Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012


PITIMBU ESTA NO ROTEIRO DA COPA DE 2014



Paraíba terá roteiros para a Copa de 2014

Em todo o país, foram selecionados 24 projetos que terão prioridade no recebimento de investimentos federais para a competição.
Luciana Oliveira
Ascom/PB

Bananeiras foi selecionada para o projeto Talentos do Brasil Rural
João Pessoa - Mais de 600 mil turistas estrangeiros e três milhões de brasileiros deverão circular pelo país na Copa do Mundo de 2014. Para aproveitar esse potencial e gerar negócios, os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Turismo (MTur) e o Sebrae selecionaram 24 roteiros turísticos para receberem apoio do projeto Talentos do Brasil Rural. Municípios da Paraíba fazem parte de três destes roteiros.
A partir de fevereiro, o Sebrae na Paraíba, em parceria com o Governo do Estado e as prefeituras, capacitará cooperativas e associações culturais dos municípios para o turismo. “O aumento no fluxo de turistas renderá mais negócios para os  empreendedores de micro e pequeno porte. A ideia é divulgar os roteiros não apenas no período da Copa, mas durante todo o ano”, afirmou a analista do Sebrae, Maísa Duarte.

A Paraíba foi selecionada por estar entre Pernambuco e Rio Grande do Norte, cujas capitais sediarão jogos da competição. O primeiro roteiro a passar pelo estado é o Caminho dos Engenhos, com um trecho no brejo paraibano. São dois dias de viagem, a partir de Natal, com destino às cidades de Bananeiras e Areia. O segundo é Viagem à Nação Potiguara, que passa por Mamanguape e Baía da Traição, onde a cultura e as artes dos índios potiguaras são atração para os viajantes.

O terceiro roteiro viaja pela cultura quilombola paraibana. Os turistas saem de Recife e passam pelas cidades paraibanas de Alhandra, Pitimbu, Jacumã e Conde para conhecer a comunidade Gurugi, que produz artesanato em cerâmica e promove a cultura do maculelê, coco e capoeira.
Além dos roteiros rurais, outros 10 destinos da Paraíba serão indicados pelo MTur para receber turistas durante a Copa do Mundo. O governo federal quer incentivar os visitantes a conhecer os atrativos localizados no entorno das sedes da Copa para aumentar o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego nestas localidades. O projeto tem dois segmentos: Sol, Praia e Esporte, e Cultura. Para o primeiro, o MTur selecionou as cidades de João Pessoa, Cabedelo, Lucena e Conde. No segmento cultural, foram eleitas Campina Grande, Pocinhos, Ingá, Bananeiras e Guarabira. Estes municípios terão preferência na destinação de recursos da pasta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário