Foi inaugurado na noite desta quarta-feira (20), no Hemocentro da Paraíba, o Laboratório de Ácidos Nucleicos (NAT). A solenidade aconteceu no auditório do Hemocentro, em João Pessoa. A mesa de abertura foi composta pelo secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza, a diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, e a coordenadora do Núcleo de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ivoneide Lucena.
De acordo com a diretora Sandra Sobreira, a implantação do NAT na Paraíba não teria sido possível sem o apoio do Governo do Estado que, desde o início, entendeu a importância do NAT e proporcionou a conquista. “Queria destacar que o NAT é fruto de um projeto que é discutido há oito anos e só agora nessa gestão foi possível ser concretizado. Isso representa não só uma vitória para nós que fazemos parte do Hemocentro, mas também para a população”.
Janela imunológica – O exame também diminui o risco de infecções que podem ser contraídas por transfusões de sangue, reduzindo de três meses para sete dias o período chamado de ‘janela imunológica’, ou seja, o prazo em que começam a aparecer no sangue manifestações clínicas de contaminação por vírus. O Governo investirá trimestralmente R$ 200 mil para a manutenção do NAT.
Além do Hemocentro da Paraíba, localizado em João Pessoa, o Estado conta com o Hemocentro Regional, em Campina Grande, e mais 11 hemonúcleos, nas cidades de Guarabira, Itabaiana, Picuí, Monteiro, Patos, Piancó, Princesa Isabel, Itaporanga, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras. Toda a Hemorrede Estadual será beneficiada com a implantação do exame, que antes era realizado em Pernambuco.
Secom-PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário