013

Prefeitura Municipal de Pitimbu paga salários dos servidores dentro do mês trabalhado




                               

A Prefeitura Municipal de Pitimbu, por meio da Secretaria Municipal da Administração (Sead), efetuou o pagamento dos salários dos servidores, referente ao mês de junho, nesta sexta-feira (28). Esse é o novo modelo de gestão implantado na cidade de Pitimbu desde a posse do prefeito Leonardo Barbalho (PSD). Na administração do antecessor, os servidores, costumeiramente, recebiam seus vencimentos em parcelas.
Com a marca do diálogo desta administração, A Prefeitura de Pitimbu está mantendo a tradição de pagar os salários dos seus servidores dentro do mês trabalhado e em observância, sempre, aos demais direitos dos trabalhadores como, por exemplo, o pagamento referente a remuneração de férias.
Diante das dificuldades financeiras porque passam todos os municípios brasileiros, não tem sido pequeno o esforço que a atual gestão vem fazendo para conseguir pagar em dia e dentro do próprio mês trabalhado.
Todo esse esforço, é na verdade, a valorização do servidor que, aliás, tem sido um dos pontos altos da atual gestão. O dinheiro pago em dia e dentro do mês trabalhado vai dar uma boa aquecida na economia local.
Outra boa notícia, é que a administração de Pitimbu pagou na semana passada a última parcela dos salários refrentes ao mês de dezembro de 2012, resquícios da gestão anterior. 
Hoje, além do pagamento dos servidores, a Prefeitura fez a entrega de fardamentos para o efetivo da Guarda Municipal dentro da política de valorização dos servidores.

Assessoria

1ª Noite de São Pedro em Pitimbu Supera as expectativas de Publico




                            

1ª noite da Festa de São Pedro foi bastante animada na Cidade de Pitimbu Litoral Sul do Estado, centenas de pessoas veio prestigiar o evento realizado pela prefeitura Municipal, e lotaram as dependências onde estava armado o palco principal, a primeira atração da noite foi a Banda Arreio de prata que trouxe a Pitimbu um repertório super atualizado com sucessos que agitaram o publico, já passava das 02:00hs quando a segunda atração subiu ao palco a Banda paraibana Forró das Arábias incendiou o galera presente na festa de São Pedro que também e padroeiro dos pescadores.
A Cidade de Pitimbu tem uma população totalmente voltada à cultura da pesca, Pitimbu conta com 01 colônia de pescadores e cerca de 03 mil associados, que sobrevivem da pesca da Lagosta e do peixe Saramonete que são exportados para os Estados Unidos e Europa. A festa hoje continua com as Bandas Explosão do Brega e Forró Blackout.


Veja as Fotos abaixo:












Alhandra em foco

Eri Jhonson passa por cirurgia




Eri Jhonson passa por cirurgiaO público que pretendia assistir ao espetáculo Pequeno Dicionário Amoroso, em cartaz no Teatro Abel, em Niterói, terá que esperar até a próxima semana. Isso porque Eri Johnson, que integra o elenco ao lado de Juliana Knust, Rafael Zulu e Camila Rodrigues, teve que fazer uma cirurgia de emergência.

O ator, no ar em Zorra Total, fez uma cirurgia para retirada de hemorróida. Eri ficou internado na Casa de Saúde Santa Lúcia, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, sob cuidados do Dr. César Guerreiro.

"Já sentia o incômodo há algum tempo, estava lidando com isso de uma maneira imprudente até que ficou insuportável e tive que operar", conta o ator.


Eri operou na terça-feira (25) e achava que estaria apto a voltar ao trabalho nesta sexta (28).

"Achei que operando terça, já estaria pronto pra trabalhar hoje. Mas tinha hemorróida pra tudo o que era lado, tanto que nesta cirurgia, o paciente costuma receber alta no mesmo dia, mas eu só fui liberado no dia seguinte. Agora estou em casa, de repouso absoluto até a próxima segunda-feira (1º). Peço desculpas ao meu público e espero revê-los logo", disse.

A peça Pequeno Dicionário Amoroso volta a ser encenada normalmente na próxima sexta-feira (5), às 21h, no Teatro Abel, em Niterói, na Região Oceânica do Rio.

A hemorróida é uma veia dilatada na região anal ou no final do intestino, que inflama causando dor e sangramento, e geralmente volta ao estado normal. Quando isso não acontece é necessário intervenção médica.


O fuxico

Boa alimentação combate ansiedade




Boa alimentação combate ansiedadeEmbora a ansiedade não seja considerada pelos especialistas uma doença e sim uma reação normal do organismo - quando passa a prejudicar o cotidiano das pessoas é necessário procurar a ajuda de um profissional. De acordo com o psicólogo do Hospital Nossa Senhora das Graças de Curitiba José Roberto Palcoski, a ansiedade pode ter alguns níveis e estar relacionada a algum fator ou não.


"Todos nós temos ansiedade, e é normal e bom, pois ela nos move para concretização de nossos objetivos de vida, contudo, se torna um problema quando começa a atrapalhar nossa rotina e nossas relações", destaca. Alguns sinais podem ser percebidos no dia a dia, entre eles: sensação de aflição, agonia, impaciência e inquietação.

Existem diversos tratamentos psicoterápicos para a ansiedade, medicamentosos ou relacionados a alguma psicoterapia. "Para cada nível de ansiedade há uma forma diferente de realizar o tratamento - desde o trabalho frente ao pensamento que cerca a situação ansiogênica, até a combinação de medicações e psicoterapia", explica o psicólogo.


Entre os tratamentos estão psicologia analítica, psicanálise, cognitiva comportamental, com técnicas de relaxamento, hipnose e o apoio social. "Poderíamos dizer que os principais tratamentos seriam o medicamentoso, orientado por médico psiquiatra em conjunto com psicoterapia individual e ou grupo", enfatiza.

Já o acompanhamento psicológico é importante, pois a ansiedade é um pensamento, uma sensação persistente - sendo o psicólogo o profissional capacitado e treinado para lidar com estas situações. "Desde o mapeamento de sua origem até a cura plena da situação", explica Palcoski.


Níveis de serotonina


"Grande parte das pessoas que convivia com a ansiedade patológica, após tratamento, passa a retomar suas atividades de forma satisfatória, já que, uma vez diagnosticado o distúrbio precocemente, maiores as chances de se alcançar melhores resultados", diz Daniela Caetano Gonçalves, nutricionista e professora da Universidade Gama Filho, de São Paulo.

Gonçalves ressalta que, além dos tratamentos convencionais, é importante lembrar que alguns alimentos que apresentam aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam no combate à ansiedade e elevam os níveis de serotonina, são opções que podem trazer bem-estar e relaxamento para aqueles que sofrem desse mal.

"Quem é ansioso deve evitar alguns alimentos ou até mesmo excluí-los, dependendo do nível do problema", afirma a também nutricionista Eliana Louzada, mestre em educação física e docente em cursos de pós-graduação da Universidade Gama Filho. Ela inclui nesta lista aqueles à base de açúcar como bolos e pudins; achocolatados que contenham açúcar e o próprio, além de sorvetes.


Palcoski diz que é importante ressaltar que muitas vezes a alimentação é uma via de escape para quem possui algum grau de ansiedade, sendo então necessário verificar como esta o relacionamento desta com a sua alimentação. "Se a pessoa usa a alimentação para diminuir sua ansiedade, então, é necessário que se estude o que se está comendo, quando e por qual motivo. Pois, se houver erro ou abuso, será um 'tiro no pé'".


Sem evidências

O médico psiquiatra e pesquisador do Programa de Transtornos do Humor do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, Fernando Fernandes, afirma que não há evidências científicas de que podemos controlar a ansiedade por meio da alimentação.

"Fazendo uma busca nos últimos estudos, não encontramos nada relatado. Alguns estudos em animais apontam que a restrição alimentar pode diminuir agudamente a ansiedade. A relação entre ansiedade e alimentação é outra: a ansiedade induz a hábitos alimentares não saudáveis, principalmente pelo aumento da ingestão de carboidratos e alimentos gordurosos", diz.


Fernandes indica uma alimentação variada e equilibrada – rica em frutas, vegetais folhosos, carboidratos complexos (como feijões e cereais integrais) e proteínas de baixo teor de gordura saturada (carnes magras, leite desnatados etc). "Isso tudo é importante para promoção global da saúde, inclusive mental".

O psiquiatra dá algumas dicas: "Comer devagar é importante, pois o sentimento de saciedade leva em torno de vinte minutos para se estabelecer. Mastigar bem os alimentos é outra dica: quem mastiga bem, em geral sente-se saciado ingerindo menos calorias. Vale salientar que o tratamento para os transtornos ansiosos deve ser medicamentoso e psicoterápico. Associado a isso, deve haver mudança no estilo de vida tais como alimentação saudável e prática de atividade física e de lazer devem ser incorporadas ao dia-a-dia do paciente".



UOL

Médica alerta sobre cuidados ao consumir alimentos em festas juninas




Médica alerta sobre cuidados ao consumir alimentos em festas juninasDepois das quadrilhas, a grande atração das festas de junho e julho em todo o país, são as comidas típicas servidas nesta época do ano. Na lista de quitutes estão desde os pratos à base de milho – como a canjica, o curau e a pamonha –, os caldos e bolos de diversos sabores até as cocadas e os doces feitos com amendoim, oferecidos em barraquinhas, nas quermesses. A médica Flávia Bravo, da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), adverte, no entanto, que o consumidor deve estar atento para não sofrer contaminações causadas por alimentos típicos deste período.


Segundo ela, as pessoas devem preferir os alimentos frescos e evitar aqueles que possam ter sido manipuladas ou estar expostos há muito tempo.

“Principalmente se estiver exposto, que as pessoas falem em cima, que possa cair sujeira ou poeira”, destacou. “Isso pode ser um meio de cultura fácil para a proliferação de germes patogênicos”, completou. Os caldos e a canjica branca têm de ser servidos quentes e estar frescos, observou. “Porque, se eles já foram feitos há muito tempo e o panelão está mantido a uma temperatura morna e não quente, isso pode levar à contaminação com o tempo.”

Em relação aos alimentos crus, como frutas e verduras, dos quais não se sabe como foi feita a higienização, a atenção deve ser redobrada. O mesmo ocorre no caso das carnes, principalmente a de porco. “Além de confiar um pouco no que se cheira e enxerga, a gente tem que pensar que salsichão, por exemplo, tem corante. E muitas pessoas desenvolvem alergia por esse corante que pode ter na pele do salsichão”. Também as comidas feitas com amendoim podem provocar alergia, advertiu a médica.


Flávia Bravo disse que alguns alimentos podem ser contaminados por bactérias que produzem toxinas. “O que vai fazer mal para a gente é a toxina daquela bactéria. Existem os vermes e outros parasitas que são transmitidos, na verdade, pelas mãos contaminadas de quem manipula o alimento. E você só vai saber que pegou uma giárdia ou uma lombriga muito tempo depois”.

Ela explicou que os quadros agudos, quando ocorrem, sejam por intoxicação ou por ingestão de algum vírus que esteja contaminando um alimento, é um quadro rápido com diarreia, febre eventual, vômito. Criança pequena e idoso têm que tomar cuidado com a hidratação. Mas, normalmente, os sintomas passam em um ou dois dias, segundo ela.


A médica alertou, porém, que se esse quadro se estender, é necessária a supervisão médica. “Uma diarreia que a gente controla com maior ingestão de líquidos e que não atrapalha muito a sua vida é uma coisa. Mas se é uma diarreia muito repetida durante o dia, com grandes volumes, muito líquido, se tem vômito que impede que a pessoa consiga repor o líquido perdido, aí ela precisa de um médico, de hidratação e outras medidas específicas.”

Sobre o consumo de bebidas alcoólicas, o excesso deve ser evitado, de acordo com ela. Além disso, o mesmo cuidado quanto à higiene dos alimentos deve ser observado no caso de sucos, latas, garrafas e copos usados nas festas.




Agência Brasil

Jogadora Mari Paraiba é convocada para a Seleção Brasileira de volei




Jogadora Mari Paraiba é convocada para a Seleção Brasileira de voleiUma das jogadoras de vôlei mais midiáticas do País nos últimos anos, Mari Paraíba vai estrear neste fim de semana na seleção brasileira de vôlei de praia. A jogadora foi convocada para defender o Brasil na nona e última etapa do Circuito Sul-Americano, que vai acontecer de sexta a domingo em Sobral, no Ceará.

O Brasil levou no máximo duas duplas para as primeiras etapas pela América do Sul, mas como jogará em casa neste fim de semana, tem direito a um maior número de parcerias. Só no feminino são seis, a maioria delas desconhecidas do grande público.


Elize Maia/Fernanda Berti já garantiu o título para o Brasil no Circuito e vai ser acompanhada de Neide/Carol Horta, Thaís/Sandressa, Paola/Roberta Glatt, Andressa/Paula Hoffmann (essas duas últimas são sub-21), além da dupla formada por Mari Paraíba e Natasha.

No masculino o título ainda não está decidido. O Brasil será representado por Thiago/Oscar, Edson Felipe/Daniel Lazzari, Bruno/Hevaldo (todas elas parcerias que já vinham jogando o Circuito), Saymon/Fábio, Marcus/Léo Gomes e Eduardo/Léo Morais, além dos jovens Allison e Guto, que conquistaram o título mundial sub-21 no último fim de semana, na Polônia.

O Brasil lidera o ranking com 1.400 pontos, seguido de Chile (1.360) e Venezuela (1.300). Todos têm chance de título. O primeiro lugar soma 200 pontos, o segundo, 180, o terceiro, 160, mas apenas uma dupla de cada país pontua.




R7

Branco Mendes entrega certificados em Alhandra




Branco Mendes entrega certificados  em Alhandra O deputado estadual Branco Mendes (PEN),  participou na tarde desta quinta-feira (27), ao lado da esposa, Gorete Mendes e dos vereadores alhandrenses da entrega dos certificados de conclusão dos cursos de qualificação profissional em Alhandra. Foram diplomados jovens e adultos que concluíram os cursos de capacitação gratuitamente, aproveitando a oportunidade para se qualificarem pro mercado de trabalho.


O parlamentar saudou os formandos e enalteceu a importância do projeto, parabenizando a direção do colégio e o Governo do Estado, por oferecer ao munícipes de Alhandra, cursos de capacitação que tem por objetivo “inserir a população no mercado de trabalhoqualificadas”. Ao parabenizar os formandos, o deputado disse esperar que estes certificados possam abrir novos caminhos para novos desafios. 
O projeto foi realizado na cidade, através de uma solicitação do Deputado ao Governo do Estado. O evento aconteceu na quadra da escola estadual, Renato Ribeiro Coutinho e teve a presença do Presidente da Câmara Daniel Miguel, dos vereadores Lêdo, Geiza Karla, Beto Januário e Nenê de Dete.
 
 
Portal do Litoral

Ministério Público desenvolve projeto para levantamento das penas de todos os presos do estado da Paraíba



Pela primeira vez, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) estará desenvolvendo um projeto do seu planejamento estratégico na área das Execuções Penais: é o 'Pena Justa e Digna', coordenado pela promotora de Justiça Rosa Cristina de Carvalho.



“É um projeto inédito e vai fazer nos trazer dados importantes sobre o sistema penitenciário do estado, como acerca dos recursos gastos no ambiente penitenciário e se os agentes penitenciários, por exemplo, estão cumprindo suas jornadas de trabalho”, destaca o procurador-geral de Justiça do MPPB, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.
O projeto pretende que todos os apenados cumpram exatamente as penas que lhes foram impostas, com atenção aos direitos que lhe foram assegurados na Lei das Execuções penais. “Para isso, serão analisados se os recursos repassados às cadeias públicas estão realmente sendo aplicados da forma devida”, completa o procurador-geral, informando que, no final do ano, cada apenado do estado da Paraíba receberá um relatório apontando exatamente o seu tempo de cumprimento da pena. “Isso é inovador”, analisa.
O 'Pena Justa e Digna' foi apresentado juntamente com outros projetos nesta sexta-feira (28) no Encontro Regional de João Pessoa, que serviu de apresentação dos projetos que integram o planejamento estratégico do Ministério Público da Paraíba (MPPB). O evento ocorreu no Auditório Procurador de Justiça Edgardo Ferreira, no edifício-sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ).
 
 
 MPPB

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Anitta dá chilique nos bastidores




Anitta dá chilique nos bastidores É impressionante esse mundinho pantanoso dos famosos, não é mesmo? Algumas pessoas mal começam a fazer sucesso e já ficam arrogante... 

É o caso de Anitta, que tem tudo para se dar cada vez melhor, mas está deixando o ego falar mais alto que o talento. Uma pena...

Até outro dia, quando tentava ficar famosa, a funkeira era humilde e educada com todo mundo. Agora que está alcançando seu objetivo, está mudando de postura.


A nova mania de Anitta é escolher o veículo de comunicação que vai falar com ela, fotografá-la e até gravar imagens da moça. Antes não fazia esse tipo de exigência, tratava a todos de forma igual.

Dia desses, a cantora teve um chilique nos bastidores de uma emissora de TV com um fotógrafo e um cinegrafista, pois eles não eram de onde ela queria... Desnecessário, né? Eles estavam apenas trabalhando.



R7

Paraibano vai estrear no Mundial ao lado de Ricardo




Paraibano vai  estrear no Mundial ao lado de RicardoO jogador de vôlei de praia Álvaro Filho  não se sente cobrado por estrear no Circuito Mundial adulto da modalidade ao lado do campeão olímpico Ricardo. A partir da próxima semana, a dupla do paraibano e do baiano vão disputar a etapa polonesa da competição, que será realizada na cidade de Stare Jablonki.

Álvaro Filho afirmou que tem conseguido lidar com a pressão de jogar ao lado de um atleta com o currículo de Ricardo.  De acordo com o paraibano, ele vai encarar este mundial da mesma forma que disputou outras competições que já participou. 

- É ótimo poder estrear em um Mundial adulto ao lado do Ricardo, um dos maiores jogadores de vôlei de praia da história. Mas não me cobro mais por isso. Acho que tenho conseguido passar por cima das cobranças. Tento encarar cada jogo da mesma forma, independentemente da competição. Temos que dar o nosso máximo de qualquer maneira. A diferença do Campeonato Mundial é que há muito mais duplas na disputa, além do peso da competição ser maior – contou Álvaro Filho.


Álvaro Filho e Ricardo iniciaram a dupla em março deste ano e desde então já disputaram vários torneios. Entre eles, algumas etapas do Campeonato Brasileiro Vôlei e dos grands slams da China e de Roma.

Além de Álvaro Filho e Ricardo, Victor Felipe é outro representante da Paraíba na competição. O jogador, que faz dupla com Evandro atualmente, tem uma história em mundiais de base. O paraibano foi vice-campeão da categoria Sub-21 por dois anos seguidos, em 2009 e 2010, junto com Álvaro Filho.

O Brasil vai contar com oito duplas ao todo nesta etapa polonesa, que acontece entre 1º e 7 de julho, na cidade de Stare Jablonki.



G1PB

Três paraibanas são convocadas para o Sul-Americano




Três paraibanas são convocadas para o  Sul-Americano A Confederação Brasileira de Atletismo (CBat) divulgou nesta sexta-feira a lista com os atletas (41 homens  e 38 mulheres) que vão representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Atletismo. A competição está marcada para acontecer entre 5 a 7 de julho, no Parque Elías Gutiérrez, na cidade de Cartagena, na Colômbia.


Dos 79 atletas, três são paraibanos. Andressa Oliveira de Moraes, no lançamento de disco, Jailma Sales de Lima, no revezamento 4x400 m, e Jucilene Sales de Lima, no lançamento de dardo.

Segundo a CBat, a delegação brasileira foi formada a partir dos resultados alcançados no Troféu Brasil/Caixa de Atletismo, realizado no início do mês, no Estádio Ícaro de Castro Melo, em São Paulo.



G1PB

Nua, apresentadora do Multishow faz ensaio em praia




Nua, apresentadora do Multishow faz ensaio em praiaGil Jung, apresentadora do programa Diário Quase Secreto, do Multishow, posou em uma praia da região Sul do Brasil. Nas imagens, ela aparece com um biquíni pequeno e, posteriormente, completamente nua, apenas segurando uma prancha.





Terra

Bonner pode deixar JN para apresentar programa solo




Bonner pode deixar JN para apresentar  programa soloAo que parece, William Bonner ficou com inveja do sucesso da esposa no comando de 'Encontro com Fátima Bernardes', que acaba de completar um ano com saldo positivo.

Boatos dão conta de que o âncora e editor-chefe do 'Jornal Nacional', desde 1996, está insatisfeito com os rumos de sua carreira e teme ficar estagnado.

Para tentar alavancar as possibilidades de seu futuro e mudar de ares do 'JN', Bonner estaria disposto a deixar seu cargo atual para se lançar como apresentador de um programa solo, segundo o blog do jornalista Daniel Castro.

O medo do marido de Fátima Bernardes seria acabar como Sérgio Chapelin e Cid Moreira na Globo: apenas um leitor de notícias.



Msn

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Combustível de cana será possível em 2014




Combustível de cana será possível em 2014Principal aposta para aumentar a oferta de etanol no país, o etanol celulósico – combustível produzido a partir do bagaço, folhas, cascas e outros resíduos da produção de cana-de-açúcar, é a estrela do Ethanol Summit, que começa hoje em São Paulo. A expectativa do setor é que o etanol de segunda geração aumente a produção nacional desse combustível em mais de 50%, sem necessidade de expansão da área de plantação.

"O etanol de segunda geração não é mais uma promessa. Não estamos falando mais de testes ou usinas pilotos e sim de empresas que inauguraram usinas de porte comercial", afirma o diretor de comunicação e marketing da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Adhemar Altieri.


Altieri lembra que, com uma situação única, pela quantidade de biomassa disponível, o Brasil sempre foi visto como um país de bastante potencial para a produção de etanol. "Com isso, todas as empresas mundiais que tem projetos em desenvolvimento tem procurado e firmado parcerias com companhias brasileiras", afirma. "Temos hoje importantes projetos como o da Granbio, Raízen, Odebrecht, Petrobras e CTC. O setor está em plena atividade no país", comemora o diretor da Unica.

O projeto da Raízen vai passar por aprovação do conselho de administração em julho. A Odebrecht Agroindustrial firmou recentemente acordo com a dinamarquesa Inbicon para desenvolvimento de seus projetos de etanol celulósico. A Petrobras tem meta de iniciar a produção comercial em 2015. A planta do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) deverá estar pronta para operação em meados de 2014.


Alfred Swarcz, o consultor de Emissões e Tecnologia da Unica, lembra que o etanol de segunda geração é uma opção complementar à produção tradicional de etanol. "No início, os números serão modestos, com tendência a crescer. Mas nos próximos anos, com a disseminação da tecnologia, o etanol de segunda geração vai fazer a diferença e o mercado vai olhar com mais interesse", argumenta. "Estamos em um bom caminho".

Segundo Swarcz, os estados que são os principais produtores de etanol tradicional, de primeira geração, também poderão se tornar os principais para etanol celulósico: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Alagoas e Pernambuco estão no páreo.

Para a brasileira Granbio, o etanol de segunda geração já é uma realidade. A empresa será a terceira planta de etanol celulósico a entrar em operação no mundo e a primeira no hemisfério sul. As primeiras começaram a produzir no ano passado, na Itália e nos Estados Unidos. "E já começamos como a segunda maior, atrás apenas dos EUA", comemora Alan Hiltner, vice-presidente executivo e de novos negócios da Granbio. A planta em São Miguel dos Campos, Alagoas, entra em operação no primeiro trimestre de 2014. "Estamos rigorosamente dentro do cronograma", afirma Hiltner.


Com investimento de R$ 350 milhões, ela terá capacidade de produzir 82 milhões de litros de etanol por ano. A meta da Granbio é produzir 1 bilhão de litros/ano de etanol de segunda geração até 2020. Segundo o executivo, a empresa deve anunciar ainda neste ano a instalação de uma segunda unidade de produção de etanol de segunda geração. "Já estamos estudando um local ".

A Granbio apoia seu plano de negócios nas previsões de consumo de etanol da Unica, que prevê que os atuais 22 bilhões de litros consumidos no mercado interno saltarão para algo entre 47 bilhões e 68 bilhões de litros em 2020.


"Além da frota flex, temos ainda a mistura com a gasolina, que cria uma demanda maior do que a produção tradicional pode atender”, explica Hiltner. Fora isso, os produtores estão mirando o mercado norte-americano. O custo de etanol de segunda geração deve ser 20% mais baixo que o de primeira geração.

A Granbio é uma das grandes apostas do BNDES para tornar viável economicamente o etanol de segunda geração. Tanto que o banco aportou R$ 600 milhões no projeto e analisa atualmente seis outros projetos do combustível.



IG

Salão de Artesanato bate recorde de vendas e recebe 70 mil visitantes




Salão de Artesanato bate recorde de vendas e recebe 70 mil visitantesA 18ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba, realizado em Campina Grande, superou a meta de vendas e de público no último final de semana. O espaço, que além de abrigar peças de várias tipologias e trabalhos de 500 artesãos, disponibilizou para os visitantes muito forró, apresentações culturais e comidas típicas. Promovido pela Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, por meio do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), o salão já se consolidou como um dos principais eventos do Maior São João do Mundo.


Instalada desde o dia 7 de junho, a feira já registrou um volume de negócios superior a R$ 900 mil com a venda de mais de 73 mil peças das mais variadas tipologias. Este ano, o Salão faz uma homenagem ao antigo curtume Antônio Villarim, localizado em Bodocongó, que teve seu auge na década de 1970, tornando-se referência no processamento e exportação, chegando a produzir até 800 couros bovinos, diariamente, e mais 10 mil peles de cabra e carneiro.


A coordenadora do PAP, a primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, agradeceu aos visitantes por incentivar e valorizar a cultura paraibana. “Superamos a meta de venda estabelecida a uma semana do fim da feira. Aumentamos a área do salão, com isso podemos abrigar um número maior de artesãos.A capacitação oferecida pelo governo ajudou no processo criativo dos artistas. Ontem um artesão nos agradeceu pelo apoio. Nossa equipe também é muito competente e dedicada. Todos esses fatores contribuíram para o sucesso do Salão deste ano”, afirmou a coordenadora.


Pâmela Bório informou ainda que logo após o Salão a equipe já começa os preparativos para três feiras de artesanato. “No início de julho, teremos a Feneart (Feira Nacional de Negócios do Artesanato), no Recife; uma outra feira em Brasília e a Brasil Mostra Brasil, aqui na Capital”, informou.


De acordo com a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane Barbosa, o salão continua até o próximo domingo (30). “Nossa programação continua até o fim de semana. Os turistas e visitantes vão podera proveitar para comprar as peças, saborear a gastronomia típica da região, assistir apresentações culturais e dançar o mais autêntico forró”, informou a gestora.


O artesanato se destaca entre as tipologias mais vendidas deste ano, foram quase 30 mil peças vendidas, gerando um volume de negócios de mais de R$ 500 mil. Em segundo lugar estão as habilidades manuais, com quase 15 mil peças vendidas e um volume de vendas de R$ 117 mil. O espaço gastronômico gerou o terceiro maior volume de vendas na ordem de R$ 107 mil.


Além do artesanato, o visitante pode conferir uma diversidade em produtos no universo do couro a exemplo do gibão de vaqueiro, selas, sapatos, sandálias, bolsas, carteiras, cintos, chapéus e miudezas.


O Salão de Artesanato da Paraíba funciona das 15h às 22h. O espaço fica localizado na Av. Prefeito Severino Bezerra Cabral, bairro do Catolé. Com entrada gratuita, o evento tem como parceiros o Sebrae-PB e a Prefeitura de Campina Grande.




 Assessoria

Desperdício de água no Brasil é de 40%




 Desperdício de água no Brasil é de 40%Estudo da consultoria GO Associados encomendado pelo International Finance Corporation (IFC), órgão de financiamento ao setor privado do Banco Mundial, mostra que se o Brasil cortasse pela metade o desperdício de água, daqui a 17 anos teria um ganho de R$ 37 bilhões. O valor é equivalente à soma de investimentos do setor ao longo de cerca de cinco anos. Por ano, os aportes do setor oscilam entre R$ 6 bilhões e R$ 7 bilhões.

O País tem uma perda média de cerca de 40% na oferta de água – seja por falha na conservação da rede de distribuição (traduzida em problemas simples, com canos com furos) ou fraudes nas instalações, os conhecidos "gatos". Apesar do volume de água desperdiçada ser grande, o Brasil está pouco abaixo da média latino-americana, de aproximadamente 50%. Já o Japão é muito mais eficiente, com uma perda média entre 10% e 12%. A Austrália também apresenta um bom número, 16% de desperdício.

"O setor, na média, tem um baixo conhecimento técnico e institucional para este tipo de perda. Poucas empresas têm esse tema na sua pauta do dia. Muitos preferem investir no aumento da capacidade de tratamento de água à evitar as perdas", explica Fernando Marcato, sócio da GO Associados.

Segundo Marcato, algumas concessionárias do setor de saneamento têm se esforçado para cortar o desperdício. Parece contraditório, já que quanto maior o consumo de água, maior a receita. O problema, explica, está no fato de que é cada vez mais caro para as concessionárias oferecer esse tipo de serviço por conta da escassez de recurso hídrico.

Em São Paulo, por exemplo, a Sabesp, responsável pelo abastecimento, tem de trazer a água que abastece 365 municípios a uma distância de 80 quilômetros.




PB Agora com IG

Sistema Único de Saúde terá 35 mil vagas para médicos




Sistema Único de Saúde  terá 35 mil vagas para médicosAté 2015, serão criadas 35 mil vagas para médicos no Sistema Único de Saúde (SUS), informou hoje (25) o Ministério da Saúde. De acordo com a pasta, os postos serão abertos com investimentos do Ministério da Saúde. O número pode crescer com as verbas na área aplicadas pelos estados e municípios para ampliar a rede de atendimento.


Para preencher as vagas, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que é preciso formar mais médicos no país e também citou a contratação de médicos estrangeiros como alternativa. “O Brasil precisa de mais médicos, e mais médicos especialistas como pediatras, psiquiatras, anestesiologistas”, disse. Em entrevista coletiva, o ministro anunciou a abertura de 12 mil vagas de residência médica até 2017.


O ministro divulgou também um balanço do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), que estimula a ida de médicos para o interior do país e tem, atualmente, 3,5 mil profissionais atuando na atenção básica à saúde. O programa destinou 39% dos profissionais para a periferia das capitais e regiões metropolitanas, 28% para zonas rurais e com índices de pobreza intermediária e elevada, 10% para municípios com mais de 100 mil habitantes e 22% para a periferia de cidades do interior de porte médio.


O Provab terá uma nova chamada para mil enfermeiros e 500 dentistas. No caso dos enfermeiros, a prioridade será para capitais e regiões metropolitanas com população superior a 100 mil habitantes. No caso dos dentistas, a prioridade será as áreas com níveis de pobreza intermediária e elevada e com população na zona rural.



Agência Brasil

Paraguai denuncia o Brasil na Organização Mundial do Comércio por suspensão no Mercosul

O governo do presidente do Paraguai, Federico Franco, que deixa o poder em agosto, recorreu à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra o Brasil devido à suspensão do país do Mercosul há um ano.

Os paraguaios alegaram que a decisão foi ilegal. O Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, no entanto, reagiu à ação informando que a suspensão foi adotada por decisão unânime dos líderes regionais.

Em junho de 2012, o Paraguai foi suspenso temporariamente do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) porque os presidentes dos países que integram os blocos regionais concluíram que houve o rompimento da ordem democrática durante o processo de impeachment do então presidente Fernando Lugo.

As autoridades paraguaias negaram a existência de irregularidade no processo.


Porém, no começo da semana, o governo do Paraguai aproveitou que estava em curso uma avaliação sobre as práticas comerciais do Brasil na OMC e apresentou a denúncia contra o governo brasileiro.

As autoridades brasileiras argumentaram que a suspensão dos paraguaios dos blocos não afetou as relações comerciais com o Brasil. A estimativa é que, apenas em 2012, os paraguaios exportaram mais 35% para o Brasil.

O governo do Paraguai, na ação impetrada contra o Brasil, também condenou a adesão da Venezuela ao Mercosul, oficializada em dezembro de 2012. Para os paraguaios, a adesão da Venezuela não têm legitimidade porque ocorreu sem a unanimidade dos membros do bloco – o Paraguai não participou das discussões por estar suspenso do grupo.


Apesar das respostas das autoridades brasileiras, os paraguaios insistiram na acusação de ilegalidade nas ações do Mercosul.

No último dia 20, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, confirmou que o fim da suspensão do Paraguai deve ser discutido durante a Cúpula do Mercosul, em julho, no Uruguai.

O ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, disse que o Paraguai deve ser reinserido nos blocos regionais tão logo o presidente eleito do país, Horacio Cartes, assuma o poder em agosto. Após sua eleição, em abril, Cartes recebeu mensagens dos principais líderes da América Latina, inclusive da presidenta Dilma Rousseff.




Agência Brasil

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Futebol: Saiu a tabela do campeonato municipal de pitimbu (2013)





Saiu a tabela do campeonato municipal de pitimbu (2013).contará com 16 equipes que disputará o titulo de melhor da cidade de pitimbu.
O prefeito Leonardo Barbalho falou que em sua administração vem resgatando a tradição do esporte em pitimbu, o esporte é saúde,o esporte  afasta os jovens das drogas e da criminalidade.
Escolha seu time e venha torcer para abrilhantar ainda mais esse campeonato que começará dia 06\07\2013,(sábado).

Veja a tabela a baixo:

Primeiras Rodadas.


Dia 06/07/2013 (sábado)



Pitimbu   X   Náutico de Pitimbu

Camarões  X  Atlético

Vila Nova   X  Cruzeiro

Náutico de Andreza  X  Apaza



Dia 07/07/2013 (domingo)



Internacional  X   Estrela

Salgadinho   X Sport

Palmeiras  X   Vasco

Portuguesa  X   Brasiliense


Pitimbu Click Victor Mateus

Huck entrega casa em Campina Grande




Huck entrega casa em Campina GrandeO vice-governador Rômulo Gouveia participou da entrega da casa que o ‘Caldeirão do Huck’ fez em Campina Grande nesta quarta-feira (26). O apresentador Luciano Huck está na cidade fazendo gravações para o programa que será exibido no próximo sábado (29).


O sanfoneiro Luiz Camilo dos Santos, 76 anos, morador da Rua Plínio Lemos, Bodocongó II, recebeu a casa reformada pelo programa nesta manhã. O apresentador fez a entrega que foi gravada para o quadro ‘Lar Doce Lar’.


No dia 11, Luciano Huck esteve no Parque do Povo e durante o ‘Maior São João do Mundo’ gravou a primeira parte do quadro. 80 sanfoneiros tocando o hino nacional ajudaram Luiz Camilo a ser contemplado pelo programa.


Rômulo destacou que além de contemplar a família campinense, o programa irá divulgar o ‘Maior São João do Mundo’ em uma grande rede de televisão. O prefeito Romero Rodrigues e o vice-prefeito Ronaldo Cunha Lima também participaram do evento.





Assessoria