Para celebrar o Dia Nacional do Deficiente Visual, comemorado nesta sexta-feira (13), a oftalmologista Kátia Mello alerta a importância de prevenir e tratar a catarata e o glaucoma, principais causas de cegueira no País. De acordo com o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileira de Geografia e Estatística), a deficiência visual atinge cerca de 20% da população.
A catarata, lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino, é outra doença que se não for tratada poderá levar à perda da visão.
Entre os sintomas da catarata estão sensação de visão embaçada ou com névoa, sensibilidade à luz e alteração da visão de cores. Com a progressão da doença, as pessoas poderão enxergar apenas vultos.
— Usar modelos falsificados ou com lentes de baixa qualidade podem ter efeito contrário, aumentando a agressão solar.
A médica também chama a atenção para a importância da prevenção da cegueira na infância.
— O glaucoma congênito e a catarata congênita são as principais causas da perda de visão em crianças. Um pré-natal adequado e o teste do olhinho são imprescindíveis.
Pessoas com mais de 50 anos devem redobrar a atenção à saúde dos olhos, já que estão mais suscetíveis a doenças na visão. Os diabéticos também devem incluir as visitas ao oftalmologista em suas rotinas, pois são mais vulneráveis a complicações oculares como a retinopatia diabética, que é umas das principais causas de cegueira evitável na população economicamente ativa de países desenvolvidos. Visão embaçada, cegueira noturna, visão dupla e sensação de pressão nos olhos são alguns dos sintomas.
R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário