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Victor Mateus

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012


MÁ ESTRUTURA COMPROMETE TURISMO



Enquanto o fluxo de turistas no litoral paraibano já ultrapassa os 25% de crescimento em relação a 2010, nas duas primeiras semanas do ano, e a rede hoteleira de João Pessoa está 100% lotada durante os 20 primeiros dias de janeiro, as limitações na infraestrutura e oferta de serviços comprometem o setor turístico local e a qualidade do atendimento. O ponto turístico com maior número de reclamações entre as agências e receptivos é a praia de Coqueirinho, no Litoral Sul. Praias como Lucena, Jacumã, Pitimbu e a do Poço também têm fragilidades que vão desde dificuldade de acesso, até atendimento desqualificado, falta de agências bancárias, infraestrutura precária e estabelecimentos que não aceitam cartão de crédito.


A desorganização dos serviços turísticos oferecidos também afeta a satisfação dos visitantes e até dos próprios trabalhadores que atuam no setor. O presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Estado da Paraíba (Singtur-PB), Marcos Alencar, contou que, na praia de Coqueirinho, no último dia 13, houve um tumulto com mais de 30 guias porque as vans foram proibidas de ficar estacionadas na parte baixa da praia de Coqueirinho. A Prefeitura do Conde argumentou que a proibição foi determinada para preservar as falésias da praia. Contudo, os trabalhadores não aprovaram a decisão.



O presidente do sindicato reclamou que, enquanto as vans, micro-ônibus e ônibus são proibidos de ficar estacionados na parte baixa da praia, os carros pequenos continuam sendo liberados. “Alguns veículos de turismo estão impedidos até de ficar estacionados nas proximidades da praia e têm que ficar na estrada perto da cidade. Está muito desorganizado”, disse.  

O presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Paraíba (Abav-PB), Roberto Brunet, informou que já encaminhou ofício ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) solicitando apoio dos policiais de trânsito para ordenar a ladeira da praia de Coqueirinho.

A qualidade do atendimento é outro ponto delicado e que precisa ser melhorado para atender a demanda crescente de turistas. Prova disso é que na última sexta-feira, durante a Operação Verão, o Procon do Estado e do município de Cabedelo multaram dois bares na praia do Poço por infrações consideradas graves. Em um dos casos foi necessário interditar a cozinha, porque o estabelecimento estava sem as mínimas condições de funcionamento. Na cozinha, havia reaproveitamento de comida e até alimento estragado, conforme a secretária executiva do Procon Estadual, Klébia Ludgério. O estabelecimento ficará interditado até que sejam realizadas as adequações necessárias.  

Problemas diagnosticadosAusência de banheiros, estacionamentos, pouca ou nenhuma estrutura de acesso e ausência de saneamento são alguns dos problemas diagnosticados pelo presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem na Paraíba (Abav-PB), Roberto Brunet. Ele contou também que, com exceção das praias urbanas de João Pessoa, nenhuma outra praia do Estado possui agência bancária ou caixa eletrônico.

Roberto contou que vem acompanhando as problemáticas do setor turístico e já propôs melhorias aos gestores municipais. “Alguns prefeitos têm ciência das carências na infraestrutura, como os casos de turistas que não conseguem nem chegar às praias ou não podem ficar em um barzinho bebendo cerveja com um banheiro à disposição. Os gestores precisam se conscientizar de que o Estado está sendo mais visto e procurado e que, por isso, é preciso destinar políticas públicas que contemplem as necessidades desse setor”, advertiu.

Ele também disse que, em alguns casos, o prefeito não tem a consciência de valorizar o potencial turístico de sua cidade e, em outros, os próprios moradores não são receptivos porque ficam incomodados com o grande número de visitantes.

Os bares e restaurantes apresentam problemas com relação à qualificação dos atendentes. “Além dos estabelecimentos não aceitarem cartões de crédito, os funcionários não estão preparados e nem sempre atendem com cordialidade. 

Demoram demais para entregar o pedido, para entregar a conta e, algumas vezes, não são muito amistosos. É importante oferecer um bom atendimento porque o turista vai fazer a propaganda boca a boca. Já para o problema da falta de banheiros, poderiam ser disponibilizados, pelo menos, banheiros químicos para atender os turistas nesse período de alta estação”, informou.


DEFICIÊNCIAS NO TURISMO:

Ausências de agências bancárias ou caixas eletrônicos em todas as praias do litoral paraibano, com exceção das praias urbanas de João Pessoa;

Ausência ou carência de estacionamentos para atender a demanda de turistas que procuram ou contratam passeios;

Garçóns e atendentes despreparados e sem qualificação profissional para oferecer um bom atendimento aos clientes;

Praias sem acesso ou com estradas de difícil acesso e sem ordenação do fluxo de veículos;

Estabelecimentos comerciais que não aceitam cartões de crédito e não oferecem produtos de qualidade;

Infraestrutura precária, com ausência de saneamento básico, banheiros e, em alguns casos, há falta de água.



fonte.jornal correio da paraíba -fotos:said Abel

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