Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Hemocentro realiza 6 coletas externas de sangue em dezembro




Hemocentro realiza 6 coletas externas de sangue em dezembroO Hemocentro de João Pessoa programou para o mês de dezembro a realização de seis coletas externas de sangue para reforçar o estoque e atender a demanda dos hospitais. Nesta terça-feira (10), a ação acontece no Parque Solon de Lucena (Lagoa), das 8h às 17h. Já foram realizadas coletas na empresa Cimpol, no último dia 3, e na Paróquia Redenção, no bairro do Cristo Redentor, no dia 4.


De acordo com o cronograma elaborado pelo Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, no próximo sábado (14), a unidade móvel vai estar no Ponto de Cem Réis, e no dia 17, novamente na Lagoa. Fechando o mês, a última coleta acontecerá no 27, no Laboratório Roseane Dore, no bairro de Manaíra.


“Conclamamos todas as pessoas que trabalham nessas empresas que façam a sua doação para que possamos manter regular o nosso estoque e assim garantir o atendimento a todos aqueles que precisam do sangue”, destacou a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral.


A diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, faz um apelo para que as pessoas compareçam aos locais onde acontecerão as coletas externas e façam a sua doação, pois o Hemocentro precisa manter o seu estoque de sangue regular para atender a demanda. “Em datas comemorativas do ano sempre fazemos campanha para sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue. É um gesto humano, solidário e que ajuda a salvar vidas”, disse.


A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto, é composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.


Condições para ser doador de sangue

- Ter idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal);

- Pesar acima de 50 quilos;

- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;

- Estar alimentado, dando intervalo de duas horas após o almoço,

- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;

- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;

- E respeitar o intervalo entre as doações, que deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue que precisarem tirar qualquer dúvida ou marcar uma coleta externa podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.



 Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário