Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

terça-feira, 2 de julho de 2013

Ciclistas pessoenses vão competir na Volta da França




 Ciclistas pessoenses  vão competir na Volta da França Um grupo de 24 ciclistas de João Pessoa está na França desde o final de semana para competir na centésima edição da Volta da França, a principal prova do ciclismo mundial. Na verdade, eles vão participar do que é chamado de “L'Etape du Tour” (A Etapa da Volta, em português), que é uma etapa realizada dentro da competição principal, mas destinada a amadores de todo o mundo.

A prova deste ano acontece na região de Annecy no dia 7 de julho e vai ter a participação de mais de 14 mil atletas. O Brasil vai ser o país (com a exceção da própria França) que mais vai levar ciclistas para a prova e a Paraíba é o terceiro estado brasileiro com o maior número de ciclistas do país a competir.

Os 24 pessoenses viajaram na sexta-feira e chegaram em Paris. De lá, eles foram para regiões montanhosas francesas para treinar subidas de montanhas, que serão exigidas ao longo da prova.


O percurso total vai ser de 128 km e ao longo da “L'Etape” os ciclistas vão ter que vencer várias montanhas, sendo duas delas bem íngremes. Para se ter uma ideia, a largada é numa altitude de 461 metros e a chegada é numa altitude de 1.655 metros.

Um dos ciclistas de João Pessoa que viajaram, Pláucio Roque, de 27 anos, explica que a preparação para a prova começou um ano atrás, com treinos na Serra de Areia, na Paraíba, e também nos Andes chilenos.

- Este é a minha primeira Volta da França, mas estou viajando com um grupo que já participou de várias outras edições. É muito emocionante participar de uma competição como estas. E para mim que estou estreando, chegar já seria uma vitória – explicou.


Ele vai largar na posição 9.700 e explica que esta é definida pelos tempos que o competidor tem no passado.

- Minha posição é alta porque é a minha primeira vez. Mas numa estreia, a gente tem é que chegar – brinca.


Os competidores paraibanos ao menos vão encontrar um clima parecido com o que eles têm em João Pessoa, já que no verão francês a temperatura deve ser de 27º.

Na competição para os profissionais, a Volta da França de 2013 é dividida em 21 estágios, sendo que nesta terça-feira foi realizada a quarta delas. O atual líder da prova é o australiano Simon Gerrans, mas apenas quando as etapas de montanha começarem é que os favoritos devem aparecer.




G1PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário