Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Energisa orienta sobre desfile de blocos e ligações provisórias




Energisa orienta sobre desfile de blocos e ligações provisóriasCom a chegada do Carnaval, aumentam-se os riscos de acidentes com a rede elétrica, principalmente durante a concentração e o desfile de blocos e agremiações de bairro. Por isso, a Energisa recomenda:


1 – Fique atento à altura do trio elétrico ou do caminhão de som. O veículo não pode ter mais que 4,5m de altura. Acima deste limite, aumenta o risco de partes do veículo, ou mesmo das pessoas, encostarem nos fios.


2 – Nunca toque ou levante os cabos de baixa ou média tensão, mesmo se estiver usando luvas isolantes. A rede elétrica só pode ser manuseada por profissionais da Energisa.


3 – Não use extensões ou sobrecarregue um ponto de energia elétrico ligando vários equipamentos ao mesmo tempo. Isso pode causar curto circuito.


4 – Se precisar de uma ligação provisória, procure uma agência de atendimento da Energisa, apresente o Alvará da Prefeitura autorizando o evento e informe a carga total de aparelhos, equipamentos e lâmpadas que será ligada no local. O pedido de ligação provisória para eventos de pequeno porte deve ser feito com, no mínimo, 48 horas de antecedência. Para grandes eventos, o prazo mínimo é de 30 dias.


5 - Em caso de acidente elétrico, cabos de energia ao chão, mantenha contato com a Energisa através da Central de Atendimentos 0800 083 0196.


Proteja a vida dos foliões e garanta o sucesso da festa!



Ascom

Preço de bebidas alcoólicas do Carnaval têm até 77% de tributo




Preço de bebidas alcoólicas do Carnaval têm até 77% de tributoO folião que pretende se divertir no Carnaval pode sentir um gostinho amargo na hora de pagar pelas bebidas.

Segundo levantamento do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), a incidência de tributos sobre as bebidas pode chegar a mais de três quartos do preço.

A tradicional caipirinha é a líder do ranking, com 76,66% de seu preço formado por tributos, seguida pelo chope (62,20%) e pela cerveja (55,60%). Entre as bebidas não alcoólicas, o refrigerante em lata tem 46,47% de tributação.

"Por não serem itens considerados essenciais pela legislação brasileira, esses produtos têm uma elevada carga tributária", disse o presidente do instituto, João Eloi Olenike, em nota.

Para quem pretende viajar no feriado, o estudo aponta também que 36,28% do preço de um pacote de viagem que inclui hospedagem, transporte e ingressos para o sambódromo são de tributos.

FANTASIAS

Até os adereços e produtos usados na hora da festa têm alta carga tributária.

Segundo o IBPT, os impostos correspondem a 45,96% do colar havaiano, 42,71% do preço da máscara de lantejoulas e 36,41% da fantasia de tecido.

Além do vestuário, o peso dos tributos equivale a 45,94% do spray de espuma, 45,59% do preço da buzina a gás e 43,83% do valor do confete ou serpentina.




UOL

Blitz multa 70, apreende 13 CNHs e prende assaltante na Epitácio




Blitz multa 70, apreende 13 CNHs e prende assaltante na Epitácio Uma blitz do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) multou 70 motoristas e apreendeu 30 veículos na noite desta sexta-feira (1º) na Avenida Epitácio Pessoa, na Capital paraibana. Um assaltante armado também foi detido pelos policiais.

De acordo com informações do comandante do BPtran, tenente-coronel Paulo Sérgio, treze motoristas foram flagrados embriagados ao volante.

A pena após autuação por dirigir sob efeito de álcool é de multa de R$ 1.915,30, recolhimento da habilitação, suspensão do direito de dirigir por 12 meses, além da retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

De acordo com o comandante do BPTran, houve crescimento de 79,12 % nas apreensões de veículos nesse mês em relação a janeiro do ano passado.


Correio

OFICIAL: Largadinho vai ter nova data e dinheiro dos ingressos será devolvido quarta




                                 OFICIAL: Largadinho vai ter nova data e dinheiro dos ingressos será devolvido quarta

Os organizadores do bloco 'Largadinho' emitiram nota que dizem que uma nova data para o desfile do bloco deverá marcada nas próximas semanas. Conforme a nota, os organizadores e os produtores do evento irão se reunir com as autoridades públicas envolvidas na questão para entrarem em um acordo e decidirem sobre uma nova data para o desfile do bloco.

A nota diz ainda que quem desistir de desfilar no 'Largadinho' e quiser o dinheiro do ingresso de volta, pode procurar o quiosque de vendas do Tambiá Shopping na próxima quarta-feira (6) a partir das 14h.

A organização diz que lamenta o ocorrido e divulga o telefone 8601 2555 para contato dos foliões para tirar as dúvidas.


O bloco 'Largadinho' desfilaria na noite de ontem (1º) em Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa, mas uma liminar da Comarca de Cabedelo e que foi mantida pelo Tribunal de Justiça impediu que o bloco desfilasse porque a Polícia Militar não tinha condições de dar a segurança necessária.

O desembargador do Tribunal de Justiça, José Ricardo Porto, indeferiu o recurso e manteve a liminar que determina a suspensão da realização do "Bloco Largadinho", com a participação da cantora Cláudia Leitte. Segundo Porto, o recurso impetrado pelos organizadores do evento foi indeferido porque a Polícia Militar enviou ofício comunicando que não têm condições para garantir a segurança do evento.


“O principal motivo do cancelamento da saida do bloco é porque a PM não tem condições de dar segurança ao bloco. Se a PM diz que não tem condições, imagine o que iria acontecer ? Despachei o processo por volta das 20h, negando o pedido e mantendo a liminar da juíza”, disse Porto.


Várias pessoas que compraram o ingresso foram para a concentração, em frente ao Hotel e Flate Caju, em Intermares. No entanto, o trio foi desativado por volta das 21h10, logo após sair o indeferimento do recurso. O bloco deveria sair às 20 horas desta sexta-feira (1), pela Orla do bairro Intermares.


De acordo com o chefe de cartório da 3ª Vara Mista de Cabedelo, João Paulo, o Ministério Público requereu a suspensão alegando que os 1,8 quilômetros de percurso do bloco compõe área de preservação ambiental, como desova de tartarugas marinha.


João Paulo revelou que a Energisa deu um parecer contrário a realização do evento. A medida foi requerida em ação cautelar ingressa pelo promotor de Justiça Ronaldo José Guerra e a liminar foi concedida pela juíza da 3ª Vara da Comarca de Cabedelo, Giovanna Leite Lisboa. A concentração do bloco da cantora baiana estava prevista para ocorrer em frente a um hotel da cidade portuária e percorreria aproximadamente três horas, com dispersão no “calçadão”.


Segundo o promotor Ronaldo Guerra, que coordena a Promotoria de Cabedelo, dentre as várias irregularidades apontadas pelo Ministério Público estão o indeferimento da licença por parte da Sudema, ausência de vistoria do trio elétrico pelo Corpo de Bombeiros e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), contingente policial insuficiente, tendo em vista que nesta sexta-feira (1º) sairão em João Pessoa nove blocos carnavalescos, os quais estão com o policiamento devidamente distribuído, face ao planejamento desenvolvido com antecedência.


O promotor informou ainda que esse planejamento não ocorreu com o “Bloco Largadinho'”, conforme afirmou o secretário de Segurança e da Defesa Social do Estado, Cláudio Coelho Lima, que apenas tomou conhecimento do evento por meio de propaganda veiculada na imprensa. Além disso, foi detectado que os cabos de alta tensão estão dispostos em altura incompatível com as dimensões do veículo, conforme ofício encaminhado pela Energisa, recomendando a não realização do espetáculo.


“A juíza sensível ao perigo que o evento representa aos que se farão presentes, acolheu a pretensão ministerial, tendo em vista que os organizadores não conseguiram reunir a documentação necessária a sua realização, bem como descumpriram os prazos estabelecidos na Lei Municipal nº 1.382/2007, tendo aceito a sugestão do Ministério Público e fixado multa no valor de R$ 300 mil, em caso de descumprimento da decisão, além responsabilização criminal”, complementa o promotor.


Na liminar, a juíza destaca que a organização do evento não obedeceu à lei municipal que estabelece prazo mínimo de 30 dias para se requerer o alvará de autorização e que esse prazo não foi cumprido, não havendo, portanto, tempo hábil para a realização das vistorias e adequações e comprometendo a integridade física dos que estiverem presentes.


Ronaldo Guerra ressalta que “o Ministério Público não é contrário ao evento, ou a quaisquer outros do gênero, mas da forma como se apresenta, abruptamente, sem obter as devidas autorizações e atentar aos prazos legais, torna-se inexequível, não havendo a mínima condição para que ocorra sem que danos ao patrimônio, ao meio ambiente e à integridade física aconteçam, podendo afetar, até mesmo, a vida dos espectadores, os quais comparecerão aos milhares".






Correio

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Justiça vê irregularidades e determina suspensão do bloco ‘Largadinho’ em Cabedelo





                                  Justiça vê irregularidades e determina suspensão do bloco ‘Largadinho’ em Cabedelo

A Promotoria de Justiça de Cabedelo requereu e a Justiça concedeu liminar determinando que a Prefeitura suspenda a realização do "Bloco Largadinho", com a participação da cantora Cláudia Leitte, que está previsto para hoje a partir das 19h, em frente ao Hotel Flat Caju, no bairro de Intermares com percurso de 1,8 quilômetros e duração de aproximadamente três horas, com dispersão no “calçadão”. A medida foi requerida em ação cautelar ingressa pelo promotor de Justiça Ronaldo José Guerra e a liminar foi concedida pela juíza da 3ª Vara da Comarca de Cabedelo, Giovanna Leite Lisboa.


Segundo Ronaldo Guerra, que coordena a Promotoria de Cabedelo, dentre as várias irregularidades apontadas pelo Ministério Público estão o indeferimento da licença por parte da Sudema, ausência de vistoria do trio elétrico pelo Corpo de Bombeiros e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), contingente policial insuficiente, tendo em vista que nesta sexta-feira (1º) sairão em João Pessoa nove blocos carnavalescos, os quais estão com o policiamento devidamente distribuído, face ao planejamento desenvolvido com antecedência.


O promotor informou ainda que esse planejamento não ocorreu com o “Bloco Largadinho'”, conforme afirmou o secretário de Segurança e da Defesa Social do Estado, Cláudio Coelho Lima, que apenas tomou conhecimento do evento por meio de propaganda veiculada na imprensa. Além disso, foi detectado que os cabos de alta tensão estão dispostos em altura incompatível com as dimensões do veículo, conforme ofício encaminhado pela Energisa, recomendando a não realização do espetáculo.


“A juíza sensível ao perigo que o evento representa aos que se farão presentes, acolheu a pretensão ministerial, tendo em vista que os organizadores não conseguiram reunir a documentação necessária a sua realização, bem como descumpriram os prazos estabelecidos na Lei Municipal nº 1.382/2007, tendo aceito a sugestão do Ministério Público e fixado multa no valor de R$ 300 mil, em caso de descumprimento da decisão, além responsabilização criminal”, complementa o promotor.


Na liminar, a juíza destaca que a organização do evento não obedeceu à lei municipal que estabelece prazo mínimo de 30 dias para se requerer o alvará de autorização e que esse prazo não foi cumprido, não havendo, portanto, tempo hábil para a realização das vistorias e adequações e comprometendo a integridade física dos que estiverem.


Ronaldo Guerra ressalta que “o Ministério Público não é contrário ao evento, ou a quaisquer outros do gênero, mas da forma como se apresenta, abruptamente, sem obter as devidas autorizações e atentar aos prazos legais, torna-se inexequível, não havendo a mínima condição para que ocorra sem que danos ao patrimônio, ao meio ambiente e à integridade física aconteçam, podendo afetar, até mesmo, a vida dos espectadores, os quais comparecerão aos milhares”.




 Tambaú 247

Autorizado concurso para 500 vagas no INSS





Autorizado concurso para 500 vagas no INSS O Ministério do Planejamento autorizou, por meio da portaria nº 17, publicada no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (1), a realização de concurso público para 500 vagas de analista do seguro social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que exige nível superior de escolaridade.


O provimento dos cargos está condicionado à existência de vagas na data da nomeação; à declaração do respectivo ordenador de despesa, quando do provimento dos referidos cargos, sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.O prazo para publicação de edital de abertura para realização de concurso público será de até seis meses contados da data de publicação da portaria.


O último concurso para o cargo foi realizado em 2009, para canddiatos com formação em serviço social. O salário inicial era de R$ 3.586,26 na época - 43.354 pessoas se inscreveram para concurso, que ofereceu 900 vagas. O concurso foi organizado pela Funrio.


Em 2008, houve concurso para o cargo nas áreas de arquitetura, arquivologia, biblioteconomia, ciência da computação, ciências atuariais, comunicação social, direito, engenharia civil, engenharia civil, mecânica ou elétrica com especialização em segurança do trabalho, engenharia de telecomunicações, engenharia elétrica, engenharia mecânica, estatística, pedagogia, psicologia, terapia ocupacional e formação em qualquer área. Foram oferecidas 600 vagas. O concurso foi organizado pelo Cespe/UnB.


Os cargos mais disputados em números absolutos de inscrição foram os de analista com formação em qualquer de área de nível superior: 47.392 inscritos (333,75 por vaga). Em seguida veio o de analista com formação específica em direito, com 20.206 candidatos (148,57 por vaga), seguido de formação em pedagogia, com 8.317 (244,62 por vaga). Já na relação candidato por vaga, o cargo de nível superior mais disputado  foi o de analista com formação em comunicação social: 401,10 por vaga. O número total de inscrições para o cargo de analista foi de 93.721.  


Assessoria

Prisão de sócios da Kiss é prorrogada




Prisão de sócios da Kiss é prorrogadaFoi prorrogada por 30 dias a prisão temporária dos dois sócios da boate Kiss e de dois integrantes da banda Gurizada Fandangueira. A boate foi atingido por um incêndio, no último domingo (27), que deixou 236 mortos. O pedido da Polícia Civil foi aceito pela Justiça do Rio Grande do Sul na manhã desta sexta-feira (1º). Os quatro suspeitos ficarão detidos por mais um mês para não prejudicar o andamento das investigações.

Segundo o Ministério Público, a polícia diz que a manutenção da prisão é necessária porque há possibilidade de fuga caso eles sejam soltos nesta sexta, data em que se encerraria a prisão temporária de cinco dias expedidas pelo Judiciário.

A prorrogação foi concedida pelo juiz plantonista Régis Bertolini. Elissandro Spohr, seu sócio Mauro Hoffmann e os integrantes da banda Gurizada Fandangueira, o vocalista Marcelo de Jesus dos Santos e o técnico de palco Luciano Augusto Bonilha Leão estão presos desde segunda-feira (28).

Parecer do Ministério Público

Investigações iniciais "indicam a presença do dolo na conduta dos representados, evidenciando a prática de homicídio doloso, portanto, tendo os representados assumido o risco de produzir o resultado morte de mais de duzentas pessoas, por meio de asfixia"

Já a Promotoria afirma que as investigações iniciais "indicam a presença do dolo na conduta dos representados, evidenciando a prática de homicídio doloso, portanto, tendo os representados assumido o risco de produzir o resultado morte de mais de duzentas pessoas, por meio de asfixia". Dolo é o crime cometido com intenção.

"Estamos diante, portanto, por ora, de crime de homicídio qualificado, o qual é considerado crime hediondo", afirmam os promotores Joel Oliveira Dutra e Waleska Flores Agostini, que assinam o parecer. Ainda segundo o MP, os sócios "mantinham estabelecimento comercial que não tinha condições de operar e, mais, operavam de forma temerária", os "extintores não funcionavam", e "houve uso de artefatos pirotécnicos não permitidos para ambientes fechados".


Além disso, afirma a Promotoria, "houve a utilização de materiais altamente inflamáveis não permitidos para o isolamento acústico, que, segundo já noticiado, liberava substância tóxica (cianeto), que já foi detectado em uma das vítimas sobreviventes, ainda hoje internada junto ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre".

Já os integrantes da Banda Gurizada Fandangueira, "com suas condutas, teriam concorrido para a prática do ilícito", diz o MP. Isso porque o produtor da banda "adquiria os artefatos pirotécnicos, com ciência de que não poderiam ser utilizados em ambiente fechado", "parecendo desimportar-se com o resultado de sua conduta, apenas visando ao lucro".

O vocalista da banda, "teria ciência de tal fato e, mesmo assim, utilizava os artefatos, sendo que há notícia, inclusive, de que chegou a encostar no teto da boate tal artefato". "Da mesma forma, estando com o microfone na mão, não foi capaz de alertar as pessoas acerca da existência de fogo no ambiente", alega o Ministério Público.

Depoimentos

O sócio da Boate Kiss, o vocalista e o produtor da banda Gurizada Fandangueira deram versões contraditórias nos depoimentos à polícia sobre o incêndio. O Jornal Nacional teve acesso ao depoimento das testemunhas.

Já prestaram depoimento à polícia jovens que estavam no local no momento do incêndio, músicos e sócios da boate, entre eles Elissandro Spohr, conhecido como Kiko, que foi ouvido no domingo (27). Ele afirmou que a banda tocava na boate uma vez por mês, mas nunca tinha feito esse show pirotécnico e nunca havia pedido consentimento para que se fizesse esse tipo de apresentação.


Ainda de acordo com o depoimento de Spohr, o teto da boate seria de gesso, com uma camada de lã de vidro acima. No palco, havia uma primeira camada de esponja para isolamento acústico.

O advogado Jader Marques, que defende Spohr, afirmou que não tinha certeza sobre o uso de espuma. "Pode sim ter acontecido que o Kiko, com orientação desse engenheiro, ter adicionado elementos como espuma, parede, madeira, gesso em outros locais fora do projeto do Ministério Público e sem o conhecimento do Ministério Público. Pode isso ter acontecido? Sim, pode, pode ter acontecido."

Entenda

O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, deixou 235 mortos na madrugada do último domingo (27). O fogo teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que fez uso de artefatos pirotécnicos no palco. De acordo com relatos de sobreviventes e testemunhas, e das informações divulgadas até o momento por investigadores, é possível afirmar que:

- O vocalista segurou um artefato pirotécnico aceso.

- Era comum a utilização de fogos pelo grupo.

- A banda comprou um sinalizador proibido.

- O extintor de incêndio não funcionou.

- Havia mais público do que a capacidade.

- A boate tinha apenas um acesso para a rua.

- O alvará fornecido pelos Bombeiros estava vencido.

- Mais de 180 corpos foram retirados dos banheiros.

- 90% das vítimas fatais tiveram asfixia mecânica.

- Equipamentos de gravação estavam no conserto.


G1

Empresário tira Rádio Paraiba FM do ar e provoca demissão em massa




                                 Empresário tira Rádio Paraiba FM do ar e provoca demissão em massa

Criada há dois anos sob o comando do radialista Gutemberg Cardoso, a Rádio Paraíba FM teve o seu ciclo encerrado ontem, quinta-feira (31) e não deverá mais fazer parte da programação radiofônica patrocinada  pelo Sistema Paraíba de Comunicação.

Segundo informações de bastidores, a rádio não teria alcançado a meta firmada em contrato, que seria: aumentar a audiência e por tabela, o faturamento.

Sem o retorno financeiro, o empresário Eduardo Carlos não teria aguentado a pressão e então resolveu mudar toda a grade de programação da emissora, que deve funcionar nos moldes atuais apenas até esta sexta-feira (01).

O fechamento da emissora deixa mais de trinta funcionários, entre jornalistas, radialistas, técnicos e locutores, da rádio Paraíba FM fora do mercado de tralho.


A partir deste sábado (2), a rádio passa a transmitir a programação da CBN no lugar da 101.


Segundo um dos funcionários da emissora, a reunião que vai oficializar o fechamento da rádio deve acontecer ainda hoje.

No local o clima é de muita tristeza.

Fonte extraoficial informou que o radialista Gutemberg Cardos estaria sendo cortejado pela Câmara de João Pessoa para comandar os canais abertos de rádio e TV do legislativo, mas a informação também não foi confirmada.

OUTRA VERSÃO


Outra informação de bastidores dá conta que a decisão de fechar a rádio foi tomada após a repercussão das denúncias envolvendo os supostos gastos irregulares da Granja Santana.

As denúncias periódicas teriam desagradado o executivo estadual da Paraíba que, por sua vez, teria entrado em ação para por fim aos escândalos, já que 2013 é um ano pré-eleitoral.  

Em tempo: a reportagem do PB Agora deixa o espaço aberto para o contradiório e para qualquer direito de resposta das partes citadas na matéria.


PB Agora

Auto poderá contar com até cinco reforços contra o Nacional




Auto poderá contar com até cinco reforços contra o NacionalCom uma campanha fraca no Campeonato Paraibano Chevrolet 2013 até o momento, o Auto Esporte já mudou de técnico e agora começa a reformular seu time visando melhorar a colocação na tabela nas partidas de volta do primeiro turno. O alvirrubro pode fazer as estréia de até cinco reforços na partida contra o Nacional de Patos, na próxima segunda-feira (4).


O goleiro Anderson, o lateral-direito Coca, o volante Nal, o meia Reidner e o atacante Rafael Lopes foram confirmados pela diretoria e já estão a disposição do técnico Jairo Santos. A maioria dos atletas chegaram por indicação do treinador, e atuavam anteriormente no Vera Cruz-PE.


Em contrapartida, no início da semana, a diretoria confirmou também a dispensa de quatro atletas. São eles o goleiro Eduardo, o volante Rafael Recife, o meia Robinho e o atacante Muniz.


- Tivemos que mudar para tentar melhorar o time nesta reta decisiva. Fizemos algumas trocas para deixar o Auto mais forte e competitivo para a próxima etapa da competição – disse o presidente do Clube, Manoel Demócrito.


O Auto Esporte ocupa a sexta posição na tabela de classificação com cinco pontos conquistados. Na próxima segunda-feira (4) o time enfrenta o Nacional de Patos no estádio da Graça, em João Pessoa.




Voz da torcida

Virgem da ‘Playboy’ desiste de japonês




Virgem da ‘Playboy’ desiste de japonêsCatarina Migliorini, a virgem capa da “Playboy”, disse que o japonês, que ofereceu um lance em leilão para transar com ela em sua primeira vez, já era. Depois de conhecê-lo pessoalmente em Sidney, na Austrália, a virgem o descartou. O novo pretendente cotado para tirar sua virgindade é umbrasileiro, de cerca de 40 anos, que mora no Rio Grande do Sul. "O japonês tem a cultura muito diferente da minha. Já o brasileiro tem mais a ver comigo", disse ela ao EGO.

Mais detalhes sobre ele, Catarina não conta! Só antecipa que ele ofereceu mais do que o japonês iria pagar, os US$ 780 mil (cerca de R$ 1,5 milhão). “Ele chegou espontaneamente até mim, com seu jeitinho brasileiro, por fora do programa (o leilão de sua virgindade é promovido por uma emissora de televisão). Ele me contatou através de email e temos nos falado por Skype. Ainda não o conheci pessoalmente”, contou Catarina.

Em entrevista ao EGO, publicada nesta quarta, 30, Catarina havia dito que o motivo de desistir do japonês teria sido um rapaz que conheceu em uma balada e que, por causa disso, “seu coração estaria dividido entre a razão e a emoção”: “Não tenho pressa em perder a minha virgindade nem estou sendo cobrada por isso. Como costumo dizer, isso é algo muito subjetivo.”


Ego

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Festa do padroeiro de Pitimbu‏




   
O final de semana foi de muita festa na praia de Pitimbu, 
Litoral Sul da Paraíba. Entre os dias 25 e 27, a cidade 
festejou o padroeiro Nosso Senhor do Bonfim. Na 
programação realizada pela Prefeitura Municipal, que inclui 
shows e a tradicional procissão do Senhor do Bonfim.

Na sexta-feira (25), o agito ficou por conta das bandas Luará, 
Ferro na Boneca e Dj Marcilio. No sábado(26), as 
bandas Aveloz, Saia Justa e Grafith, agitaram a multidão até 
as 6h30 do domingo.

No domingo (27), os fieis acompanharam a procissão do 
Senhor do Bonfim,saindo às 16h  da Igreja no centro 
de Pitimbu. Os devotos percorreram as principais ruas da 
cidade com cânticos realizados pelo Padre Jaildo 
Souto,banda da Policia Militar e o Ministério de Musica da 
Igreja.  Entre os fies estavam o prefeito Leonardo 
Barbalho e o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho. A 
procissão ainda teve a presença do arcebispo da 
Paraíba, Dom Aldo Pagotto.

Encontro

Na ocasião, o prefeito Leonardo barbalho e o governador 
Ricardo Coutinho discutiram os desafios da gestão.  
O governador Ricardo Coutinho pediu ao prefeito que  
fizesse um relatório com os principais pleitos da 
cidade e deixou pré-agendada uma visita a capital, João 
Pessoa. Na questão eleitoral, prefeito e governador já 
começaram a alinhavar os caminhos para 2014. “fomos 
juntos na eleição de 2010 e fomos vitoriosos daquele 
pleito. O governador vai nos ajudar a melhorar nossa cidade 
que tanto amamos e assim iremos trabalhar para 
reelegê-lo”, disse o prefeito Leonardo Barbalho.  


   
     
ASCOM-Pitimbu

domingo, 27 de janeiro de 2013

Número de mortes em incêndio de boate no RS já chega a 245




                                Número de mortes em incêndio de boate no RS já chega a 245

A Brigada Militar confirmou que o número de mortos no incêndio em uma boate em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, já chega a 245 mortos. O resgate dos corpos também foi concluído no fim da manhã deste domingo. Outras 48 pessoas estão feridas e recebendo atendimento. O incêndio na boate Kiss começou na madrugada deste domingo (27).

A polícia e o Corpo de Bombeiros ainda trabalham no local, checando as circunstâncias do fogo e retirando corpos da área. O número de pessoas que estavam na boate ainda não foi confirmado pelos autoridades. A festa reunia estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, dos cursos de pedagogia, agronomia, medicina veterinária, zootecnia e dois cursos técnicos.

Todos os hospitais da região estão recebendo as vítimas. São ao menos seis casas de saúde. Voluntários estão auxiliando os trabalhos na cidade. "Estamos mobilizando todo o estado, temos hospitais de diversas regiões se disponibilizando para ajudar. De Canoas, Santo Ângelo, Santa Cruz, enfim. Todos estão colaborando para oferecer o melhor atendimento possível. Os trabalhos são intensos e é preciso uma mobilização muito grande", ressaltou o Secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni, em entrevista à Rádio Gaúcha.  




G1

Entrevista com Pedro Leonardo




Entrevista com  Pedro Leonardo No ‘Fantástico’ deste domingo, dia 27, o telespectador confere entrevista exclusiva com o cantor Pedro Leonardo, que fala sobre os avanços na sua recuperação após o grave acidente automobilístico que sofreu em abril do ano passado. Recuperado, ele reuniu o pai Leonardo e os irmãos e abriu as portas da fazenda da família, em Goiás, para a equipe do programa, onde, além de falar sobre suas conquistas após deixar o hospital e a nova fase de sua vida, mostrou ao ‘Fantástico’ algumas das suas atividades prediletas em família, como cantar, andar a cavalo e nadar no rio.

Neste domingo, vai ao ar o primeiro episódio da série ‘Males da Alma’ apresentada por Drauzio Varella. O médico aborda distúrbios como depressão, bipolaridade, transtorno de déficit de atenção e pânico, que afetam a vida de milhões de pessoas, que, muitas das vezes, sofrem sem entender o que se passa com elas. A primeira reportagem fala sobre depressão e conta a história de Neilde Nogueira, que sofre com a doença há seis anos. Dr. Drauzio explica como distinguir as diferenças entre uma tristeza e uma patologia e quais são os locais para se buscar ajuda quando necessário.

O último episódio da série ‘A Vida que Pedi a Deus’ mostra as últimas aventuras vividas pelo grupo da terceira idade durante suas excursões para a Bahia e Estados Unidos. Em Porto Seguro, o grupo encerra suas atividades de férias em um baile, onde todos exibem suas habilidades na pista de dança, em diferentes ritmos. Já em Las Vegas, os viajantes provam que o amor não tem idade e o clima é de muito romance com a história de Rudi e Ruth, casal do Rio Grande do Sul que vive juntos há 65 anos e escolheu uma capela da cidade para renovar os votos do matrimônio em uma emocionante cerimônia.

Na matéria especial da semana, o ‘Fantástico’ revela o esquema de uma quadrilha que vende vagas em universidades públicas. Os criminosos chegam a pedir 90 mil reais para garantir vagas a candidatos que estão prestando vestibular. Ainda nesta edição, o público conhece um pouco do filme "Jorge Mautner - O filho do holocausto", obra de Heitor D’Alincourt e Pedro Bial sobre o cantor, compositor e escritor Jorge Mautner previsto para estrear em fevereiro nos cinemas.  



POP

Morre a mãe de Mara Maravilha




Morre a mãe de Mara MaravilhaA manhã deste domingo (27), teve início de forma triste para MaraMaravilha. A cantora comentou em seu Twitter que a mãe, Dona Marileide, faleceu. Sem explicar a causa da morte, ela escreveu.

“Irmãos amigos, estou sofrendo a dor mais insuportável da minha vida: a perda da minha amada mãe. Ela acabou de partir pro céu. Orem por mim.”

Em conversa com O Fuxico, o jornalista, apresentador e amigo da cantora, Jorge Paulinetti comentou sobre o momento.


“Ela tinha feito duas safenas e uma mamária, há 8 anos e se recuperou muito bem. Ontem, se sentiu mal e foi levada ao hospital, onde detectaram que o coração estava batendo mais fraco que o normal. Depois de alguns exames, viram que ela estava com duas veias entupidas e ela foi para cirurgia, onde colocaram dois stents. Estava bem, ficou na UTI em observação, se alimentou bem, dormiu. Às 6 horas da manhã, o hospital ligou dizendo que ela não resistiu e faleceu. Mara está extremamente abalada, pois elas eram muito unidas”, contou.

Dona Marileide tinha 61 anos. Seu corpo está sendo velado no Cemitério Jardim da Serra, na Serra da Cantareira, em São Paulo. O enterro está previsto para acontecer às 16h.


O fuxico

Geração de emprego foi a pior em três anos




Geração de emprego foi a pior em três anosA criação de empregos em 2012 foi a pior em três anos, com a geração de 1.301.842 milhão de postos formais (com carteira assinada). Antes de 2012, o pior desempenho foi registrado em 2009, ano da crise financeira internacional, quando foram abertas 1.397.844 milhão de vagas. Os dados são referentes à série histórica ajustada do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgada hoje (25). O salário médio dos trabalhadores brasileiros em 2012, em contraponto, foi 4,69% mais alto do que em 2011. Em média, no ano passado, os salários chegaram a R$ 1.011,77, no ano anterior, os rendimentos somavam R$ 966,45. "Os números do Caged não são absolutos, não contabilizam os empregos temporários, por exemplo, que são expressivos.  Essa queda na geração de empregos formais decorre dos efeitos da crise financeira internacional, que gerou um desaquecimento no mundo inteiro. O Brasil, mesmo assim, conseguiu responder aos efeitos gerando um saldo positivo. Ainda que não como nos anos anteriores, atendemos ao crescimento da População Economicamente Ativa (PEA)", explicou o ministro do Trabalho, Brizola Neto.

Segundo ele, a geração de empregos deverá ser retomada em 2013, com a criação média anual de 2 milhões de postos, favorecida por desonerações no setor de energia e das folhas de pagamentos, por isenções de impostos e pela queda da taxa de juros. Dos empregos gerados no ano passado, a maioria foi no setor de serviços (666,1 mil), seguido pelo comércio (372,3 mil) e pela construção civil (149,2 mil). Em contraponto, os setores em que houve menos abertura de vagas foram o da administração pública (1,4 mil), o da agropecuária (4,9 mil) e a dos serviços industriais (10,2 mil). "Com a proximidade dos grandes eventos internacionais, esperamos mais crescimento ainda dos serviços. A superação da crise internacional também deverá melhorar o desempenho da indústria", informou o ministro Brizola Neto. Os 1,3 milhão de empregos gerados em 2012 foi resultado da contratação de mais de 21,6 milhões de pessoas e da demissão de 20,3 milhões. O secretário de Políticas Públicas de Emprego do MTE, Rodolfo Torelly, informou que esses números indicam a rotatividade da mão de obra no país. "Desses 20,3 milhões de pessoas que se desligam dos empregos, cerca de 7,5 milhões recorrem ao seguro-desemprego, o que onera ainda mais a Previdência", disse o secretário.

Em dezembro de 2012, foram 1,2 milhão de pessoas admitidas e 1,7 milhão demitidas. Os estados com mais desligamentos nesse mês foram São Paulo (551,7 mil), Minas Gerais (57 mil) e o Paraná (43,2 mil).  


Agência Brasil

Nordeste levará 10 anos para superar seca




Nordeste  levará 10 anos para superar secaA volta das chuvas no semiárido nordestino trouxe a esperança de dias melhores ao sertanejo, mas ainda estão longe de acabar com a devastação ambiental causada pela seca desde o início de 2012. Segundo especialistas e autoridades, a recuperação de um período de estiagem tão longo e intenso só deve acontecer em um década. Isso, caso as chuvas voltem à média nos próximos meses e ações governamentais sejam tomadas para garantir o abastecimento de água. A seca 2012-2013 já é considerada a pior em pelo menos 40 anos.

Em muitas regiões do sertão, a semana foi de chuva intensa, que chegaram a causar prejuízos e levaram municípios que sofriam com a seca a decretar emergência no Piauí e na Bahia. Porém, devido ao deficit hídrico acumulado, as chuvas não devem ser capazes de suprir toda a carência deixada nos últimos meses. É a chamada "seca verde", quando o pasto floresce, o chão fica úmido, mas não houve um bom acúmulo de água. "As chuvas que caíram esses dias foram importantes, mas não foram suficientes para a regularização do deficit hídrico no Estado. O que tem chovido não corresponde a 10% do necessário para a normalização hídrica do Estado. É necessário que as chuvas continuem a cair", afirma o meteorologista da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Sergipe, Overland Amaral.

Mesma situação de "seca verde" é enfrentada na Bahia. "Essas chuvas deram uma aliviada, mas não resolvem o problema, pois o deficit é muito grande e vem de longo tempo. Há ainda um prejuízo muito grande para a agricultura, pois a retomada vai demorar muito tempo.", afirma o coordenador da Defesa Civil da Bahia,Salvador Brito.

10 anos de recuperação

Em Alagoas, 37 municípios sofrem com a estiagem e a situação também é de caos. Para o ex-secretário de Estado da Agricultura e recém-empossado na cidade de Pão de Açúcar, Jorge Dantas (PSDB), é preciso que o governo federal participe de forma mais atuante no processo. Ele também acredita que a recuperação nordestina só ocorrerá a longo prazo. "Serão 10 anos para recuperar os efeitos desta seca. Precisamos pensar em ações de médio e longo prazo, porque a seca é um efeito natural que sempre acontece. É necessário propor a criação de um órgão a nível federal específico para seca", disse. Diante da necessidade de recuperação a médio e longo prazo, a AMA (Associação dos Municípios Alagoanos) preparou uma série de reivindicações que serão entregues, nos próximos dias, ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Entre as medidas solicitadas estão o fortalecimento do programa de segunda água, que prevê a construção de cisternas com capacidade para 52 mil litros (que serviria para consumo animal), recuperação de 100% dos poços artesianos e criação de um programa para plantio da palma (vegetação da mesma família do cacto, que sobrevive a longos períodos de seca, mas serve de alimento para o rebanho).  

Na Paraíba, onde 195 municípios decretaram emergência, as chuvas caíram com menos intensidade nos últimos dias. A situação no Estado ainda é considerada bastante preocupante, especialmente no que diz respeito a questão pecuária. Segundo o presidente da Federação da Agricultura da Paraíba, Márcio Borba, 40% das cabeças de gado do Estado foram perdidas com a seca, seja por morte, transferência de Estado ou abate antecipado. "A Paraíba tinha 1,2 milhão de reses [animais que se abatem para a alimentação] antes da seca, e hoje não temos 800 mil. Se continuar seco, além das 40% perdidas, 30% irão daqui para o final de 2013. Vamos levar de oito a 10 anos para recuperar esse índice, caso tenhamos anos normais e se houverincentivo do governo federal, que até agora tem feito algo quase que insignificante", disse.

Segundo um estudo do Etene (Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste), ligado ao Banco do Nordeste, os Estados também sofreram severamente com a perda de lavoura, o que levará um tempo para ser recuperado. Em 2012, por exemplo, houve uma queda da safra de 85% de milho e feijão no Ceará --foram 1,179 milhão de toneladas colhidas em 2011, contra 176 mil no ano passado. A perda foi a maior desde 1958.

Falta de chuva

Segundo dados da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), o ano de 2012 foi marcado por uma queda considerável na precipitações. "Nos meses de fevereiro, março e abril de 2012, por exemplo, choveu entre 300 e 500 mm a menos do que o ano de 2011. É importante mencionar que, para o semiárido nordestino, o principal período chuvoso costuma iniciar entre fevereiro e março", afirmou o professor Humberto Barbosa, coordenador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite da Ufal. Cada milímetro de chuva equivale a um litro de água em 1 m².

"A seca hídrica é ainda muito intensa e é o maior problema enfrentado hoje, pois o deficit é muito alto. Precisamos que, ao menos este ano, a chuva ocorra na média, para não piorar ainda mais a situação", complementou Barbosa.  


UOL