Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

domingo, 15 de junho de 2014

Hemocentro mobiliza população por doação de sangue em JP




Hemocentro mobiliza população por doação de sangue em JPO Hemocentro de João Pessoa realizou neste sábado a Campanha Sangue Junino, com o objetivo de reforçar o estoque de sangue colocado à disposição da rede hospitalar.

Realizada em conjunto com o ‘Movimento Chicleteiro tem sangue bom’ e a ONG Doe Sangue PB, a campanha começou às 8h e terminou às 17h, com coletas simultâneas na sede do órgão e na Lagoa do Parque Solon de Lucena. A mobilização lembrou o Dia Internacional do Doador de Sangue.

De acordo com Arlene Amorim, coordenadora da ONG Doe Sangue PB, esse foi o quarto ano da Campanha Sangue Junino, que é realizada em parceria entre o Hemocentro e a ONG Centro ProAtivo. Ela ressaltou que este ano a campanha teve um alcance maior porque, embora nordestina, teve a adesão da cidade de São Paulo.

Arlene também lembrou que nessa época a necessidade do Hemocentro aumenta: “Normalmente nesse período, assim como em todas as festas populares, acontecem muitos acidentes e a necessidade de sangue aumenta muito, por isso fazemos esse reforço para ajudar”, falou.

A estudante Djane da Silva doou sangue pela primeira vez: “Eu sempre tive vontade de doar, sempre senti esse desejo, mas nunca fui até o hemocentro. Hoje, passando por aqui pela Lagoa, quando vi o pessoal entregando folhetos e informando sobre a doação, senti que chegou o momento”, relatou.

Djane lembrou também que é importante que as pessoas percam o medo, pois a doação de sangue é um ato de amor. “Conheço muitas pessoas que têm medo de doar, acham que vai doer, que vão ficar fracas, pensamentos completamente equivocados sobre a doação. Doar é simples e a consequência é grandiosa pois é um ato de amor à vida e ao próximo”, disse a estudante.

Sérgio Brandão, da ONG Doe Sangue PB ressaltou a importância da doação voluntária: “Normalmente as pessoas têm a seguinte ideia: ‘eu só faço a doação se for para alguém da minha família, um amigo, algo assim’; mas, e em casos de emergência, urgências, acidentes de trânsito? Não dá tempo de avisar a família, por isso é necessário que exista um estoque de sangue. Daí a importância da doação voluntária. Doar por amor e não só quando alguém que você conhece precisa”, lembrou.

Sobre os parceiros – “Chicleteiro tem Sangue Bom” é uma campanha de doação de sangue organizada pelas torcidas e fãs-clubes do bloco Chiclete com Banana iniciada em 2007, na Hemoba, em Salvador (BA).

O mês de junho foi escolhido para esta ação, pois nesta época do ano, devido às festas de São João no Nordeste, os hemocentros ficam com o estoque de sangue reduzido. Nesse período, fãs de várias capitais do Brasil se dirigem aos hemocentros das suas cidades para fazer as doações.

A Campanha Doe Sangue Brasil realizou a quarta edição neste ano. É um movimento criado por voluntários que fazem parte das redes sociais, formadas por incentivadores da doação de sangue.

Na Paraíba, a campanha é coordenada pela equipe do Doe Sangue PB, organização sem fins lucrativos liderada por jovens voluntários, que tem como principal objetivo estimular a doação de sangue, divulgando pedidos de doações, informações sobre a importância da doação de sangue, notícias e dicas através das redes sociais.


Condições para ser doador de sangue

- Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessária a autorização do responsável legal);

- Pesar acima de 50 quilos;

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;

- Estar alimentado, com intervalo de duas horas após o almoço;

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;

- Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.


As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida ou marcar uma coleta externa podem ligar para o telefone (83) 3218-7698.




Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário