Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Aberta inscrição para etapa regional da Olimpíada de Robótica, na Paraíba




Aberta inscrição para etapa regional da Olimpíada de Robótica, na ParaíbaEstão abertas as incrições para a etapa regional da VIII Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2014), que deve acontecer no mês de maio na Estação Cabo Branco, no bairro do Altiplano, em João Pessoa. As inscrições são gratuitas e abertas para estudantes do ensino fundamental, médio e técnico das escolas públicas e particulares. O prazo é 25 de abril.


Segundo o representante e coordenador do evento na Paraíba, Fagner Barbosa Ribeiro, a proposta principal do evento educacional é despertar o interesse de alunos e professores por ciência e tecnologia, com foco principal na robótica para inclusão tecnológica.


“A Estação Cabo Branco sediará a modalidade prática, que é dividida em dois níveis: o primeiro para alunos do ensino fundamental e o segundo para estudantes do ensino médio e técnico. Esta prova envolve exclusivamente robôs físicos, o que exige dos participantes um conhecimento básico em robótica”, explicou.


Inscrições

Para participar da OBR 2014 é necessário que um representante da escola (professor ou funcionário) cadastre a instituição de ensino acessando o site do evento.


Após preencher o formulário com os dados da escola, o representante poderá inscrever um ou mais professores, que ficarão responsáveis por cadastrar todos os alunos interessados em participar da Olimpíada. É importante esclarecer que o aluno não pode se inscrever sozinho, somente o representante da escola ou um professor já cadastrado. A entrada no dia do evento é gratuita, pública e sem fins lucrativos.


Etapas

A OBR estabelece anualmente uma tarefa e os alunos deverão construir robôs que atendam a esta tarefa. Os robôs podem ser integralmente construídos pelos estudantes ou podem ser construídos utilizando kits robóticos (a critério dos participantes). Os alunos devem compor equipes de no máximo quatro participantes, e os membros de um grupo devem pertencer necessariamente ao mesmo nível. Cada equipe deve ter um nome (será necessário para sua inscrição).


A prova prática é segmentada em duas etapas: uma estadual, realizada na Estação Cabo Branco no dia 31 de maio; e a etapa final, disputada pelos melhores alunos de cada estado, realizada em conjunto com a Competição Brasileira de Robótica (CBR). Este ano a final da Olimpíada Brasileira de Robótica será realizada em São Carlos (SP), no mês de outubro.


Premiações

A OBR realiza a distribuição de medalhas e certificados, além de oferecer cursos gratuitos de robótica, apoiar alunos para participar da competição internacional de robótica, a RoboCup.


Além disso, a OBR fornece certificados de participação para todos os estudantes inscritos; para as escolas que tenham um elevado número de estudantes e para todos os alunos premiados com medalhas, em nível estadual e nacional.





G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário