Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Mercado digital oferece negócios para paraibanos




Mercado digital oferece negócios para paraibanosNão dá para negar que o mundo digital está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Seja no computador, no celular, no tablet, no videogame e tantos outros dispositivos, o fato é que crianças, jovens e adultos são verdadeiros consumidores das novas tecnologias digitais. O que é um grande celeiro de diversão e informação também abriga oportunidades de negócios promissoras. Pensando em apresentar aos empresários e futuros empreendedores o que o mundo digital tem para oferecer, a Feira do Empreendedor da Paraíba terá um espaço dedicado exclusivamente ao mundo dos negócios digitais: o Sebrae Digital. O evento será realizado entre os dias 19 e 22 de setembro, no Forrock, em João Pessoa.

Para mostrar de perto o potencial do mercado, os visitantes do espaço terão a oportunidade de conhecer o jogo “Árvore Empreendedora", que foi produzido especialmente para o evento pelas empresas de games Kaipora Digital e da Stairs Game Studio, ambas de Campina Grande. De acordo com o game designer da Kaipora Digital, Rodrigo Motta, o jogo foi criado para plataforma Kinect em que os movimentos corporais dos jogadores produzem os comandos. “É uma tecnologia nova e que trouxe muita inovação para os games e abriu as portas para o público que não tem hábito de jogar com os conhecidos joysticks”, explicou Rodrigo.

O jogo “Árvore Empreendedora" vai estimular o conhecimento sobre sustentabilidade durante as partidas, enquanto o jogador reúne ícones seguindo uma lógica sustentável. “Esperamos que seja um jogo divertido e ao mesmo tempo que faça as pessoas pensarem um pouco em ideias sustentáveis e ficarem alertas quanto às ações que não são sustentáveis”, ressaltou o game designer.

Rodrigo, que é coordenador do curso superior de Jogos Digitais da Facisa, disse que o mercado de games na Paraíba está em ampliação. “Temos cerca de oito empresas ou pequenos estúdios que estão desenvolvendo jogos com diversos focos diferentes, desde entretenimento aos voltados para o marketing ou educação. Temos mercados maiores bem próximos a nós, como o de Pernambuco, mas vemos claramente a possibilidade de criar um polo de desenvolvimento aqui na Paraíba”, ressaltou Rodrigo Motta.

O game designer destacou diversas oportunidades de negócios para quem quer investir na área de games. “No mercado de jogos, é possível apostar na venda direta de jogos para diversas plataformas, como videogames, celulares e computadores, como também jogos voltados para o marketing de empresas, jogos educativos e simuladores, assim como para área de fisioterapia e tantas outras que as pessoas nunca imaginariam ter ligação com jogos”, disse.

Na Feira do Empreendedor, além da “Árvore Empreendedora”, os participantes também poderão administrar uma empresa virtualmente e conhecer de perto as etapas que envolvem ter o próprio negócio, no jogo do Desafio Sebrae. “Os jogos digitais em si, enquanto artefato multimídia interativo, são uma ferramenta poderosa e seu uso, modelos de negócio, perspectivas ainda são um mistério, mas com certeza já são parte real dasociedade em que vivemos”, destacou Rodrigo Motta.

Espaço Sebrae Digital Além do mercado de games, o espaço Sebrae Digital da Feira do Empreendedor vai apresentar outras oportunidades do mundo dos negócios digitais para os empreendedores. Durante o evento o espaço ainda vai promover palestras sobre assuntos voltados ao mercado digital.

“Este espaço vem consolidar as iniciativas de relacionamento digital que o Sebrae Paraíba vem buscando com os seus clientes desde o segundo semestre de 2011. Iremos apresentar aos empreendedores como realizar relacionamento digital, através das mensagens de texto, Facebook, Twitter, Youtube, atendimento online e email marketing., entre outros produtos e serviços”, explicou a coordenadora do espaço Sebrae Digital, Raquel Correa.

A programação conta ainda com a apresentação do programa do Google Conecte seu Negócio que oferece domínios e hospedagem de sites por um ano grátis. O Programa é uma iniciativa que vai ajudar micro e pequenas empresas a criar o seu primeiro site de maneira simples e rápida.

A inscrição para participar da Feira do Empreendedor é gratuita e pode ser feita no site do evento (http://www.feiradoempreendedorpb.com.br). A Feira do Empreendedor é uma realização do Sebrae Nacional e Sebrae Paraíba e conta com as parcerias do Banco do Brasil, Governo do Estado da Paraíba, Programa Conecte seu Negócio/Google, Fecomércio e da Fiep. 



Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário