De acordo com o órgão, os reservatórios de água estão com níveis abaixo da metade e devem permanecer assim até o próxino ano, quando terá início um novo ciclo chuvoso. A previsão de mais chuvas para o mês de julho, no entanto, dão esperanças de que a recarga seja suficiente para pelo menos manter o nível pelos próximos meses nesses açudes que estão abaixo da média.
Segundo o gerente de bacias hidrográficas da AESA, Isnaldo Cândido, a situação dos principais açudes do Estado, como Coremas e Mãe D'água, ainda é preocupante. Essas bacias não conseguiram ultrapassar 40% de sua capacidade total. O açude Epitácio Pessoa, no Cariri, está com 48,1% de abastecimento.
A boa notícia é que as chuvas no litoral, brejo e agreste foram suficientes para recarregar os açudes de Gramame e Mamuaba, que abastecem a capital João Pessoa. O de Araçagi, que abastece a região do Brejo e o Olho D´Água, que fornece água para a cidade de Mari, também conseguiram atingir a cota. Os açudes de Vaca Brava e Canafístula, por sua vez, estão abaixo dos 20% de capacidade.
Assessoria