Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Secretaria de Saúde intensifica ações de combate ao tabagismo




Secretaria de Saúde intensifica ações de combate ao tabagismoA Prefeitura Municipal de Cabedelo em parceria com as Secretarias de Saúde, Educação e Mobilidade Urbana intensificou nesta quinta-feira (29) ações que visam conscientizar a população para os problemas de saúde causados pelo uso do cigarro. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a maior causa de mortes por doenças evitáveis do mundo.

Durante a manhã, houve uma panfletagem com distribuição de material educativo informando sobre as doenças provocadas com o uso continuo do cigarro. De acordo com Vanuza Reis, coordenadora de Doenças e Agraves não Transmissíveis (DANTS), “quanto mais cedo alertar o cidadão para os problemas de saúde gerados pelo tabagismo menor será o dano gerado ao seu organismo”.

Na Policlínica Leonardo Mozart as ações educativas se estenderem durante todo o dia com a realização de testes de glicemia, verificação de pressão arterial e a distribuição de folders educativos por profissionais de saúde, que, também, na oportunidade retiraram dúvidas da população e prestaram esclarecimentos sobre as doenças provocadas pelo tabagismo.

A população ainda foi alertada sobre o tabagismo passivo, que consiste na inalação de fumaça de cigarro por indivíduos não fumantes que convivem com fumantes, sendo esta a terceira maior causa de mortes evitáveis. Além disso, o uso do cigarro envelhece a pele, provoca impotência sexual masculina e menopausa precoce na mulher.

À tarde, as ações aconteceram na Escola Municipal Rosa Figueiredo, com palestras direcionadas as crianças e adolescentes, pois, segundo o Ministério da Saúde, o índice de jovens que começam a fumar ainda na adolescência é cada vez maior no país.




SECOM – Cabedelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário