Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Funesc leva música da PB à maior feira mundial do mercado




Funesc leva música da PB à maior feira mundial do mercado O talento dos artistas paraibanos será conferido por profissionais da cadeia produtiva da música em todo mundo na 20ª World Music Expo, a WOMEX, festival mundial de música, que neste ano será realizado em Santiago de Compostela, na Espanha, de 22 a 26 de outubro. A Fundação Espaço Cultural da Paraíba está levando para ser distribuído na feira o álbum “Music From Paraíba 2”. Quinhentas cópias serão entregues a produtores, artistas e outros profissionais da área de todo mundo. O material será levado pelo coordenador de música da Funesc, Arthur Pessoa.


Esta é a segunda vez que a Funesc representa a Paraíba na feira, que neste ano conta com a participação de 2.250 delegados e 1.260 companhias de 90 países. “A presença do projeto Music From PB na feira tem sido fundamental para que o mundo possa conhecer mais de perto a música produzida hoje no nosso Estado. Ele é um cartão de visita que apresenta ao mundo uma mostra da diversidade e qualidade da nossa música, aproximando os artistas dos produtores de festivais, selos e gravadoras em todos os continentes. Sendo uma plataforma de exportação da música paraibana, o Music From PB também movimenta a cena local, estimulando os artistas independentes a visualizarem novas e diferentes maneiras de difundir a sua música em nível mundial”, explica Arthur Pessoa.


Em 2013, o Music From Paraíba levou à feira um álbum contendo 20 artistas/grupos. Neste ano, o projeto ampliou para 71 contemplados, de acordo com Arthur, com o intuito de representar a diversidade paraibana. “Tivemos uma grande quantidade de artistas inscritos no edital, o que demonstra um entendimento da classe artística ao projeto. No momento que abrangemos o número de selecionados também demos a oportunidade da participação de artistas de diferentes gêneros, gerações e regiões do Estado”.

O projeto Music From Paraíba divulga a produção paraibana dentro e fora do Brasil. Por esse objetivo, existe um tratamento específico para o trabalho, que vai desde a seleção das músicas à criação da identidade visual. Na segunda edição da coletânea são 71 faixas de variados estilos, divididas em quatro CDs que compõem um kit em formato de vinil. Todo o material recebeu tratamento visual com arte assinada pelo designer Silvio Sá inspirada em elementos da regionalidade paraibana. “O projeto abarca um recorte bastante amplo da diversidade musical da Paraíba. Então o principal conceito que tínhamos em mente na concepção visual do projeto foi o de pluralidade. A ideia foi partir de elementos da iconografia regional para construir uma identidade cosmopolíta, múltipla e contemporânea”, esclarece Silvio Sá.

Sobre a receptividade da música paraibana no mercado mundial, Arthur Pessoa esclarece que o acesso está melhorando consideravelmente e que alguns artistas já estão conquistando visibilidade no exterior. “Vários artistas da primeira edição já vinham estreitando as relações com o mercado internacional a exemplo do Beto Brito e Clã Brasil, entre outros. Recentemente, Os Gonzagas, Ubella Preta e Zeferina Bomba também fizeram turnês internacionais. Então acredito que o mercado exterior esteja cada vez mais aberto para a nova música produzida no Brasil, em especial, no Nordeste”, comentou.

O presidente da Funesc, Lau Siqueira, exalta a qualidade do trabalho realizado e antecipa que o material deve percorrer outros eventos estaduais, nacionais e internacionais. “O segundo edital veio para aprofundar o que começamos no primeiro disco. A WOMEX é só o ponto de partida dessa divulgação. Pretendemos que esse material, que será lançado aqui na Paraíba no dia 9 de novembro, circule por diversos festivais, inclusive aqui no Brasil, na Paraíba e em outros países, rompendo fronteiras. O MFPB2 tem potencial para isso”, afirmou Lau Siqueira, que também participa do álbum como poeta, assinando o texto de apresentação da coletânea, intitulado como “As Tramas Sonoras do Silêncio”.


Music From Paraíba 2- Com 116 trabalhos recebidos de todas as regiões da Paraíba e um montante de mais de mil músicas, as inscrições para a coletânea Music From Paraíba superaram as expectativas da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, Funesc. Os nomes dos contemplados foram divulgados em junho. Do total de inscritos, 71 foram selecionados quando a ideia inicial seria escolher apenas 50.


Entre os selecionados há representantes de diversos gêneros como rock, forró, samba, música eletrônica, jazz, música instrumental, funk, blues, reggae, brega, entre outros. Para Arthur Pessoa, essa variedade de estilos caracteriza a diversidade e o poder de criatividade dos artistas paraibanos.


Em sua primeira edição o Music From Paraíba inscreveu 57 artistas que enviaram mais de 500 trabalhos. Apenas 20 foram selecionados para integrar a coletânea em forma de CD cujas ilustrações do encarte foram assinadas pelo artista plástico Shiko.


Lançamento e shows - O projeto também realiza shows com os artistas participantes e com outros convidados. Neste ano, as apresentações do MFP2 serão no Espaço Cultural. O lançamento da coletânea aqui na Paraíba será dia 9 de novembro. Na edição de 2013, dez shows foram realizados, inclusive em cidades do interior da Paraíba.




Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário