Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 21 de junho de 2014

Ídolo do Palmeiras, Oberdan Cattani morre aos 95 anos




Ídolo do Palmeiras, Oberdan Cattani morre aos 95 anosMorreu na noite desta sexta-feira o ex-goleiro do Palmeiras Oberdan Cattani. O ídolo alviverde estava com 95 anos e era o único jogador vivo a ter atuado tanto no antigo Palestra Itália quanto no Palmeiras. Ainda não há informações sobre a causa da morte, que foi registrada às 23h15.

Em abril, Oberdan foi diagnosticado com grave lesão coronariana e internado no Hospital Bandeirantes, em São Paulo. Foi submetido a cateterismo e angioplastia, e recebeu alta dez dias depois.

Ele fica na história como um dos maiores goleiros da década de 40, mas que não chegou a disputar Copa do Mundo – ele até defendeu a Seleção Brasileira, mas, por conta das guerras, não houve a competição entre 1938 e 1950.

O Palmeiras já planejava uma homenagem ao goleiro. Oberdan será imortalizado com um busto nas alamedas da sede social do clube. A inauguração estava inicialmente programada para este mês de junho, mas, por um pedido da família, foi adiada e ainda não tem nova data para acontecer. A homenagem é uma forma de reconhecimento e agradecimento pelos 14 anos dedicados ao clube alviverde, que lamentou a morte no Twitter (veja abaixo) e em seu site oficial.

O último palestrino vivo

Nascido em 12 de junho de 1919, em Sorocaba, no interior de São Paulo, Oberdan Cattani era o último palestrino vivo, testemunha ocular do conturbado período da década de 40, quando o clube de origem italiana chamada Palestra Itália foi obrigado a mudar de nome. Com a Segunda Guerra Mundial em curso, o governo brasileiro pressionou entidades ligadas aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) a eliminar as referências.

“Um dirigente veio nos avisar: o Palestra acabou. Agora somos a Sociedade Esportiva Palmeiras”, contou Oberdan, na comemoração dos 70 anos da mudança de nome, em 2012, sem esconder a tristeza décadas depois: “sou mais palestrino do que palmeirense”. O primeiro jogo com o novo nome marcou episódio conhecido como Arrancada Heroica: em 20 de setembro de 1942, o time entrou em campo carregando a bandeira do Brasil, no Pacaembu, e venceu o São Paulo por 3 a 1, se sagrando campeão paulista. Oberdan foi titular.

Sua última partida pelo Palmeiras aconteceu em 7 de fevereiro de 1954, na derrota por 2 a 1 para o São Paulo. Foi com desgosto que deixou o clube, dispensado pelo presidente Pascoal Giuliano, nome que Oberdan se recusava a dizer publicamente. Segundo alega, tinha propostas vantajosas de times chilenos e mexicanos, mas havia decidido permanecer no Palmeiras. Acabou encerrando a carreira pelo Juventus, no ano seguinte. Oberdan soma 351 jogos pela equipe, de acordo com o Almanaque do Palmeiras, sendo 29 deles pelo Palestra Itália.

Por conta da transferência, Oberdan acabou enfrentado o Palmeiras em campo, o que, de acordo com o estatuto do clube, impede que seja homenageado com um busto, como ocorreu com Ademir da Guia, Waldemar Fiúme, Junqueira e Marcos. Em 2013, o Conselho Deliberativo conseguiu driblar a restrição, e a ideia de eternizar Oberdan Cattani nas dependências do clube começou a sair do papel.

Oberdan é um dos representantes da tradição de grandes goleiros que o Palmeiras cultivou, com nomes como Leão e Valdir de Moraes. Com Marcos, no entanto, Oberdan cultivou uma rixa pública que diz ter se iniciado após um mal entendido: deu uma entrevista opinando sobre como os arqueiros devem atuar; Marcos teria entendido aquilo como crítica e devolvido também pela imprensa.


Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário