Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 21 de junho de 2014

Taxista passa por momentos de terror em João Pessoa




Taxista passa por momentos de terror em João PessoaUm taxista de João Pessoa passou momento de pânico no final da noite desta sexta-feira(20). 

Quando se preparava para encerrar o expediente e ir para sua residência, foi abordado por dois casais de adolescentes no bairro do Valentina. Assim que entraram no táxi, os jovens anunciaram o assalto e pediram que o taxista dirigisse até o bairro do Bessa.

Durante todo o trajeto, o trabalhador foi ameaçado de morte e teve uma arma apontada para a sua cabeça.

Após desembarcarem no Bessa, o taxista acionou a polícia que foi até a localidade, realizou rondas e conseguiu apreender o grupo.

Com os adolescentes, os policiais encontraram um revólver calibre 38. O grupo foi conduzido para a Delegacia do Menor.




PB Agora

Ídolo do Palmeiras, Oberdan Cattani morre aos 95 anos




Ídolo do Palmeiras, Oberdan Cattani morre aos 95 anosMorreu na noite desta sexta-feira o ex-goleiro do Palmeiras Oberdan Cattani. O ídolo alviverde estava com 95 anos e era o único jogador vivo a ter atuado tanto no antigo Palestra Itália quanto no Palmeiras. Ainda não há informações sobre a causa da morte, que foi registrada às 23h15.

Em abril, Oberdan foi diagnosticado com grave lesão coronariana e internado no Hospital Bandeirantes, em São Paulo. Foi submetido a cateterismo e angioplastia, e recebeu alta dez dias depois.

Ele fica na história como um dos maiores goleiros da década de 40, mas que não chegou a disputar Copa do Mundo – ele até defendeu a Seleção Brasileira, mas, por conta das guerras, não houve a competição entre 1938 e 1950.

O Palmeiras já planejava uma homenagem ao goleiro. Oberdan será imortalizado com um busto nas alamedas da sede social do clube. A inauguração estava inicialmente programada para este mês de junho, mas, por um pedido da família, foi adiada e ainda não tem nova data para acontecer. A homenagem é uma forma de reconhecimento e agradecimento pelos 14 anos dedicados ao clube alviverde, que lamentou a morte no Twitter (veja abaixo) e em seu site oficial.

O último palestrino vivo

Nascido em 12 de junho de 1919, em Sorocaba, no interior de São Paulo, Oberdan Cattani era o último palestrino vivo, testemunha ocular do conturbado período da década de 40, quando o clube de origem italiana chamada Palestra Itália foi obrigado a mudar de nome. Com a Segunda Guerra Mundial em curso, o governo brasileiro pressionou entidades ligadas aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) a eliminar as referências.

“Um dirigente veio nos avisar: o Palestra acabou. Agora somos a Sociedade Esportiva Palmeiras”, contou Oberdan, na comemoração dos 70 anos da mudança de nome, em 2012, sem esconder a tristeza décadas depois: “sou mais palestrino do que palmeirense”. O primeiro jogo com o novo nome marcou episódio conhecido como Arrancada Heroica: em 20 de setembro de 1942, o time entrou em campo carregando a bandeira do Brasil, no Pacaembu, e venceu o São Paulo por 3 a 1, se sagrando campeão paulista. Oberdan foi titular.

Sua última partida pelo Palmeiras aconteceu em 7 de fevereiro de 1954, na derrota por 2 a 1 para o São Paulo. Foi com desgosto que deixou o clube, dispensado pelo presidente Pascoal Giuliano, nome que Oberdan se recusava a dizer publicamente. Segundo alega, tinha propostas vantajosas de times chilenos e mexicanos, mas havia decidido permanecer no Palmeiras. Acabou encerrando a carreira pelo Juventus, no ano seguinte. Oberdan soma 351 jogos pela equipe, de acordo com o Almanaque do Palmeiras, sendo 29 deles pelo Palestra Itália.

Por conta da transferência, Oberdan acabou enfrentado o Palmeiras em campo, o que, de acordo com o estatuto do clube, impede que seja homenageado com um busto, como ocorreu com Ademir da Guia, Waldemar Fiúme, Junqueira e Marcos. Em 2013, o Conselho Deliberativo conseguiu driblar a restrição, e a ideia de eternizar Oberdan Cattani nas dependências do clube começou a sair do papel.

Oberdan é um dos representantes da tradição de grandes goleiros que o Palmeiras cultivou, com nomes como Leão e Valdir de Moraes. Com Marcos, no entanto, Oberdan cultivou uma rixa pública que diz ter se iniciado após um mal entendido: deu uma entrevista opinando sobre como os arqueiros devem atuar; Marcos teria entendido aquilo como crítica e devolvido também pela imprensa.


Terra

Mulher de Cachoeira vai posar para Playboy




Mulher de Cachoeira vai posar para PlayboyA empresária Andressa Mendonça, apontada em 2012 como “musa” da CPI que investigou o esquema comandando por seu marido, Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, vai posar para a “Playboy”. Nesta quinta-feira (19), o editor da revista, Sérgio Xavier, afirmou ao G1 por e-mail que ela não vai aparecer nua nas imagens, mas de lingerie. O ensaio deve ser fotografado no Rio, na próxima semana.

Sobre a possibilidade de futuramente Andressa estar na capa da revista, Xavier diz: “Toda mulher que sai na ‘Playboy’ e é elogiada pelos leitores pode evoluir para outros voos”.

Andressa Mendonça ficou conhecida após o marido, Carlinhos Cachoeira, ser preso em fevereiro de 2012, acusado de comandar um esquema de exploração de jogos de azar em Goiás. Durante a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que apurou, no Congresso Nacional, denúncias de corrupção ligadas ao contraventor, ela chamou a atenção pela beleza e foi passou a ser chamada de “musa da CPI”.

Meses depois, foi denunciada pelo juiz federal Alderico Rocha Santos por uma suposta tentativa de suborno para beneficiar o marido, que até então estava preso. Ela chegou a ser detida pela PF, pagou fiança de R$ 100 mil e foi liberada.

Após deixar a prisão, Carlinhos Cachoeira oficializou a união com Andressa Mendonça, em dezembro do ano passado. O casamento foi realizado no condomínio de luxo onde moram, em Goiânia, com a presença de familiares e amigos.




G1

Adolescente é preso com mais de 500 papelotes de maconha em JP




Adolescente é preso com mais de 500 papelotes de maconha em JPA Polícia Militar, através da Ronda Ostensiva Tática com Apoio de Motocicletas (Rotam) do 1º Batalhão, desarticulou, na noite dessa quinta-feira (19), um ponto de venda de drogas comandado por um adolescente de 17 anos, na comunidade Paulo Afonso, no bairro de Jaguaribe, na Capital. No local foram apreendidos 535 papelotes de maconha, 37 pedras de crack, um revólver calibre 38 e várias munições.

Os policiais chegaram até o jovem após denúncias anônimas, segundo informações do tenente Márcio Alcântara. “Nossa guarnição realizou incursão em uma mata, próxima a comunidade, e em determinado momento abordou o suspeito quando ele estava vendendo os entorpecentes a dois usuários”, contou.

O suspeito foi encaminhado para a Delegacia da Infância e Juventude, no centro de João Pessoa. Os dois homens flagrados comprando os entorpecentes também foram levados a delegacia para prestar depoimento.




Secom

Governo pode reduzir IPI de carro flex




Governo pode reduzir IPI de carro flexO governo poderá reduzir as alíquotas do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para veículos com motor flex que tiverem relação de consumo entre etanol hidratado e gasolina superior a 75%, conforme publicado nesta sexta-feira (20) no Diário Oficial da União.


Para criar  essa possibilidade de redução do imposto, o governo está alterando a lei que instituiu o Inovar-Auto (Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores).


Ao estabelecer que o benefício poderá ser dado a veículos com motor flex com relação de consumo entre etanol hidratado e gasolina superior a 75%, a medida especifica que não poderá haver "prejuízo da eficiência energética da gasolina nos veículos novos".


A medida está sendo adotada no contexto da discussão no governo sobre o aumento da mistura do etanol anidro à gasolina. A partir dessa semana, o governo começou a fazer testes com duração de dois meses em diferentes tipos de veículos para analisar a viabilidade técnica do aumento de mistura do etanol anidro à gasolina em percentual superior ao atual, de 25%.


 Também foi publicada no D.O. a previsão que estabelece o último dia útil de agosto como prazo final para adesão ao parcelamento de débitos tributários para empresas com impostos vencidos e não pagos até 31 de dezembro de 2013.


A lei traz ainda os percentuais de entrada que as empresas terão que pagar para aderir ao parcelamento. No entanto, os percentuais publicados deverão ser alterados para níveis menores considerando decisão comunicada na quarta-feira pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.


Em pacote anunciado na quarta-feira (18), Mantega disse que nova medida provisória será enviada ao Congresso alterando os percentuais. Para empresas com dívidas tributárias de até 1 milhão o percentual da entrada baixará para 5% ante 10% previsto na lei publicada no D.O.



IG

Cássio anuncia Ruy como vice na chapa do PSDB




Cássio anuncia Ruy como vice na chapa do PSDBO senador Cássio Cunha Lima (PSDB) colocou um ponto final nas especulações sobre quem seria seu candidato ao vice na disputa pelo Governo da Paraíba  e confirmou durante entrevista à rádio Rural, em evento no município de Serra da Raiz o nome do deputado federal Ruy Carneiro (PSDB) para o cargo.

Essa foi a primeira vez que o tucano anunciou publicamente o nome de Ruy como seu candidato a vice, já que nos bastidores a informação já era dada como certa.

“É sim, Ruy Carneiro será o nosso candidato a vice, nós tínhamos um outra grande opção que era o nome do ex-prefeito de João Pessoa Luciano Agra, que tem capacidade, talento, méritos e competência para ser candidato a governador, a senador, a vice, a deputado estadual, deputado federal, suplente de senador, então vamos conversar com ele, com o PEN que é um partido muito importante, com o presidente da Assembleia para que Luciano possa está em alguma posição de destaque conosco, mas agora escolhemos o deputado Ruy Carneiro, que vai dar a sua contribuição como candidato a vice”, destacou.

Apesar de ainda não ter sido anunciado oficialmente, o nome do presidente do PTB, Wilson Santiago é o mais cotado para ocupar a vaga para o Senado na chapa de Cássio. Outra articulação nos bastidores é que o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra ocuparia a primeira suplência de Santiago, inclusive com garantias de, se eleito, assumir o mandato em uma eventual licença do titular.

MAIS ARTICULAÇÕES

Na noite desta sexta-feira (20) o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) deverá marcar presença nos festejos do município de Salgado de São Felix, onde o prefeito já declarou apoio ao projeto tucano. A expectativa maior fica por conta da presença do deputado federal Léo Gadelha (PSC). Nos bastidores especula-se que hoje PSC poderá anunciar formalmente o apoio a Cássio e pular do barco do PMDB.



PB Agora

Feriadão e jogo da Seleção aumenta fluxo de passageiros no terminal de JP




Feriadão e jogo da Seleção aumenta fluxo de passageiros no terminal de JPO feriadão começou ontem, quinta-feira (19), mas ele segue até o dia 24, terça-feira e já está provocando aumento de 15% no movimento do Terminal Rodoviário de João Pessoa.

Para dar conta do aumento no número de embarques e desembarques, 35 ônibus extras vão trabalhar até o dia 30.

Os destinos mais procurados segundo a administração do Terminal, são as cidades com festas de São João tradicionais, como Campina Grande, Patos, Souza e Cajazeiras, na Paraíba. Em Pernambuco, as cidades mais procuradas são Caruaru e Recife e no Rio Grande do Norte, Natal.

Serão mais de 120 embarques e 90 mil desembarques até o dia 30 de junho.

O jogo da Seleção Brasileira na segunda-feira (23) véspera de feriado deixou algumas empresas com ponto facultativo ou decretou o feriadão, fato que deixou o descanso em quase uma semana.




PB Agora

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Diretor da Fifa diz que pessoas em pé na área de cadeirantes serão retiradas




                                                 Cadeirante em pé no Castelão durante Brasil x México (Foto: Reprodução/Instagram)

A foto de uma torcedora em pé, em frente a uma cadeira de rodas em local reservado a deficientes físicos durante Brasil x México no Castelão, tem gerado polêmica nas redes sociais. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, o diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, afirmou que torcedores flagrados em situações desse tipo serão retirados dos estádios da Copa do Mundo.
- Os critérios para cadeira de rodas e deficientes são os mesmos do governo brasileiro. Se alguém vem na cadeira de rodas, levanta e começa comemorar, eu não sei dizer se é um milagre. Mas tenho de dizer que definitivamente iremos até a pessoa e nos asseguraremos de retirá-la do estádio, porque isso é trapaça. Mesmo se você fingir que o milagre foi causado pela atmosfera no estádio - afirmou.
Porém, há casos de pessoas que usam cadeiras de roda e conseguem ficar em pé, o que foi ignorado pelo dirigente em sua declaração. Em um comunicado oficial, a Fifa diz que "os clientes que solicitaram e compraram ingressos para pessoas com deficiência devem obrigatoriamente comprovar o direito a tais ingressos no momento da retirada e na entrada do estádio. Se o cliente não puder fazer essa comprovação, poderá ter o ingresso cancelado".
Além de cadeirantes - com direito a acompanhante -, pessoas obesas e com mobilidade reduzida também podem comprar assentos especiais. Na hora da compra dos bilhetes, a Fifa pede que os torcedores "forneçam detalhes sobre a sua deficiência ou necessidades de acesso na seção de observações da sua solicitação de ingresso". A entidade cita como exemplos de comprovação: "atestados médicos que contenham o CRM do médico e um código CID, um cartão de estacionamento para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, um "Passe Livre" ou outro cartão municipal de transporte para pessoas com deficiência, ou carta de aposentadoria por invalidez do Ministério da Previdência Social". 

Medo de lesão tirou Hulk do time titular




Medo de lesão tirou Hulk do time titularCom 90 quilos e 1,80 m de altura, Hulk é o jogador mais forte da seleção brasileira, segundo o preparador físico da CBF, Paulo Paixão. Aos 27 anos, tem um histórico de poucas lesões na carreira. Apenas uma o deixou fora dos gramados por mais de 15 dias. Foi no ano passado e é justamente o receio de repeti-la e a reação de Luiz Felipe Scolari com isso que o tirou do jogo contra o México, na última terça-feira.

Em agosto de 2013, Hulk teve uma ruptura no músculo posterior da coxa direita, num jogo do Campeonato Russo do Zenit, seu time, contra o Anzhi. A lesão o deixou fora dos gramados por mais de um mês, fato inédito na carreira do atacante. No período, ele foi cortado de dois amistosos da seleção brasileira, contra Austrália e Portugal, em setembro.

Foi justamente a lembrança da lesão que o jogador teve ao sentir dores no músculo posterior da coxa, agora na perna esquerda, durante o treinamento do último domingo. Um edema foi constatado no local. Segundo o UOL Esporte apurou, Hulk comentou que tinha receio em "estourar" após deixar o campo e não terminar o treinamento. Felipão ouviu e registrou.

Um dia depois, na véspera da partida, o atacante passou por exames em Fortaleza, que constataram que não havia uma lesão muscular. As dores, porém, continuavam. Hulk conversou com o técnico e disse que jogaria mesmo assim. Felipão, porém, não quis ter um atleta com receio em campo e preferiu mudar o time. Ramires virou titular, mas foi substituído por Bernard no segundo tempo.

Após o empate com os mexicanos, Felipão deu a entender que para voltar ao time Hulk precisa ter confiança.

"Se ele se sentir melhor, principalmente mentalmente aquela mínima dor que existe é normal para qualquer jogador. Porque os exames não demonstraram absolutamente nada, ele tem chance de voltar", afirmou.

Na última quinta-feira, Hulk treinou normalmente, assim como os outros jogadores do Brasil que começaram no banco contra o México e os titulares Ramires e Júlio César. Os demais atletas fizeram um trabalho regenerativo. Com chuva e gramado molhado, foi um dos mais ativos no treinamento físico. Puxou a fila nos piques de corrida e mostrou disposição.

O verdadeiro teste, entretanto, virá nesta sexta, quando o time trabalhará com bola. Uma fonte que esteve na equipe médica que cuidou da recuperação do atacante em 2013 disse que o maior incomodo nesse tipo de lesão é quando ele dá um chute forte na bola, o que é aliás um dos fundamentos de Hulk mais elogiados por Felipão.



UOL

Espetáculo o auto do São João Menino abre festa em Bananeiras




 Espetáculo o auto do São João Menino abre festa em BananeirasSem o som da sanfona, do triângulo e da zabumba, foi a dramaturgia que reuniu um bom público na noite que antecipou a abertura oficial do São João Pé de Serra de Bananeiras. O espetáculo, o auto do São João Menino, foi apresentado por mais de 100 crianças e adolescentes da cidade e da zona rural, envolvidos nos programas sociais do Município e que fazem parte da Escola Municipal de teatro, a única na Paraíba, inaugurada em 2013.

Quem ocupou as dependências internas da Escola Emília de Oliveiras Neves, viveu momentos de fortes emoções, num espetáculo que reuniu adivinhações, poesias, brincadeiras e cantigas.

O espetáculo conta a história do desaparecimento do sol que se escondeu, deixando a terra escura e triste. O noivo e a noiva iam se casar, mas se perdem, a boneca de milho não amadurece em espiga e o pássaro, sou eu, não canta mais. Só há uma maneira de trazer a alegria de volta, realizar o casamento e dançar uma quadrilha: achando o Sol. A história é narrada por uma lendária e conhecida contadora de história de Bananeiras, Dona Terezinha, que com seu jeito único de narrar histórias, termina resgatando as tradições juninas.

Com a estrutura montada, está tudo pronto para a primeira noite do São João Pé de Serra. O evento que se estende até o dia 23, terá na noite desta sexta-feira, (20) presenças de Aleijadinho de Pombal, Raniery Gomes e Adriano José. A programação segue; Pavilhão Central na Praça Castro Pinto (Shows a noite)

Dia 21/06, Meirinhos do forró, Santana, Swing Nordestino

Dia 22/06, Os Três do Nordeste, Nando Cordel e Forró Caçuá

Dia 23/06Sirano e Sirino, Cezinha do Acordeon e Forró Culé de Chá

Praça Epitácio Pessoa (Shows a tarde)


Dia 21/06, Ronaldo Show

Dia 22/06 Forró de Montão

Dia 23/06 Curió e trio rainha.


A festa conta, também, com apresentações de trios pé de serra na sala de reboco, a partir das 20h00 e entre as atrações do palco montado na Praça Castro Pinto.



CODECOM

Fazenda campinense é assaltada pela quarta vez em 30 dias




Fazenda campinense é assaltada pela quarta vez em 30 diasA Fazenda Torres, situada em Campina Grande, foi assaltada pela quarta vez em um mês, segundo o proprietário.

Na última vez, os bandidos, que estavam armados, levaram vários animais do local. O proprietário disse que não suporta mais a ação dos bandidos e já ameaçou deixar o lugar. Ele disse que passou toda a sua vida no local sendo que nos últimos dias, perdeu o sossego devido a ação dos marginais.

Fantasma de 1950 aparece no RS




Fantasma de 1950 aparece no RS Torcedores fizeram festa na noite de quinta-feira (19) na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Nem mesmo o frio de 13°C impediu que o público fosse às ruas de Santana do Livramento e Rivera para acompanhar partidas da Copa do Mundo. Na chamada Fronteira da Paz , entre as duas cidades, um telão foi colocado e moradores puderam assistir à vitória da seleção uruguaia sob a Inglaterra, por 2 a 1.

A distância de mais de 1,2 mil quilômetros entre a praça do município e a Arena Corinthians, em São Paulo, não foi problema para os torcedores. Com o local pintado de azul e branco, e também verde e amarelo, até mesmo o fantasma de 1950 apareceu no local. Um homem se fantasiou e lembrou a vitória da Celeste na última Copa do Mundo que ocorreu no Brasil. Ele carregava uma taça na mão.




G1

Na celebração de Corpus Christi, Dom Delson lembra a Eucaristia




Na celebração de Corpus Christi, Dom Delson lembra a EucaristiaO Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz celebrou nesta quinta-feira (19) a solenidade de Corpus Christi, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade. Durante a celebração, ele falou da importância da Eucaristia, a presença viva do Corpo de Cristo junto aos cristãos. Segundo Dom Delson, a solenidade de Corpus Christi é a festa da presença do Corpo de Cristo em nosso meio. “É uma data muito especial para o povo de Deus”, disse. Dom Delson iniciou sua homilia lembrando a travessia do povo de Deus pelo deserto e comparou o deserto aos desafios que enfrentamos hoje em nossas vidas. Ele disse que, já naquela época, retratada no Antigo Testamento, Deus se fazia presente em nosso meio através do alimento. “Deus quer estar conosco, como alimento. Assim como o povo recebeu o maná, no deserto, nós recebemos hoje a Eucaristia”, relembrou ele. Para Dom Delson, Deus quer estar conosco e encontrou “esse jeito fantástico, maravilhoso” que é a Eucaristia. “Devemos ser agradecidos a Deus todos os dias pela Eucaristia”. Palavra de Deus – Para o Bispo de Campina Grande, a exemplo da Eucaristia, a Palavra de Deus também é um alimento para o povo cristão. “A Palavra de Deus é, para nós, alimento, luz, força em nossa vida. A Palavra de Deus e a Eucaristia sempre estão juntas. A Eucaristia é verdadeira, é a expressão do amor de Deus”. Dom Delson lembrou palavras da Bíblia que falam sobre Jesus como alimento para a vida. ‘Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente’, citou o bispo. “Esse pão descido do céu é a Palavra de Deus. Que tenhamos o encontro com a Palavra, o encontro com o Corpo do Senhor, que é a garantia da vida eterna”. Ele finalizou a homilia pedindo ao povo de Deus que mantenha a fé na Eucaristia, o alimento perfeito para os cristãos. “Que nos deixemos iluminar pela presença de Deus em nós, o que nos sustenta na nossa peregrinação através do deserto da existência, do deserto da vida, em busca da vida eterna”. Durante as preces, foi feito um pedido especial pelos cristãos que não puderam estar presentes, por trabalhar no dia de Corpus Christi, mesmo sendo feriado nacional. “Por todos os irmãos que estão trabalhando neste momento e não puderam participar da celebração do Corpo de Cristo, rezemos ao Senhor; Senhor, escutai a nossa prece”, respondeu a assembleia. Ao final da celebração, Padre Valdir, a convite do Padre Luciano Guedes, pároco da Catedral, fez o lançamento oficial do Congresso de Animação Bíblica, que ocorrerá em Campina Grande de 25 a 29 de setembro. Ao lado de outros padres convidados pela Diocese para a celebração de Corpus Christi, o coordenador Geral do evento falou da importância do estudo bíblico para os fiéis e convidou os presentes para o evento. Ao final da celebração, ocorreu a adoração ao Santíssimo Sacramento.



 assessoria

Ex-detento é morto na porta de casa




Ex-detento é morto na porta de casaNem mesmo um feriado religioso foi o suficiente para diminuir a violência na Paraíba. Nesta quinta-feira (19) o ex-detento, identificado como Sebastião de Souza, de 42 anos, foi executado na porta de casa após ter sido arrastado para a fora do domicílio por quatro homens fortemente armados. A

vitima foi alvejada com vários disparos, sem condições de reagir e morreu no local.

O crime foi registrado no município de Cruz do Espírito Santo, na comunidade Massangana 1. Após os disparos, os homens fugiram em duas motos XTZ tomando destino ignorado.

A polícia investiga a hipótese de a morte ter sido motivada por vingança ou acerto de contas, já que a vitima cumpriu pena por homicídio há alguns anos.




PB Agora

Atriz global é atingida por bala em bar do Rio de Janeiro




Atriz global é atingida por bala em bar do Rio de JaneiroFiorella Matheis ainda se recupera do susto depois de ter sido atingida por uma bala de borracha, enquanto bebia com amigos no badalado Paris  6, na Barra. Na noite da última segunda-feira, a atriz estava parada em frente ao restaurante quando passou um carro e alguém de dentro do veículo disparou contra ela. A bala atingiu seu pescoço, deixando uma marca roxa.

“Foi só um susto, um ato de vandalismo... Foi tudo muito rápido e eu não vi quem jogou. Fiquei com o pescoço roxo, doeu, levei um susto. Mas agora está tudo bem”, contou a atriz à Retratos da Vida.

Fiorella Matheis estava acompanhada de dois amigos, entre eles, o ator e cantor Fiuk. Seu marido, o apresentador Flavio Canto, não estava presente. Ela não prestou queixa sobre o ocorrido. O Paris 6 está localizada numa área da Barra conhecida como Jardim Oceânico e é point de famosos.




Extra

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Barcelona acerta contratação de goleiro da seleção chilena, afirma jornal



   

Um dos destaques da seleção do Chile, que se classificou de forma antecipada para as oitavas de final da Copa do Mundo, o goleiro Claudio Bravo já tem destino certo para depois que o Mundial acabar. Segundo o site do jornal espanhol “El Mundo Deportivo”, o arqueiro acertou sua transferência do Real Sociedad para o Barcelona por € 12 milhões (cerca de R$ 37 milhões). O contrato seria válido por quatro temporadas.
Ainda de acordo com a publicação, o mexicano Jonathan dos Santos, formado nas categorias de base do Barça, teria se recusado a entrar na negociação como uma espécie de moeda de troca.
Com previsão para oficializar o acordo nos próximos dias, Bravo, de 31 anos, chegará provavelmente para ser reserva do alemão Marc-André Ter Stegen, que foi contratado, ao menos na teoria, para ocupar a vaga que foi de Victor Valdés ao longo de 12 anos. O jovem arqueiro, de 22 anos, que teve vínculo encerrado com o Borussia Mönchengladbach, teria sido adquirido pelo mesmo valor do chileno.

Babi Muniz e Dani Carmona posam juntinhas para o Paparazzo



     Panicats Babi e Dani posam para o Paparazzo (Foto: Alexandre Campbell / Paparazzo)

Desde que apareceram pela primeira vez na TV, como musas do programa "Pânico", Babi Muniz e Dani Carmona viram o assédio aumentar. As curvas das duas são desejadas não  só por homens, mas por mulheres também. “Muitas mulheres estão me cantando e elas são mais avançadas, ousadas que os homens”, diz Dani. “Elas já chegam falando que gostam de mulher, passando a mão... Não tenho preconceito, mas acho que deve se respeitar”.

Mesmo fazendo as fotos do Paparazzo em clima de intimidade, as duas afirmam que nunca ficaram com nenhuma mulher e que não topariam uma relação a três. “De jeito nenhum! Sou muito ciumenta. O que é meu, é meu! E meu namorado me satisfaz totalmente! Não precisamos de uma terceira pessoa”, afirma Babi, que namora o goleiro Weverton do Atlético-PR.

Dani concorda: “Se eu tiver intimidade com a pessoa, topo realizar as fantasias dela. Mas sexo a três não rola... Sou ciumenta também. Acho que vale tudo entre quatro paredes, mas tem que ser entre o casal”.

Bando arromba lotérica em JP e leva cofre com R$ 40 mil




                                    Bando arromba lotérica em JP e leva cofre com R$ 40 mil
Uma casa lotérica localizada no bairro Valentina de Figueiredo, em João Pessoa, foi arrombada, na madrugada desta quinta-feira (19), feriado de Corpus Christi, por um grupo armado que usou um alicate hidráulico para entrar no local e um maçarico para desprender o cofre do chão.

O bando tomou o cuidado de desligar todo o sistema de monitoramento de câmeras antes da invasão e a polícia só chegou até o local porque alguns vizinhos ouviram barulhos e acionaram a viatura do bairro.

O cofre guardava uma quantia de aproximadamente R$ 40 mil. Mas o prejuízo foi ainda maior, porque os criminosos reviraram todo o estabelecimento, danificando portas, vidros e computadores na tentativa, sem êxito, de encontrar mais algum objeto de valor.

A polícia segue algumas pistas deixadas pelos arrombadores, e investiga o caso. A perícia esteve local a procura de pistas que possam ajudar na identificação dos ladrões. Até agora ninguém foi preso.



PB Agora


Foto: David Martins

Postos podem ficar sem combustível nas próximas 48h na Paraíba




Postos podem ficar sem combustível nas próximas 48h na ParaíbaO Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Estado da Paraíba (SINDIPETRO-PB) comunica que os postos de combustíveis paraibanos correm sérios riscos de ficarem sem combustíveis nas próximas 48 horas e apela às autoridades competentes que resolvam o impasse com os moradores que protestam contra a falta de infraestrutura nas ruas que dão acesso aos terminais de distribuição do Porto de Cabedelo.

A entidade informa que todas as distribuidoras estão sem fazer o transporte de combustível desde o final de semana e que os postos já estão operando com o estoque no limite, o que poderá resultar em colapso no abastecimento a partir deste final de semana em praticamente todo o Estado da Paraíba.

O SINDIPETRO-PB espera e confia que algo seja feito pelas autoridades competentes, já que não só os empresários estarão sendo prejudicados com o problema, mas toda a sociedade, que ficará sem combustível para abastecer seus veículos.



Assessoria

Prefeitura Municipal de João Pessoa vai plantar 3,7 mil árvores por emissão de carbono no São João




Prefeitura Municipal de João Pessoa vai plantar 3,7 mil árvores por emissão de carbono no São JoãoA Prefeitura Municipal de João Pessoa  vai plantar 3,7 mil mudas de árvores de espécies da mata atlântica a título de compensação ambiental por causa da realização do São João Pra Valer na orla da Capital. O trabalho faz parte do programa “João Pessoa Carbono Zero”, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente do Município (Semam). Essa é a primeira vez que uma ação do gênero ocorre na Capital. As mudas serão plantadas em uma área degradada de 2,2 hectares do remanescente florestal da Bacia Hidrográfica do Rio Gramame, localizada próximo ao Parque Cowboy, no Valentina. A iniciativa, segundo o secretário de Meio Ambiente, Edilton Rodrigues Nóbrega, vai permitir a captura de 695 toneladas de carbono, o equivalente a 8,87 vezes o volume de CO2 gerado em decorrência da festa. O plantio terá um custo de R$ 97.662. O São João Pra Valer terá duração de quatro dias, porém, a Semam decidiu manter o cálculo de compensação tendo em vista os nove dias de duração previstos no primeiro formato da festa. O cálculo para a medida leva em consideração a emissão de CO2 em decorrência da queima de fogueiras, além de ingredientes como gasto de energia elétrica da emissão de som mecânico, produção de resíduos sólidos e o combustível consumido pelos veículos envolvidos no transporte do público e a produção de CO2 nos veículos envolvidos na organização da festa. Nóbrega informou que a medida da Prefeitura de João Pessoa marca um novo procedimento em relação aos eventos festivos realizados na Capital. Todos os que envolverem grande concentração de público e que, por isso, resultarem em potencial dano ambiental, terão que ser compensados. “É uma contribuição do município no combate ao aquecimento global”, reforçou o secretário. As compensações foram disciplinadas através de uma instrução normativa editada no início deste ano pelo Conselho Municipal de Meio ambiente. Ela prevê que em todas as atividades que reúnam mais de mil pessoas, sejam elas públicas ou privadas, deverá haver compensação ambiental. O cronograma de plantio referente ao São João Pra Valer vai de 1º a 31 de julho. As mudas que serão usadas no plantio são cultivadas no Viveiro Municipal, localizado no Valentina Figueiredo. Lá são cultivadas as espécies de mata atlântica, principalmente para a reposição de áreas degradadas. “Essa preocupação visa preparar o planeta para o futuro”, acrescentou Edilton Nóbrega. A compensação ambiental está prevista na lei federal 6.938, de 1981, que estabelece a Política Nacional de Meio Ambiente.




 Secom/JP

Belo bate CSP e garante vaga




Belo bate CSP e garante vaga O Botafogo está na Final do Campeonato Paraibano 2014. A equipe venceu o CSP, na noite desta quarta-feira (18), no Estádio José Américo de Almeida, O Almeidão, e conquistou a vaga para a decisão. O placar terminou em 3 a 1, com gols de Frontini (33min/1º.T) e Doda (40min/1º.T e 38min/2º.T), enquanto Carioca (07min/2º.T) descontou para o CSP. Um jogo bem movimentado e que teve o Belo com eficiência em lances decisivos. Com o resultado, o alvinegro da estrela vermelha se classificou para a Finalíssima do Estadual e aguarda o resultado da partida desta quinta-feira (19), entre Auto Esporte e Campinense para saber quem será o próximo adversário. O jogo

O jogo começou com os times se estudando, mas logo o Botafogo tomou conta das ações dentro de campo. Pio cobra falta, manda direto para o gol, mas o goleiro faz a defesa. Peu toca para Daniel, que chuta cruzado, a bola passa perto e sai pela linha de fundo. Alex Cazumba cruza, Lenílson recebe e toca para Pio, que chuta e manda tirando tinta da trave. Aos 33 minutos, Alex Cazumba cobra falta, cruza para a área, Frontini recebe e de cabeça manda para o fundo das redes. Pio cobra falta, direto para o gol, mas por cima da meta. Aos 40 minutos, Frontini toca para Rafael Aidar, dele sai o cruzamento para Doda, que de cabeça amplia o placar. Soares cobra falta e Genivaldo faz uma grande defesa. Assim termina o primeiro tempo. Na volta do intervalo, aos 07 minutos, Carioca solta uma bomba da entrada da área e diminui o placar. Soares tchuta e a bola explode na trave. Doda cobra falta, manda para a área, mas a zaga afasta o perigo de qualquer maneira. Aos 38 minutos, Ferreira lança para Frontini, que toca para Doda, dele sai o chute certeira, na saída do goleiro, fechando o marcador. Ficha Técnica CSP: Ferreira, Rhair, Luiz Paulo, Alexandre (Wellington) e Leo Carioca; Peu (Hélio Paraíba), Jonathas, Daniel e Leandro (Tazinho); Soares e Carioca. Técnico: Gerson Junior. Botafogo: Genivaldo, Ferreira, Magno Alves, André Lima e Alex Cazumba; Zaquel (Izaías), Pio (Hércules), Doda e Lenílson (Leomir); Rafael Aidar e Frontini. Técnico: Marcelo Vilar. Arbitragem: Renan Roberto, Audo Silva e Felipe Messias. Cartões amarelos: Luiz Paulo (C), Pio (B), Doda (B) e Hércules (B). Belo assegura vaga na Copa do Nordeste 2015   Ao vencer o CSP, na noite desta quarta-feira (18), o Botafogo conquistou, não só a vaga na Final do Campeonato Paraibano 2014. A eficiência da equipe assegurou também a disputa da Copa do Nordeste 2015. O alvinegro da estrela vermelha terá no próximo ano a competição regional, assim como aconteceu em 2014, já que o estado tem duas vagas no Nordestão. Os finalistas do Estadual são os classificados para a disputa. Assim, o Belo terá em 2015, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Nordeste. Ainda está em disputa a vaga na Copa do Brasil, garantida ao Campeão do Paraibano. Este será o segundo ano consecutivo de calendário cheio para o clube, fruto do trabalho desempenhado. Elenco terá folga no feriado de Corpus Christi Após conquistar a vaga para a Final do Campeonato Paraibano 2014, o elenco do Botafogo terá folga nesta quinta-feira (19). Os jogadores e comissão técnica poderão aproveitar o feriado de Corpus Christi. A reapresentação foi marcada para a próxima sexta-feira (20), no Centro de Treinamento da Maravilha do Contorno. Às 15h30, a equipe dará início à preparação visando a decisão do Estadual. O Botafogo venceu o CSP, nesta quarta-feira (18), por 3 a 1, e assegurou a vaga na Final.

Novo ranking coloca o Brasil entre os menos pacíficos do mundo; lista!




Novo ranking coloca o Brasil entre os menos pacíficos do mundo; lista!O Índice Global da Paz divulgou nesta quarta-feira um novo levantamento sobre os países mais seguros do mundo. Com estatísticas que mesclam o impacto da violência na economia, e considerando ainda fatores como índices de democracia, transparência, educação e bem-estar material, além do nível de militarização e atividades criminosas ou terroristas, a organização constatou que a Islândia segue como o país mais seguro para se morar.

Em contrapartida, a Síria apresentou uma drástica decaída em seus níveis de segurança e tomou a última colocação do ranking, ocupada anteriormente pelo Afeganistão. O Brasil caiu cinco posições no ranking em relação ao ano passado e ocupa a 91ª posição entre os 162 países analisados. No total, o índice é composto de 22 indicadores qualitativos e quantitativos.

Atrás de Bolívia e Guiana, por exemplo, a economia brasileira sofreu um impacto de 117 bilhões de dólares causado pela violência, conforme dados do estudo. Segundo Steve Killiliea, presidente executivo do Global Peace Index (GPI), “na preparação para a Copa do Mundo, o Brasil viveu um aumento de manifestações violentas”. Mas ele ressalta que “apesar da queda de cinco lugares na classificação no índice, o Brasil continua a ser o melhor entre os países do BRICS”.

América do Sul – A pontuação média dos países da América do Sul está um pouco acima da média global, com melhoras mais significativas vindo da Argentina, Bolívia e Paraguai, aponta o estudo. Em contraste, o Uruguai, que mantém a posição de país mais pacífico da região, vê sua posição se deteriorar um pouco. Na Colômbia e na Venezuela, tensões internas garantiram as piores colocações entre os sul-americanos no ranking. “A Colômbia continua sofrendo com o aumento das populações deslocadas, que são o produto do conflito permanente com as Farc. Negociações de paz em curso com o governo, no entanto, oferecem alguma esperança de melhora”, acredita Killiliea.

“A Venezuela continua com sua escalada militar, principalmente comprando armas russas. A isso se acrescentam os muitos casos de agitação social e repressão do governo, particularmente após os protestos que eclodiram no início de 2014”, explica o presidente da GPI. A Venezuela ocupa a 129ª posição entre os 162 países no Índice Global da Paz, piorando uma posição em relação ao ranking do ano passado. “A queda na tranquilidade pode ser atribuída principalmente ao aumento nos níveis de terror político e maior instabilidade social”, afirma.

Outra função do ranking é a apontar países que podem sofrer com a falta de segurança no futuro. A organização acendeu o alerta neste ano para Zâmbia, Haiti, Argentina, Chade, Bósnia e Herzegovina, Nepal, Burundi, Geórgia, Libéria e Catar, sede da Copa do Mundo de 2022. "O potencial de um país para a manutenção da paz engloba instituições sólidas, um governo que funciona bem, baixos níveis de corrupção e um ambiente pró-empresas, o que chamamos de pilares da paz. Fatores positivos da paz tendem a se alinhar em períodos mais longos de tempo com níveis reais de violência, possibilitando, portanto, uma precisão preditiva real", disse Killelea.

A análise deste ano constatou que o impacto econômico de conter e lidar com as consequências da violência em 2013 foi significativa, no valor de 9,8 trilhões de dólares (21,8 trilhões de reais). Em comparação com os resultados de 2012, houve um aumento de 3,8% nos custos de contenção da violência no mundo. “Enquanto alguns gastos na contenção da violência são realmente necessários em uma sociedade, pagar por guardas de segurança privada ou gastar com câmeras e sistemas eletrônicos de vigilância não são investimentos produtivos. Gastos excedentes e programas ineficientes podem ser prejudiciais para o crescimento econômico de um país. Gastos excessivos na contenção da violência restringem os recursos que podem ser alocados para outras áreas mais produtivas, como educação e saúde ou infraestrutura”, explica o especialista. 



180 graus

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Goleiro do México na mira do Barça




Goleiro do México na mira do BarçaDepois de dois Mundiais vendo a sua equipe ser eliminada de forma consecutiva pela Argentina em oitavas de final, o goleiro Guillermo Ochoa finalmente conseguiu a chance de ser titular e ainda ser eleito o melhor jogador no empate por 0 a 0 contra o Brasil, nesta terça-feira, no Castelão. De 1,85 m, Ochoa iniciou a carreira profissional em 2003, pelo América-MEX, clube mais popular do país, e desde 2011 atuava pelo Ajaccio, mas não irá mais seguir no time rebaixado na França na temporada 2014/15.

"Grandíssimo Ochoa que teve uma decepção esse ano com a queda para a segunda divisão na França, mas fez excelentes partidas em vários jogos, eu pude ver, hoje ele fez um grande jogo", disse o brasileiro David Luiz, que trocou o Chelsea pelo PSG.

Especula-se que Ochoa esteja na mira do Barcelona para ser um dos seus goleiros, mas seria como reserva, já que o português José Maria Pinto está de saída e o possível titular deverá ser o alemão Marc-André ter Stegen que está negociado pelo Borussia Mochenglandbach. Outros times que o nome do mexicano foi especulado são os de Milan, Monaco e Olympique de Marselha, mas o interesse pode ampliar depois de ter parado Neymar e companhia.

O camisa 13 foi decisivo em defesas incríveis como nos dois desvios de cabeça – Neymar (primeiro tempo) e Thiago Silva (perto do encerramento da partida).

“Foi realmente uma das melhores partidas da minha carreira. Foi um arremate difícil (do Neymar), uma cabeceada que veio do centro, ele ganhou do Rafa Marquez e não acreditei que ele fosse ganhar, porque o Rafa também subiu alto”, disse Ochoa, que teve a sua defesa comparada ao do inglês Gordon Banks, na Copa de 1970, quando parou Pelé.

“É um orgulho comparar o lance com o do Banks, que ficou marcado para a história. Foram desvios de cabeça difíceis. Uma recordação que vou ter para o resto da vida”, completou.

Aos 28 anos, Ochoa teve a sua titularidade confirmada apenas no Mundial. O treinador Miguel Herrera admitiu que tinha dúvidas entre o camisa 13 e os goleiros Jose Corona e Alfredo Tavalera.

“Eu tinha quatro goleiros em mente quando comecei. Faz pouco mais de seis meses que comecei e decidir que quem começasse seria o goleiro do Mundial (sem revezamento). Me reuni com o treinador de goleiro e concluímos que o Ochoa estava mais tranquilo e um pouco acima dos outros. Pelo jeito acertamos”, disse Herrera,

“Depois de duas Copas no banco, ele está aproveitando. Se o Ochoa foi escolhido o melhor em campo, é porque soube resolver. Ele reagiu muito bem quando teve as três jogadas perigosas”, completou.

Luiz Felipe Scolari também brincou sobre a atuação de Ochoa. "Não gostei do goleiro do México (risos). Foi muito bem e fez defesas espetaculares. Foi calmo, tranquilo, soube se posicionar. Foi o melhor jogador da partida", elogiou.

O Brasil teve oito arremates na meta mexicana durante a partida. "Em nenhum momento, o time mexicano ficou muito próximo de fazer um gol. Penso que o goleiro mexicano fez a partida da vida dele. Penso que foi um resultado justo para os dois", completou o goleiro brasileiro Júlio César.




Terra

Schumacher não terá melhora espontânea, diz neurologista




Schumacher não terá melhora espontânea, diz neurologistaPacientes como o heptacampeão de Fórmula 1 Michael Schumacher, que acaba de sair do coma depois de quase seis meses, enfrentam o desafio de reconectar o quanto antes as áreas do cérebro modificadas após a lesão.

"Na lesão cerebral, as áreas se desconectam, e você tem que ajudar a se reconectarem. E é uma corrida contra o tempo", disse à BBC Brasil o neurologista brasileiro Felipe Fregni.

Diretor do Centro de Neuromodulação do Hospital de Reabilitação Spaulding, que faz parte da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Fregni comanda um grupo de cientistas dedicados a estudar estados de coma e compreender como o cérebro se modifica em situações de lesão.

Segundo o neurologista, em casos como o de Schumacher, depois de alguns meses não se espera mais melhora espontânea.

"Agora só vai melhorar dependendo do tratamento de reabilitação", diz.

Schumacher, de 45 anos, foi colocado em coma induzido no fim do ano passado, depois de sofrer uma lesão após bater com a cabeça em uma rocha enquanto esquiava.

Na última segunda-feira, a porta-voz do piloto informou em um comunicado que ele havia saído do coma e estava deixando o hospital para continuar sua "longa fase de reabilitação".

"Dificilmente ele vai ter todas as funções normais como tinha antes. Tem que ver o que sobrou da parte cognitiva e emocional", afirma Fregni.

Novas terapias

O grupo liderado pelo brasileiro estuda novas terapias, como estimulação cerebral, realidade virtual e uso alguns tipos de medicamento para ajudar na recuperação desse tipo de paciente.

Fregni destaca duas linhas de pesquisa importantes atualmente no campo do coma.

Uma tenta entender melhor o que acontece no nível funcional em pacientes em coma, e a outra busca aumentar a conectividade, com técnicas que aumentem o efeito das terapias comportamentais.

No entanto, Fregni admite que ainda há um longo caminho pela frente.

"A neurologia ainda está, no campo do coma, como a cardiologia estava 50 anos atrás", afirma.

Leia abaixo os principais trechos a entrevista concedida por Fregni à BBC Brasil.

BBC Brasil – O campeão de Fórmula 1 Michael Schumacher saiu do coma depois de quase seis meses. Em casos como esse, o que se pode esperar da recuperação pós-coma?

Felipe Fregni – Agora é preciso entender qual a lesão dele. O que está mais prejudicado. Geralmente pacientes como ele têm mais dificuldade na parte cognitiva. É a parte que demora mais para melhorar. Às vezes, conseguem melhorar a parte motora, a parte de equilíbrio, a parte sensorial. Mas a parte cognitiva é o que fica mais complexo.

Então agora é preciso ver qual é a principal área do cérebro afetada e fazer tratamento de reabilitação direcionado para essa área. Por exemplo, na parte motora, faz fisioterapia; na parte cognitiva, terapias cognitivas de reabilitação.

Temos estudado terapias novas, usando estimulação cerebral, realidade virtual. Algumas medicações estão sendo usadas para aumentar a atividade cerebral e ajudar na conectividade.

Na lesão cerebral as áreas se desconectam, e você tem que ajudar a se reconectarem. E é uma corrida contra o tempo. Tem que tentar reconectar essas áreas o quanto antes.

Isso é o que mais se falha nesses casos de pacientes voltando do coma, mas que já têm uma grande alteração neurológica.

BBC Brasil – No caso de Schumacher, o processo de despertar foi iniciado em janeiro. É comum esse período de quase cinco meses até o paciente sair do coma?

Fregni – Uma coisa importante é que o acordar não é acordar, é recuperar algumas funções cerebrais. E isso leva algum tempo. Depois de alguns meses, você começa o estado crônico. Você não vai melhorar muito mais espontaneamente a partir daquele momento.

No caso de Schumacher, foi uma lesão cerebral grave, usou medicação para diminuir, evitar lesão secundária. A medicação foi retirada, e provavelmente ele começou a acordar. E nos primeiros seis meses ele teve uma recuperação espontânea. A partir de agora, não se espera mais melhora espontânea. Tudo o que ele tinha que melhorar espontaneamente ele já melhorou. Agora o que sobrou só vai melhorar dependendo do tratamento de reabilitação que fizer.

BBC Brasil – Qual a importância do tempo em que o paciente passou em coma para a recuperação? Existe um período de tempo ideal? Um limite?

Fregni – Não existe um limite. A gente vê recuperação mesmo depois de muito tempo. Mas, sem dúvida, as melhores recuperações são as que são feitas no começo, logo depois da lesão. Porque o cérebro aprende a não funcionalidade. Depois de dois, três anos, os resultados são menores.

BBC Brasil – Que impacto fatores como idade, condicionamento físico, histórico de outras doenças, etc, têm na recuperação?

Fregni – Sem dúvida a idade menos avançada tem um efeito (positivo). Tanto atividade física quanto atividade cognitiva ajudam. Quanto mais o cérebro estiver ativo antes de uma lesão, menores serão os efeitos. O segredo todo está na conectividade. Um cérebro sadio se reconecta mais rápido. No caso de Schumacher, o fato de ser um atleta, com ativação cerebral grande, e a idade jovem, isso tudo favorece um bom prognóstico.

BBC Brasil – Quais os novos tratamentos disponíveis? O que há de mais promissor nessa área?

Fregni – Tem duas linhas. Uma é tentar entender o que acontece a nível funcional. Quando você, por exemplo, faz uma ressonância, você vê áreas lesionadas. Mas em termos de funcionamento? É conseguir identificar isso.

Por exemplo, estudos mostrando pacientes fazendo algumas terapias e mostrando conectividade em algumas áreas. Isso é essencial. Porque hoje em dia o tratamento é feito de uma forma cega, de certa forma. Você é um terapeuta, faz terapias motoras. Você só vai saber se está melhorando pelo desempenho do paciente. Mas isso vai demorar um tempo. O ideal é tentar identificar rapidamente, a nível cerebral, que áreas estão sendo conectadas para continuar essa terapia. Um dos desafios é esse. Usando exames de imagem, exames em que você consiga avaliar a atividade cerebral.

Essa é uma das linhas de pesquisa importantes. A outra é tentar interferir nisso, tentar aumentar o processo de plasticidade cerebral. Se é verdade que a fisioterapia melhora a atitvidade motora, o que a gente pode fazer para aumentar isso? Medicações que aumentam a plasticidade cerebral, ajudam a aumentar a conectividade. Uso de técnicas de estimulação elétrica. Combinar terapias. Por exemplo, realidade virtual, robótica, para tentar analisar o movimento, tentar forçar certo movimento para que o paciente melhore.

É isso que está tentando se fazer agora, quantificação e técnica para aumentar os efeitos dessas terapias comportamentais, usando outras técnicas coadjuvantes.

Mas a neurologia ainda está, no campo do coma, como a cardiologia estava 50 anos atrás.

BBC Brasil – Quais costumam ser as sequelas mais comuns?

Fregni – Geralmente são as sequelas cognitivas. A parte emocional também é afetada. Acaba tendo um pouco de uma desconexão emocional, cognitiva. Muitas vezes os pacientes recuperam a fala, a parte motora, mas se for fazer um teste neuropsicológico você vê uma função cognitiva mais baixa, uma alteração emocional.

Esses são os fatores mais comuns. Depois, você vê alterações motoras e de linguagem, também comuns. Por último, a parte auditiva, visual. São pacientes muito lesionados que geralmente perdem tudo isso.

BBC Brasil – Qual a possibilidade de um paciente como Schumacher voltar a ter uma vida normal?

Fregni – Depende do que você considera vida normal. De acordo com tudo o que foi falado (sobre o caso Schumacher), que foi lesão grave, que ficou com uso de medicação por muito tempo para evitar lesão secundária, levou seis meses para começar a ter um contato maior, dificilmente ele vai ter todas as funções normais como tinha antes. Tem que ver o que sobrou da parte cognitiva e emocional.

Muitos pacientes com traumatismo craniano grave voltam a ter uma vida normal, no sentido de, por exemplo, voltar a estudar, ter um trabalho, uma função social, uma vida funcional na sociedade, independente. Não (recuperam) 100% da parte cognitiva, mas têm uma vida normal nesse sentido.

Há pacientes que estão em estado muito grave e têm uma recuperação excelente. E há outros que não estão em estado tão grave, mas não têm uma boa recuperação.

Não se pode dizer: "Não, esse paciente não vai se recuperar". Assim como não se pode dizer: "Com certeza essa paciente vai ter uma recuperação ótima".

Essa área de coma é uma criança, está na infância em termos de desenvolvimento se comparada com outras áreas da medicina.





Terra