Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sexta-feira, 25 de maio de 2012

RC entrega hospital no Cariri




RC entrega hospital no CaririO governador Ricardo Coutinho entrega nesta sexta-feira (25) as obras de ampliação e reforma do Hospital e Maternidade Alice de Almeida, no município de Sumé. A solenidade acontecerá às 15h, com a presença do secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza. O investimento foi de mais de R$ 3 milhões entre reforma e ampliação, sendo R$ 759 mil só em equipamentos. O hospital beneficiará 70 mil pessoas de 14 municípios: Amparo, Camalaú, Congo, Coxixola, Livramento, Ouro Velho, Prata, Serra Branca, Caraúbas, Taperoá, Parari, São José dos Cordeiros, São João do Cariri e Sumé.



De acordo com o secretário Waldson Dias de Souza, com a entrega da unidade de saúde, o Governo do Estado demonstra, mais uma vez, a preocupação com a saúde da população paraibana e, para que isso aconteça, vem reorganizando os serviços em rede e levando atendimento de média e alta complexidade para perto da população "Temos trabalhado noite e dia com o objetivo de levar serviço de qualidade não só para grandes cidades, mas principalmente para municípios de pequeno porte que mais carece desses serviços”, concluiu.



De acordo com a diretora geral da unidade de Saúde, Vitória Regina Barbosa, a obra foi iniciada há cerca de 10 anos e paralisada por várias vezes. "Em 2011, o governador Ricardo Coutinho determinou que os serviços fossem reiniciados e agora serão entregues à população. A unidade já passou por várias reformas, mas nenhuma teve tanta importância para a população como esta feita pela atual gestão”, comemorou a diretora.



Atualmente, o hospital atende cerca de 180 pessoas por dia, totalizando 5,4 mil pessoas por mês. São realizadas aproximadamente 35 cirurgias mensais, entre cesarianas, vesícula, esterectomia e vasectomia, além de pequenas cirurgias para a retirada de cistos. A unidade de saúde vai oferecer atendimentos e serviços na área de obstetrícia, pediatria, clínica médica e cirúrgica de média complexidade.



O hospital contava com apenas 72 leitos e após a reforma e ampliação passará a contar com 106 leitos divididos em 84 para internações, nove na Unidade de Terapia Intensiva, nove em observação e quatro para recuperação pós-anestesia. O hospital ganhará 34 leitos. A unidade de saúde conta com mais de 6.000 m² de área construída num terreno com 8.861 m².



A partir de agora, a unidade terá um Centro de Imagem e Urgência equipado com ambientes para realização de eletrocardiografia, eletroencefalografia, teste ergométrico, endoscopia, ultrassonografia, ecocardiografia, mamografia, duas salas para radiografia, inaloterapia, imobilização de membros com gesso, sutura e curativo, aplicação de medicamentos, três salas de observação, uma sala de isolamento e outra para reidratação.



O hospital e maternidade contará também com bloco central para armazenamento de material esterilizado, bloco de enfermaria, bloco cirúrgico com três salas de cirurgia e duas salas de pré e pós-parto, além de sala para repouso médico, posto de enfermagem, vestuário para funcionários, cozinha, lavanderia, almoxarifado, lactário, farmácia, necrotério, casa de resíduos, subestação e sala para motoristas e zelador.



O Hospital e Maternidade Alice de Almeida existe há mais de 30 anos e está localizado na Rua Francisco de Melo, s/n, em Sumé. O telefone da unidade é (083) 3353-2280.




 Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário