Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Procon de João Pessoa registra 538 reclamações em três anos




Procon de João Pessoa registra 538 reclamações em três anosO Procon de João Pessoa registrou 538 reclamações de consumidores que se sentiram prejudicados na contratação de empréstimos e cartões consignados nos últimos três anos. As financeiras que lideram o ranking de queixas são a Cruzeiro do Sul, a BV, a Bonsucesso e a BMG. Para orientar os consumidores sobre os riscos na hora de adquirir o serviço, o órgão realizará uma ação de conscientização nesta terça-feira (11), das 8h às 14h, no Ponto de Cem Réis, como parte das comemorações dos 22 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

De acordo com o coordenador do Procon-JP, Marcos André Araújo,consultores jurídicos do órgão, em parceria com o Procon Estadual, estarão de plantão no local para tirar dúvidas e orientar os consumidores sobre seus direitos. Ele disse ainda que há muito a ser comemorado, pois os consumidores estão cada vez mais conscientes dos seus direitos. “As reclamações partem de pessoas que foram prejudicadas, sabem de seus direitos e nos procuraram. Por isso, é importante sempre reforçar as ações de conscientização e salientar que as reclamações balizam nossas ações”, acrescentou.

Segundo Araújo, seguindo a orientação da própria Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil), o órgão vai focar a ação educativa para alertar o consumidor sobre o empréstimo consignado, oferecido principalmente a servidores públicos e aposentados com pagamento das parcelas descontado em folha de pagamento ou da aposentadoria. Ele destaca que as empresas não esclarecem os consumidores sobre as reais condições e taxas de pagamento.

Conforme argumentou, as empresas não explicam com clareza e cobram altas taxas de juros, o que leva muitas vezes ao super endividamento. “É preciso alertar as pessoas para que tomem os devidos cuidados e procurem informações detalhadas sobre o serviço que está adquirindo, definindo tudo em contrato”, orientou. O Procon-JP recebe ainda reclamações sobre antecipação da quantia financiada. Os fornecedores desse serviço demoram para emitir o saldo devedor para quitação, fazendo com que o consumidor pague mais juros. Além disso, há queixas no que diz respeito ao descaso no atendimento direto dos consumidores que procuram a financeira com alguma demanda.

Ranking das empresas reclamadas: Cruzeiro do Sul: 164 BV: 116 Bonsucesso: 81 BMG: 80 Crefisa: 64 BGN: 18 Banco do Brasil: 7 BMC: 4 Santander: 2 Pine: 1 Caixa Econômica Federal: 1

Reclamações Para orientar os consumidores na hora de contratar um empréstimo consignado, o Procon-JP fez um levantamento das empresas que atuam na cidade. Por isso, o órgão avaliou o serviço de cada uma com base no histórico de resolução ou não dos casos recebidos pelos consumidores.

* Cruzeiro do Sul: A empresa possui serviço de linha direta com o Procon-JP, que corresponde a um atendimento preliminar, realizado por telefone, em que o órgão tenta solucionar o caso sem a necessidade de abertura de reclamação e agendamento de audiência. Contudo, não atende às expectativas dos consumidores, uma vez que os referidos atendimentos são precários por parte da empresa, o que acarreta em abertura de reclamação e agendamento de audiência.

* BV Financeira: A empresa não soluciona, de imediato, pela linha direta, os casos solicitados pelos consumidores. Contudo, no ato da abertura de reclamação e agendamento de audiência conciliatória, a empresa se torna mais acessível ao consumidor, sendo considerada, portanto, uma empresa que, em muitos casos, tenta um acordo preliminar com o consumidor, antes da realização da audiência conciliatória, trazendo propostas de acordo que solucionem o almejado pelo consumidor.

* Bonsucesso: a maioria das reclamações da empresa se relaciona a cartões. Não dispõe de linha direta para atendimento preliminar. Na maioria dos casos, o consumidor firma contrato de crédito consignado no qual estabelece a forma de desconto, a empresa envia um cartão de crédito que, muitas vezes, por não atentar para as cláusulas do contrato firmado, o consumidor acaba por desconhecer sua origem e cobranças. É importante salientar que, caso esteja expresso no contrato, as cobranças são devidas, porém, caso não conste em contrato, o consumidor tem o direito de questionar as cobranças. Quanto às demandas, trata-se de uma empresa com número mínimo de acordos em audiência.

* BMG: possui uma linha direta com a empresa e há falta de compromisso, não só com o consumidor, bem como com o Procon, visto que, ao realizar os atendimentos citados, visando celeridade para o consumidor, na maioria dos casos, não há êxito, pois solicita um prazo para retorno ao consumidor, e isso não ocorre. O consumidor precisa retornar ao órgão para abrir uma reclamação e agendar uma audiência.

* Crefisa: Não dispõe de linha direta para atendimento preliminar. Muitos casos são resolvidos de imediato, quando da procura do consumidor, tendo em vista que, por se tratar de empresa local, o setor de fiscalização deste órgão interfere especialmente nos casos de cópia de contrato, que a empresa não disponibiliza ao consumidor, ou então, saldo devedor, e, assim, o consumidor muitas vezes não necessita abrir a reclamação e aguardar a data da audiência conciliatória para ter o que almeja concretizado.

* BGN: não dispondo de linha direta para atendimento preliminar, sendo, portanto, registradas as reclamações e agendadas as audiências. Trata-se de uma empresa que não oferta, na maioria dos casos, propostas de acordo para os consumidores.

* Banco do Brasil: Possui alguns contratos do gênero, dispondo de linha direta para atendimento preliminar, porém, sem muito êxito. No tocante às audiências realizadas, não há grandes êxitos, o que torna a empresa inacessível perante o almejado pelos consumidores.

* BMC: Não dispõe de linha direta para atendimento preliminar, o que significa que todas as reclamações são necessariamente mediante processo. O número de acordos em audiência é pequeno, quando deveria ser um número mais considerável, face ao pequeno número de reclamações por parte dos consumidores.

* Santander: Possui linha direta para atendimento preliminar com a empresa, que muito viabiliza, tanto para o consumidor como para a própria empresa, pois há êxito em grande parte do almejado pelo consumidor, não necessitando, portanto, de abertura de reclamação e agendamento de audiências. Mas ainda há os casos de abertura de reclamação, em que a empresa comparece ao Procon com propostas aos consumidores.

* Pine: Trata-se da empresa que possui menos reclamações quanto a consignados. Não há linha direta para atendimento preliminar, sendo, portanto, solucionadas as demandas em audiências conciliatórias.

* Caixa Econômica Federal: não há linha direta para atendimento preliminar. Quanto aos resultados em audiência, não obtém significativo êxito, sendo, assim como o Banco do Brasil, uma empresa difícil de acordo.



Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário