Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 23 de junho de 2012

Cachoeira passará por avaliação psiquiátrica, diz advogada




Cachoeira passará por avaliação psiquiátrica, diz advogadaBicheiro teria se desentendido com agente penitenciário por causa de TV. Ele está preso desde 29 de fevereiro; na terça, TJ-DF negou liberdade.

A advogada Dora Cavalcanti, que defende o bicheiro Carlinhos Cachoeira, afirmou nesta sexta-feira (22) que seu cliente passará por avaliação psiquiátrica após a briga com um agente penitenciário da Penitenciária da Papuda, em Brasília, na quinta (21).

"Ele não passou bem. O psiquiatra vai avaliar o que aconteceu. A briga foi por conta de um canal de televisão, uma questão irrelevante. A questão é que ele não estaria bem do ponto de vista psicológico, como uma descompensação", afirmou ao G1.

Perguntada se seu cliente estaria passando por um estresse, ela respondeu: "Ele não estava bem, foi mais do que um estresse."

Na noite desta quinta (21), Cachoeira foi levado à Superintendência da Polícia Federal em Brasília para prestar esclarecimentos sobre suposto desacato a um servidor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) na Papuda, onde ele está preso desde 29 de fevereiro. Mais cedo, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) havia negado pedido de liberdade a Cachoeira. Estavam presentes à sessão a noiva de Cachoeira, Andressa Mendonça, e outros familiares,como o pai Sebastião Ramos, o Tião Cachoeira, e um dos irmãos.

Segundo a PF, o desentendimento com o servidor ocorreu por volta das 13h de quinta, logo após o almoço na penitenciária. A PF não informou como se deu o desacato nem as circunstâncias. De acordo com a Polícia Federal, Cachoeira foi levado para a superintendência do órgão por volta das 19h30 e prestado esclarecimentos por cerca de uma hora.

O Código Penal define o desacato a servidor público no exercício da função como crime punível por detenção de seis meses a dois anos ou multa. Para virar processo, no entanto, o servidor que fez a representação na PF deve acionar a Justiça.

Cachoeira está preso desde a deflagração da operação Monte Carlo, da Polícia Federal. Ele foi acusado de comandar uma quadrilha que explorava o jogo ilegal com a ajuda de agentes públicos e privados.

Em abril, a Polícia Civil deflagrou a Operação Saint-Michel, que investigou a atuação do grupo no DF e na qual foi expedido um mandado de prisão contra Cachoeira, mesmo com ele já preso pela Monte Carlo.

Habeas corpus

Na semana passada, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF) revogou a prisão pela Monte Carlo, mas nesta quinta o TJ-DF manteve a prisão da Saint-Michel (veja vídeo acima). O habeas corpus que beneficiaria o bicheiro também foi cassado.

O habeas corpus analisado nesta quinta foi o primeiro protocolado pela defesa do bicheiro, logo após a Saint-Michel. Há outros dois pedidos de liberdade em andamento da Justiça do DF também sobre a Saint-Michel, que já tiveram pedido de liminar negada, mas ainda precisam ser analisados no mérito.

Antes do início do julgamento, a Segunda Turma Criminal do TJ-DF decidiu retirar o segredo de justiça do habeas corpus. Assim, o público e jornalistas puderam acompanhar a sessão.

Dora Cavalcanti argumentou que a prisão da Operação Saint-Michel foi proposta apenas depois de oferecida a denúncia. Ela pediu a revogação do "constrangimento ilegal a que vem sendo submetido o paciente".

Por causa da decisão do TJ-DF de manter a prisão da Operação Saint-Michel, Cachoeira foi transferido para o Centro de Detenção Provisória (CDP) da Papuda nesta quinta logo após prestar esclarecimentos à PF. Antes, Cachoeira estava na ala de presos federais da Papuda. O CDP é o local onde ficam os presos comuns do DF ainda sem condenação.




G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário