É cada vez maior a participação do sexo feminino como donas do próprio negócio. Prêmio do Sebrae, que reconhece essas histórias de sucesso, inscreve até sexta (31)
Na Paraíba, o número de mulheres empreendedoras também é expressivo. De acordo com dados da Receita Federal, dos quase 33 mil Empreendedores Individuais registrados no Estado, em agosto de 2012, 44,5% são do sexo feminino. São mais de 14,6 mil mulheres que se formalizaram como empresárias em diversas atividades, como cabeleireiras, costureiras, proprietárias de lanchonetes, de comércio de vestuário ou que oferecem serviços de estética e beleza.
A cada edição, a Paraíba tem participação significativa na premiação nacional. Ganhou as medalhas de prata (pequenos negócios) e de bronze (negócios coletivos) em 2010, e a de prata em 2011 (negócios coletivos). Para a edição 2012, as inscrições seguem até o dia 31 de agosto, próxima sexta-feira, pela internet, no endereço www.mulherdenegocios.sebrae.com.br<http://www.mulherdenegocios.sebrae.com.br/> ou em um das oito agências do Sebrae na Paraíba.
Mulheres são maioria em diversas atividades Apesar dos homens ainda serem maioria no total de EI no Estado, as mulheres dominam diversas atividades. A categoria “atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza”, por exemplo, destaca-se por ser composto por 95% de EI do sexo feminino. As mulheres também são maioria nas atividades de cabeleireiro (79%), comércio de artigos de vestuário e acessórios (73%) e no fornecimento de alimentos para consumo familiar (68%).
Ainda de acordo com o estudo nacional do EI, as mulheres empreendedoras representam a mesma proporção que os homens no setor de serviços (50%) e quase a metade no comércio (48%). Elas são maioria na indústria (52%), setor que inclui muitas atividades próximas de serviços, como produção de marmitas ou quentinhas, bufê para eventos, costureiras, fabricação de bijuterias, confecção de roupas íntimas, bolsas, produção de massas, pães, doces e chocolates, tapeçaria, dentre outros.
AScom
Nenhum comentário:
Postar um comentário