Pitimbu Clik
Idealizador Do Blog
Victor Mateus
sábado, 25 de outubro de 2014
Candidata a Miss Bumbum evangélica diz que não posará nua se vencer
Rebeka Francis, candidata de Rondônia ao título de Miss Bumbum 2014, posou para um ensaio Sensual, mas disse que nua em pelo não vai posar. Evangélica, a miss viu o muro do prédio onde mora ser alvo de uma pichação ofensiva.
Rebeka posou para seu último ensaio antes do encerramento da votação aberta. Atualmente ela ocupa 12ª posição na votação online, fase que classifica as quinze mais votadas pela internet para a final. Na ocasião, dez jurados analisarão as candidatas em desfile com traje de gala e traje de biquínis. A final acontece no dia 17 de novembro, em São Paulo. A vencedora será capa da revista "Sexy" de janeiro de 2015 5 e ganhará 50 mil reais em contratos publicitários.
EGO
Bica muda horário de funcionamento neste domingo
O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) comunica que terá o horário de funcionamento alterado, neste domingo (26), devido ao 2º turno das eleições, abrindo a partir
Secom-JP
TSE enviará ao Congresso propostas para reforma política
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Toffoli, afirmou em entrevista à TV Globo e ao G1 que o atual sistema político-eleitoral presta "desserviço" à democracia brasileira e que o tribunal discute propostas de reforma política para enviar "futuramente" como sugestão ao Congresso Nacional.
Às vésperas do segundo turno da eleição, neste domingo (26), Toffoli disse que não espera que o próximo presidente eleito se comprometa a modificar as regras atuais, mas que o tribunal quer deixar sua contribuição.
Segundo Toffoli, o tribunal também vai editar súmulas com os entendimentos adotados na campanha deste ano para balizar a atuação dos tribunais regionais e servir de parâmetro para futuras decisões do TSE.
Segundo Toffoli, os problemas enfrentados na campanha eleitoral deste ano devem nortear uma eventual reforma política. "Não existe solução automática que, num estalar de dedos, possa fazer o gênio da lâmpada aparecer. A sociedade tem que debater. O importante é estarmos com discussão na ordem do dia, aproveitando o resultado daquilo que foram os problemas que identificamos ao longo desta eleição."
Ataques na propaganda Dias Toffoli concedeu a entrevista na tarde desta sexta (24), em seu gabinete no TSE, em Brasília. O ministro assistia à propaganda eleitoral gratuita na televisão. Encerrado o programa, antes de iniciar a entrevista, ele comentou que, em relação às acusações entre os candidatos, o nível da campanha melhorou depois que o TSE decidiu, no útlimo dia 16, que o horário eleitoral não pode ser usado para ataques, mas sim para debate de propostas.
A sociedade brasileira ficou com trauma desse tipo de campanha que vai para o lado da acusação pessoal. Isso tinha saído de cena e voltou agora com agressividade maior no segundo turno."
Ministro Dias Toffoli, presidente do Tribunal Superior Eleitoral "No segundo turno, em vez de ser vote em mim porque sou melhor, a campanha estava em vote no menos pior. Em razão disso, o tribunal tomou uma deliberação no sentido de direcionar o horário eleitoral para programas de governo ou, se forem críticas, que sejam colocadas dentro da área de gestão e de governo. Num outro padrão realmente de se fazer a propaganda. E surtiu efeitos. As campanhas melhoraram o nível e se tornaram mais propositivas. Passaram a falar mais de programa de governo. A decisão do tribunal deu efetividade a que houvesse um horário eleitoral de nível mais elevado, e parece que a sociedade concordou com essa forma de atuação da Justiça Eleitoral."
Na avaliação de Toffoli, desde a disputa entre Collor e Lula, na eleição de 1989, "não se via campanha tão dura do ponto de vista do programa eleitoral". "A sociedade brasileira ficou com trauma desse tipo de campanha que vai para o lado da acusação pessoal. Isso tinha saído de cena e voltou agora com agressividade maior no segundo turno", afirmou.
O presidente do TSE disse ainda considerar que o eleitor sabe avaliar as denúncias entre candidatos "com parcimônia", em razão do momento eleitoral, e que a sociedade mostrou insatisfação em razão dos ataques entre os candidatos.
"O eleitor já tem noção sobre as denúncias, lê com parcimônia, entende que faz parte do jogo. O que não pode é o nível de denúncias ir para o lado do risca-faca." saiba mais
Biometria O ministro disse que o sistema de identificação biométrica foi aperfeiçoado para o segundo turno. O sistema teve 100% de funcionamento em três estados (Alagoas, Amapá e Sergipe) e no Distrito Federal, mas também funcionou em quase 800 municípios de todo o país.
No primeiro turno, a identificação biométrica atrasou as votações em alguns locais. Cerca de mil urnas apresentaram erro no leitor biométrico e 8,5% dos eleitores não tiveram as digitais reconhecidas. A meta do TSE é reduzir esse índice para 5% no segundo turno após orientações aos tribunais regionais e reforço de treinamento de mesários.
"No Distrito Federal houve um número pequeno de leitores que realmente apresentaram defeito e foram substituídos. Isso não envolve substituição de urnas, só da leitura da digital. Isso foi resolvido. E, no caso de Niterói, verificamos que era necessário uma melhor orientação dos mesários e mandamos uma equipe lá, também verificamos equipamentos de leitura e demos orientação aos mesários. Imaginamos que isso está resolvido."
O ministro ressalvou, porém, que o tribunal não deverá manter o cronograma anterior sobre a biometria, que previa 100% do país coberto pelo sistema em 2018. Ele afirmou que o prazo final deverá ser postergado em razão da intenção de se tornar a Justiça Eleitoral o órgão central de identificação do cidadão.
G1
Liminar do TSE proíbe Veja de fazer propaganda de capa
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu liminar na noite desta sexta-feira (24) que proíbe a editora Abril, responsável por publicar a revista Veja, de fazer propaganda em qualquer meio de comunicação da reportagem de capa segundo a qual a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teriam conhecimento do esquema de corrupção da Petrobras. A reportagem diz se basear em depoimento prestado na última terça-feira (21) pelo doleiro Alberto Youssef no processo de delação premiada a que ele se submete para ter direito à redução de pena.
Em sua defesa, a Editora Abril sustentou que as liberdades de comunicação e de atividade econômica são direitos previstos na Constituição. Esses direitos, disse a editora, "não podem ser sufocados por medidas de cunho censor sob a alegação de imaginária propaganda eleitoral". Para Abril, o que se pretende é "impedir a imprensa de divulgar assunto que a sociedade tem o direito de tomar conhecimento". "Não houve ilícito algum na matéria publicada na edição e tampouco nas propagandas de divulgação da revista, de modo que a representada (Editora Abril) agiu no seu estrito direito constitucional", afirmou.
Em parecer, o procurador-geral Eleitoral, Rodrigo Janot, manifestou-se a favor da campanha da Dilma. Para Janot, diante da iminência da realização de uma propaganda eleitoral irregular, é necessário proibir a divulgação das publicidades sob pena de acarretar "prejuízo irreparável ao equilíbrio e (à) lisura do pleito". Em sua decisão, o ministro Admar Gonzaga, relator do processo, afirmou que há elementos para acatar o pedido liminar, suspendendo, até o julgamento do mérito, qualquer publicidade da editora sobre o assunto. Segundo ele, cabe ao TSE "velar pela preservação da isonomia entre os candidatos que disputam o pleito". "Desse modo, ainda que a divulgação da revista Veja apresente nítidos propósitos comerciais, os contornos de propaganda eleitoral, a meu ver, atraem a incidência da legislação eleitoral, por consubstanciar interferência indevida e grave em detrimento de uma das candidaturas", afirmou o ministro.
Admar Gonzaga - um dos advogados da campanha de Dilma em 2010 - disse ainda que a antecipação em dois dias da divulgação da revista "poderá transformar a veiculação em verdadeiro panfletário de campanha, o que, a toda evidência, desborda do direito/dever de informação e da liberdade de expressão". "No caso, muito embora o periódico possa cuidar - em suas páginas - desse tema sensível, confirmando sua linha editorial de maior simpatia a uma das candidaturas postas, entendo que a transmissão dessa publicidade por meio de rádio, ou seja, de um serviço que é objeto de concessão pelo Poder Público e de grande penetração, desborda do seu elevado mister de informar, com liberdade, para convolar-se em publicidade eleitoral em favor de uma candidatura em detrimento de outra", afirmou o ministro, em decisão divulgada às 23h36 desta sexta-feira (24).
ATarde- Estadão
Lusa perde do Icasa e já pode cair
Já virou questão de tempo. Virtualmente rebaixada, a Portuguesa seguiu sua caminhada rumo à terceira divisão na noite desta sexta-feira, ao ser derrotada por 2 a 1 pelo Icasa em pleno estádio Canindé, em jogo válido pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Fases do jogo: Oito minutos. Foi o tempo necessário para a Portuguesa levar dois gols e complicar ainda mais a sua vida. Logo aos 2min, após escanteio da direita, Erik ficou com o rebote e finalizou, mal, para o gol; no meio do caminho, Naylhor, já dentro da pequena área, empurrou para as redes. 1 a 0. Logo depois veio o segundo. Ivonaldo tabelou com Erik, invadiu a área e finalizou cruzado. 2 a 0. Aos 17min, porém, a Lusa conseguiu diminuir cobrando pênalti – sofrido por Gabriel Xavier – com Léo Costa. E por pouco o time da casa não chegou ao empate em chute de Felipe Nunes que tirou tinta da trave.
O melhor: Ivonaldo. Fez um golaço, o segundo do Icasa, e ainda apareceu muito bem no setor ofensivo. Bastante acionado, deu trabalho à defesa da Portuguesa.
O pior: André Astorga. Conseguiu receber dois cartões em menos de cinco minutos. Um por falta, outro por cortar lançamento do Icasa com o braço. Foi expulso e complicou ainda mais a situação do time dentro da partida.
Para lembrar:
De azul? Com o fraco futebol, o que mais chamou a atenção na Portuguesa foi o uniforme azul usado pela equipe, uma alusão à Fita Azul, título de honra concedido aos clubes que retornavam invictos ao Brasil depois de excursões internacionais. A Lusa faturou três: 1951, 1953 e 1954.
UOL
Aécio diz que acusação de revista é extremamente grave
O candidato à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB), disse, nesta sexta-feira, sobre reportagem da revista Veja que afirma ter o doleiro Alberto Youssef dito que Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabiam de um esquema de corrupção na Petrobras, ser "algo extremamente grave". Para o tucano, “se comprovado isso, é a confirmação de que houve operação de caixa dois na atual campanha presidencial do PT".
A Coligação Muda Brasil, de Aécio, afirmou que ingressará na Procuradoria Geral da República (PGR) com uma representação criminal para que as investigações sejam aprofundadas. Na representação, escreveram: “os fatos narrados na reportagem precisam ser aprofundados para que se investigue até que ponto os representados estão envolvidos nessas irregularidades”.
Terra
sexta-feira, 24 de outubro de 2014
ISTO É: Aécio lidera com nove pontos de vantagem sobre Dilma
Pesquisa ISTOÉ/Sensus realizada a partir da terça-feira 21 reafirma a liderança de Aécio Neves (PSDB) sobre a petista Dilma Rousseff nos últimos dias da disputa pela sucessão presidencial. Segundo o levantamento que entrevistou 2 mil eleitores de 24 Estados, o tucano soma 54,6% dos votos válidos, contra 45,4% obtidos pela presidenta Dilma Rousseff. Uma diferença de 9,2 pontos percentuais, o que equivale a aproximadamente 12,8 milhões de votos. A pesquisa também constatou que a dois dias das eleições 11,9% do eleitorado ainda não decidiu em quem votar. “Como no primeiro turno, deverá haver uma grande movimentação do eleitor no próprio dia da votação”, afirma Ricardo Guedes, diretor do Instituto Sensus. Se for considerado o número total de votos, a pesquisa indica que Aécio conta com o apoio de 48,1% do eleitorado e a candidata do PT 40%.
De acordo com Guedes, a pesquisa realizada em cinco regiões do País e em 136 municípios revela que o índice de rejeição à candidatura de Dilma Rousseff se mantém bastante elevado para quem disputa. 44,2% dos eleitores afirmaram que não votariam na presidenta de forma alguma. A rejeição contra o tucano Aécio Neves é de 33,7%. Segundo o diretor do Sensus, a taxa de rejeição pode indicar a capacidade de crescimento de cada um dos candidatos. Quanto maior a rejeição, menor a possibilidade de crescimento. Outro indicador apurado pela pesquisa Istoé/Sensus diz respeito á votação espontânea, quando nenhum nome é apresentado para o entrevistado. Nessa situação, Aécio também está à frente de Dilma, embora a petista esteja ocupando a Presidência da República desde janeiro de 2011. O tucano é citado espontaneamente por 47,8% dos eleitores e a petista por 39,4%. 0,2% citaram outros nomes e 12,8% disseram estar indecisos ou dispostos a votar em branco.
Para conquistar os indecisos as duas campanhas apostam as últimas fichas nos principais colégios eleitorais do País: São Paulo, Minas e Rio de Janeiro. O objetivo do PSDB e ampliar a vantagem obtida em São Paulo no primeiro turno e procurar virar o jogo em Minas e no Rio. Em São Paulo, Aécio intensificou a campanha de rua, com a participação constante do governador reeleito, Geraldo Alckmin, e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. De acordo com as pesquisas realizadas pelo comando da campanha de Aécio, em Minas o tucano já estaria na frente de Dilma e a vantagem veio aumentando dia a dia na última semana. Processo semelhante ocorreu em Pernambuco, depois de Aécio receber o apoio explícito da família de Eduardo Campos e do governador eleito, Paulo Câmara. Os mesmos levantamentos indicam que no Rio de Janeiro a candidatura do senador mineiro vem crescendo, mas ainda não ultrapassou a presidenta. Para reverter esse quadro, Aécio aposta no apoio de lideranças locais, basicamente de Romário, senador eleito pelo PSB, que deverá acompanhá-lo nos últimos atos de campanha. Para consolidar a liderança, Aécio tem usado os últimos programas no horário eleitoral gratuito para apresentar-se ao eleitor como o candidato da mudança contra o PT. Isso porque, as pesquisas internas mostram a maior parte do eleitor brasileiro se manifesta com o desejo de tirar o partido do governo.
No comando petista, embora não haja um consenso sobre qual a melhor opção a ser colocada em prática nos dois últimos dias de campanha, a ordem inicial é a de continuar a apostar na estratégia de desconstrução do adversário. Nas duas últimas semanas, o que se constatou é que, ao invés de usar parlamentares eleitos para esse tipo de ação – como costumava fazer o partido em eleições passadas -- os petistas escalaram suas principais lideranças para a missão, inclusive o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a própria candidata. Os petistas apostam no problema da falta d’água para tirar votos de Aécio em São Paulo e numa maior presença de Dilma em Minas para procurar se manter á frente do tucano no Estado.
PESQUISA ISTOÉ/Sensus Realização – Sensus
Registro na Justiça Eleitoral – BR-01166/2014
Entrevistas – 2.000, em cinco regiões, 24 estados e 136 municípios do País
Metodologia – Cotas para sexo, idade, escolaridade, renda e urbano e rural
Campo – De 21 a 24 de outubro
Margem de erro - +/- 2,2%
Confiança – 95%
Isto É
Marta é indicada pela 12ª vez a prêmio de melhor do mundo da Fifa
Atualmente, Marta defende o Rosengard, da Suécia. Em 2014 ela fez sete jogos e marcou quatro gols.
UOL
TCE quer identificação de servidores temporários nos 223 municípios
O conselheiro Arnóbio Viana, que responde interinamente pela Presidência do Tribunal de Contas do Estado, recebeu, na manhã desta quinta-feira (23), representantes do Banco do Brasil para o trato de questão relacionada ao pagamento de servidores contratados, em caráter temporário, por organismos públicos estaduais e municipais. No caso das Prefeituras, são valores que superam R$ 518 milhões de janeiro a agosto passados e pagos a pessoas cuja identificação o TCE ainda desconhece.
Para os fins da Resolução são considerados “temporários” aqueles servidores que mantenham vínculos precários com o Poder Público, ou seja, os contratados por excepcional interesse público ou identificados a títulos de “pro-tempore”, “codificado” e “prestador de serviço”.
Participaram do encontro no TCE o gerente administrativo da Superintendência do Banco do Brasil Daniel Oliveira, os gerentes Edilberto José de Souza Passos e Renato Mesquita, além do advogado Severino Chaves, pelo setor jurídico do banco.
TEC-PB
Neymar declara apoio a Aécio Neves
Depois da polêmica sobre o falso apoio à presidente Dilma Rousseff, o atacante Neymar declarou apoio ao tucano Aécio Neves na eleição presidencial do próximo domingo (26). O jogador se manifestou por meio de vídeo publicado em sua conta no YouTube, prontamente divulgado pelas redes sociais do candidato do PSDB.
Neymar se junta a Ronaldo, dono da empresa que gerencia sua imagem no futebol. O ex-jogador declarou há alguns meses seu apoio a Aécio Neves e tem participado de diversos eventos ao lado do candidato tucano.
Torcedores.com
Jovens brasileiras vencem concurso promovido pela Harvard
Boa notícia para a educação brasileira. Duas estudantes do País, ambas de 19 anos, foram selecionadas para participar de um programa promovido pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Em novembro, elas - ao lado de outros três alunos de Sri Lanka, Nepal e Filipinas - estarão em uma conferência no campus da instituição para expor projetos para investidores do mundo todo.
Para arrecadar fundos para viabilizar a viagem aos EUA, os cinco estudantes estão com uma campanha na internet. As doações, de no mínimo 10 dólares, podem ser feitas online.
Terra
quinta-feira, 23 de outubro de 2014
PM publica promoção de 120 praças na corporação
A Polícia Militar da Paraíba publicou a promoção de 116 cabos à graduação de 3º sargento e 16 soldados à graduação de cabos, chegando a um total de 4.474 profissionais promovidos (entre oficiais e praças) nos últimos quatros anos, na instituição. A lista foi divulgada no boletim interno da corporação, no site www.pm.pb.gov.br, na terça-feira (22).
Com a ascensão profissional e a entrada de novos policiais, a PM têm aprimorado as ações de prevenção ao crime em todo o Estado, reforçando as rondas ostensivas e o policiamento comunitário nas 18 Unidades de Polícia Solidária.
Os novos promovidos realizaram cursos de habilitação para a nova graduação que passaram a responder, com carga-horária de 120 horas-aula para cabos e 160 para sargentos. Além disso, os militares atendem a critérios como ter bom comportamento e tempo de serviço mínimo exigido para alcançar a promoção.
Dos 4.474 promovidos desde 2011 – número que representa quase metade de todo efetivo da Polícia Militar – 3.853 policiais são do quadro de praças (soldados, cabos, sargento e subtenentes) e 621 do quadro de oficiais (tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel).
No período foram chamados 1.044 novos soldados que já estão nas ruas reforçando a segurança. Um novo concurso para soldados está em andamento, com os primeiros convocados concluindo as etapas específicas do certame para poderem entrar no curso de formação, que tem duração de 10 meses.
Concursos internos – A Polícia Militar está com inscrições abertas para três concursos internos com 140 vagas para habilitação de oficiais, formação de sargentos e também de cabos. Os cursos garantem mais uma oportunidade de ascensão profissional para os integrantes da corporação. Os policiais têm até o dia 30 deste mês para realizarem a inscrição no site www.idecan.org.br. Os certames são compostos por três etapas (intelectual, saúde e física) e a primeira fase acontece nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos.
Secom-PB
Governo convoca para a 3ª etapa do concurso da PM e Bombeiros
O Governo do Estado convocou 1.774 candidatos para realizarem os exames de saúde do concurso público para soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. A avaliação será feita entre os dias 3 e 14 de novembro e os candidatos devem conferir o dia e local de apresentação, divulgados no site www.pm.pb.gov.br, desde a quarta-feira (23).
Esta é a terceira etapa do certame, que tem caráter eliminatório, onde concorrem todos os aprovados no exame psicotécnico, etapa anterior realizada no mês de setembro.
Os candidatos foram divididos em grupos para a realização dos exames de saúde, que acontecerá de 3 a 7 no Centro de Educação da PM, em João Pessoa, de 10 a 12 no 2º Batalhão, em Campina Grande, e nos dias 13 e 14, no 3º Batalhão, na cidade de Patos, de acordo com a opção de vaga feita por cada candidato.
A coordenadora adjunta de Comunicação da Polícia Militar, capitã Carla Marques, informa que a terceira etapa tem o objetivo de avaliar o estado geral de saúde do candidato, tanto físico, quanto mental. “A avaliação é feita para apontar se o candidato possui condições indispensáveis ao desempenho da atividade policial militar, que exige critérios de saúde específicos dos profissionais que vão trabalhar para promover a segurança pública dos cidadãos paraibanos”, destacou.
Os candidatos devem observar atentamente a data de apresentação e levar, no horário e local estabelecidos na convocação, todos os 14 exames laboratoriais exigidos no concurso. No dia da entrega, os convocados irão se submeter também a exames médicos, odontológicos e biométricos – este último avaliando altura, que é de no mínimo 1,65 m para o masculino e 1,60 m para o feminino. Os detalhes sobre as exigências desta etapa podem ser conferidos no item 9 do edital do concurso, disponível também no site da Polícia Militar, na parte de concursos públicos. O certame terá ainda duas fases, a física e a avaliação social.
Maior da história – O concurso para soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, realizado este ano, foi o maior da história das duas instituições, com mais de 58 mil inscritos. O Estado paga atualmente a um soldado – cargo que exige nível médio de escolaridade – o salário inicial de R$ 2.548,16, podendo ainda receber adicional por plantão extra remunerado, que chega a R$ 1.025,46 de complemento, além de gratificações inerentes ao cargo. O salário é reajustado todo mês de janeiro com a data-base do servidor público do Estado da Paraíba.
Secom-PB
Brasil se mantém em 6º no ranking da Fifa
Na confecção do ranking, a Fifa considera todos os resultados das equipes nos últimos 12 meses com peso maior para partidas oficiais.
A próxima atualização do ranking da Fifa será publicada em 27 de novembro.
Tirullipa e Zé Modesto no Espaço Cultural
Restam poucos ingressos promocionais
Dunga leva apenas estrangeiros com Thiago Silva
Capitão da seleção na Copa
Para coordenar o time na viagem à Europa, a CBF escolheu Oscar Bernardes, ex-zagueiro da seleção.
Goleiros
Rafael (Napoli)
Neto (Fiorentina)
Diego Alves (valencia)
Laterais
Danilo (Porto)
Alex Sandro (Porto)
Filipe Luis (Chelsea)
Mário Fernandes (CSKA)
Zagueiros
David Luiz (PSG) Miranda (Atlético de Madri)
Marquinhos (PSG)
Thiago Silva (PSG)
Meio-campistas
Fernandinho (Manchester City)
Casemiro (Porto)
Firmino (Hoffenheim)
Lucas (PSG)
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Oscar (Chelsea)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Rômulo (Spartak Moscou)
Willian (Chelsea)
Atacantes
Luiz Adriano (Shakhtar Donetsk)
Neymar (Barcelona)
Douglas Costa (Shakhtar Donetsk)
UOL
Gusttavo Lima faz show para famosos
Gusttavo Lima passou por São Paulo nesta quarta-feira (22). O sertanejo fez show na capital paulista para uma série de convidados ilustres que estavam na plateia. Entre eles, a namorada Andressa Suita, que deu um beijaço no sertanejo antes da apresentação.
Terra
Funesc leva música da PB à maior feira mundial do mercado
O talento dos artistas paraibanos será conferido por profissionais da cadeia produtiva da música em todo mundo na 20ª World Music Expo, a WOMEX, festival mundial de música, que neste ano será realizado em Santiago de Compostela, na Espanha, de 22 a 26 de outubro. A Fundação Espaço Cultural da Paraíba está levando para ser distribuído na feira o álbum “Music From Paraíba 2”. Quinhentas cópias serão entregues a produtores, artistas e outros profissionais da área de todo mundo. O material será levado pelo coordenador de música da Funesc, Arthur Pessoa.
O projeto Music From Paraíba divulga a produção paraibana dentro e fora do Brasil. Por esse objetivo, existe um tratamento específico para o trabalho, que vai desde a seleção das músicas à criação da identidade visual. Na segunda edição da coletânea são 71 faixas de variados estilos, divididas em quatro CDs que compõem um kit em formato de vinil. Todo o material recebeu tratamento visual com arte assinada pelo designer Silvio Sá inspirada em elementos da regionalidade paraibana. “O projeto abarca um recorte bastante amplo da diversidade musical da Paraíba. Então o principal conceito que tínhamos em mente na concepção visual do projeto foi o de pluralidade. A ideia foi partir de elementos da iconografia regional para construir uma identidade cosmopolíta, múltipla e contemporânea”, esclarece Silvio Sá.
O presidente da Funesc, Lau Siqueira, exalta a qualidade do trabalho realizado e antecipa que o material deve percorrer outros eventos estaduais, nacionais e internacionais. “O segundo edital veio para aprofundar o que começamos no primeiro disco. A WOMEX é só o ponto de partida dessa divulgação. Pretendemos que esse material, que será lançado aqui na Paraíba no dia 9 de novembro, circule por diversos festivais, inclusive aqui no Brasil, na Paraíba e em outros países, rompendo fronteiras. O MFPB2 tem potencial para isso”, afirmou Lau Siqueira, que também participa do álbum como poeta, assinando o texto de apresentação da coletânea, intitulado como “As Tramas Sonoras do Silêncio”.
Music From Paraíba 2- Com 116 trabalhos recebidos de todas as regiões da Paraíba e um montante de mais de mil músicas, as inscrições para a coletânea Music From Paraíba superaram as expectativas da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, Funesc. Os nomes dos contemplados foram divulgados em junho. Do total de inscritos, 71 foram selecionados quando a ideia inicial seria escolher apenas 50.
Entre os selecionados há representantes de diversos gêneros como rock, forró, samba, música eletrônica, jazz, música instrumental, funk, blues, reggae, brega, entre outros. Para Arthur Pessoa, essa variedade de estilos caracteriza a diversidade e o poder de criatividade dos artistas paraibanos.
Em sua primeira edição o Music From Paraíba inscreveu 57 artistas que enviaram mais de 500 trabalhos. Apenas 20 foram selecionados para integrar a coletânea em forma de CD cujas ilustrações do encarte foram assinadas pelo artista plástico Shiko.
Lançamento e shows - O projeto também realiza shows com os artistas participantes e com outros convidados. Neste ano, as apresentações do MFP2 serão no Espaço Cultural. O lançamento da coletânea aqui na Paraíba será dia 9 de novembro. Na edição de 2013, dez shows foram realizados, inclusive em cidades do interior da Paraíba.
Ascom
Assinar:
Postagens (Atom)